Pricing > Concorrentes > Pesquisa de Concorrentes
Pela tela de Pesquisa de Concorrentes é possível inserir dados de preços de produtos de seus concorrentes. Por essa funcionalidade, é possível também imprimir um Relatório de preços de concorrentes por produto analisado. Também é possível criar uma pesquisa de concorrente através do Aplicativo Pesquisa de Concorrentes, para saber mais sobre o aplicativo, clique aqui.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
Na tela de Pesquisa de Concorrentes, temos as seguintes opções:
- Tipo de Pesquisa: Filtro para demonstrar pesquisas já registradas por tipo de pesquisa, neste campo é possível filtrar por: Todos, Campo – Coletor, Campo – Formato Tamid, Coleta Con, Jornal, Opticon – H-19, Pesquisa Semanal e Scan Pal2 Metrologic.
- Descrição: Campo para informar a descrição da pesquisa de concorrentes. Através deste campo será possível localizar uma pesquisa de concorrente específica.
- Concorrente: Campo para informar um concorrente específico, caso o usuário necessite analisar todas as pesquisas de concorrentes realizada para um concorrente (para saber mais sobre como cadastrar um concorrente, clique aqui).
- Data: Campo para informar a data de emissão da pesquisa de concorrente.
- Status: Através deste campo é possível separar na consulta as pesquisas de concorrentes abertas e as fechadas, também é possível manter os dois tipos mantendo este campo com a opção Todos.
No exemplo abaixo será demonstrado como incluir uma pesquisa do tipo Jornal/Pesquisa Semanal.
Para incluir uma nova pesquisa de concorrente clique em , preencha todos os campos e inclua ao menos um concorrente e um produto para criar a pesquisa.
Para adicionar concorrentes clique em , informe os dados necessários e clique em
. Por fim, marque os concorrentes desejados e clique em
.
Após informado o(s) concorrente(s), clique em para separar os produtos que serão coletados os preços nos concorrentes.
Para adicionar produtos clique em , informe os dados necessários e clique em
. Por fim, marque os produtos desejados e clique em
.
Selecionando os concorrentes e produtos será possível confirmar na tela se todas as informações estão corretas, caso o usuário precise remover um concorrente ou produto basta clicar em .
Confirmada todas as informações, clique em .
Ao clicar em será possível visualizar os produtos e seus respectivos concorrentes, para que o usuário informe os preços encontrados nos concorrentes na coluna Preço.
Nesta tela temos as seguintes opções:
: Adicionar mais concorrentes na pesquisa.
: Adiciona mais produtos na pesquisa de concorrentes.
: Remove o produto da linha correspondente ao botão.
: Volta para a tela inicial a pesquisa de concorrentes.
: Exclui a pesquisa de concorrentes.
: Clicando neste botão você será redirecionado para a criação de uma nova pesquisa, carregando automaticamente o tipo, produtos e concorrentes da pesquisa atual, podendo editar as informações caso necessário.
: Gera um modelo para impressão com os dados sendo exibidos na tela, podendo imprimir a pesquisa inteira, ou o concorrente selecionado no combo:
: Após finalizar uma pesquisa, os dados não poderão ser alterados, para isso será necessário reabrir a pesquisa.

Para as pesquisas que possuem o status “Aberta”, é possível alterar o período de vigência. Para que o período possa ser alterado, é necessário clicar no botão “Visualizar”. Ao carregar os detalhes da Pesquisa, o campo referente ao período de vigência será exibido. A alteração será finalizada após adicionar o novo período e clicar no botão “Salvar Período” Caso uma pesquisa seja visualizada com o status “Fechada” o campo “Editar Periodo” não será exibido, sendo necessário reabrir a pesquisa para que o período seja alterado.
A grid disponibiliza o campo preço varejo e campo preço atacado, para informar o preço atacado deve ser informado antes a quantidade.

Informativo quando o campo quantidade não for preenchido

Após preencher a quantidade é possivel informar o preço atacado

A coluna de Oferta tem a finalidade de indicar quando o produto encontra-se em oferta no concorrente.

A coluna de Indisponivel tem a finalidade de indicar que o produto foi encontrado ou não no concorrente.

Ao clicar sobre o botão , irá exibir os dados sendo exibidos na tela em formato para impressão:

Exemplo de um modelo de impressão:

O usuário também tem a possibilidade de imprimir a pesquisa apenas de um ou todos os concorrente selecionando a opção desejada e clicando sobre o botão :

Exemplo de um modelo de impressão:

Para fechar a pesquisa após encerrada, clique em .

Ainda na tela da Pesquisa de Concorrentes temos a opção de , clicando neste botão o sistema irá registrar outra pesquisa exatamente com os mesmos concorrentes e produtos:

Criação de nova pesquisa de concorrentes a partir de uma existente:

Também é possível reabrir uma pesquisa que está fechada caso o usuário deixou de acrescentar alguma informação, clicando em :


Ao voltar para a tela de consulta da pesquisa de concorrentes será possível visualizar todas as pesquisas já realizadas, nesta tela temos as seguintes opções:
: Visualiza a tela com os concorrentes e os produtos da pesquisa.
: Imprimir a pesquisa de concorrentes (mesmo modelo mencionado anteriormente).
: Botão utilizado para clonar a pesquisa.
: Fecha a pesquisa de concorrentes.
: Reabre as pesquisas já fechadas anteriormente.
: Exclui a pesquisa de concorrentes.
Para os tipos de pesquisa: Campo – Coletor, Coleta Con, Opticon – H-19 e Scan Pal2 Metrologic (para mais informações, clique aqui), o método de inclusão da pesquisa será diferente, basta escolher um desses tipos de pesquisa que a tela será alterada para a seguinte forma:

Neste caso basta informar o período da pesquisa, descrição, concorrente e selecionar o arquivo clicando em e clicar em
.

Também é possível comparar as pesquisas de concorrentes através do Relatório Pesquisa de Concorrentes.