Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Pricing > Concorrentes > Apuração da Pesquisa de Concorrentes

Permissões de Usuário: MB__info

1890 – Apuração da Pesquisa de Concorrentes
1900 – Visualizar Custo, Preço e Margens em Pesquisa de Concorrência

 

Pela tela de Apuração da Pesquisa de Concorrentes é possível selecionar Pesquisas de Concorrentes realizadas para comparar o preço com uma loja, Criar uma oferta em cima em determinado produto comparando valores com os concorrentes e também é possível visualizar outras informações como, quando foi feita a pesquisa e o período inicial e final.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela de Apuração da Pesquisa de Concorrentes, temos as seguintes opções:

  1. Loja: Campo para informar a loja que será utilizada para referência dos preços. (Este filtro será utilizado apenas para detalhamento da pesquisa e exportação para PDF e XLS.)
  2. Setor de compra: Filtro para listar apenas os produtos de um determinado setor de compra. (Este filtro será utilizado apenas para detalhamento da pesquisa e exportação para PDF e XLS.)
  3. Descrição: Informe a descrição da pesquisa de concorrentes neste campo.
  4. Concorrente: Campo para informar um determinado concorrente para ser mais específico no relatório.
  5. Tipo de pesquisa: Neste campo será possível selecionar um dos tipos de pesquisa, como: Campo – Coletor, Campo Formato Tamid, Coleta Con, Jornal, Opticon – H-19, Pesquisa Semanal ou Scan Pal2 Metrologic. Por padrão este campo já vem selecionado com a opção Todos.
  6. Status: Lista os status disponíveis da pesquisa de concorrente, podendo selecionar entre Todos, Aberta ou Fechada.
  7. Período de emissão: Campo para informar o período de emissão da pesquisa de concorrentes.

Após informado os filtros desejados, clique em , onde o Relatório Pesquisa de Concorrentes será demonstrado com os concorrentes agrupados pela Pesquisa em que se encontra:

Também será possível agrupar por Concorrente ou por Tipo de Pesquisa, veja os exemplos abaixo:

Agrupado por Concorrente:

Agrupado por Tipo de Pesquisa:

No resultado do relatório temos as seguintes colunas:

  1. Tipo de Pesquisa: Exibe o tipo de pesquisa criada.
  2. Pesquisa: Exibe a descrição da pesquisa de concorrentes.
  3. Código da pesquisa: Exibe o código sequencial da inclusão da pesquisa de concorrente. Este código poderá ser utilizado como opção de pesquisa na Precificação de Produtos.
  4. Concorrente: Exibe o nome do concorrente incluído na pesquisa.
  5. Tipo de pesquisa: Demonstra qual o tipo da pesquisa se é Campo – Coletor, Campo Formato Tamid, Coleta Con, Jornal, Opticon – H-19, Pesquisa Semanal ou Scan Pal2 Metrologic.
  6. Status: Exibe se a Pesquisa de Concorrentes está aberta ou fechada.
  7. Emissão: Informa qual a data em que o usuário incluiu a pesquisa de concorrentes no sistema.
  8. Data inicial: Exibe a data inicial da pesquisa.
  9. Data final: Exibe a data final da pesquisa.
  10. Ações: Nesta coluna existem três botões:  e .

Clicando no botão  será possível visualizar os detalhes dos produtos incluídos na pesquisa:

Também é possível acessar o cadastro do produto clicando no link do código interno, acessar a central de relatórios do produto clicando no link da descrição.

Na tela de visualização dos produtos da pesquisa, constam os filtros de Loja, Setor de Compra e Exibir produtos sem preço de venda.

Na tela de apuração será exibida a coluna de Oferta para os usuários que possuem as permissões de inclusão de oferta no sistema. A inclusão da oferta será baseado no período informado na tela, podendo sobrepor ou não uma oferta ou promoção vigente.

