Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Acordos > Acordo de baixa de custo – Rateio nas filiais

Permissões:

1457 – Acordo de baixa de custo – Aprovar

2687 – Acordo de baixa de custo – Incluir para aprovação

2777 – Acordo de baixa de custo – Ratear 3384 – Estornar acordo para baixar custo

Pela tela de Acordo de baixa de custo – Rateio nas filiais é possível fazer a geração de um acordo financeiro para redução dos custos comercias, onde os custos dos produtos envolvidos no acordo serão reduzidos em virtude do pagamento do estoque pelo fornecedor, onde, por exemplo, compra-se um produto no valor de R$ 1,00 e vendo a R$ 1,50, porém o produto não está vendendo ou gerando lucro, neste caso, faz-se um acordo com o fornecedor e baixa-se o preço e, para que o prejuízo com a baixa não seja apenas da loja, divide-se com o fornecedor, que paga a metade do valor dos produtos para baixar o custo.


Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Inclusão de acordo definindo valor antecipadamente

1) Devemos acessar o módulo Compras > Acordos > Acordo de baixa de custo – Rateio nas filiais:

Ao acessar o menu o sistema irá verificar se os parâmetros necessários para a utilização da funcionalidade estão configurados:

Parâmetro Contábeis:

  • Baixar o custo contábil dos produtos nos acordos de baixa de custo do produto – Deve estar como Não.
  • Contabilizar provisões de acordos” – Deve estar como Não.
  • Reconhecer recebimento de receitas” – Deve está como Sim.
  • Realizar a provisão da contabilização da apuração do acordo de baixa de custo para posterior reconhecimento do resultado nas vendas” – Deve estar como Sim.

Os seguintes mapas contábeis devem estar mapeados:

  • Rateio de acordo para redução de custo.
  • Provisão para posterior reconhecimento do resultado.

Quando os parâmetros estiverem configurados de acordo com o informado acima, o acordo poderá ser iniciado, ao selecionar uma matriz o sistema irá listar as filiais para a realização do acordo:

Após informar o fornecedor, o valor do acordo e clique em Prosseguir:

Informação importante: Não serão listadas divisões que estejam com o status Inativo. Para mais informações a respeito de status de divisão, clique aqui.

Ao prosseguir o sistema irá trazer os produtos do fornecedor para que o valor do acordo seja inserido, no cabeçalho será apresentado os dados selecionados na tela anterior:

Devemos informar na coluna valor do acordo os valores de para redução do custo:

Em Ações é possível visualizar os valores que o sistema utilizou para baixar os custos em cada filial:

Depois de confirmar os valores clique em Prosseguir.

Agora devemos preencher as informações financeiras para geração do acordo:

Forma de cobrança: para as formas abatimento, acordo comercial, boleto bancário, cartão, débito automático ou depósito em c/c, visualiza-se um campo para selecionar os dados bancários para pagamento; já nos pagamentos em dinheiro ou cheque esta informação não é solicitada.

Conta Bancária: informa a conta bancária que será preenchida na duplicata a ser gerada.

Data de vencimento: informar a data de vencimento do acordo.

Prioridade: normal ou baixa (informação utilizada pelo financeiro na priorização de pagamentos).

Modelo: selecionar o modelo de acordo promocional, com suas respectivas cláusulas definidas.

Observação: campo aberto para informações relevantes não informadas nos campos anteriores.

Se o mesmo for incluído como aprovado não será mais possível alterá-lo.


Inclusão de acordo definindo o valor de acordo na composição da baixa de custo nos itens

1) Devemos acessar o módulo Compras > Acordos > Acordo de baixa de custo – Rateio nas filiais:

2) Ao acessar o menu o sistema irá verificar se os parâmetros necessários para a utilização da funcionalidade estão configurados:

Parâmetro Contábeis:

  • Baixar o custo contábil dos produtos nos acordos de baixa de custo do produto – Deve estar como Não.
  • Contabilizar provisões de acordos” – Deve estar como Não.
  • Reconhecer recebimento de receitas” – Deve está como Sim.
  • Realizar a provisão da contabilização da apuração do acordo de baixa de custo para posterior reconhecimento do resultado nas vendas” – Deve estar como Sim.

Os seguintes mapas contábeis devem estar mapeados:

  • Rateio de acordo para redução de custo.
  • Provisão para posterior reconhecimento do resultado.

3) Quando os parâmetros estiverem configurados de acordo com o informado acima, o acordo poderá ser iniciado, ao selecionar uma matriz o sistema irá listar as filiais para a realização do acordo:

4) Se habilitado o checkbox Definir o valor de acordo na composição da baixa de custo nos itens não será necessário informar o valor total do acordo nesse momento. O valor do acordo será composto a medida que o valor for digitado nos itens:

5) Ao prosseguir o sistema irá trazer os produtos do fornecedor para que o valor do acordo seja inserido, no cabeçalho será apresentado os dados selecionados na tela anterior:

6) Devemos informar na coluna valor acordo os valores de para redução do custo:

7) Diferente de quando o valor do acordo é informado anteriormente, nesse cenário os campo Valor Acordo e Valor Total Acordo Informado nos Produtos será atualizado de acordo com preenchimento dos valores nos itens

8) Em Ações é possível visualizar os valores que o sistema utilizou para baixar os custos em cada filial:

9) Depois de confirmar os valores clique em Prosseguir.

10) Agora devemos preencher as informações financeiras para geração do acordo:

Forma de cobrança: para as formas abatimento, acordo comercial, boleto bancário, cartão, débito automático ou depósito em c/c, visualiza-se um campo para selecionar os dados bancários para pagamento; já nos pagamentos em dinheiro ou cheque esta informação não é solicitada.

