Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Solicitações de Compra da Loja

Permissões de Usuário: MB__info
713 – Alterar Pedido com Sugestão
197 – Alterar quantidades da solicitação de compra em aberto
195 – Consultar solicitação de compra
1495 – Excluir item da solicitação de compra
1494 – Excluir solicitação de compra
196 – Incluir solicitação de compra e produtos
2344 – Separação de solicitação de compra
2666 – Permitir cálculo da sugestão de quantidades na criação de uma solicitação de compra
 

O objetivo da Separação para compra no entreposto é facilitar as compras e negociações direto no fornecedor, por exemplo, compras feitas no ENTREPOSTO, onde a negociação e compra são em tempo real no “Box” do Fornecedor.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Compras > Solicitações de Compra da Loja

 


2) Para gerar uma nova solicitação devemos clicar em INCLUIR NOTA SOLICITAÇÃO:

 


Devemos preencher os seguintes campos para criar uma nova solicitação:

  • Descrição: Nome que o usuário deseja informar a solicitação (exemplo Compras 14/07/2017)
  • Data da Compra:  Esta data será a referência na geração dos dados no relatório solicitação de compra no período de uma semana (opcional)
  • Incluir itens a partir de: Define como serão inclusos os itens na solicitação. O usuário pode usar as opções Produtos ou Lista de Produtos
  • Inserir Contagem de Estoque: (sim ou não) Deverá ser marcado quando o usuário deseja informar a quantidade do estoque físico atual
  • Calcular sugestão de quantidades: Quando selecionado, o usuário deve informar para quantos dias deseja calcular a sugestão

 

3) Após selecionar a forma que queremos incluir os itens, devemos clicar em ADICIONAR:

  • Inclusão por produtos:

  • Inclusão por listas:

 


4) Após selecionar os produtos desejados devemos clicar no botão SALVAR:

 


Preenchimento da Solicitação

Após selecionar a loja a qual se seja solicitar produtos, podemos iniciar o preenchimento. As quantidades serão salvas automaticamente após sair do campo.

  • Contagem Estoque: caso tenha habilitado o checkbox de contagem, é possível informar a quantidade atual do estoque físico
  • Quantidade: neste campo o usuário informa a quantidade a ser solicitada

 


Filtrando um produto

Podemos selecionar somente um produto para preenchimento usando o filtro PRODUTO:

 


Imprimir

Clicando no botão imprimir é possível gerar o PDF para três tipos de relatório para a solicitação de compra selecionada:

  • Formulário para preenchimento manual
  • Analítico de uma loja
  • Analítico de todas as lojas

 


 

A impressão do Formulário para preenchimento manual (inclusão por produtos) será exibida conforme imagem abaixo:

 

A impressão do Formulário para preenchimento manual (inclusão por listas) será exibida conforme imagem abaixo:

 


A impressão do Analítico de uma loja será exibida conforme imagem abaixo:

A loja da impressão será a loja selecionada no combo. Todos os produtos da solicitação serão impressos.

 


A impressão do Analítico de todas as lojas será exibida conforme imagem abaixo:

 

Serão impressas todas as lojas da solicitação de compra para produtos com quantidade solicitada maior que zero.


Prosseguir

5) Após o preenchimento de todos os dados da solicitação, devemos clicar em ENVIAR PARA SEPARAÇÃO DE ENTREPOSTO:

 


6) O usuário será direcionado para preenchimento dos dados para compra no entreposto:

 


Colunas

  • Produto – Descrição do produto solicitado
  • Código Interno – Código interno do produto solicitado
  • Loja – Nome da loja que solicitou o produto
  • Embalagem – Embalagem referência solicitada.
  • Qtd. Solicitada
  • Contagem – Quantidade em estoque físico informada pela loja na solicitação.
  • Box – Nome do Box do fornecedor que se deseja compra o produto.
  • Qtd. Comprada
  • Preço (R$)
  • Total (R$) – Quantidade Compra x Preço (R$)
  • Ações (Novo Box) – Possibilidade para comprar o produto de fornecedores diferentes para a mesma loja.

