Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Conta Comercial do Fornecedor > Bonificação para Baixa de Custo 

Permissões de Usuário: 

3841 – Consulta de Bonificação para Baixa de Custo nas Vendas

3854 – Finalizar Baixa de Custo nas Vendas do Pedido Bonificado

3848 – Incluir Baixa de Custo nas Vendas através do Pedido Bonificado

3858 – Incluir Baixa de Custo nas Vendas através do Pedido Bonificado Pendente

A Bonificação para Baixa de Custos tem como finalidade o acompanhamento e inclusão de bonificação para baixa de custos nas vendas, através de um pedido de compra bonificado do fornecedor, para melhor obter margem na venda dos produtos em quantidades específicas.

A consulta possui algumas regras, conforme abaixo:

– Para a visualização de todas as lojas, é necessário informar o número do pedido no campo “Número do Pedido”;

– Para consultar todos os pedidos de uma determinada loja, é necessário selecionar a loja de sua escolha no filtro “Loja”;

– O período de busca é de 31 dias entre a data inicial e final;

– Para incluir uma bonificação para um pedido que não foi completamente recebido e faturado por nota fiscal, é preciso possuir a permissão “3858 – Incluir Baixa de Custo nas Vendas através do Pedido Bonificado Pendente”.

Para utilizar esta funcionalidade, devemos seguir os seguintes passos:

Na tela de Bonificação para Baixa de Custos, temos os seguintes filtros:

  1. Loja *: Este filtro lista todas as lojas cadastradas no sistema, sendo possível selecionar a opção de sua escolha. Caso deseje visualizar todas as lojas, é preciso informar o número do pedido, no campo “Número do Pedido”;
  2. Status: O filtro status, permite que seja exibido o resultado conforme a opção de sua escolha ou “Todos”. Entre as opções disponíveis estão:
    Pendente: Todos os pedidos bonificados criados, mas não foi distribuído para baixa de custo;
    Em recebimento: Serão listados todos os pedidos bonificados que foram distribuídos (total ou parcial) e está em processo da venda, para baixa de custos;
    Recebido: Todos os pedidos bonificados, que foram totalmente distribuídos e todas as vendas foram concluídas;
    Encerrado: Pedidos bonificados que foram distribuídos, mas foram marcados para não ser utilizado, pode ser o total da bonificação ou valor disponível.
  3. Fornecedor Divisão: Neste filtro, é possível selecionar o fornecedor de sua escolha, em conjunto com os filtros “Loja” e “Número do Pedido”.
  4. Número da Nota Fiscal: No filtro nota fiscal, é possível informar a nota fiscal que deseja consultar, em conjunto com os filtros “Loja” e “Número do Pedido”. É importante mencionar que a busca é somente pelo número da nota, sem a utilização de série.
  5. Número do Pedido: O filtro Número do Pedido, permite que busca seja realizada através do número do pedido que deseja consultar, sem a necessidade de selecionar previamente a loja, ou seja, utilizando apenas o filtro de número do pedido você conseguirá visualizar todas as lojas que estão vinculadas a esse pedido.
  6. Período de Emissão do Pedido *: Este filtro de período de busca é de 31 dias entre a data inicial e final.
  7. Buscar: Este botão efetua a busca com base em todos os filtros informados anteriormente.

Após informar todos os filtros necessários, serão exibidas as colunas: Pedido, Valor Total do Pedido, Loja, Fornecedor, Nota Fiscal, Gerado, Distribuído, Vendido, Valor Disponível, Status e Ações.

Colunas:

Pedido: Na coluna pedido, será exibido o número do pedido.

Valor Total do Pedido: Nesta coluna, será exibido o valor total do pedido por loja;

Data da Emissão do Pedido: Essa coluna, exibe a data em que foi emitido o pedido de compra bonificado;

Loja: A coluna loja, lista a loja em que foi realizado o pedido;

Fornecedor: Nesta coluna, será exibido o nome do fornecedor divisão vinculado ao pedido;

Nota Fiscal: Esta coluna, exibe o número e série da nota fiscal vinculada ao pedido;

Gerado: Nesta coluna é exibido o Valor da Bonificação = Valor do Pedido Recebido por Nota Fiscal. Exemplo: Loja 01 Produto X Total R$ 100,00. Nota Fiscal associada ao pedido: Loja 01 Produto X Total R$ 90,00. Neste caso, o valor gerado é R$ 90,00;

Distribuído: Nesta coluna será exibido o Valor Distribuído para Baixa de Custos nas Vendas = Valor do Pedido Bonificado da Loja utilizado para Subsidiar.

