Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Pricing > Definição de Preços > Precificação de Produtos

Permissões de Usuário: MB__info

118 – Precos de Venda Incluir

123 – Precos de Venda Alterar

2274 – Precificação de Produtos

3057 – Consultar Preço por Loja na Precificação

3058 – Alterar Preço por Loja na Precificação

3061 – Excluir Preço por Loja na Precificação

O módulo de Precificação de Produtos é onde o usuário definirá o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria, serviços, as despesas variáveis como (impostos e comissões), as despesas fixas proporcionais como (aluguel, água e luz), além da margem.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela de Precificação de Produtos, temos os seguintes campos e botões:

  • Produto: Campo para inserir informações do produto para a pesquisa. Neste campo pode ser informado:
    • Descrição do produto;
    • Código do produto;
    • Produtos com custo teórico;
    • GTIN/PLU;
    • Fornecedor;
    • Linha indefinida;
    • Preços alterados no dia;
    • Entrada de produtos no dia;
    • Produtos sem preço;
    • Código da pesquisa de concorrente.

Observação: Serão exibidos na busca somente os produtos cadastrados com o tipo “Mercadoria para Revenda”.
Também é possível selecionar a posição de valores da busca, permitindo selecionar as opções entre Qualquer, Início, Fim ou Exato.

  • Status: Opções entre Inativos, Ativos e Todos (status do cadastro do produto).
  • Regiões/Lojas: Lista as regiões ou as lojas que o usuário deseja precificar o produto. Podendo selecionar mais de uma opção para realizar a precificação.
  • Exibir Pesquisa de Concorrentes: Habilitando esta opção será possível visualizar a última pesquisa de concorrente realizada nos últimos 90 dias com o status Fechada do produto selecionado, para comparar o preço do produto na loja com o dos Concorrentes. (Para saber mais sobre a pesquisa de concorrente, clique aqui.)
  • Faixa de Diferença de Custo: Informando um valor neste filtro, será possível filtrar a margem de diferença de custo da última compra.
  • Loja Base de Custo: Lista de lojas da região que vão servir para base de custo dos produtos.
  • Tipo de Consulta Última Entrada: Informa se o tipo de consulta será com base na última entrada ou no maior custo.
  • Agrupamento: Ao definir umas das opções disponíveis (Loja, Região ou Produto) neste filtro, será possível visualizar os produtos pela forma de agrupamento selecionada. Ao selecionar a forma de agrupamento por Loja o filtro Exibir preços divergentes região e loja estará disponível para seleção. Este filtro tem como finalidade exibir apenas os produtos que possuem preços de loja e região diferentes.
  • Curva ABC: Filtro utilizado para refinar a busca de produtos com uma curva de venda específica.
  • Considerar Custo da Última Entrada: Habilitando esta opção a busca começa a considerar o custo da última entrada para calcular a margem.
  • Departamento: Lista de departamentos cadastrados no ERP. Podendo selecionar mais de uma opção para realizar a precificação.
  • Seção: Seção dos departamentos informados no campo anterior. Podendo selecionar mais de uma opção para realizar a precificação.
  • Grupo: Grupo da seção informada no campo anterior. Podendo selecionar mais de uma opção para realizar a precificação.
  • Subgrupo Subgrupo pertencente ao grupo informado no campo anterior. Podendo selecionar mais de uma opção para realizar a precificação.
  • Exibir/Ocultar Colunas: Botão utilizado para personalizar a visualização de colunas, de forma que fiquem ocultadas ou não na tela.
  • Buscar: Botão para efetuar a busca do produto de acordo com os filtros informados nos campos anteriormente.

Quando o usuário selecionar as opções, Preços alterados no dia ou Entrada de produtos no dia, será disponibilizado dois novos filtros: Comprador: Lista todos os compradores cadastrados no sistema e Setor de compras: Opção para informar qual setor de compras o produto que será precificado pertence.