Campos que podem ser alterados

  • Embalagem – A embalagem conforme explicação acima é somente para referência para compra, mas pode ser alterada de acordo com a disponibilidade do fornecedor.

 


  • Qtd. Solicitada – A quantidade solicitada será alterada automaticamente de acordo com a embalagem informada. Isso evita que o comprador realize compras em excesso.
    Observe o produto PAO DE MANDIOQUINHA KG solicitado pela loja 1 com quantidade de 20 KG e embalagem 1. Imagine que durante a negociação no entreposto o fornecedor informou que só possui o produto com embalagem de 10KG em cada. Logo a quantidade solicitada passará a ser 2. (quantidade solicitada  / embalagem) = ( 20 / 10 )

 


  • Box – Neste campo o comprador informará o Nome do Box do fornecedor que se deseja compra o produto.

 


O usuário pode aplicar o mesmo box para todas as lojas usando o botão 

 


Caso o box que se está comprando o produto, ainda não esteja cadastrado em um fornecedor, o usuário poderá digitar seu nome e posteriormente cadastra-lo. O mesmo ficará com uma observação (Novo) após o nome informado:


Os boxes listados serão os dos fornecedores que tem Nome do Box preenchido no fornecedor divisão:

 


  • Qtd. Comprada – Neste campo o comprador deve preencher a quantidade que se seja comprar do produto.

 


  • Preço (R$) – Neste campo o comprador deve preencher o preço negociado com o fornecedor.

 


  • Ações (Novo Box) – Podem haver situações onde para atender a quantidade solicitada, o comprador precisará comprar de mais de um fornecedor. Clicando em NOVO BOX será possível comprar o produto de fornecedores diferentes para a mesma loja.

 


Importante:

Os campos Embalagem, Box, Qtd.Comprada e Preço (R$) são salvos automaticamente ao sair do campo.


Adicionar Produtos

Caso necessário é possível incluir novos produtos a separação para entreposto clicando em ADICIONAR PRODUTOS:

 


Após buscar o produto desejado, ao clicar em SELECIONAR o produto será adicionado a separação em todas as lojas:

 


Para adicionar um produto já existente na separação em outras lojas, basta clicar em ADICIONAR PRODUTOS utilizando seu código interno:

 


Finalizar Solicitação

Após preencher todas as quantidade e preços dos produtos que se deseja compra, devemos clicar em FINALIZAR SOLICITAÇÃO:

 


Para que a operação seja concluída algumas validações serão realizadas a fim de gerar corretamente os pedidos de compra:

  • A embalagem informada deve estar cadastrada no produto solicitado.
  • O produto deve estar em linha de para a loja que se deseja comprar.
  • O produto solicitado não pode ser de custo teórico.
  • O Box informado deve estar vinculado a um fornecedor divisão.
  • O fornecedor vinculado ao Box deve ser de Linha Indefinida.
  • O fornecedor vinculado ao Box deve possuir um Contrato de Fornecimento ativo.

 


Após a correção das divergências ao clicar em FINALIZAR SOLICITAÇÃO, os contratos vigentes para os fornecedores selecionados serão exibidos para escolha:

 


Após a escolha dos contratos de fornecimento corretos, ao clicar em FINALIZAR serão gerados pedidos de compras com a informações preenchidas:

 


Para consultar os pedidos gerados a partir de uma separação para entreposto, bastar clicar em VISUALIZAR PEDIDOS:

 


Imprimir Separação

Após fechar a solicitação de compra, é possível realizar a impressão do PDF dos produtos de maneira Sintética ou Analítica:

 


A impressão da separação de entreposto usando o opção Sintética será exibida conforme imagem abaixo:

A impressão da separação de entreposto usando o opção Analítico será exibida conforme imagem abaixo:

 


Podemos gerar também um arquivo Excel:

 


A visualização da separação de entreposto usando o opção será conforme imagem abaixo:

 


Reabrir

Caso seja necessário alterar alguma informação após o fechamento da solicitação, devemos clicar em REABRIR:

Para reabrir uma solicitação, todos os pedidos vinculados devem ser excluídos.

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