Vendido: Esta coluna exibe o valor do subsídio que já foi vendido;

Disponível: Nesta coluna é exibido o Valor da Bonificação Disponível para Distribuir na Baixa de Custos nas Vendas = Valor Total do Pedido Bonificado da Loja – Valor do Pedido Bonificado da Loja utilizado para Subsidiar;

Status: A coluna status exibe o status atual de cada bonificação;

Ações: A coluna ações possui algumas finalidades, que são definidas através dos ícones abaixo:

Este ícone tem como finalidade de exibir a tela para configuração do subsídio, o qual, ao clicar nele será exibida a tela de “Detalhamento do subsídio da bonificação”. Explicaremos o seu funcionamento no próximo tópico.
Este ícone, tem como objetivo, permitir que o subsídio seja finalizado. Ao clicar nele será exibido o modal “Deseja finalizar o subsidio?”, tendo como opção “Sim” ou “Não”, caso clique em sim, ocorrerá a finalização do subsídio e se clicar em não, retornará para a tela de bonificação.
Este ícone exibirá em uma nova tela, as alterações realizada nesta bonificação.

Incluindo a Bonificação para Baixa de Custos nas Vendas

Assim como mencionado no tópico anterior, a inclusão do subsídio na bonificação, ocorre através da tela “Detalhamento do subsídio da bonificação”, para acessá-la basta clicar no ícone localizado na coluna “Ações” na tela “Bonificação para Baixa de Custo”.

Ao clicar no ícone, será aberta a janela “Detalhamento do subsídio da bonificação”.

A tela para inclusão possui algumas regras, conforme abaixo:

  1. O valor do subsídio não poderá ultrapassar o valor total do pedido da loja;
  2. Somente será possível incluir produtos que estão em sortimento (linha de loja) e com saldo de estoque positivo;
  3. Não é possível incluir cadastro de subsídio mais de uma vez para o mesmo produto em uma única loja.
    Ex: Incluímos um acordo de R$ 10,00 para 5 unidades de Produto XPTO na Loja 2, iniciou ontem e não tem data fim, então enquanto eu não vender todas as unidades, esse acordo ainda é vigente. Sendo assim, não será possível incluir um novo acordo para o mesmo produto e mesma Loja.
  4. O valor das colunas “Previsão CB” e “Previsão CL” não poderão ser menores que R$ 0,01.

Para utilizar esta funcionalidade, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Incluindo observação:
    É possível adicionar uma observação dentro dessa bonificação, para anotações gerais. Ex: Temos uma bonificação que não pode ter um subsídio cadastrado. Com isso, foi disponibilizado o campo “Observação”, o qual você pode incluir a observação conforme preferir.

Para isso, basta preencher o campo “Observação” e clicar em “Salvar Observação. Conforme o exemplo abaixo:

2. Incluindo subsídio ao produto:

Para incluir o subsídio ao produto, basta seguir os seguintes passos:

a) Clicar em “Buscar Produto para Inclusão”:

b) Será aberto o modal “Buscar e Selecionar Produtos”, o qual você poderá buscar o produto desejado, selecioná-lo através da flag e clicar em “Incluir Produtos”:

Antes de continuar o passo a passo para inclusão do subsídio, é importante entendermos cada uma das colunas que serão exibidas após a inclusão do produto.

Colunas

Código: Esta coluna, exibirá o código do produto;

Descrição: A coluna descrição, exibirá a descrição do produto selecionado;

Valor: Nesta coluna, será preenchido o valor do subsídio para o produto;

Quantidade: Nesta coluna, será preenchida quantidade de produtos;

Data Inicial: Nesta coluna, será possível selecionar a data inicial para o período em que deve ser lançado o subsídio.
É importante mencionar, que será possível cadastrar subsídio apenas para datas maiores que a atual. Ex: Hoje é dia 28, então conseguirei cadastrar a data inicial, a partir do dia 29;

Data Fim: Nesta coluna, você poderá preencher a data final para o período do subsídio;

Qnt Estoque: Esta coluna exibirá a quantidade atual de estoque do produto;

Custo Bruto: Esta coluna, exibirá o custo bruto do produto;

Custo Líquido: Esta coluna, exibirá o custo líquido do produto;

Custo Bruto Total: Esta coluna, exibirá o custo bruto total do produto;

Custo Líquido Total: Esta coluna, exibirá o custo líquido total do produto;

Previsão CB: Esta coluna consiste no cálculo: ((Valor / Quantidade) + Custo Bruto), o qual será demonstrado nos próximos passos;

Previsão CL: Esta coluna consiste no cálculo: ((Valor / Quantidade) + Custo Líquido), o qual será demonstrado nos próximos passos;

Ações: Nesta coluna estarão disponíveis os botões para “Salvar” ou “Excluir” o produto. Caso não clique em salvar, o produto não será considerado no subsídio.

c) Após a inclusão do produto, é necessário preencher o valor do subsídio no campo “Valor” e a quantidade no campo “Quantidade”:

Importante: Quando preenchidos os campos de “Valor” e “Quantidade” será realizado o cálculo da previsão de custo bruto, coluna “Previsão CB” e custo líquido, coluna “Previsão CL”.

