Estoques e NF-e > Recebimento de Cargas
1329 – Reabrir carga
1285 – Recebimento Carga – Consulta
1152 – Recebimento de Carga
1683 – Visualizar GTIN/PLU completo
2680 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Data de Validade
2681 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga fechada
3197 – Recebimento de Carga – Importar carga
3375 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Quantidade
O módulo de Recebimento de cargas consiste no confronto das mercadorias físicas enviadas a uma loja após um pedido de compra, contra as enviadas na nota fiscal eletrônica (NF-e) . A verificação física da carga consiste em identificar dentre outras as seguintes informações:
- Tipo de embalagem
- Contagem dos volumes
- Aferição do peso
- Identificação de avarias
- Dentre outras
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos: 1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Recebimento de Cargas Para a consulta de criação das cargas, podemos utilizar os seguintes filtros:
- Loja
- Data de recebimento (periodo data inicial e data final)
Observação: Quando utilizado o parâmetro “Número máximo de dias retroativos para recebimento de carga” ao digitar uma data inferior a parametrização o sistema automaticamente irá altera a data inicial de acordo com o parâmetro, caso o parâmetro seja informado o valor “0”, é permitido realizar a consulta de um periodo de 31 dias. Duvidas clique aqui
BUSCAR
Clicando no botão “Buscar” é possível consultar as cargas já criadas para loja e data escolhida:
NOVO
Clicando no botão “Novo” é possível criar uma nova carga para loja e data escolhida, das notas disponíveis. Observação: Somente notas já liberadas para recebimento(já lançadas sem divergências comerciais ou fiscais) na data de hoje serão listadas
Quando utilizado o parâmetro “Obriga o cadastro do endereço de picking para abrir carga de recebimento” e o local de estoque seja de endereçamento, ao criar uma carga nova será validado se os produtos tem cadastro de endereço picking e esteja como picking obrigatório no cadastro de produto WMS, caso não, será informado os produtos com divergência.
Abaixo temos uma tabela com as possíveis combinações:
Picking Cadastrado | Flag Inativa | Não Barrará a abertura da carga | |
Picking Cadastrado | Flag Ativa | Não Barrará a abertura da carga | |
Pickin Incompleto | Flag Inativa | Não Barrará a abertura da carga | |
Pickin Incompleto | Flag Ativa | Barrá a abertura da carga | |
Picking Vazio | Flag Vazia | Barrá a abertura da carga |
1) Para a nova carga devemos escolher as notas fiscais que farão parte da carga e clicar em GERAR:
2) Após a carga gerada o usuário será enviado para carga gerada:
3) Para visualizar os itens a receber, devemos marcar o checkbox ITENS A RECEBER
- GTIN/PLU UN – Nesta coluna será exibido o GTIN/PLU unitário do item a receber.
- GTIN/PLU CX – Nesta coluna caso o produto a ser recebido for uma caixa, será exibido seu GTIN/PLU unitário do item a receber.
- Descrição – Nesta coluna será exibida a descrição do produto.
RECEBENDO NO PALETE:
4) Para receber um produto o usuário deve preencher os seguintes campos:
- Quantidade: Neste campo o usuário preencherá a quantidade do produto que está sendo recebido.
- GTIN: Neste campo o usuário informará o GTIN do produto que está sendo recebido.
- Data de Validade: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de validade, ela deve ser informada nesse campo.
- Fixar Data de Validade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a data de validade é a mesma. Marcando essa opção a ultima data de validade será sempre exibida no campo.
- Fixar Quantidade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a data de validade é a mesma. Marcando essa opção a ultima data de validade será sempre exibida no campo.
- Lote: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar o número do lote, ele deve ser informado nesse campo.
- Data de Fabricação: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de fabricação, ela deve ser informada nesse campo.
Obrigatoriedade do Cadastro do Produto
Caso algum produto recebido na carga tenha em seu Cadastro (Aba Estoque) que é obrigatório informar a Temperatura, um novo campo será exibido no recebimento:
Observação: Também ficarão obrigatórios os campos “Lote”, “Data de Validade” e “Data de Fabricação” caso os mesmos também estejam definidos como obrigatórios na aba “Estoque” do Cadastro do Produto.
Obrigatoriedade do Produto Rastreável
Caso o produto esteja definido como rastreável em seu cadastro:
Além desta definição no Cadastro do Produto, também deverá estar habilitada a opção “Possui operações com produtos rastreáveis” no Cadastro da Loja em que estiver sendo realizado o recebimento:
Caso estejam definidas essas configurações, após inserir a quantidade, os campos de Lote, Data de Validade e Data de Fabricação ficarão como obrigatórios para o Recebimento da Carga:
5) Após preencher os campos acima mencionados, clique em OK para confirmar a operação:
6) Para visualizar os itens a receber, devemos marcar o checkbox ITENS RECEBIDOS
Algumas informações serão exibidas apos clicar em OK, para orienta-lo sobre o recebimento do item. Exemplo abaixo:
Observação: Para lojas que utilizam endereçamento logístico sempre será exibido o informativo, do contrario é possível habilitar o parâmetro “Exibir divergência da coleta no recebimento das lojas”, duvidas clique aqui.
