Contábil -> Planejamento Orçamentário

 Permissões de Usuário: MB__info

Permissão: 2071 – Planejamento Orçamentário

O Planejamento Orçamentário, ou apenas PO, é uma das principais ferramentas de gestão de qualquer empresa, seja ela pública ou privada, consiste em criar um plano financeiro estratégico em determinado exercício, com o cálculo das receitas e das despesas, ou seja, com a estimativa das entradas e saídas ao logo do período. Clique aqui e saiba um pouco mais.

1 –Para realizar o cadastro Orçamentário no Bluesoft ERP acesse: Contábil > Planejamento Orçamentário.

Poderá visualizar as Lojas e os anos para fazer o cadastro, veja a tela abaixo:

Os anos que serão mostrados, são os mesmos existentes na gestão de competências contábil.

Captura de Tela 2015-04-30 às 14.37.13

Observe acima que para cada Loja e Ano terá o status: Em andamento, Não iniciado e Realizado.

Veja a legenda:

2 – O planejamento possui os seguintes status:

Em andamento: Significa que o cadastro do orçamento foi editado e iniciado mas não foi finalizado.

Não iniciado: Indica que para o Ano e Loja  nenhuma conta foi orçada.

Realizado: Indica que o cadastro do orçamento para aquela Loja e ano foi finalizado.

Para mudar o Status para ‘Realizado’, ou voltar de ‘Realizado’ para ‘Em andamento’, deverá mudar dentro do cadastro:

Quando estiver Realizado, poderá reabrir, assim ficará como Em Andamento:

3 – Quando estiver Não iniciado ou Em Andamento, poderá Finalizar:

4 – Caso possuir várias Lojas, e por um acaso o Orçamento não tiver muita mudança de Valores, poderá Replicar o Orçamento feito de uma loja para outra(as) e para um ano ou mais anos, ou utilizar a DRE – Demonstrativo de Resultados de uma competência e loja para replicar o orçamento para outras lojas e anos, podendo incluir um percentual de acréscimo ou decréscimo sobre os valores, veja:

Na aba Dados Gerais:

– Selecione as opções primeiramente em: Replicar Planejamento Orçamentário de

  • Tipo: Planejamento ou DRE – Demonstrativo de Resultados
  • Loja Origem: Loja que desejar copiar as informações
  • Ano Origem: Ano que deseja copiar as informações

– Depois selecionar a Loja e Ano Destino em: Planejamento para

Na aba Configurar Acréscimo/ Decréscimo:

– Caso deseje selecionar alguma conta contábil para incluir acréscimo e decréscimo na replicação, acessar a aba Configurar Acréscimo/ Decréscimo

Importante: Caso a conta contábil não seja configurada com acréscimo ou decréscimo, a mesma seja replicada com o mesmo valor do tipo, loja e ano selecionado na origem. 

E caso, as contas contábeis tenha centro de resultado vinculado, ao replicar o orçamento pelo tipo planejamento ou por DRE, o centro de resultado será recalculado, caso tenha acréscimo ou decréscimo na conta contábil. 

5 – Poderá Excluir Planejamentos realizados caso deseja iniciar todo o orçamento, pode ser feito em Lote:

Observação: Ao excluir, todos os dados serão zerados e o status ficará como: Não Iniciado.

Captura de Tela 2015-07-30 às 15.38.37

6 – Caso desejar também será possível cadastrar o Orçamento das contas de Resultado por Centro de Custo.

Para todas as contas de resultado, será possível planejar os valores separadamente por Centro de Custo. Caso não tiver interesse, não será preciso fazer o cadastro de todas as contas x centro de custo, o ERP conseguirá fazer o controle sem a configuração.

