Estoques e NF-e > Recebimento de Cargas
1329 – Reabrir carga
1285 – Recebimento Carga – Consulta
1152 – Recebimento de Carga
1683 – Visualizar GTIN/PLU completo
2680 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Data de Validade
2681 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga fechada
3197 – Recebimento de Carga – Importar carga
3375 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Quantidade
O módulo de Recebimento de cargas consiste no confronto das mercadorias físicas enviadas a uma loja após um pedido de compra, contra as enviadas na nota fiscal eletrônica (NF-e) . A verificação física da carga consiste em identificar dentre outras as seguintes informações:
- Tipo de embalagem
- Contagem dos volumes
- Aferição do peso
- Identificação de avarias
- Dentre outras
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos: 1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Recebimento de Cargas > Manutenção do Recebimento de Cargas
Para a consulta de criação das cargas, podemos utilizar os seguintes filtros:
- Loja
- Data de recebimento (periodo data inicial e data final)
Observação: Quando utilizado o parâmetro “Número máximo de dias retroativos para recebimento de carga” ao digitar uma data inferior a parametrização o sistema automaticamente irá altera a data inicial de acordo com o parâmetro, caso o parâmetro seja informado o valor “0”, é permitido realizar a consulta de um periodo de 31 dias. Duvidas clique aqui
BUSCAR
Clicando no botão “Buscar” é possível consultar as cargas já criadas para loja e data escolhida:
NOVO
Clicando no botão “Novo” é possível criar uma nova carga para loja e data escolhida, das notas disponíveis.
Observação: Somente notas já liberadas para recebimento(já lançadas sem divergências comerciais ou fiscais) na data de hoje serão listadas
Quando utilizado o parâmetro “Obriga o cadastro do endereço de picking para abrir carga de recebimento” e o local de estoque seja de endereçamento, ao criar uma carga nova será validado se os produtos tem cadastro de endereço picking e esteja como picking obrigatório no cadastro de produto WMS, caso não, será informado os produtos com divergência.
Abaixo temos uma tabela com as possíveis combinações:
| Picking Cadastrado | Flag Inativa | Não Barrará a abertura da carga | |
| Picking Cadastrado | Flag Ativa | Não Barrará a abertura da carga | |
| Pickin Incompleto | Flag Inativa | Não Barrará a abertura da carga | |
| Pickin Incompleto | Flag Ativa | Barrá a abertura da carga | |
| Picking Vazio | Flag Vazia | Barrá a abertura da carga |
1) Para a nova carga devemos escolher as notas fiscais que farão parte da carga e clicar em GERAR:
2) Após a carga gerada o usuário será enviado para carga gerada:
3) Para visualizar os itens a receber, devemos marcar o checkbox ITENS A RECEBER 
- GTIN/PLU UN – Nesta coluna será exibido o GTIN/PLU unitário do item a receber.
- GTIN/PLU CX – Nesta coluna caso o produto a ser recebido for uma caixa, será exibido seu GTIN/PLU unitário do item a receber.
- Descrição – Nesta coluna será exibida a descrição do produto.
RECEBENDO NO PALETE:
4) Para receber um produto o usuário deve preencher os seguintes campos:
- Quantidade: Neste campo o usuário preencherá a quantidade do produto que está sendo recebido.
- GTIN: Neste campo o usuário informará o GTIN do produto que está sendo recebido.
- Data de Validade: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de validade, ela deve ser informada nesse campo.
- Fixar Data de Validade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a data de validade é a mesma. Marcando essa opção a ultima data de validade será sempre exibida no campo.
- Fixar Quantidade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a data de validade é a mesma. Marcando essa opção a ultima data de validade será sempre exibida no campo.
- Lote: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar o número do lote, ele deve ser informado nesse campo.
- Data de Fabricação: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de fabricação, ela deve ser informada nesse campo.
Obrigatoriedade do Cadastro do Produto
Caso algum produto recebido na carga tenha em seu Cadastro (Aba Estoque) que é obrigatório informar a Temperatura, um novo campo será exibido no recebimento:
Importante: Atualmente a temperatura informada será considerada pelo sistema como a temperatura de toda a carga e não somente do item que está sendo coletado.
Observação: Também ficarão obrigatórios os campos “Lote”, “Data de Validade” e “Data de Fabricação” caso os mesmos também estejam definidos como obrigatórios na aba “Estoque” do Cadastro do Produto.
