Relatório Pesquisa de Concorrentes

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Concorrentes > Relatório Pesquisa de Concorrentes

Permissões de Usuário: MB__info
1890 – Relatório de Pesquisa de Concorrentes
1900 – Visualizar Custo, Preço e Margens em Pesquisa de Concorrência

 

Pela tela de Relatório Pesquisa de Concorrentes é possível selecionar Pesquisas de Concorrentes realizadas para comparar o preço com uma loja, também é possível visualizar outras informações como, quando foi feita a pesquisa e o período inicial e final.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela de Relatório Pesquisa de Concorrentes, temos as seguintes opções:

  1. Loja: Campo para informar a loja que será utilizada para referência dos preços. (Este filtro será utilizado apenas para detalhamento da pesquisa e exportação para PDF e XLS.)
  2. Setor de compra: Filtro para listar apenas os produtos de um determinado setor de compra. (Este filtro será utilizado apenas para detalhamento da pesquisa e exportação para PDF e XLS.)
  3. Descrição: Informe a descrição da pesquisa de concorrentes neste campo.
  4. Concorrente: Campo para informar um determinado concorrente para ser mais específico no relatório.
  5. Tipo de pesquisa: Neste campo será possível selecionar um dos tipos de pesquisa, como: Campo – Coletor, Campo Formato Tamid, Coleta Con, Jornal, Opticon – H-19, Pesquisa Semanal ou Scan Pal2 Metrologic. Por padrão este campo já vem selecionado com a opção Todos.
  6. Status: Lista os status disponíveis da pesquisa de concorrente, podendo selecionar entre Todos, Aberta ou Fechada.
  7. Período de emissão: Campo para informar o período de emissão da pesquisa de concorrentes.

 

Após informado os filtros desejados, clique em , onde o Relatório Pesquisa de Concorrentes será demonstrado com os concorrentes agrupados pela Pesquisa em que se encontra:

 

Também será possível agrupar por Concorrente ou por Tipo de Pesquisa, veja os exemplos abaixo:

Agrupado por Concorrente:

 

Agrupado por Tipo de Pesquisa:

 

No resultado do relatório temos as seguintes colunas:

  1. Pesquisa: Exibe a descrição da pesquisa de concorrentes.
  2. Concorrente: Exibe o nome do concorrente incluído na pesquisa.
  3. Tipo de pesquisa: Demonstra qual o tipo da pesquisa se é Campo – Coletor, Campo Formato Tamid, Coleta Con, Jornal, Opticon – H-19, Pesquisa Semanal ou Scan Pal2 Metrologic.
  4. Status: Exibe se a Pesquisa de Concorrentes está aberta ou fechada.
  5. Emissão: Informa qual a data em que o usuário incluiu a pesquisa de concorrentes no sistema.
  6. Data inicial: Exibe a data inicial da pesquisa.
  7. Data final: Exibe a data final da pesquisa.
  8. Ações: Nesta coluna existem três botões:  e .

Clicando no botão  será possível visualizar os detalhes dos produtos da pesquisa:

 

Também é possível acessar o cadastro do produto clicando no link do código interno, acessar a central de relatórios do produto clicando no link da descrição, alterar o preço de venda ou incluir uma nova oferta clicando no links das colunas R$ loja ou R$ oferta.

Na tela de visualização dos produtos da pesquisa, o usuário poderá selecionar a loja que deseja comparar com os preços do concorrente e também visualizar apenas alguns produtos, através do campo Setor de Compra.

 

Nesta tela temos as seguintes colunas:

  1. Cód. prod: Exibe o código interno do produto (Link para o cadastro de produtos).
  2. GTIN: Exibe o GTIN/PLU principal do produto.
  3. Produto: Informar a descrição do produto (Link para a central de produtos).
  4. R$ loja: Demonstra qual o preço de venda de acordo com a loja selecionada acima (Link para o histórico de alteração de preço de venda).
  5. R$ oferta: Informa o preço de oferta vigente do produto caso haja uma oferta, se não houver, a coluna estará vazia (Link para o histórico de alteração de preço de venda).
  6. Custo bruto: Exibe o custo bruto do produto por loja. (esta coluna pode ser ocultada, desde que a permissão 1900 – Visualizar Custo, Preço e Margens em Pesquisa de Concorrência esteja Desabilitada.)
  7. Margem %: Exibe a margem do produto na loja selecionada (para saber mais sobre margem, clique aqui).
  8. Markup %: Exibe o markup do produto na loja selecionada.
  9. R$ PMZ: Exibe o preço PMZ do produto. (para saber mais sobre PMZ, clique aqui.)
  10. R$ médio: Exibe a média de preços do produto nos concorrentes que foram informados os preços.
  11. Concorrentes: Cada concorrente selecionado terá uma coluna com o preço informado na pesquisa.

Para visualizar as informações de forma sintética, temos a opção , clicando neste botão será possível visualizar os produtos que tiveram mais ofertas, menor preço e maior preço, conforme exemplo abaixo:

 

Outra opção que temos nesta tela é a simulação de venda, clicando no botão , será possível visualizar as vendas de um determinado período e comparar com os preços coletados.

 

Também temos as opções de exportar os dados para arquivos dos tipos .pdf e .xls clicando nos botões  e .

 

Impressão do PDF:

 

Planilha XLS:

 

Também é possível selecionar mais de um concorrente de pesquisas diferentes para a visualização, geração de PDF ou XLS:

 

Através das cores do grid será possível identificar qual o maior e menor preço da pesquisa:

  1. Vermelho: Indica que o preço do produto é o mais caro entre a loja e os concorrentes.
  2. Verde: Indica que o preço é o mais barato na pesquisa.
  3. Azul: Indica os produtos que os preços não foram coletados em nenhuma pesquisa selecionada.
  4. Cinza: Indica que o preço não é o mais caro e nem o mais barato na pesquisa.

Quando há uma oferta vigente do produto a linha correspondente poderá vir com três cores. No exemplo abaixo temos o produto “LEITE COND BLUESOFT 395G LATA” que tem o preço da loja a R$4,00 (vermelho) porém com uma oferta vigente a R$2,00 (verde), onde o mesmo produto no SUPERMERCADO C é R$2,99 (vermelho), ou seja, a loja selecionada possui o preço mais caro (preço normal) e mais barato (oferta), o SUPERMERCADO C é destacado pois o produto é o mais caro considerando os outros concorrentes e a oferta da loja.

 

PDF gerado com mais de uma pesquisa selecionada:

 

XLS gerado com mais de uma pesquisa selecionada:

Ricardo Raffoul

One Response to “Relatório Pesquisa de Concorrentes”

  1. Pesquisa de Concorrentes - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Também é possível comparar as pesquisas de concorrentes através do Relatório Pesquisa de Concorrentes. […]

    Responder

Responder