Compras > Consulta Negociação de Compra
Compras > Configurações > Parâmetro tolerância negociação

137 – Negociação de Compra Consultar
138 – Negociação de Compra Incluir
139 – Negociação de Compra Alterar
118 – Preço de Venda incluir
123 – Preço de Venda Alterar
1185 – Código de Referência e Descrição do Produto do Fornecedor
1240 – Alterar Status da Negociação
1514 – Alterar PIS/COFINS do cadastro de produtos
1450 – Alterar Tributação Estadual ICMS
1518 – Alterar Tributação Federal PIS e COFINS
1522 – Central de Relatórios do Produto
2093 – Usar custo considerando verba financeira
2321 – Importação de tabela de preços para negociação de compra
2640 – Usar valor combinado em pedidos de bonificação
O módulo Negociação de Compra tem como finalidade, registrar os custos, tributações, acréscimos e descontos que a rede varejista terá ao adquirir as mercadorias do fornecedor. Além disso, também é possível definir o preço de venda.
Para realizar uma negociação de compra multi-estado, a regra fiscal deve estar ativada e configurada para os estados que serão utilizados para negociação.
As negociações de compras são feitas a partir de um Contrato de Fornecimento, onde são definidos prazos de entrega e pagamento para o fornecedor.
Para incluir uma nova negociação de compra, seguir os seguintes passos:
- Incluir Nova Negociação de Compra.
Selecionar o fornecedor e buscar. Os contratos de fornecimento serão apresentados na consulta. Clicar no botão Ações e depois em “Nova negociação” ao lado do contrato de fornecimento desejado

2 . Informar a descrição e os estados que serão usados para a nova negociação, clique em Finalizar.

Após incluir a nova negociação, os itens do fornecedor serão apresentados na tela. Para informar o custo da mercadoria, tributação, descontos e preço de venda.

3. Para editar a negociação selecione a UF que deseja alterar a negociação:

4. Para alterar a negociação é necessário editar item a item clicando em cima da descrição do produto e depois no botão Editar.

5. Informe os valores que compõe o custo do produto, para salvar os valores de custo apenas para o estado selecionado na negociação clique em Salvar, para salvar e replicar o custo para todos os estados que estão na negociação clique em Salvar e Replicar para outras UFS:

6. É possível buscar o produto através da descrição ou referência digitando na barra de pesquisa que fica cima da descrição dos produtos.

7. Em Adicionar estados a esta negociação é possível incluir mais estados na negociação, para isso selecione os estados.

8. Clique em Adicionar:

Precificação do item pela negociação de compra
A região Preços de Venda da tela de edição da negociação de compra possibilita que o preço de venda do item seja definido durante o processo de negociação. Esse facilitador otimiza o tempo de liberação do item para a área de venda, por não ser necessário aguardar a etapa de precificação posterior ao recebimento, bem como viabiliza a precificação assertiva, uma vez que numa única tela são dispostas todas as informações necessárias para a definição do preço como os custos, margens, tributos entre outros.
As regiões que são apresentadas na negociação são as regiões de preço que pertencem a UF selecionada


Edição da Tabela de Preços
É possível editar a Tabela de Preços através da Consulta Negociação de Compra, clicando no botão “Ações”, escolha a opção “Editar Tabela de Preços”.

Será exibida a tela de Manutenção da Tabela de Preços informando o número da negociação que será editada e ordenadas as negociações de cada produto por UF:

Também é possível exportar e importar a Tabela de Preços para facilitar a edição dos custos clicando nos botões “Exportar para Excel” e “Importar Excel”. Será exibido o número da negociação e cada produto para cada UF da negociação, sendo possível alterar os custos de cada UF separadamente.
Exemplo:
Exportando arquivo Excel e alterando o custo bruto por embalagem do produto para a UF “MT” e realizando a importação da planilha alterada.

Após a importação o custo será alterado e salvo:

Importante atentar-se a algumas observações:
- Caso a planilha tenha sua estrutura alterada, a importação falhará.
- Somente os valores dos custos devem ser alterados; alterações em quaisquer outros campos (código interno, gtin principal, produto, etc) serão ignoradas.
- O número da negociação da planilha deve referenciar a mesma negociação que o usuário deseja atualizar.
- Em casos de valores com dízimas periódicas, o sistema arredondará (para cima ou para baixo) os valores em 6 casas decimais.
- O custo bruto por embalagem será priorizado na importação ao ERP. Somente se o custo por embalagem estiver zerado ou vazio é que será importado o custo bruto unitário.
- Caso o código interno seja alterado acidentalmente e o novo código pertença a um produto no ERP mas este produto não está na negociação selecionada, esta linha da planilha será ignorada.
- Se o usuário analisar a célula B11, irá perceber o carácter ‘ no início da célula. Esta é uma representação interna dos arquivos .xls e .xlsx para determinar quais campos são numéricos e quais campos são texto. Este carácter não deve ser removido em hipótese alguma.
- Os custos não podem ser negativos. Caso o custo bruto por embalagem seja zero ou vazio, o custo bruto unitário deve obrigatoriamente ser preenchido.
Negociação de compra para as UF atendida pelas filias do fornecedor matriz
Quando o fornecedor possuir filiais que atendem determinadas estados, na negociação de compra o sistema irá buscar a regra fiscal de acordo com a UF da filial e a UF selecionada para a negociação.
Exemplo:


Nesse caso o fornecedor matriz é do Mato Grosso, porém o mesmo tem filiais cadastradas com UF atendidas configurada.
Assim quando a negociação selecionada for da UF que a filial atende o sistema irá buscar a regra fiscal de acordo com a UF da filial e a UF selecionada para a negociação. O sistema irá buscar uma regra fiscal que o estado de origem seja BA e estado origem SP.
Para saber mais sobre o cadastro das filiais do fornecedor matriz, clique aqui.