O usuário é informado que o recebimento do produto ainda está incompleto.
Mensagem abaixo é ilustrada quando o recebimento estiver completo:
Quando receber um produto e conferir uma quantidade maior do que está na nota fiscal:
O recebimento de mercadorias pode ser feito preenchendo as quantidades efetuando a multiplicação ou adição de itens.
Quando houver 200 itens no palete o mesmo será fechado automaticamente e será aberto um novo palete.
Multiplicação
Podemos preencher o campo quantidade por exemplo que estamos recebendo 40 caixas em 4 paletes com 10 caixas em cada:
Adição
Podemos também preencher o campo quantidade por exemplo que estamos recebendo 12 caixas em um palete e mais 2 caixas avulsas:
CONSULTA DE PALETES:
Aqui podem ser consultas os paletes já criados, e qual o percentual de preenchimento de acordo com o LASTROxCAMADA dos produtos recebidos. Além disso o usuário pode imprimir as etiqueta de paletes dos itens recebidos. Para saber mais sobre a impressão de Etiquetas de Palete clique sobre o link.
7) Após o recebimento completo dos produtos não existiram mais produtos na coluna “Itens a Receber“, e para completar a operação o usuário deve clicar em FECHAR.
As informações coletas na carga serão enviada a nota fiscal no momento em que o usuário “Fechar” a carga, e podem ser visualizadas no romaneio da nota fiscal:
Observação: Quando utilizado o parâmetro “Obriga o cadastro do endereço de picking para abrir carga de recebimento” e o local de estoque seja de endereçamento, no romaneio de recebimento, informará os produtos que não tenham o cadastro de endereço de picking e esteja com a flag de picking obrigatório no cadastro de produto WMS
8) É possível utilizar cargas sem notas vinculadas, marque a opção de cargas sem nota fiscal vinculada e clique em buscar.
9) Clique sobre o botão Adicionar nota Fiscal;
10) Informe no campo recebido à, o numero de dias no periodo de 60 dias retroativo e clique em Lista, em seguida selecione as notas que deseja adicionar a carga e clique em adicionar. As notas fiscais serão adicionado a a carga selecionada.
IMPRESSÃO DE ETIQUETA ITEM A ITEM
Caso o parâmetro “Habilitar a impressão de etiqueta por item coletado no Recebimento de Carga” ativo para a filial utilizada na coleta, será apresentado na tela uma seleção de impressora e modelo da etiqueta:
Ao clicar em Salvar Config. Impressão o ERP irá gravar a impressora e modelo de etiqueta selecionados na carga.
Ao coletar um item será apresentado o ícone para impressão de etiquetas:
Clicando nele é possível informar quantas etiquetas deseja imprimir:
Caso seja necessário em Itens Recebidos é possível imprimir as etiquetas novamente:
ITENS DIVERGENTES
Ao ter a permissão 3785 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga Aberta habilitada, será possível visualizar a diferença entre a quantidade do item recebida e quantidade do item solicitada pelo pedido de compra.
Ao clicar no , será exibido os itens que ainda há quantidade a ser recebida ou que tenha quantidade que ultrapasse do pedido.
Há 3 colunas:
- Qtd.Carga = Quantidade que foi recebida
- Qtd.Nota = Quantidade da nota fiscal(solicitada no pedido de compra)
- Divergência = Diferença entre quantidade recebida com a quantidade da nota.
- exemplo quantidade faltante = 2400
- exemplo quantidade recebida a mais = -96
DIVERGÊNCIAS
Se houver algum item que houver divergência em sua conferencia é exibido é após fechar a carga.
CARGAS DISPONÍVEIS
Clicando no botão “Cargas Disponíveis” será possível fazer o vínculo de cargas já iniciadas, a notas fiscais excluídas ou reprocessadas por algum motivo. Vamos imaginar o seguinte cenário, onde o usuário efetuou o lançamento de uma nota fiscal com 40 itens e liberou para o recebimento de mercadorias. Porém ao entrar na nota fiscal novamente verificou que um código de referência estava errado, e por esse motivo um item seria recebido errado, e reprocessou a nota. Mas nesse meio tempo o pessoal do recebimento já havia recebido metade da carga. 1) Ao clicar em será exibida a seguinte tela : O usuário pode clicar em Ver itens recebidos, para visualizar os itens recebidos daquela carga 2) Para utilizar a carga, basta marcar o checkbox e clicar em Vincular.