Obrigatoriedade do Produto Rastreável
Caso o produto esteja definido como rastreável em seu cadastro:
Além desta definição no Cadastro do Produto, também deverá estar habilitada a opção “Possui operações com produtos rastreáveis” no Cadastro da Loja em que estiver sendo realizado o recebimento:
Caso estejam definidas essas configurações, após inserir a quantidade, os campos de Lote, Data de Validade e Data de Fabricação ficarão como obrigatórios para o Recebimento da Carga:
5) Após preencher os campos acima mencionados, clique em OK para confirmar a operação:
6) Para visualizar os itens a receber, devemos marcar o checkbox ITENS RECEBIDOS 
Algumas informações serão exibidas apos clicar em OK, para orienta-lo sobre o recebimento do item. Exemplo abaixo:
Observação: Para lojas que utilizam endereçamento logístico sempre será exibido o informativo, do contrario é possível habilitar o parâmetro “Exibir divergência da coleta no recebimento das lojas”, duvidas clique aqui.
O usuário é informado que o recebimento do produto ainda está incompleto.
Mensagem abaixo é ilustrada quando o recebimento estiver completo:
Quando receber um produto e conferir uma quantidade maior do que está na nota fiscal:
O recebimento de mercadorias pode ser feito preenchendo as quantidades efetuando a multiplicação ou adição de itens.
Quando houver 200 itens no palete o mesmo será fechado automaticamente e será aberto um novo palete.
Multiplicação
Podemos preencher o campo quantidade por exemplo que estamos recebendo 40 caixas em 4 paletes com 10 caixas em cada:
Adição
Podemos também preencher o campo quantidade por exemplo que estamos recebendo 12 caixas em um palete e mais 2 caixas avulsas:
CONSULTA DE PALETES:
Aqui podem ser consultas os paletes já criados, e qual o percentual de preenchimento de acordo com o LASTROxCAMADA dos produtos recebidos.
Além disso o usuário pode imprimir as etiqueta de paletes dos itens recebidos. Para saber mais sobre a impressão de Etiquetas de Palete clique sobre o link.
7) Após o recebimento completo dos produtos não existirão mais produtos na coluna “Itens a Receber“, e para completar a operação o usuário deve clicar em FECHAR.
Dupla verificação para produtos recebidos com quantidades diferentes em relação à nota fiscal
Agora no sistema é possível ativar uma validação que exige uma segunda contagem (recontagem) no ‘Recebimento de Cargas’, para produtos cuja quantidade recebida na primeira conferência seja diferente da quantidade informada na nota fiscal. Essa validação se dá por meio da ativação do parâmetro WMS ‘Dupla verificação para produtos recebidos com quantidades diferentes em relação à nota fiscal‘.
Como Irá Funcionar?
Com o parâmetro WMS de ‘Dupla Verificação’ ativado, o processo de verificação de divergências de quantidades ocorrerá no momento do fechamento da carga:
1. Conferência Inicial: O conferente realiza a coleta dos produtos normalmente, informando ‘GTIN’, ‘Quantidade’, ‘Data de Validade’, ‘Data de Fabricação’, ‘Lote’ e etc., conforme o fluxo atual.
2. Tentativa de Fechamento da Carga: Ao finalizar todas as coletas e tentar fechar a carga, o sistema verificará se há produtos com divergência entre a quantidade total coletada na carga e a quantidade informada na nota fiscal.
3. Bloqueio e Remoção: Caso existam divergências de quantidades, o sistema bloqueará o fechamento da carga e apresentará uma mensagem de alerta, informando a respeito das divergências. Além disso, removerá automaticamente todas as coletas dos itens que apresentaram divergência, forçando a recontagem. Logs detalhados serão registrados nas ocorrências da carga, informando a tentativa de fechamento bloqueada por divergência e as quantidades coletadas.
4. Identificação para Recontagem: O usuário deverá utilizar a flag ‘Itens a Receber’ para identificar quais produtos tiveram suas coletas removidas e precisam ser recontados.
5. Recontagem: O conferente deverá refazer a coleta dos produtos divergentes.
6. Validação da Recontagem: O sistema comparará a quantidade informada na recontagem com a quantidade registrada na primeira coleta (que foi armazenada internamente).
7. Fechamento Final: A carga só poderá ser fechada após todos os itens, que inicialmente apresentaram divergência, terem sido recontados e validados pelo sistema. Uma vez que um item for coletado com divergência de quantidade, ele só será validado se a quantidade informada na recontagem for igual a quantidade da coleta inicial, ou seja, um item coletado com quantidade divergente só será validado após duas coletas com quantidades iguais.
