10 – Venda a Clientes Consultar
816 -Venda a Clientes sem Cupom
1405 -Alterar Preço de Venda do Produto na Nota Fiscal
1682 -Alterar Custo de Venda de itens do Ativo imobilizado
1821 -Alterar Valor do Frete da Nota Fiscal
1867 -Alterar Data de Saída da Nota Fiscal
Essa funcionalidade tem como objetivo emitir notas de vendas para os clientes sem a necessidade de utilização do ECF.
Obs.: É importante verificar os parâmetros que estão habilitados no menu “Parâmetros do Módulo Estoques e NF-e (1217)”. Para mais informações, clique aqui.
Na tela inicial de emissão da nota fiscal, informa-se os seguintes dados:
- Tipos de produtos
- Emissor
- Tipo de operação
- Destinação
- Cliente
- Data de saída
- Canal de Venda
Dados preenchidos:

Selecione o botão para adicionar os produtos.

Na próxima tela, serão exibidos diversos filtros. Utilize da melhor maneira, para selecionar os produtos que serão utilizados nesta operação.
Segue abaixo, as opções de filtros que serão exibidas:
- Departamento: Selecione o Departamento desejado
- Seção : Selecione a Seção desejada
- Grupo: Selecione o Grupo desejado
- Subgrupo: Selecione o Subgrupo desejado
- Setor de Compra: Selecione o Setor de Compra desejado
- Curva ABC: Selecione a curva ABC desejada
- Saldo de Estoque: Selecione o Saldo de Estoque desejado. Neste filtro, será possível escolher entre as opções Com Estoque, Sem Estoque ou Todos
- Pesquisa Por: Selecione a forma que será feita a busca do produto.
Itens selecionados e quantidades preenchidas.

Ao prosseguir o sistema irá exibir a nota fiscal que será faturada.

Clicando no botão voltar, o sistema retorna para a tela de edição dos itens, clicando no ícone de faturar, o sistema fatura a nota, gerando a duplicata a receber.

Em caso de dúvidas, por favor entre em contato com nosso suporte.
Reforma Tributária
A partir da implementação da Reforma Tributária no sistema, a funcionalidade de “Venda a Cliente Comum” para operações de “Venda para não contribuinte” agora é capaz de calcular e exibir os novos impostos Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Esta atualização abrange as destinações “Consumidor Final”, “Revenda” e “Remessa para Distribuição”
Para que o cálculo e a exibição de CBS e IBS sejam ativados, é um pré-requisito que o parâmetro ‘Regra Fiscal’ esteja ativado no cadastro do cliente selecionado. Caso o parâmetro ‘Regra Fiscal’ do cliente esteja desativado, os valores de CBS e IBS serão zerados ou em branco, e as tags correspondentes não serão geradas no XML da NF-e.
O sistema calculará o CBS e o IBS para cada item da nota de “Venda para não contribuinte”, buscando as configurações fiscais (Fórmulas Base e de Cálculo, Alíquotas, CST, cClassTrib, pDif) diretamente do cadastro do NCM de cada produto. Para saber mais sobre o cadastro do NCM, clique aqui.
No “Preview dos Impostos” da tela “Venda a Cliente Comum”, serão exibidos os valores de CBS e IBS para cada item, bem como os totais

Os dados de CBS e IBS (Base de Cálculo, Alíquota, Valor, detalhes de redução/diferimento e totais) serão persistidos nos campos existentes na consulta da nota fiscal, visíveis nos novos campos de CBS e IBS na seção ‘Itens da nota fiscal’, e na escrita fiscal, especificamente na aba ‘Reforma Tributária’, onde os detalhes por item são exibidos


O XML da NF-e gerado incluirá as tags e e suas filhas, populadas com os dados da operação, conforme a Nota Técnica (NT) 2025.002 v1.01. Para notas de devolução, o XML conterá tags de CBS/IBS com valores proporcionais à quantidade devolvida.
Situações de regimes especiais (diferimento, suspensão, imunidade, monofásico, crédito presumido) não têm o cálculo detalhado no escopo atual; seus campos específicos no XML devem ser preenchidos com valores zerados ou default
Disponível a partir da versão r360.01