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2179 – Gerenciar Pedidos de Força de Venda

O Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas tem como finalidade, analisar os pedidos de força de vendas, quando os mesmos estiverem com preços abaixo do padrão ou o preço máximo conforme tabela e quando o tipo for bonificado.

O gerenciamento de pedidos é um processo a mais do força de vendas, podendo ou não ser utilizado.

Nesta tela é possível gerenciar todos os pedidos dos vendedores de força de vendas, aprovar ou não conforme o critério de avaliação para cada cliente, em seguida enviar para a análise de crédito, depois para a separação ou roteirização e o faturamento.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Primeiramente para utilizar o gerenciamento de pedidos é necessário habilitar no parâmetros de vendas as opções de Gerência de Verba no Pedido de VendaGerência de Pedido Bonificado e ou Gerência de Pedido por Controle de Estoques.

  • Gerência de Verba no Pedido de Venda: Habilitando essa opção, todos os pedidos de força de venda terão controle de verba do vendedor no gerenciamento de pedidos.
  • Gerência de Pedido Bonificado: Habilitando essa opção, todos os pedidos de força de venda que são bonificados terão que passar pelo gerenciamento de pedidos.
  • Gerência de Pedido por Controle de Estoque: Habilitando essa opção, todos os pedidos de força de venda que contenham produtos com estoques negativos ou ficarão com estoques negativos após o fechamento, terão que passar pelo gerenciamento de pedidos.

Além dos Parâmetros mencionados anteriormente, para os pedidos do Força de Vendas irem para o Gerenciamento, eles passam pelas seguintes validações:

  • Verba do vendedor insuficiente para o pedido com o parâmetro correspondente ativado.
  • Mensagens adicionadas no cadastro do cliente direcionada para o Gerenciamento, ou mensagem adicionada no pedido. (Para saber como adicionar uma mensagem no cadastro do cliente para ser direcionada para o gerenciamento de pedidos, clique aqui).

Para iniciar o processo na tela de gerenciamento, temos as opções de Grupo econômico, Nº do pedido, Vendedor, Período, Agrupar e Buscar.

  1. Grupo econômico: Lista de grupos cadastrados no sistema.
  2. Nº do pedido: Campo para informar o número do pedido.
  3. Equipe de Vendedores: Campo para informar uma equipe de vendedores específica.
  4. Vendedor: Campo para informar o vendedor externo.
  5. Período: Período de emissão do pedido.
  6. Filial: Lista todas as lojas ativas cadastradas no sistema.
  7. Motivo: Motivo para o pedido ter sido represado.
  8. Agrupar: Opção para visualizar o resultado agrupado por grupo econômico, vendedor ou filial.
  9. Buscar: Consulta todos os pedidos conforme os filtros informados.

No gerenciamento serão exibidos os pedidos que estão com os status de Aguardando Análise Gerencial, Em Análise Gerencial e os bonificados conforme o parâmetros habilitados.

Ao clicar em Analisar, o status do pedido será alterado para Em Análise Gerencial, evitando que o vendedor faça alguma alteração no pedido, quando o mesmo estiver sendo analisado pela gerencia.

Nos detalhes do Gerenciamento de Pedidos temos a aba Clientes onde é possível visualizar os clientes do grupo com seus respectivos valores de venda e outra aba chamada Detalhes com as seguintes informações:

  • Produto: Descrição do produto com um link direcionado ao central e relatórios do produto.
  • Volume total em unidade: Quantidade unitária total de venda do produto.
  • Volume total: Volume total dos produtos em caixa.
  • Preço base R$: Preço original do produto considerando o percentual de prazo de pagamento.
  • Margem preço base R$: Margem comercial mais o custo financeiro da tabela de preços utilizada na venda.
  • Verba vendedor R$: Verba do vendedor utilizada no preço do produto. (Subsídios correntes do Relatório Multicanal de Vendas)
  • Valor recebível R$: Custo total com imposto.
  • Margem valor recebível R$: Margem do custo total com imposto.
  • Verba fabricante R$: Verba utilizada no desconto do produto na venda.
  • Resultado R$: Faturamento bruto do pedido em análise.
  • Margem final R$: Margem bruta.

