Contábil > Configurações

Permissões de Usuário:

1693 – Parâmetros Contábeis

Centro de custos podem ser considerado como as unidades dentro de uma organização e geralmente são projetos ou departamentos da empresa. É uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para tomar melhores decisões quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos.

Muitas vezes, ver a empresa como um todo, torna difícil analisar o que está indo bem ou mal dentro da organização.

Assim utilizar o conceito de Centro de custos facilita na organização os seus gastos e recebimentos tornando possível gerar um resumo financeiro fácil de entender e agilizar a sua tomada de decisão.

Em empresas de médio e grande porte costuma-se subdividir os centros de custos em sub-seções menores que, apesar de executar as mesmas operações, geram despesas ou receitas diferentes.

Uma consequência de usar centros de custo é a possibilidade de se determinar verbas para cada um deles. Dessa maneira, você pode fazer uma melhor previsão financeira da sua empresa e dar mais autonomia para as áreas e projetos gerirem seus negócios.

Assista ao Vídeo

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1 – O primeiro passo para começar a utilizar o centro de custo no Bluesoft ERP será habilitar o parâmetro: Utilizar Centro de Custo nas movimentações contábeis que envolvam contas de resultado?

O parâmetro fica em Contábil > Configurações > Aba Parâmetros. Mas lembre-se, os centros de custos começaram a ser controlados a partir da configuração realizada e não será reprocessado os períodos anteriores, combinado?

2 – Para cadastrar os Centros de Custos, acesse: Contábil > Cadastro > Centro de Custo

Aqui você poderá configurar todos os centros de custos pelos quais precisa realizar o controle. Como exemplo você poderá configurar os centros sendo; Administração, Comercial etc.

Clique em Incluir, informe o código, descrição, tipo de resultado e status do centro de custo e depois clique em Salvar. Pronto após os cadastros realizados poderá começar a realizar a configuração no Bluesoft ERP.

Importante: A informação do Tipo de Resultado não reflete nas rotinas do ERP, como telas e relatórios que envolvem o centro de custo. A informação será utilizada em breve no Módulo de BI.

3 – Agora você poderá configurar os centros de custos em diversos locais do Bluesoft ERP, ou seja, em todos os lugares nos quais quando ocorrer contabilização envolvendo conta de resultado será gravado o centro de custo e os valores proporcionais.

Podem ser utilizados no cadastro dos funcionários, na arvore de produtos e nos cadastros de produtos, na arvore de patrimônio e nos itens do ativo imobilizado, nos contratos financeiros para lançamentos de despesa e também fazer o planejamento orçamento por centro de custo.

Para configurar no cadastro do Funcionário qual o Centro de Custo ele se encaixa:

Acesse o Caminho: DP > Cadastro de Funcionário

Observação: Caso os funcionários não possuam Centro de Custo, a importação da Folha de Pagamento não será impedida, mas os valores deste funcionários entrarão no Centro de Custo: Sem centro de custo.

4 – Configurar o Centro de Custo nos cadastros de Produtos.

A Configuração do Centro de Custo para os cadastros de Produtos será feita pela Árvore de Produto:

Caminho: Compras > Cadastros > Produtos > Cadastro de Árvore de Produto

Observação: Caso os subgrupo não possuam Centro de Custo, a baixa da venda não será impedida, mas os valores deste produtos entrarão no Centro de Custo: Sem cento de custo.

5 – Outra forma de configurar os centros de custos será no lançamento das despesas pelos contratos financeiros. Dessa forma toda despesa poderá ser rateada entre os centros de custos utilizados na operação.

6 – Uma ótima ferramenta que o Bluesoft ERP possui também é o Planejamento Orçamentário, e com ele também poderá realizar o planejamento inclusive por Centro de Custos, veja abaixo e consulta este link para mais informações:

7 – Na consulta dos lançamentos contábeis poderá visualizar também os rateios dos centros de custos daquele movimento

Acesse o caminho: Contábil > Lançamentos Contábeis > Consulta de Lançamentos

Consulta de centro de custo:

E na aba Centro de Custo poderá visualizar o valor total dos Centros de Custos nesta movimentação contábil:

8 – Gerenciando os centro de custo nos lançamentos contábeis:

Através do botão de gerenciar centro de custos, o usuário poderá informar centro de custos para os lançamentos contábeis realizados em contas de resultado, bem como inserir novos rateios para centro de custo já existentes, editar ou excluir centros de custos e rateios:

Ao clicar no botão :

Será aberto uma nova tela, do lado esquerdo será apresentado a conta e o rateio atual e do lado direito o rateio futuro onde o usuário poderá fazer as alterações conforme sua necessidade.

Através do botão sinalizado na imagem abaixo, o usuário poderá selecionar um centro de custo (dentre os centros de custos já cadastrados no ERP):

Utilizando o botão sinalizado abaixo ele poderá cadastrar um novo centro de custo para posteriormente selecionar no lançamento contábil:

Para remover os centros de custos utilize o seguinte botão:

Para remover todos os centros de custos e rateios e salvar o lançamento contábil, utilize o botão:

Se após a inserção e edição dos centros de custos e rateios o usuário queira retornar ao lançamento original, sem qualquer alteração no lançamento, clique no botão: restaurar

Para salvar o lançamento de acordo com o que ele é apresentado na tela, utilize o botão: Salvar

Caso deseje verificar alterações no lançamento, poderá utilizar o botão de ocorrências:

9 – No Bluesoft ERP temos alguns demonstrativos que poderá fazer a consulta dos resultados e valores dos centros de custos, abaixo mostraremos como poderá fazer as visualizações

A Primeira dela é na própria DRE, onde poderá informar se deseja visualizar os centros de custos e qual deles, veja abaixo:

Temos o Dashboard do Planejamento Orçamentário onde onde poderá consultar por centro de custo quando tiver realizado o Orçamento dos centros de custos, veja:

E por último o Dashboard de Despesas e Receitas por centro de custo, nele você poderá realizar várias analises por centro de custo geral individualizados e por uma infinidade de períodos, podendo ainda chegar aos detalhes dos lançamentos contábeis.

Leave a Reply