Agora no Bluesoft ERP, é possível visualizar os roteiros de expedição planejados no ‘TMS’ diretamente da tela de ‘Controle de Portaria, Pátio e Doca’ do ‘YMS’ e, a partir deles, registrar a entrada de veículos com os dados preenchidos automaticamente.
Como Era o Processo Antes?
O processo de inclusão de veículos na ‘Portaria’ era manual e fragmentado devido à falta de integração entre os módulos ‘TMS’ e ‘YMS’.

O Fluxo de Trabalho Gerava Alguns Problemas Operacionais:
01. Duplicidade de Tarefas: O porteiro precisava primeiro consultar a tela de ‘Roteirização de Pedidos de Venda’ no ‘TMS’ para identificar o veículo e depois acessar a tela de ‘Controle de Portaria, Pátio e Doca’ no ‘YMS’ para registrar manualmente a entrada desse veículo.
02. Ineficiência: Essa necessidade de usar duas telas e redigitar as informações tornava o fluxo moroso e ineficiente.
03. Riscos de Erros: O preenchimento manual era suscetível a erros de digitação, o que poderia levar ao registro de dados imprecisos e, consequentemente, a um risco de segurança com o acesso de veículos incorretos ao pátio.
04. Risco de Segurança: Para realizar a consulta de roteiros de expedição, era necessário conceder ao porteiro acesso ao módulo ‘TMS’, o que o expunha a dados logísticos sensíveis, como detalhes de notas e pedidos, aos quais ele não deveria ter acesso.
Como Irá Funcionar a Partir de Agora?
Com a integração entre os módulos ‘TMS’ e ‘YMS’, o processo de entrada de veículos de expedição foi centralizado e automatizado na tela de ‘Controle de Portaria, Pátio e Doca’. O porteiro trabalhará exclusivamente na tela de ‘Controle de Portaria, Pátio e Doca’ do ‘YMS’, sem a necessidade de acessar o módulo ‘TMS’.
No modal de inclusão de veículos, há um novo botão, “AGENDAMENTO EXPEDIÇÃO”, que permite buscar os roteiros planejados no ‘TMS’.

Ao clicar no botão ‘AGENDAMENTO EXPEDIÇÃO’, o sistema abrirá um outro modal ‘Agendamento de Expedição’, onde exibirá a lista de roteiros do ‘TMS’ que atendem aos seguintes critérios:
01. Correspondem à Loja/Filial filtrada;
02. Possuem Placa de veículo associada;
03. A data de previsão de entrega está no período dos últimos 30 dias (considerando a data atual e os 29 dias anteriores);
04. O status do roteiro é diferente de ‘Finalizado’, ‘Em Trânsito’ e ‘Embarque Concluído’.

Ao selecionar um roteiro disponível no modal ‘Agendamento de Expedição’, o sistema preencherá automaticamente os campos ‘Placa’, ‘Modelo’, ‘Tipo de Rodado’, ‘Agendamento’, ‘Motorista’ e ‘Tipo de Serviço’ no modal de inclusão de veículos do ‘YMS’.


Após a conferência dos dados e o clique no botão ‘SALVAR’, o sistema finalizará o processo e a entrada do veículo será realizada com sucesso na ‘Portaria’.

As Validações de Negócio Importantes Foram Mantidas:
01. O sistema continuará a bloquear a entrada de placas em duplicidade na ‘Portaria’:

02. Não será permitido que um mesmo roteiro seja vinculado em duas inclusões de veículos diferentes:

Vale ressaltar que o processo de inclusão MANUAL de veículos no ‘Controle de Portaria, Pátio e Doca’ do ‘YMS’, tanto para ‘Recebimento’ quanto para ‘Expedição’, não sofreu alterações!