Nesta tela temos as seguintes colunas:

  1. Seção: Seção em produto consta cadastrado.
  2. Curva: Curva do produto baseada na loja selecionada.
  3. Cód. prod: Exibe o código interno do produto (Link para o cadastro de produtos).
  4. GTIN: Exibe o GTIN/PLU principal do produto.
  5. Estoque: Estoque do produto baseado na loja selecionada.
  6. Produto: Informar a descrição do produto (Link para a central de produtos).
  7. R$ Oferta: Campo para informar uma nova oferta para o produto.
  8. R$ Loja: Demonstra qual o preço de venda de acordo com a loja selecionada acima (Link para o histórico de alteração de preço de venda).
  9. Custo Bruto: Exibe o custo bruto do produto por loja. (esta coluna pode ser ocultada, desde que a permissão 1900 – Visualizar Custo, Preço e Margens em Pesquisa de Concorrência esteja Desabilitada.)
  10. Margem Bruta %: Exibe a Margem Bruta do produto na loja selecionada (para saber mais sobre margem, clique aqui).
  11. Margem Líquida %: Exibe a Margem Líquida do produto na loja selecionada (para saber mais sobre margem, clique aqui).
  12. Markup %: Exibe o markup do produto na loja selecionada.
  13. R$ PMZ: Exibe o preço PMZ do produto. (para saber mais sobre PMZ, clique aqui.)
  14. R$ Médio: Exibe a média de preços do produto nos concorrentes que foram informados os preços.
  15. Concorrentes: Cada concorrente selecionado terá uma coluna com o preço informado na pesquisa.

Temos a Opção permite a inclusão de uma nova Oferta, durante um prazo para ajustar os valores dos produtos de acordo com os valores dos concorrentes.

Para visualizar as informações de forma sintética, temos a opção , clicando neste botão será possível visualizar a quantidade de produtos indisponíveis nos concorrentes, que tiveram mais ofertas, menor preço e maior preço, conforme exemplo abaixo:

Outra opção que temos nesta tela é a simulação de venda, clicando no botão , será possível visualizar as vendas de um determinado período e comparar com os preços coletados.

Também temos as opções de exportar os dados para arquivos dos tipos .pdf e .xls clicando nos botões  e . Habilitando o parâmetro do módulo de vendasPermite preço diferenciado para cartão fidelidade, será incluída uma coluna com o preço fidelidade tanto na impressão em pdf quanto na planilha em xls.

Impressão do PDF:

Planilha XLS:

Também é possível selecionar mais de um concorrente de pesquisas diferentes para a visualização, geração de PDF ou XLS:

Através das cores do grid será possível identificar qual o maior e menor preço da pesquisa:

  1. Vermelho: Indica que o preço do produto é o mais caro entre a loja e os concorrentes.
  2. Verde: Indica que o preço é o mais barato na pesquisa.
  3. Azul: Indica os produtos que os preços não foram coletados em nenhuma pesquisa selecionada.
  4. Cinza: Indica que o preço não é o mais caro e nem o mais barato na pesquisa.

Quando há uma oferta vigente do produto a linha correspondente poderá vir com três cores. No exemplo abaixo temos o produto “LEITE COND BLUESOFT 395G LATA” que tem o preço da loja a R$4,00 (vermelho) porém com uma oferta vigente a R$2,00 (verde), onde o mesmo produto no SUPERMERCADO C é R$2,99 (vermelho), ou seja, a loja selecionada possui o preço mais caro (preço normal) e mais barato (oferta), o SUPERMERCADO C é destacado pois o produto é o mais caro considerando os outros concorrentes e a oferta da loja.

PDF gerado com mais de uma pesquisa selecionada:

XLS gerado com mais de uma pesquisa selecionada:

One Response to “Apuração da Pesquisa de Concorrentes”

  1. Pesquisa de Concorrentes - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Também é possível comparar as pesquisas de concorrentes através do Relatório Pesquisa de Concorrentes. […]

    Responder

Leave a Reply