Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Consulta Negociação de Compra

Compras > Configurações > Parâmetro tolerância negociação

Permissões de Usuário: MB__info

137 – Negociação de Compra Consultar

138 – Negociação de Compra Incluir

139 – Negociação de Compra Alterar

118 – Preço de Venda incluir

123 – Preço de Venda Alterar

1185 – Código de Referência e Descrição do Produto do Fornecedor

1240 – Alterar Status da Negociação

1514 – Alterar PIS/COFINS do cadastro de produtos

1450 – Alterar Tributação Estadual ICMS

1518 – Alterar Tributação Federal PIS e COFINS

1522 – Central de Relatórios do Produto

2093 – Usar custo considerando verba financeira

2321 – Importação de tabela de preços para negociação de compra

2640 – Usar valor combinado em pedidos de bonificação

O módulo Negociação de Compra tem como finalidade, registrar os custos, tributações, acréscimos e descontos que a rede varejista terá ao adquirir as mercadorias do fornecedor. Além disso, também é possível definir o preço de venda.

Para realizar uma negociação de compra multi-estado, a regra fiscal deve estar ativada e configurada para os estados que serão utilizados para negociação.

As negociações de compras são feitas a partir de um Contrato de Fornecimento, onde são definidos prazos de entrega e pagamento para o fornecedor.

Para incluir uma nova negociação de compra, seguir os seguintes passos:

  1. Incluir Nova Negociação de Compra.

Selecionar o fornecedor e buscar. Os contratos de fornecimento serão apresentados na consulta. Clicar no botão Ações e depois em “Nova negociação” ao lado do contrato de fornecimento desejado

2 . Informar a descrição e os estados que serão usados para a nova negociação, clique em Finalizar.

Após incluir a nova negociação, os itens do fornecedor serão apresentados na tela. Para informar o custo da mercadoria, tributação, descontos e preço de venda.

3. Para editar a negociação selecione a UF que deseja alterar a negociação:

4. Para alterar a negociação é necessário editar item a item clicando em cima da descrição do produto e depois no botão Editar.

5. Informe os valores que compõe o custo do produto, para salvar os valores de custo apenas para o estado selecionado na negociação clique em Salvar, para salvar e replicar o custo para todos os estados que estão na negociação clique em Salvar e Replicar para outras UFS:

A precificação por região/loja de uma negociação não será replicada para a outra UF. Ou seja, se, ao informar o preço de venda na negociação de um item da UF de MT, por exemplo, e salvar replicando o custo, os preços por região que foram informados na negociação de MT não serão replicados para as demais negociações.

6. É possível buscar o produto através da descrição ou referência digitando na barra de pesquisa que fica cima da descrição dos produtos.

7. Em Adicionar estados a esta negociação é possível incluir mais estados na negociação, para isso selecione os estados.

8. Clique em Adicionar:

Precificação do item pela negociação de compra

A região Preços de Venda da tela de edição da negociação de compra possibilita que o preço de venda do item seja definido durante o processo de negociação. Esse facilitador otimiza o tempo de liberação do item para a área de venda, por não ser necessário aguardar a etapa de precificação posterior ao recebimento, bem como viabiliza a precificação assertiva, uma vez que numa única tela são dispostas todas as informações necessárias para a definição do preço como os custos, margens, tributos entre outros.

As regiões que são apresentadas na negociação são as regiões de preço que pertencem a UF selecionada

Negociação de compra para as UF atendida pelas filias do fornecedor matriz

Quando o fornecedor possuir filiais que atendem determinadas estados, na negociação de compra o sistema irá buscar a regra fiscal de acordo com a UF da filial e a UF selecionada para a negociação.

Exemplo:

Nesse caso o fornecedor matriz é do Mato Grosso, porém o mesmo tem filiais cadastradas com UF atendidas configurada.

Assim quando a negociação selecionada for da UF que a filial atende o sistema irá buscar a regra fiscal de acordo com a UF da filial e a UF selecionada para a negociação. O sistema irá buscar uma regra fiscal que o estado de origem seja BA e estado origem SP.

Para saber mais sobre o cadastro das filiais do fornecedor matriz, clique aqui.

Leave a Reply