Agora no Bluesoft ERP, é possível emitir notas fiscais de venda em conformidade com as novas diretrizes da reforma tributária, aplicando automaticamente o regime de Redução de Alíquota para CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços) e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
A implementação permite que o sistema calcule e aplique as alíquotas reduzidas em produtos que se enquadram nos critérios de desoneração fiscal, como itens da cesta básica, medicamentos e serviços de saúde e educação
O Percentual de Redução da Alíquota pode ser configurado no cadastro da alíquota de CBS/IBS quando o CST selecionado por “200 – Alíquota reduzida”

Após a alíquota reduzida cadastrada, deve ser vinculada a aba ‘Reforma Tributária’ no cadastro do NCM ou na Regra Fiscal, conforme a necessidade.


O sistema busca a configuração de impostos da Reforma Tributária primeiramente na Regra Fiscal e, se não estiver preenchida, utiliza as informações do Cadastro de NCM do produto.
Para saber mais sobre o funcionalidade de cadastro de CBS, clique aqui.
Para saber mais sobre o funcionalidade de cadastro de IBS, clique aqui.
Para saber mais sobre o funcionalidade de cadastro de NCM, clique aqui.
Para saber mais sobre o funcionalidade de cadastro de Regra Fiscal, clique aqui.
A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.
A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.
Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.