As informações coletas na carga serão enviada a nota fiscal no momento em que o usuário “Fechar” a carga, e podem ser visualizadas no romaneio da nota fiscal: Observação: Quando utilizado o parâmetro “Obriga o cadastro do endereço de picking para abrir carga de recebimento” e o local de estoque seja de endereçamento, no romaneio de recebimento, informará os produtos que não tenham o cadastro de endereço de picking e esteja com a flag de picking obrigatório no cadastro de produto WMS Além disso, é possível fechar a nota fiscal e manifestar a confirmação da operação na Sefaz automaticamente no fechamento da carga, quando o parâmetro Confirmar o recebimento de notas fiscais de recebimento de mercadorias assim que a carga sem divergência for finalizada estiver habilitado. O mesmo para operações entre lojas, porém ocorre somente ao habilitar o parâmetro Confirmar o recebimento de notas de operações entre lojas assim que a carga sem divergência for finalizada. Ambos os parâmetros estão localizados nos Parâmetros do Módulo Estoques e NF-e. Já referente a manifestação da confirmação da operação na Sefaz, é necessário que os parâmetros Habilitar Manifestação do Destinatário na SEFAZ e Importação de NF-e por E-mail, ambos disponíveis nos Parâmetros do Módulo Fiscal . A operação ocorre logo após o fechamento da carga: Já a manifestação fica registrada nas ocorrências da nota fiscal: 8) É possível utilizar cargas sem notas vinculadas, marque a opção de cargas sem nota fiscal vinculada e clique em buscar. 9) Clique sobre o botão Adicionar nota Fiscal; 10) Informe no campo recebido à, o numero de dias no período de 60 dias retroativo e clique em Lista, em seguida selecione as notas que deseja adicionar a carga e clique em adicionar. As notas fiscais serão adicionado a a carga selecionada. Caso o parâmetro “Habilitar a impressão de etiqueta por item coletado no Recebimento de Carga” ativo para a filial utilizada na coleta, será apresentado na tela uma seleção de impressora e modelo da etiqueta: Ao clicar em Salvar Config. Impressão o ERP irá gravar a impressora e modelo de etiqueta selecionados na carga. Ao coletar um item será apresentado o ícone para impressão de etiquetas: Clicando nele é possível informar quantas etiquetas deseja imprimir: Ao ter a permissão 3785 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga Aberta habilitada, será possível visualizar a diferença entre a quantidade do item recebida e quantidade do item solicitada pelo pedido de compra. Ao clicar no , será exibido os itens que ainda há quantidade a ser recebida ou que tenha quantidade que ultrapasse do pedido. Há 3 colunas: Se houver algum item que houver divergência em sua conferencia é exibido é após fechar a carga. Clicando no botão “Cargas Disponíveis” será possível fazer o vínculo de cargas já iniciadas, a notas fiscais excluídas ou reprocessadas por algum motivo. Vamos imaginar o seguinte cenário, onde o usuário efetuou o lançamento de uma nota fiscal com 40 itens e liberou para o recebimento de mercadorias. Porém ao entrar na nota fiscal novamente verificou que um código de referência estava errado, e por esse motivo um item seria recebido errado, e reprocessou a nota. Mas nesse meio tempo o pessoal do recebimento já havia recebido metade da carga. 1) Ao clicar em Para incluir o serviço de descarga no recebimento de cargas, selecione a carga desejada e clique no botão Na tela seguinte será possível incluir o(s) serviço(s) de descarga e suas respectivas quantidades, confirmar e imprimir o comprovante. Finalizado estes processo, o usuário poderá imprimir o Recibo Provisório de Serviços – RPS e também o comprovante de serviço de descarga. Para cargas abertas que constam vínculo com serviço de descarga, só será possível a exclusão da mesma quando cancelar o serviço. Através da funcionalidade Importar Itens da Carga será possível preencher o recebimento de cargas utilizando um arquivo no modelo Compex. O arquivo importado deve possuir o seguinte layout: De 1 a 6 deve ser informado o numero 0 (6 posições) 00000007896032501010000001030112020 De 7 a 20 será informado o GTIN/PLU do produto (14 posições ) 00000007896032501010000001030112020 De 21 a 27 será informada a Quantidade contada. Não é aceito quantidade fracionada, somente valor inteiro (7 posições) 00000007896032501010000001030112020 De 28 a 36 será informada a validade (8 posições). A data de validade não pode ser menor que a data atual. Além disso, deve ser uma data válida, isto é, não pode ser informado, por exemplo, “00000000”. 