Após informar os filtros e clicar em será listado os produtos agrupados por Loja ou Região (no exemplo abaixo o agrupamento está definido por Região):

 

Forma de agrupamento definido por Loja:

 

Colunas disponíveis para visualização da Precificação de Produtos:

  1. Produto: Nesta coluna será demonstrada a descrição do produto, também é possível visualizar os produtos associados clicando no botão .
  2. Região/Loja: Esta coluna exibe a Região ou Loja dos produtos de acordo com a forma de agrupamento escolhida. Ao agrupar os produtos por Região será possível visualizar as lojas de cada região apontando o cursor do mouse em cima do ícone . Também é possível inserir os preços de venda por loja dentro de uma região específica clicando no botão , ao incluir o preço por Loja o Bluesoft ERP passará a utilizar o preço da Loja ao invés do preço da Região para as exportações de arquivos de preços para frente de caixa, impressões de etiquetas de preço e na consulta de preços alterados.
  3. Curva: Coluna de exibição opcional que demonstra a curva de ABC de Vendas do produto, para exibir esta coluna na precificação clique no botão e marque a opção “Curva ABC”.
  4. Estoque: Esta coluna é dividida entre Embalagem, que demonstra a quantidade por embalagem do produto e Estoque, onde é possível visualizar o estoque atual do produto por Loja/Região. A quantidade de estoque exibida nesta coluna desconsidera as quantidades negativas do produto, diferente da Central de Relatórios do Produto que considera o valor negativo para totalizar a quantidade em estoque.
  5. Custo Atual R$: A coluna Custo Atual R$ demonstra os valores de custo divididos entre Custo com ImpostoCusto sem Imposto.
  6. Preço R$: Nesta coluna é possível visualizar o preço Atual e seus respectivos preços Máximos.
  7. Sugestões de Preço: A coluna Sugestões de Preço está divida em quatro colunas, sendo elas: Média onde demonstra o resultado da média dos preços, Última Entrada onde será demonstrado o preço de venda com base no custo da última entrada do produto, PMZ onde resulta o cálculo do PMZ do produto (para saber mais sobre como é calculado o PMZ clique aqui) e a sugestão de preço por Pricing (para saber mais sobre o Pricing, clique aqui).
  8. Novo Preço: Na coluna Novo Preço, será possível informar o novo preço de Venda e o preço Fidelidade (clicando na coluna Fidelidade será disponibilizado em uma nova tela a opção para informar o desconto fidelidade e repassá-lo aos demais produtos).
  9. Novo Preço Atacado: Esta coluna ficará visível apenas se for habilitada a opção de utilizar preço atacado, nos parâmetros do módulo de vendas. (para saber mais, clique aqui.) Nesta coluna será possível informar um novo preço na coluna Atacado, e na coluna Sugestão será possível visualizar a sugestão de preço com base no percentual de desconto para preço atacado que é informado no cadastro do produto na aba Preço Venda. (para saber mais sobre a aba preço venda do cadastro do produto, clique aqui.)
  10. Margem %: Esta coluna é desmembrada em seis colunas, onde será possível visualizar e aplicar os preços baseados pela margem Padrão, margem Bruta Atual, margem Líquida Atual ou margem Fidelidade. Nas colunas Nova Atacado será possível visualizar a nova margem atualizada, de acordo com as margens aplicadas das outras colunas.
  11. Ofertas: Através desta coluna será possível visualizar se o produto está em oferta, promoção ou não. Clicando no ícone  o sistema irá demonstrar em qual loja da região o produto está em oferta ou promoção, a data de emissão, o período inicial e final, se é oferta ou oferta fidelidade e qual o preço). Caso o botão esteja na cor vermelha (  ), significa que o produto não está em oferta atualmente e também não possui nenhuma promoção ativa. Também é possível incluir uma nova oferta através desta tela, desde que o usuário tenha a permissão 176 – Incluir Ofertas.
  12. Preço Futuro: Caso o usuário registre um novo preço que irá entrar em vigor em uma data futura, estes valores e datas serão registradas nestas colunas, tanto para preço de venda, como preço fidelidade.
  13. Preço à Partir de: Nesta coluna é possível informar o desconto em percentual ou em reais a partir de x quantidades do produto, através das colunas Quantidade, Desconto %Preço R$ apenas para as frente de caixas GZ e Zanthus.
  14. Última Compra: Através desta coluna, o usuário tem a possibilidade de visualizar todas as informações da última compra do produto, como a Data, de qual Fornecedor foi efetuado a compra, qual foi o Custo R$, e as alíquotas de ICMS e PIS/COFINS.
  15. Tributos de Venda: Na coluna Tributos de Venda, será possível visualizar as alíquotas de ICMS e PIS/COFINS.

