Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Consulta Negociação de Compra

Compras > Configurações > Parâmetro tolerância negociação

Permissões de Usuário: MB__info

137 – Negociação de Compra Consultar

138 – Negociação de Compra Incluir

139 – Negociação de Compra Alterar

118 – Preço de Venda incluir

123 – Preço de Venda Alterar

1185 – Código de Referência e Descrição do Produto do Fornecedor

1240 – Alterar Status da Negociação

1514 – Alterar PIS/COFINS do cadastro de produtos

1450 – Alterar Tributação Estadual ICMS

1518 – Alterar Tributação Federal PIS e COFINS

1522 – Central de Relatórios do Produto

2093 – Usar custo considerando verba financeira

2321 – Importação de tabela de preços para negociação de compra

3874 – Alterar Negociação de Compra via Tabela de Preços

3876 – Importar tabela de preços para aprovação

2640 – Usar valor combinado em pedidos de bonificação

O módulo Negociação de Compra tem como finalidade, registrar os custos, tributações, acréscimos e descontos que a rede varejista terá ao adquirir as mercadorias do fornecedor. Além disso, também é possível definir o preço de venda.

Para realizar uma negociação de compra multi-estado, a regra fiscal deve estar ativada e configurada para os estados que serão utilizados para negociação.

As negociações de compras são feitas a partir de um Contrato de Fornecimento, onde são definidos prazos de entrega e pagamento para o fornecedor.

Para incluir uma nova negociação de compra, seguir os seguintes passos:

  1. Incluir Nova Negociação de Compra.

Selecionar o fornecedor e buscar. Os contratos de fornecimento serão apresentados na consulta. Clicar no botão Ações e depois em “Nova negociação” ao lado do contrato de fornecimento desejado

2 . Informar a descrição e os estados que serão usados para a nova negociação, clique em Finalizar.

Após incluir a nova negociação, os itens do fornecedor serão apresentados na tela. Para informar o custo da mercadoria, tributação, descontos e preço de venda.

3. Para editar a negociação selecione a UF que deseja alterar a negociação:

4. Para alterar a negociação é necessário editar item a item clicando em cima da descrição do produto e depois no botão Editar.

5. Informe os valores que compõe o custo do produto, para salvar os valores de custo apenas para o estado selecionado na negociação clique em Salvar, para salvar e replicar o custo para todos os estados que estão na negociação clique em Salvar e Replicar para outras UFS:

A precificação por região/loja de uma negociação não será replicada para a outra UF. Ou seja, se, ao informar o preço de venda na negociação de um item da UF de MT, por exemplo, e salvar replicando o custo, os preços por região que foram informados na negociação de MT não serão replicados para as demais negociações.

6. É possível buscar o produto através os produtos utilizando o código de referência, código de referência alternativo, descrição, código interno ou GTIN, digitando na barra de pesquisa que fica cima da descrição dos produtos.

7. Em Adicionar estados a esta negociação é possível incluir mais estados na negociação, para isso selecione os estados.

8. Clique em Adicionar:

Precificação do item pela negociação de compra

A região Preços de Venda da tela de edição da negociação de compra possibilita que o preço de venda do item seja definido durante o processo de negociação. Esse facilitador otimiza o tempo de liberação do item para a área de venda, por não ser necessário aguardar a etapa de precificação posterior ao recebimento, bem como viabiliza a precificação assertiva, uma vez que numa única tela são dispostas todas as informações necessárias para a definição do preço como os custos, margens, tributos entre outros.

As regiões que são apresentadas na negociação são as regiões de preço que pertencem a UF selecionada

Edição da Tabela de Preços

É possível editar a Tabela de Preços através da Consulta Negociação de Compra, clicando no botão “Ações”, escolha a opção “Editar Tabela de Preços”.

Será exibida a tela de Manutenção da Tabela de Preços informando o número da negociação que será editada e ordenadas as negociações de cada produto por UF:

Também é possível exportar e importar a Tabela de Preços para facilitar a edição dos custos e também adicionar um preço de venda clicando nos botões “Exportar para Excel” e “Importar Excel”. Será exibido o número da negociação e cada produto para cada UF da negociação, sendo possível alterar os custos e adicionar um preço de venda de cada UF separadamente.