No Gerenciamento de Pedidos temos o total do pedido por cliente e na sub aba Geral temos informações com base nos dados utilizados para criar o pedido.

Ao lado das informações, temos os Motivos pelo qual o pedido está aguardando aprovação e as Mensagens destinadas ao gerenciamento.

Os Motivos para os pedidos do força de vendas serem represados no Gerenciamento de Pedidos são:

  • Verba: Pedidos com produtos que possuem desconto além do desconto padrão.
  • Bonificação: Pedidos do Força de Vendas do tipo Doação ou Bonificação.
  • Estoque: Pedidos com produtos sem estoque.
  • Mensagem gerenciamento: Pedidos que o vendedor incluiu uma mensagem destinada ao Gerenciamento.
  • Pedido bonificado vinculado: Pedidos de vendas que possuem produtos com a quantidade bonificada preenchida.
  • Pedido sem valor mínimo no prazo de pagamento: Pedidos onde o valor total não atingiu o valor mínimo cadastrado no Prazo de Pagamento utilizado no pedido.
  • Pedido com valor abaixo do faturamento mínimo: Pedidos do cliente onde o valor total não atingiu o faturamento mínimo cadastrado no Grupo Econômico.
  • Pedido com valores abaixo ou acima da regra da tabela
  • Pedido com erro no fechamento via API

Na sub aba Produtos temos informações detalhadas dos itens do pedido, destacando os produtos e exibindo-os em primeiro caso possuam diferenças no estoque ou verba solicitada no pedido.

Clicando no botão  será possível adicionar mais produtos ao pedido que está no gerenciamento. (Só serão listados os produtos que não foram incluídos no pedido anteriormente.) Informe a quantidade necessária e clique em .

O produto será adicionado ao pedido com a quantidade informada:

Na coluna Estoque reservado há um link onde demonstra todas as informações de outros pedidos que o respectivo produto está contido.

Também temos a aba Acordos, onde serão exibidos os acordos e verbas destinados ao pedido e também é possível visualizar o acordo de venda sell out, onde poderá ser consultado se há algum acordo com o fabricante para pagamento de acordo.

Na aba de Solicitações no gerenciamento temos os produtos que necessitam de verba, essa verba poderá ser paga pelo vendedor dando baixa na verba do mesmo ou o fornecedor, gerando um acordo comercial de Sell Out.

No exemplo abaixo, temos um produto no qual foi solicitado uma verba no valor de R$ 2300,00 para baixa de preço.

Ao clicar em adicionar uma parcela será exibido a opção para incluir uma pessoa, na qual será feito o débito na conta de verba. Na opção origem de verba poderá selecionar o Funcionário (Vendedor externo, Gerente ou Supervisor) ou o Fornecedor nesta opção serão exibidos os fornecedores de compra do produto.

Neste exemplo iremos colocar que o vendedor irá pagar R$ 1.000,00 mesmo não tendo verba suficiente, o sistema não bloqueia, a conta corrente de verba do vendedor ficará negativa, nesta situação.

No exemplo abaixo colocamos que o fornecedor irá pagar o restante da verba que falta, neste caso R$ 1.300,00, no faturamento da nota fiscal será gerado o acordo de sell out para este fornecedor.

A opção de fechar o pedido só ficará disponível, quando a soma das parcelas seja igual a verba solicitada.

Os acordos de fornecedores criados serão exibidos na Conta Comercial do Fornecedor, para saber mais sobre a conta comercial clique aqui.

One Response to “Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas”

  1. Pedido de Força de Vendas no Sistema ERPCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] Se o sistema estiver parametrizado para gerenciar pedidos do força de vendas, esta mensagem será disponibilizada no módulo Gerenciamento de Pedidos do Força de Vendas. […]

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