Em algumas colunas da Precificação de Produtos existem os ícones , onde será possível clicar para repassar o resultado para todos os produtos abaixo.

Após informar os preços dos produtos, será necessário informar em qual data este novo preço entrará em vigor e clicar em .

 

Os produtos que estiverem com a sua descrição em verde, significa que o preço está acima da margem padrão, se estiverem com a descrição em vermelho, significa que o preço novo está abaixo da margem padrão e se a descrição estiver em preto, significa que o produto não teve o seu preço novo editado.

Após a confirmação das alterações, será necessária a confirmação da edição de preços para prosseguir.

 

Para os filtros: Preços Alterados no Dia e Entrada de Produtos no Dia será possível ordenar a listagem de produtos por Fornecedor:

 

Na coluna Sugestões de Preço R$ é possível visualizar a sugestão de preço com base nas regras pricing do produto. Para saber mais sobre como funciona a regra pricing, clique aqui.

 

Para visualizar o motivo da divergência do preço atual com a regra pricing, selecione o botão  para mais detalhes, conforme o exemplo abaixo:

 

Também está disponível o aviso para a divergência de preços de acordo com as classes dos produtos:

Com a opção Exibir pesquisa de concorrentes habilitada, será possível visualizar a última pesquisa de concorrente realizada nos últimos 90 dias com o status Fechada do produto selecionado, para comparar o preço do produto na loja com o dos Concorrentes. Exemplo:

  • Verde: Indica que o preço do concorrente está abaixo do preço da loja/região.
  • Azul: Indica que o preço do concorrente está igual ao preço da loja/região.
  • Vermelho: Indica que o preço do concorrente estão acima do preço da loja/região.

Também é possível utilizar o filtro Cód. pesquisa de concorrente para exibir apenas produtos da Pesquisa de Concorrente informada. Para saber mais sobre a pesquisa de concorrentes, clique aqui.

 

Para os filtros de Faixa de diferença de custo, é possível filtrar a diferença em porcentagem com base base na última compra, também é possível exibir detalhes da diferença com base na penúltima compra, ao manter o cursor do mouse no campo diferença.

 

Com a opção Considerar custo da última entrada habilitada, a base de cálculo da margem considera os dados da última entrada do produto.

Sem considerar custo da última entrada:

 

Considerando custo da última entrada:

 

Também é possível selecionar uma loja específica para ser a base de custo e ainda escolher o tipo de consulta referente a última entrada, se será a entrada de maior custo ou a última entrada.

 

A opção de Agrupamento por produto, tem por finalidade agrupar as informações conforme os filtros informados.

Algumas informações serão média no caso de percentual, valores e somatória no caso de quantidades.

 

Nos filtros de Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo é possível selecionar mais de um, sendo que a seção exibe com base nos departamentos selecionados e os demais seguem a mesma regra.

 

Na coluna de Região consta o informativo de lojas cadastradas na região exibida na consulta.

 

No filtro de Regiões ou Lojas consta a opção de TODAS para selecionar, ou caso não informe nenhuma loja ou região será considerado na consulta todas da mesma forma.

 

Atualmente as informações sobre “Preço à partir de” são exportados somente para GZ e Zanthus.

2 Responses to “Precificação de Produtos”

  1. Modelos de Etiquetas de Preços de GôndolaCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] ${etiqueta.data} – Data em que o preço do produto foi incluído ou alterado no sistema. […]

    Responder

Leave a Reply