Exemplo:

Exportando arquivo Excel e alterando o custo bruto por embalagem do produto para a UF “MT” e realizando a importação da planilha alterada.

Após a importação o custo será alterado e salvo, já o preço de venda será salvo para vigorar um dia após a importação:

Também é possível imprimir um PDF da Tabela de Preço

Importante atentar-se a algumas observações:

  • Caso a planilha tenha sua estrutura alterada, a importação falhará.
  • Somente os valores dos custos devem ser alterados; alterações em quaisquer outros campos (código interno, gtin principal, produto, etc) serão ignoradas.
  • O número da negociação da planilha deve referenciar a mesma negociação que o usuário deseja atualizar.
  • Em casos de valores com dízimas periódicas, o sistema arredondará (para cima ou para baixo) os valores em 6 casas decimais.
  • O custo bruto por embalagem será priorizado na importação ao ERP. Somente se o custo por embalagem estiver zerado ou vazio é que será importado o custo bruto unitário.
  • Caso o código interno seja alterado acidentalmente e o novo código pertença a um produto no ERP mas este produto não está na negociação selecionada, esta linha da planilha será ignorada.
  • Se o usuário analisar a célula B11, irá perceber o carácter ‘ no início da célula. Esta é uma representação interna dos arquivos .xls e .xlsx para determinar quais campos são numéricos e quais campos são texto. Este carácter não deve ser removido em hipótese alguma.
  • Os custos não podem ser negativos. Caso o custo bruto por embalagem seja zero ou vazio, o custo bruto unitário deve obrigatoriamente ser preenchido.
  • Os produtos “pai” de equivalência de preço, serão indicados com o (*) na planilha Excel.
  • Na planilha Excel, entre produtos pai e filho de equivalência, o preço de venda do produto pai será priorizado, e os demais desconsiderados.
  • Na planilha Excel, quando houver preço de venda em mais de um item que faz parte da mesma equivalência de preço, o maior preço será considerado e aplicado ao produto pai.
  • Caso o usuário preencher o preço de venda com mais de duas casas decimais, o sistema irá arredondar, ex.: Planilha: R$ 9,999 > O preço aplicado será R$ 10,00.

A importação também poderá ser submetida a uma análise prévia para a sua aprovação, ou seja, quando o usuário possuir apenas a permissão “3876 – Importar tabela de preços para aprovação”, ao importar a planilha, ficará pendente de uma análise para aprovação posterior.

Quando o usuário realizar a importação, será exibido um ícone ao lado do item informando que a alteração de custo está pendente de aprovação:

Já a aprovação dependerá da permissão “2321 – Importação de tabela de preços para negociação de compra”, o qual o usuário com esta permissão poderá realizar a aprovação de importações pendentes e as importações realizadas por esse usuário não dependerá de uma aprovação e poderá substituir as importações que foram realizadas anteriormente.

Quando um usuário com esta permissão, acessar a tabela de preços, a flag e o botão de “Aprovar itens selecionados” estarão disponíveis sempre que houver aprovações pendentes:

Além disso, a análise poderá ser realizada, utilizando as colunas disponíveis no ícone “Definir colunas à exibir”. Para utilizá-las, basta clicar no ícone abaixo:

Selecionar as colunas disponíveis, no exemplo abaixo utilizamos as colunas “Custo Final à atualizar”, “Preço Sugerido”, “PMZ Sugerido” e “Variação Custo à atualizar (%)”:

Após selecionar as colunas que deseja visualizar, clique em recarregar e a tabela estará disponível para avaliar e tomar decisões a respeito da alteração do custo:

Negociação de compra para as UF atendida pelas filias do fornecedor matriz

Quando o fornecedor possuir filiais que atendem determinadas estados, na negociação de compra o sistema irá buscar a regra fiscal de acordo com a UF da filial e a UF selecionada para a negociação.

Exemplo:

Nesse caso o fornecedor matriz é do Mato Grosso, porém o mesmo tem filiais cadastradas com UF atendidas configurada.

Assim quando a negociação selecionada for da UF que a filial atende o sistema irá buscar a regra fiscal de acordo com a UF da filial e a UF selecionada para a negociação. O sistema irá buscar uma regra fiscal que o estado de origem seja BA e estado origem SP.

Para saber mais sobre o cadastro das filiais do fornecedor matriz, clique aqui.

Leave a Reply