00000007896032501010000001030112020 Totalizando um arquivo com 35 caracteres ( Obrigatório) Analisando nosso exemplo acima temos os seguintes dados : Mais Exemplos PRODUTO COM PLU DE 4 Dígitos – KG PLU : 2113 Conteúdo do arquivo: 00000000000000002113000001030112020 PRODUTO COM GTIN DE 13 Dígitos – UNIDADE GTIN : 7894321207121 Conteúdo do arquivo: 00000007894321207121000001030112020 PRODUTO COM GTIN DE 14 Dígitos – CAIXA GTIN : 17894321207121 Conteúdo do arquivo: 00000017894321207121000002030112020 Após criar o recebimento de cargas, será possível importar o arquivo através do seguinte botão: Agora devemos selecionar o arquivo, e clicar em IMPORTAR Após a importação do arquivo, o usuário poderá fechar o recebimento de cargas automaticamente se desejar: Caso existam divergências na importação, as mesmas serão apresentadas e a importação não será concluída: No Recebimento de Mercadorias será possível imprimir os itens com divergência para recontagem: Quando houver carga já fechada não é possível excluir uma carga que esteja vinculada a mesma Atualmente, quando uma carga é criada, permitimos somente que um código da embalagem da nota ou a embalagem unitária seja coletada. Com a implementação da Embalagem padrão de armazenagem agora teremos 3 possibilidades pois, além dessas duas embalagens, será possível receber também na embalagem de armazenagem informada (exceto ser for a unitária é claro pois esta já é possível receber hoje). Caso esteja cadastrado uma embalagem de armazenagem no produto, o GTIN/PLU da mesma será demonstrada nos Itens a Receber: Recebimento de Cargas (Desktop) Recebimento de Cargas (Mobile) Recebimento de Cargas (Mobile – Carga Logística / CD) O funcionamento e uso da embalagem de armazenagem será a seguinte: A conversão automática de caixas para unidade não acontecerá no Recebimento de Cargas (Mobile – Carga Logística / CD) caso o parâmetro Permitir o uso de GTIN unitário no recebimento da carga logística/CD esteja desabilitado Caso o parâmetro do módulo de compras “Permite coletar o item não pedido e sem nota na recebimento de carga” esteja habilitado, será permitido realizar a coleta de itens que não estão na nota fiscal, porém no momento de fechar a nota não será possível receber esse tipo de mercadoria. Esse itens coletados, serão demonstrados ao selecionar o checkbox “ITENS SEM PEDIDO SEM NOTA“ É possível configurar um grupo de usuários para receber notificações via sistema e ou e-mail, quando houverem coletas desse tipo: As notificações serão semelhantes a imagem abaixo: Importante: No momento de vínculo com o pedido (tanto automático no processamento do XML como manual): Quando a carga for conferida por mais de um usuário, será possível visualizar os conferentes da carga através do title informativo na coluna “Conferido por” do resultado da consulta da tela de Manutenção do Recebimento de Cargas: Também é possível identificar os conferentes através das ocorrências da carga clicando no ícone “Abrir ocorrências da carga”: Para mais informações contate o Bluesoft ERP.

IMPRESSÃO DE ETIQUETA ITEM A ITEM


Caso seja necessário em Itens Recebidos é possível imprimir as etiquetas novamente:
ITENS DIVERGENTES
DIVERGÊNCIAS

CARGAS DISPONÍVEIS
será exibida a seguinte tela :
O usuário pode clicar em Ver itens recebidos, para visualizar os itens recebidos daquela carga 2) Para utilizar a carga, basta marcar o checkbox e clicar em Vincular.
SERVIÇO DE DESCARGA
:
Após a confirmação dos serviços de descarga, o usuário poderá vincular o cupom de pagamento com o serviço. Também poderá ser confirmado o pagamento sem informar o número do cupom, desde que o usuário tenha a permissão 2813 – Confirmar Pagamento de Serviço sem Cupom Fiscal.
Importar Itens da Carga
Quantidade : 10
Validade: 30/11/2020
Quantidade : 10
Validade: 30/11/2020
Quantidade : 20
Validade: 30/11/2020






Recebimento de produtos com Embalagem padrão de armazenagem










ITENS SEM PEDIDO SEM NOTA




Visualizando Conferentes da Carga








































