Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Solicitações de Compra > Consultar

Permissões de Usuário:

713 – Alterar Pedido com Sugestão

197 – Alterar quantidades da solicitação de compra em aberto

195 – Consultar solicitação de compra

1495 – Excluir item da solicitação de compra

1494 – Excluir solicitação de compra

196 – Incluir solicitação de compra e produtos

2344 – Separação de solicitação de compra

2666 – Permitir cálculo da sugestão de quantidades na criação de uma solicitação de compra

 

O objetivo da Separação para compra no entreposto é facilitar as compras e negociações direto no fornecedor, por exemplo, compras feitas no ENTREPOSTO, onde a negociação e compra são em tempo real no “Box” do Fornecedor.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Compras > Solicitações de Compra > Consultar


2) Para gerar uma nova solicitação devemos clicar em INCLUIR NOTA SOLICITAÇÃO:


Devemos preencher os seguintes campos para criar uma nova solicitação:

  • Descrição: Nome que o usuário deseja informar a solicitação (exemplo Compras 14/07/2017).
  • Data da Compra: Esta data será a referência na geração dos dados no relatório solicitação de compra no período de uma semana (opcional).
  • Incluir itens a partir de: Define como serão inclusos os itens na solicitação. O usuário pode usar as opções Produtos ou Lista de Produtos.
  • Inserir Contagem de Estoque: (sim ou não) Deverá ser marcado quando o usuário deseja informar a quantidade do estoque físico atual.
  • Calcular sugestão de quantidades: Quando selecionado, o usuário deve informar para quantos dias deseja calcular a sugestão.

3) Após selecionar a forma que queremos incluir os itens, devemos clicar em ADICIONAR:

  • Inclusão por produtos:

  • Inclusão por listas:


4) Após selecionar os produtos desejados devemos clicar no botão SALVAR:


Preenchimento da Solicitação

Após selecionar a loja a qual se deseja solicitar os produtos, podemos iniciar o preenchimento. As quantidades serão salvas automaticamente após sair do campo.

  • Contagem Estoque: Caso tenha habilitado o checkbox de contagem, é possível informar a quantidade atual do estoque físico
  • Quantidade: Neste campo o usuário informa a quantidade a ser solicitada


É possível selecionar mais de uma loja ao mesmo tempo para o preenchimento utilizando a multi-seleção do campo “Loja”:

Serão exibidas somente as lojas que o usuário tem acesso.

Após a seleção das lojas necessárias, as mesmas serão exibidas para cada produto incluso na solicitação através da coluna “Loja”:

Filtrando um produto

Podemos selecionar somente um produto para preenchimento usando o filtro PRODUTO:


Prosseguir

5) Após o preenchimento de todos os dados da solicitação, devemos clicar em ENVIAR PARA SEPARAÇÃO DE ENTREPOSTO:

Ao enviar uma solicitação para separação de entreposto teremos duas opções de tipo de distribuição:

  • DSD – Direto nas Lojas
  • CD – Cross Docking

6) Selecionando a opção DSD – Direto nas Lojas, o usuário será direcionado para preenchimento dos dados para compra no entreposto.

Colunas

  • Produto – Descrição do produto solicitado
  • Código Interno – Código interno do produto solicitado
  • Loja – Nome da loja que solicitou o produto
  • Embalagem – Embalagem referência solicitada.
  • Qtd. Solicitada
  • Contagem – Quantidade em estoque físico informada pela loja na solicitação.
  • Box – Nome do Box do fornecedor que se deseja compra o produto.
  • Tipo de Pedido  – Tipo de pedido de compra com as opções “Compra” e “Bonificado”
  • Qtd. Comprada  – Quantidade que será inserida na geração do pedido de compra
  • Preço (R$) – Custo do produto que será inserido na geração do pedido de compra
  • Total (R$) – Quantidade Compra x Preço (R$)
  • Ações (Novo Box) – Possibilidade para comprar o produto de fornecedores diferentes para a mesma loja.

Campos que podem ser alterados

  • Embalagem – A embalagem conforme explicação acima é somente para referência para compra, mas pode ser alterada de acordo com a disponibilidade do fornecedor.
  • Qtd. Solicitada – A quantidade solicitada será alterada automaticamente de acordo com a embalagem informada. Isso evita que o comprador realize compras em excesso.
    Observe o produto ALFACE AMERICANA UN solicitado pela loja 1 com quantidade de 10 UN e embalagem 1. Imagine que durante a negociação no entreposto o fornecedor informou que só possui o produto com embalagem de 10 UN em cada ou 5 UN. Logo a quantidade solicitada passará a ser 1 para a embalagem com 10 UN e 2 para a embalagem com 5 UN. (quantidade solicitada  / embalagem).
  • Box – Neste campo o comprador informará o Nome do Box do fornecedor que se deseja compra o produto.

 

Caso o box que se está comprando o produto, ainda não esteja cadastrado em um fornecedor, o usuário poderá digitar seu nome e posteriormente cadastra-lo. O mesmo ficará com uma observação (Novo) após o nome informado:

Não é possível informar o mesmo box para a mesma loja, produto e tipo de pedido.

Os boxes listados serão os dos fornecedores que tem Nome do Box preenchido no Fornecedor divisão:

  • Tipo de Pedido – Neste campo o comprador selecionar o tipo de pedido que será gerado na finalização da solicitação. Teremos as opções “Compra” ou “Bonificado”.
 
