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2216 – Relatório de Multicanal de Vendas

O Relatório de Multicanal de Vendas tem como finalidade, exibir os dados relacionados ao pedidos emitidos e faturados pelo módulo de Força de Vendas, PDVs e Pedido de Venda Balcão.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o Menu: Home > Vendas > Relatórios > Força de Vendas > Relatório de Multicanal de Vendas.

Filtros

É possível utilizar os seguintes filtros para análise dos valores:

  • Loja: Com este filtro é possível selecionar Todas as lojas, mais de uma loja ou uma loja específica.
  • Filtrar Por: Filtro por Data de Emissão do Pedido ou Data do Faturamento;
  • Período: Permite a seleção do período de análise de acordo com a seleção no Filtrar Por;
  • Equipe de Vendedores: Com este filtro é possível selecionar uma Equipe de Vendedores específica;
  • Agrupar Por: Este filtro determinar como o relatório deve se comportar em relação ao agrupamento de dados determinando também quais valores devem ser apresentados na coluna #. As seguintes opções de agrupamento estão disponíveis:

    Pedido, Produto, Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo, Fabricante, Cliente, Cliente e Produto, Vendedor , Data de Emissão ou Data de Faturamento do Pedido, Canal de Venda, Fornecedor, Setor de Compra, Comprador, Marca, Tipo de Pedido, Tipo de Embalagem;
  • Produto: Permite a seleção de um ou mais produtos para análise. Não é possível realizar a busca por produtos que sejam caixa;
  • Departamento: Com este filtro é possível selecionar Todos os departamentos, mais de um departamento ou um departamento específico.
  • Seção: Com este filtro é possível selecionar Todas as Seções, mais de uma Seção ou uma Seção específica.
  • Grupo: Com este filtro é possível selecionar Todos os Grupos, mais de um Grupo ou um Grupo específico.
  • Subgrupo: Com este filtro é possível selecionar Todos os Subgrupos, mais de um Subgrupo ou um Subgrupo específico.
  • Setor de compra: Com este filtro é possível selecionar Todos os Setores de compra, mais de um Setor de compra ou um Setor de compra específico.
  • Árvore de Categorias: Através destes filtros é possível determinar as categorias dos produtos a serem apresentadas, com as opções de Departamento, Seção, Grupo e Subgrupo;
  • Setor de Compra: Com este filtro é possível selecionar um setor de compra específico para análise;
  • Comprador: O filtro comprador permite a seleção de um comprador específico;
  • Fabricante: Com este filtro é possível selecionar um fabricante específico;
  • Fornecedor: Este filtro permite a seleção de um fornecedor divisão específico;
  • Cliente: Permite a seleção de um cliente específico de acordo com pedido;
  • Vendedor: Opção de selecionar um vendedor específico;
  • Canal de Venda: Este filtro permite a seleção de um canal de venda específico;
  • Marca: Com este filtro é possível selecionar uma ou mais marcas;
  • Status do Pedido: Permite a seleção do status do pedido com as opções de Faturado, Não Faturado ou Todos.
  • Tipo de Pedido: Este filtro possibilita a seleção do tipo de pedido, com as opções de Venda, Bonificação ou Todos
  • Tipo de Embalagem: Com este filtro é possível selecionar o tipo embalagem do produto no pedido com as opções de Unidade, Caixa ou Todas. Ao selecionar a opção todas, as colunas de volume pedido e faturado para produtos do tipo caixa seram multiplicadas pelo seus respectivos fatores de estoque dessa maneira exibindo a quantidade em UN do produto caixa vendido.
  • Filtro Desconsiderar operação entre lojas: Com este filtro ativado será desconsiderado as informações de operações entre as lojas.

2-) Após selecionar os filtros, clique em “Buscar” para visualizar o resultado na tela.

Clicando no botão “Configurar Colunas” é possível incluir ou retirar as colunas que deseja exibir e determinar a sua ordem.

 

Colunas

As seguinte colunas estão disponíveis:

  • #: Essa coluna pode representar o key de dos agrupamentos, dessa maneira ao agrupar o relatório por Cliente, nela será exibido o key do respectivo cliente. Para o agrupamento Pedido, essa coluna também pode apresentar os key de cupons não baixados, notas fiscais de saída e caso esteja em branca representa a venda PDV;
  • Descrição: Apresenta a descrição conforme escolhido no agrupamento;
  • Valor do pedido: Apresenta o valor total do pedido
  • Quantidade de Pedidos: Contagem de número de pedidos;
  • Quantidade de Produtos: Contagem de produtos;
  • Clientes: Quantidade de clientes;
  • Volume Pedido: Corresponde a quantidade pedida;
  • Volume Faturado: Corresponde a quantidade faurada;
  • Custo Médio: Custo médio dos produtos no pedido;
  • Custo Total: Custo Médio * Volume Faturado;
  • Faturamento: Valor do faturamento da nota fiscal;
  • Faturamento-Recusas: Exibirá o valor do faturamento subtraindo a Recusa;
    OBS: Quando há uma recusa o valor da coluna será exibido zerado (Faturamento – Recusa = 0).
  • Faturamento Líquido: Faturamento NF – Desconto Financeiro + Subsídios de Terceiros (Acordo comercial com fornecedor);
  • Preço Líquido: Faturamento Líquido / Volumes;
  • Participação Líquida: Faturamento Líquido / Faturamento NF * 100;
  • Margem Líquida: ((Custo Total – Faturamento Líquido) / Faturamento Líquido) * 100;
  • Faturamento Bruto: Faturamento NF – Desconto Financeiro;
  • Faturamento Base: Valor da Tabela de Preço + Custo financeiro;
  • Preço Base: É o valor do Faturamento base dividido pelo Volume – Preço da Tabela;
  • Média por Pedido: Faturamento Líquido / Quantidade de Pedidos;
  • Margem do Faturamento Base: ((Custo Total – Faturamento Base) / Faturamento Base) * 100;
  • Margem Bruta: ((Custo Total – Faturamento Bruto) / Faturamento Bruto) * 100;
  • Desconto Financeiros: Descontos em Boleto com origem em contratos com clientes;
  • Subsídios Correntes: Faturamento NF – Faturamento base;
  • Subsídios de Terceiros: Investimentos com origem nos fornecedores: É o acordo comercial Sell-out do produto do pedido – O valor é informado no item por unidade;
  • Valor ICMS;
  • Valor PIS;
  • Valor COFINS.
  • Devoluções/Recusas: Exibirá na coluna as devoluções ou recusas vinculadas a nota fiscal.

Informação Importante: Serão consideradas devoluções todas aquelas cujas origens sejam as notas de Venda da data da consulta, ou seja, todas as devoluções correspondentes às Vendas que compõem o resultado deste relatório, assim como as recusas.

  • Faturamento – Devoluções: Exibirá o valor do faturamento subtraindo as Devoluções.

3-) Também é possível exportar o resultado do relatório para PDF ou Excel clicando em onde o sistema irá disponibilizar as duas opções.

PDF:

Excel:

Observações: Algumas colunas ficam ocultadas independente da seleção, dependendo da forma de agrupamento do relatório, por exemplo, a coluna Descrição não é demonstrada no agrupamento por Pedido pois não há descrição para o número correspondente.

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