Conta Bancária: informa a conta bancária que será preenchida na duplicata a ser gerada.

Data de vencimento: informar a data de vencimento do acordo.

Prioridade: normal ou baixa (informação utilizada pelo financeiro na priorização de pagamentos).

Modelo: selecionar o modelo de acordo promocional, com suas respectivas cláusulas definidas.

Observação: campo aberto para informações relevantes não informadas nos campos anteriores.

Se o mesmo for incluído como aprovado não será mais possível alterá-lo.


Inclusão do Estoque da Matriz no Rateio

1) Devemos acessar o módulo Compras > Acordos > Acordo de baixa de custo – Rateio nas filiais:

2) Ao acessar o menu o sistema irá verificar se os parâmetros necessários para a utilização da funcionalidade estão configurados:

Parâmetro Contábeis:

  • Baixar o custo contábil dos produtos nos acordos de baixa de custo do produto – Deve estar como Não.
  • Contabilizar provisões de acordos” – Deve estar como Não.
  • Reconhecer recebimento de receitas” – Deve está como Sim.
  • Realizar a provisão da contabilização da apuração do acordo de baixa de custo para posterior reconhecimento do resultado nas vendas” – Deve estar como Sim.

Os seguintes mapas contábeis devem estar mapeados:

  • Rateio de acordo para redução de custo.
  • Provisão para posterior reconhecimento do resultado.

3) Quando os parâmetros estiverem configurados de acordo com o informado acima, o acordo poderá ser iniciado, ao selecionar uma matriz o sistema irá listar as filiais para a realização do acordo:

4) Se habilitado o checkbox Incluir estoque da matriz no rateio o estoque da loja matriz do rateio também fará parte do acordo criado.

5) Ao prosseguir o sistema irá trazer os produtos do fornecedor para que o valor do acordo seja inserido, no cabeçalho será apresentado os dados selecionados na tela anterior:

6) Devemos informar na coluna valor acordo os valores de para redução do custo:

7) Em Ações é possível visualizar os valores que o sistema utilizou para baixar os custos em cada filial e matriz:

8) Depois de confirmar os valores clique em Prosseguir.

10) Agora devemos preencher as informações financeiras para geração do acordo:

Forma de cobrança: para as formas abatimento, acordo comercial, boleto bancário, cartão, débito automático ou depósito em c/c, visualiza-se um campo para selecionar os dados bancários para pagamento; já nos pagamentos em dinheiro ou cheque esta informação não é solicitada.

Conta Bancária: informa a conta bancária que será preenchida na duplicata a ser gerada.

Data de vencimento: informar a data de vencimento do acordo.

Prioridade: normal ou baixa (informação utilizada pelo financeiro na priorização de pagamentos).

Modelo: selecionar o modelo de acordo promocional, com suas respectivas cláusulas definidas.

Negociador: é possível informar um funcionário ou comprador para vincular ao acordo. Este campo também pode ser obrigatório dependendo da configuração do parâmetro “Tornar obrigatória a seleção de um Negociador na criação ou edição de acordos” localizado nos parâmetros do módulo de compras.

Observação: campo aberto para informações relevantes não informadas nos campos anteriores.

Se o acordo for incluído como aprovado não será mais possível alterá-lo.


Conclusão do Acordo de Baixa de Custo:

Incluir e aprovar acordo

Quando o usuário possuir as permissões 1457 e 2687 ao finalizar o acordo de baixa de custo será possível “Incluir e Aprovar Acordo” ou “incluir Acordo para Aprovação”.

Se o mesmo for incluído como aprovado não será mais possível alterá-lo.

Incluir acordo para aprovação

Se o usuário possuir apenas a permissão 1457 ao finalizar a inclusão do acordo de baixa de custo, o mesmo ficará com o status de pendente para aprovação.

A aprovação do acordo será feita através do módulo Consulta de acordos comerciais.

Importante:

  • Enquanto a aprovação ainda estiver pendente, os custos só serão baixados quando o acordo for aprovado e, caso os estoques sejam alterados antes da aprovação, os custos médios finais poderão ser diferentes do esperado.
  • Caso algum dos parâmetro informados acima seja alterado o sistema irá informar na hora de aprovar o acordo.

Compras > Conta comercial do Fornecedor

Aprovação do Acordo

Ao acessar a conta comercial do fornecedor utilize os filtros para pesquisar o acordo que deseja aprovar, e clique sobre o status:


Caso seja necessário visualizar o rateio entre as filiais novamente, clique em Ações:

Para finalizar o acordo clique em Aprovar e depois em Confirmar:

Contabilização do Acordo

Quando o acordo estiver aprovado, na conta comercial do fornecedor será possível visualizar a contabilização do acordo:

Duplicata

Para visualizar a duplicata clique no número da duplicata:

Visualizar o acordo depois de aprovado

Para visualizar o rateio entre as filiais depois de aprovado, clique no ícone destacado:

Estorno de acordo baixa custo

Para realizar o estorno do acordo de baixa custo, será necessária a permissão 3384 – Estornar acordo para baixar custo.

Tela de justificativa do estorno em que suporta minimo de 15 caracteres e maximo 4000.

Ao filtrar os acordos estornados através do botão Listar ocorrências será possível visualizar a ocorrência informada no momento do cancelamento ou estorno.

Informação importante:

Ao estornar um acordo para baixa de custo, o valor total que foi baixado originalmente será retornado para o valor total de estoque dos produtos. No entanto, frisamos que este movimento pode gerar um aumento de custo não esperado caso o saldo de estoque esteja diferente do saldo que estava quando o custo foi baixado. Além disso, frisamos também que o custo não será alterado se o saldo de estoque estiver zerado ou negativo.

Para saber mais sobre a conta comercial do fornecedor clique aqui.

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