Será possível selecionar o mesmo tipo de pedido para o mesmo item e loja se o box for diferente.
  • Qtd. Comprada – Neste campo o comprador deve preencher a quantidade que se seja comprar do produto.

Se a quantidade comprada for menor que a quantidade solicitada e a solicitação for do tipo de distribuição CD, será criada automaticamente uma solicitação com a quantidade pendente. Para que essa solicitação seja criada automaticamente, o parâmetro Gerar nova solicitação da quantidade não comprada da separação de entreposto com distribuição programada deve estar habilitado.

  • Preço (R$) – Neste campo o comprador deve preencher o preço negociado com o fornecedor.
  • Ações (Novo Box) – Podem haver situações onde para atender a quantidade solicitada, o comprador precisará comprar de mais de um fornecedor. Clicando em NOVO BOX será possível comprar o produto de fornecedores diferentes para a mesma loja.

Importante:

Os campos Embalagem, Box, Qtd. Comprada e Preço (R$) são salvos automaticamente ao sair do campo.

Selecionando a opção CD – Cross Docking será necessário informar uma loja CD como Local de Entrega:

O sistema terá o mesmo comportamento, porém o preenchimento da separação será somente para a Loja CD definida como Local de Entrega, a Qtd. Solicitada e Contagem serão a soma de todas as solicitações das lojas que tiverem quantidade solicitada maior que zero:

Após realizar o preenchimento, clique em Finalizar Solicitação para escolher o contrato de fornecimento do fornecedor do BOX selecionado:

Para gerar o pedido de compra do entreposto já com o status fechado, o usuário poderá utilizar um parâmetro do módulo de compras chamado “Fechar Automaticamente Pedido gerado pela Separação de Entreposto”. Para saber mais sobre as regras deste parâmetro, clique aqui.

Para consultar os pedidos gerados, clique em Visualizar:

O pedido será gerado com distribuição programada, onde o CD será o definido como local de entrega:

Adicionar Produtos

Caso necessário é possível incluir novos produtos a separação para entreposto clicando em ADICIONAR PRODUTOS:


Após buscar o produto desejado, ao clicar em SELECIONAR o produto será adicionado a separação em todas as lojas:


Para adicionar um produto já existente na separação em outras lojas, basta clicar em ADICIONAR PRODUTOS utilizando seu código interno:

Ao adicionar um produto em uma solicitação com Tipo de Distribuição CD – Cross Docking o sistema irá incluir somente para a Loja CD selecionada como Local de Entrega na criação do entreposto.

Finalizar Solicitação

Após preencher todas as quantidade e preços dos produtos que se deseja compra, devemos clicar em Finalizar Solicitação:


Para que a operação seja concluída algumas validações serão realizadas a fim de gerar corretamente os pedidos de compra:

  • A embalagem informada deve estar cadastrada no produto solicitado.
  • O produto deve estar em linha de para a loja que se deseja comprar.
  • O produto solicitado não pode ser de custo teórico.
  • O Box informado deve estar vinculado a um fornecedor divisão.
  • O fornecedor vinculado ao Box deve ser de Linha Indefinida.
  • O fornecedor vinculado ao Box deve possuir um Contrato de Fornecimento ativo.


Após a correção das divergências ao clicar em Finalizar Solicitação, os contratos vigentes para os fornecedores selecionados serão exibidos para escolha:


Após a escolha dos contratos de fornecimento corretos, ao clicar em Finalizar Solicitação serão gerados pedidos de compras com a informações preenchidas:


Para consultar os pedidos gerados a partir de uma separação para entreposto, bastar clicar em Visualizar:


Imprimir Separação

Após fechar a solicitação de compra, é possível realizar a impressão do PDF dos produtos de maneira Sintética, Analítica ou Excel:


A impressão da separação de entreposto usando o opção Sintética será exibida conforme imagem abaixo:

A impressão da separação de entreposto usando o opção Analítico será exibida conforme imagem abaixo:


Podemos gerar também um arquivo Excel:

Reabrir

Caso seja necessário alterar alguma informação após o fechamento da solicitação, devemos clicar em REABRIR, no entanto, a reabertura será permitida apenas quando não houver um pedido ativo para o produto vinculado ao box.

Para Reabrir a Separação de Entreposto, é necessário acessar a Solicitação de Compras origem e clicar no ícone “carrinho”, conforme destacado abaixo:

No caso abaixo, após finalizar a separação, observamos que havia sido incluído um box errado, pois o correto, seria gerar a solicitação utilizando o fornecedor “Produtor Rural” para ambos os produtos. Diante disso, realizamos a exclusão do pedido gerado incorretamente para reabrir a solicitação:

Ao realizar a exclusão do pedido é possível reabrir o pedido e editar o box incorreto. Veja o vídeo a seguir:

Ao acessar a solicitação novamente, será possível verificar os dois pedidos criados:

Onde o produto Alface Crespa pertence ao pedido 70306 e o Frango Congelado pertence ao pedido 70346.

Caso o usuário tente reabrir a separação com pedidos vinculados, será exibida a mensagem: “Apenas a separação dos fornecedores sem pedidos vinculados serão reabertas.”

Para saber mais, sobre como utilizar a funcionalidade, pedido de compras, clique aqui.

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