SERVIÇO DE DESCARGA
Para incluir o serviço de descarga no recebimento de cargas, selecione a carga desejada e clique no botão :
Na tela seguinte será possível incluir o(s) serviço(s) de descarga e suas respectivas quantidades, confirmar e imprimir o comprovante. Após a confirmação dos serviços de descarga, o usuário poderá vincular o cupom de pagamento com o serviço. Também poderá ser confirmado o pagamento sem informar o número do cupom, desde que o usuário tenha a permissão 2813 – Confirmar Pagamento de Serviço sem Cupom Fiscal.
Finalizado estes processo, o usuário poderá imprimir o Recibo Provisório de Serviços – RPS e também o comprovante de serviço de descarga. Para cargas abertas que constam vínculo com serviço de descarga, só será possível a exclusão da mesma quando cancelar o serviço.
Importar Itens da Carga
Através da funcionalidade Importar Itens da Carga será possível preencher o recebimento de cargas utilizando um arquivo no modelo Compex.
O arquivo importado deve possuir o seguinte layout:
De 1 a 6 deve ser informado o numero 0 (6 posições)
00000007896032501010000001030112020
De 7 a 20 será informado o GTIN/PLU do produto (14 posições )
00000007896032501010000001030112020
De 21 a 27 será informada a Quantidade contada. Não é aceito quantidade fracionada, somente valor inteiro (7 posições)
00000007896032501010000001030112020
De 28 a 36 será informada a validade (8 posições). A data de validade não pode ser menor que a data atual. Além disso, deve ser uma data válida, isto é, não pode ser informado, por exemplo, “00000000”.
00000007896032501010000001030112020
Totalizando um arquivo com 35 caracteres ( Obrigatório)
Analisando nosso exemplo acima temos os seguintes dados :
- 7896032501010 é GTIN do produto contado;
- 10 é a quantidade contada do item.
- 30/11/2020 é a data de validade do produto
Mais Exemplos
PRODUTO COM PLU DE 4 Dígitos – KG
PLU : 2113
Quantidade : 10
Validade: 30/11/2020
Conteúdo do arquivo:
00000000000000002113000001030112020
PRODUTO COM GTIN DE 13 Dígitos – UNIDADE
GTIN : 7894321207121
Quantidade : 10
Validade: 30/11/2020
Conteúdo do arquivo:
00000007894321207121000001030112020
PRODUTO COM GTIN DE 14 Dígitos – CAIXA
GTIN : 17894321207121
Quantidade : 20
Validade: 30/11/2020
Conteúdo do arquivo:
00000017894321207121000002030112020
Após criar o recebimento de cargas, será possível importar o arquivo através do seguinte botão:
Agora devemos selecionar o arquivo, e clicar em IMPORTAR
Após a importação do arquivo, o usuário poderá fechar o recebimento de cargas automaticamente se desejar:
Caso existam divergências na importação, as mesmas serão apresentadas e a importação não será concluída:
No Recebimento de Mercadorias será possível imprimir os itens com divergência para recontagem:
Quando houver carga já fechada não é possível excluir uma carga que esteja vinculada a mesma
Recebimento de produtos com Embalagem padrão de armazenagem
Atualmente, quando uma carga é criada, permitimos somente que um código da embalagem da nota ou a embalagem unitária seja coletada.
Com a implementação da Embalagem padrão de armazenagem agora teremos 3 possibilidades pois, além dessas duas embalagens, será possível receber também na embalagem de armazenagem informada (exceto ser for a unitária é claro pois esta já é possível receber hoje).
Caso esteja cadastrado uma embalagem de armazenagem no produto, o GTIN/PLU da mesma será demonstrada nos Itens a Receber:
Recebimento de Cargas (Desktop)
Recebimento de Cargas (Mobile)
Recebimento de Cargas (Mobile – Carga Logística / CD)
O funcionamento e uso da embalagem de armazenagem será a seguinte:
- Se essa embalagem de armazenagem para o Centro de Distribuição for a unitária, o sistema salvará a coleta em unidades. Ou seja, se for coletado o GTIN/PLU do produto unitário, o sistema manterá a coleta, mas se for coletado o GTIN/PLU da embalagem caixa, o sistema converterá automaticamente quantidade coletada em unidades.
A conversão automática de caixas para unidade não acontecerá no Recebimento de Cargas (Mobile – Carga Logística / CD) caso o parâmetro Permitir o uso de GTIN unitário no recebimento da carga logística/CD esteja desabilitado
- Se essa embalagem de armazenagem para o Centro de Distribuição for outra caixa, somente essa embalagem ou o GTIN/PLU do produto unitário serão aceitos durante a coleta