Agora no Bluesoft ERP, é possível realizar o lançamento de novos CFOP’s de operação triangular, sendo eles:

CFOP 1125 / 2125 – Industrialização efetuada por outra empresa quando a mercadoria remetida para utilização no processo de industrialização não transitou pelo estabelecimento adquirente da mercadoria.

CFOP 1925 / 2925- Retorno de mercadoria remetida para industrialização por conta e ordem do adquirente da mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento do adquirente.

CFOP 1903 / 2903 – Entrada de mercadoria remetida para industrialização e não aplicada no referido processo.

CFOP 1125 /2125

O lançamento de notas de beneficiamento com CFOP 1125 será possível através do processamento de XML.

Ao realizar o lançamento, é possível fazer o processo de produção onde o sistema irá realizar a saída para composição dos itens da NF vinculada ao lançamento, e será possível vincular produto acabado para que ao confirmar o lançamento, seja realizado a entrada para composição.

Para que seja possível esse tipo de processo, é necessário que:

  • A loja do lançamento da NF de Beneficiamento deverá ser do ramo de atividade indústria.
  • O produto acabado precisa estar flegado no cadastro do produto.
  • Vincular a loja do ramo de atividade industrial no cadastro do produto na aba Produção.

Com as regras definidas, o campo para vincular produto acabado, e o campo para inserir custos indiretos ficam disponíveis.

Obs: O valor de Custos Indiretos é unitário, sendo assim, após a confirmação da nota o sistema irá realizar o cálculo desse custo sobre a quantidade que foi dado de entrada no produto acabado.

O comportamento ao realizar a entrada de uma nota de beneficiamento será semelhante a realizar uma Ordem de Produção pelo módulo PCP, ou seja, no momento da entrada da nota de beneficiamento, o sistema irá solicitar o vínculo de nota origem de Remessas de Insumos dentro da operação triangular (CFOP 1.925).

E após o vínculo do produto acabado e confirmação da nota, o sistema irá realizar a saída dos insumos da NF de origem que foi vinculada e a entrada de composição do produto acabado.

Além dos movimentos de estoque de saída dos insumos e entrada de composição, o custo do serviço relacionado a nota de beneficiamento será calculado sobre o produto acabado, e da mesma forma os custos indiretos caso houver:

Importante: Para confirmação da nota de beneficiamento CFOP 1.125 com vínculo de produto acabado para baixa nos insumos e entrada de composição, é necessário que a obrigatoriedade de informação de Lote e Validade estejam desabilitados nos parâmetros do módulo de PCP.

CFOP 1925 / 2925

O lançamento de Retornos de Insumos com CFOP 1925 / 2925 poderá ser realizado através do módulo Recebimento de Mercadorias, ou através de importação de XML na tela Estoques e NF-e / Recebimento de Mercadorias / Importar Nota Fiscal (Upload).

Ao realizar o lançamento, será necessário vincular a nota de origem de CFOP 5.949 / 6.949 – Remessa Simbólica para Industrialização, de onde o sistema irá buscar os itens da nota origem para realizar a baixa do estoque em terceiros.

CFOP 1903 / 2903

O lançamento das entradas de Sobras de insumos (CFOP 1.903 / 2.903) poderá ser realizado através do módulo de Recebimento de Mercadorias, ou através de importação de XML na tela Estoques e NF-e / Recebimento de Mercadorias / Importar Nota Fiscal (Upload).

Ao realizar o lançamento, será necessário vincular nota de origem com os seguintes CFOP’s:

  • CFOP 5.901/6.901 – Remessa de insumos
  • CFOP 5.949 / 6.949 – Remessa Simbólica de Matéria Prima

Obs: No caso de operação triangular, o CFOP origem a ser escolhido deverá ser o 5.949 / 6.949 – Remessa Simbólica de Matéria Prima.

Ao dar entrada no lançamento das Sobras de Insumos, o sistema irá dar baixa no estoque em terceiro da quantidade lançada dos produtos.

Para saber mais sobre recebimento de mercadorias, clique aqui 
Para saber mais sobre Ficha Técnica do módulo de PCP, clique aqui.

Disponível a partir da versão r314.01

Leave a Reply