Para obter o valor da coluna “Previsão CB”, é realizado o seguinte cálculo:

((Valor / Quantidade) + Custo Bruto), conforme abaixo:

Para obter o valor da coluna “Previsão CL”, é realizado o seguinte cálculo:

((Valor / Quantidade) + Custo Líquido), conforme abaixo:

Importante: O novo custo bruto e líquido não pode ser menor que R$ 0,01. Caso seja igual ou menor, não será possível salvar o subsídio.

d) O próximo passo é definir o período, utilizando os filtros “Data Inicial” e “Data Final”, basta clicar sobre a data e preencher com o período desejado.

É importante mencionar, que será possível cadastrar subsídio apenas para datas maiores que a atual. Ex: Hoje é dia 28, então conseguirei cadastrar a data inicial, a partir do dia 29.

e) Para concluir a inclusão do subsídio, é necessário clicar no ícone localizado na coluna “Ações”. Conforme abaixo:

Caso ocorra a inclusão de um produto por engano, é possível excluí-lo, através do ícone localizado na coluna “Ações”. Conforme abaixo:

Encerrando o Subsídio na tela de Bonificação para Baixa de Custo

Para encerrar o subsídio, basta seguir os seguintes passos:

a) Localize o pedido e clique no ícone localizado na coluna “Ações”:

b) Ao clicar no ícone, exibirá um modal, onde será necessário preencher a justificativa para encerrar o subsídio. Escreva a justificativa contendo no mínimo 5 caracteres e clique em “Encerrar subsídio”:

c) Após isso, o subsídio será encerrado com sucesso:

Visualizando as ocorrências do Subsídio na Bonificação

Para visualizar as ocorrências, basta clicar no ícone localizado na coluna “Ações”, conforme abaixo:

Após isso, será exibida uma nova janela com todas as ocorrências registradas, contendo a data e horário na coluna “Data”, as alterações realizadas na coluna “Mensagem” e o responsável na coluna “Usuário”:

Bonificação para Baixa de Custo da Venda

A bonificação para baixa de custo de venda tem como finalidade obter melhor margem na venda dos produtos em quantidade específica.

Inicialmente esta funcionalidade irá operar apenas para vendas realizadas por PDV, ou seja, quando for realizada uma venda por PDV e o produto possuir subsídio cadastrado na Bonificação para Baixa de Custo, ocorrerá a alteração de custo na ficha estoque desse produto.

Desta forma, quando realizada a venda, ocorre a movimentação de estoque conforme o saldo do subsídio cadastrado na bonificação.

O lançamento ocorrerá com a descrição de “Bonificação para baixa de custo de venda” conforme o exemplo abaixo:

É importante mencionar que existem algumas regras para que ocorra a baixa de custos na venda, conforme abaixo:

  1. Para que ocorra o lançamento da bonificação, é preciso que o subsídio esteja vigente, ou seja, com sua data início e data fim, dentro do período desta venda.
  2. O lançamento ocorrerá apenas quando for realizada a baixa da venda. Para saber mais a funcionalidade baixa de venda, clique aqui.
  3. O lançamento da bonificação respeitará o saldo cadastrado, caso o valor chegue ao limite do saldo, será lançada a venda PDV e bonificação normalmente, porém com os valores corretos.

Estorno Bonificação para Baixa de Custo da Venda

Quando ocorrer o estorno da venda de um produto que teve seu custo baixado devido a Bonificação para baixa de custo da venda ativa, estes estornos também devem estornar a baixa de custo aumentando assim o custo médio do item.

Se a venda for PDV ocorrerá os movimentos de estoque com as descrições “Estorno Venda PDV” e “Estorno Bonificação para baixa de custo da venda”, conforme abaixo:

Obs.: O estorno será feito apenas se não houver nota fiscal gerada através do cupom. Caso seja necessário realizar o estorno, será preciso cancelar a nota fiscal. Para saber mais sobre a funcionalidade de estorno de venda, clique aqui.

A devolução de cupom não estorna a baixa de custo do registrada na ficha de estoque, bem como não estorna o valor para novo subsídio.

Exportações PDF e Excel

A tela de bonificação permite realizar a exportação dos dados em PDF e Excel.

a) Exemplo Exportação PDF.

b) Exemplo Exportação Excel.

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