Para informar vários centros de custos em mais de uma conta contábil é possível utilizar o cadastro de matriz de rateio de centro de resultado, com esta funcionalidade o ERP aplicará os centros de custo presentes em todas as contas contábeis de uma única vez, basta selecionar as contas e utilizar o botão “Alterar Matriz de Rateio em Lote”

Após clicar no botão basta escolher qual a matriz de rateio que será utilizada para aplicar os centros de custos nas contas, há um tipo de matriz específico para esta funcionalidade, tipo “Planejamento Orçamentário” mas qualquer um dos tipo de matriz de rateio, seja ela “Produto” ou “Funcionário” poderá ser utilizado para o preenchimento deste planejamento. Para saber mais sobre Matriz de rateio, clique aqui.

Caso deseje incluir os centros de custo para cada conta contábil individualmente, é possível também, basta clicar no ícone de edição de cada conta, para que o modal abaixo seja exibido:

Nesta opção de inclusão por conta contábil individualmente, é possível utilizar uma matriz de rateio para preenchimento também:

Caso queira incluir apenas um centro de custo individualmente, basta selecionar a opção desejada e clicar no ícone de inclusão (+):

Durante a inclusão dos centros de custo, se o valor/porcentagem total dos centros não for igual ao valor total da conta contábil, ou seja porcentagem de 100%, o ERP irá exibir a mensagem de erro abaixo e não será possível prosseguir até que os valores seja equivalentes:

A mesma validação ocorrerá na tela do planejamento, mas somente com valores, quando o valor dos centros  de custo não for igual ao total informado na conta contábil o ERP deixará as células em vermelho para que o usuário posso identificar a divergência com mais facilidade:

Importante: Caso algum centro de custos não esteja habilitado para seleção, é que o usuário não tem acesso ao centro de custo, a configuração é feita no menu Usuários (Gestão de Acessos>
Usuários ) .

Ainda sobre Centro de Custo e Resultado,se o usuário não tenha interesse de utilizar o centro de resultado editando em tela do planejamento orçamentário ou a matriz de rateio mencionados acima, também é possível utilizar do centro de resultado padrão, que ao vincular o centro de resultado padrão na conta contábil pelo plano de contas, caso a conta no planejamento orçamentário não tenha centro de resultado editável configurável ou matriz de rateio configurados, o mesmo será visualizado o centro de resultado padrão configurado pelo plano de contas, para saber mais sobre centro de resultado padrão clique aqui .

7 – Conforme realizado o Planejamento, você poderá saber previamente se aquele Orçamento resulta em Prejuízo ou Lucro, isso mensalmente e anualmente, veja:

Captura de Tela 2015-07-30 às 15.40.35

8-  Quando o planejamento estiver com a situação: Não Iniciado ou em Andamento, o usuário tem a opção de exportar o planejamento orçamentário em planilha excel, preencher os valores para cada uma das contas contábeis e seus respectivos meses e importar estes dados no ERP. Para isso, clique no botão: “Faça Também Pela Planilha” e defina onde este arquivo deverá ser salvo em seu computador, Veja:

Após o preenchimento dos valores na planilha em excel, você poderá importá-los no sistema, clicando no botão: Importar Planilha, antes de iniciar o processamento o sistema irá apresentar uma mensagem perguntando “Deseja manter os centros de custo, recalculando os valores?” onde o usuário decidirá se os centros de custos já informados no planejamento serão mantidos ou não após a importação:

Após concluir o processamento o sistema irá apresentar uma mensagem informando que a importação foi concluída e irá reprocessar os valores.

Após o cadastro realizado, poderá consultar o dashboard do Planejamento Orçamentário, clique aqui e veja um exemplo.

O Dashboard do Planejamento Orçamentário será visto exclusivamente no Bluesoft Intelligence.

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.

2 Responses to “Planejamento Orçamentário”

  1. Luiz Faias

    Parabéns , ficou ótimo !

    Responder
  2. Contábil - Centro de CustoCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] – Uma ótima ferramenta que o Bluesoft ERP possui também é o Planejamento Orçamentário, e com ele também poderá realizar o planejamento inclusive por Centro de Custos, veja […]

    Responder

Leave a Reply