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Permissões de Usuário: 3522 – Formas de Pagamento Bluesoft e-commerce

Através do menu formas de pagamento é possível realizar as configurações das formas de pagamentos realizados em seu e-commerce.

Para habilitar o processo de pagamento pelo site, será necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte Bluesoft

Para realizar a configuração, será necessário realizar os seguintes passos:

E-commerce > Cadastro > Bluesoft E-commerce > Formas de Pagamento

Selecione a opção desejada:

Pagamento na Loja

Pagamento ativo para a modalidade de entrega “Retirada“. O sistema retornará a opção habilitada por padrão. Para desabilitar basta retirar a selação do checkbox “Permitir o pagamento da compra no momento da entrega“.

Caso habilitada, informe lojas para restringir esse método de pagamento a lojas específicas. Deixe em branco para contemplar todas as lojas.


Cielo / Braspag

O sistema solicitará as seguintes informações:

  • Loja: Loja em que a opção de pagamento por cartão ficará habilitada.
  • Modalidade de Pagamento: Selecione a Modalidade de Pagamento mais aderente a necessidade. Existem três Modalidades de Pagamento disponíveis: “Retirada”, “Entrega” e “Todas”. A Modalidade de Pagamento pode ser segregada por loja, possibilitando uma customização mais assertiva.
  • Gateway de Pagamento: Selecione a integração da autorizadora que irá processar o pagamento, após preencha os campos com informações disponibilizadas pelo serviço de gateway. Será possível realizar integração com as autorizadoras Cielo e Braspag.
  • Merchant ID: ID fornecido para realizar a comunicação, este campo é composto por 37 caracteres hexadecimais.
  • Merchant Key: Chave fornecida para realizar a autenticação, este campo é composto por 41 caracteres.
  • Ativar Desconto na Forma de Pagamento(utilizando o preço fidelidade): Ao habilitar o parâmetro, será ativado desconto na modalidade de pagamento. O desconto será aplicado utilizando o valor de venda dos produtos configurado com o preço fidelidade, substituindo o conceito da oferta fidelidade, ou seja, não será necessário que o cliente seja fidelidade para a compra e aplicação de desconto.
  • Ativo: Habilitar/Desabilitar a modalidade de pagamento.

Ao lado das configurações, o sistema irá informar quais lojas estão com o pagamento online habilitado.

Ativar Desconto na Forma de Pagamento

Os produtos serão apresentados da seguinte forma no menu de oferta fideli

Na etapa de pagamento, para modalidades de pagamento com o parâmetro habilitado, será apresentado da seguinte forma:

O desconto será aplicado ao selecionar a modalidade e finalizar o pagamento.

Carteira Digital (Google Pay)

A Carteira digital, é uma forma eletrônica de armazenar e gerenciar meios de pagamento, como cartões de crédito e débito, permitindo realizar pagamentos através do mesmo de forma segura e rápida.

Para configurar, será necessário realizar o cadastro na Google Pay, para adquirir o Google Merchant ID. Para se cadastrar, clique aqui.

Após cadastrar-se, acesse o menu Formas de Pagamento (menu 2032), nas configurações das gateway Cielo/Braspag, preencha o campo com o Merchant ID disponibilizado, selecione o checkbox para ativar a carteira digital e salve as configurações.

Em seguida a opção de pagamento estará disponibilizada na etapa de pagamento da finalização do pedido.

No modal de pagamento que abrirá o usuário poderá selecionar cartões já cadastrados ou realizar novo cadastro.

Parcelamento

Configurações de Pagamento Parcelado.

  • Ativar Parcelamento: Ativar regras de para o Parcelamento.
  • Quantidade máxima de parcelas: Definirá a quantidade máxima de parcelas que poderão ser realizadas. Campo obrigatório.
  • Mostrar parcelamento nos produtos: Ao ativar checkbox, será possível visualizar abaixo dos produtos, no menu inicial e na página do produto a quantidade de parcelas disponíveis para cada item, seguindo as regras da configuração do parceamento.
  • Valor mínimo por parcela: Define o menor valor da parcela. Em pedidos onde o valor fica abaixo da regra, não será possível visualizar e selecionar opções de parcelamento. É possível desativar o campo com o digito “0”, sendo possível realizar o parcelamento de qualquer valor.
  • Valor mínimo do pedido para parcelamento: Define o valor mínimo do pedido. Em pedidos onde o valor fica abaixo da regra, não será possível visualizar e selecionar opções de parcelamento. É possível desativar o campo com o dígito “0”, sendo possível realizar o parcelamento de pedidos de qualquer valor.
  • Produto/ Departamentos: É possível definir as regras de parcelamento para produtos e departamentos específicos, sendo possível habilitar as regras para ambos. Ao não selecionar, as regras são aplicadas em todos os produtos conforme a configuração.

Poderá configurar conforme o desejado, habilitando cada regra incluindo valor aos campos.

Para inativar as regras “Valor mínimo por parcela” e “Valor mínimo do pedido para parcelamento” é obrigatório o digito zero “0” nos campos. Não é possível salvar a forma de pagamento com campos em branco.

Para desabilitar o Parcelamento, desabilite o checkbox “Ativar Parcelamento”.

Para realizar faturamento de pedidos que contenham parcelamento no pagamento, será obrigatório que as configurações do cartão e negociação estejam de acordo com o limite da “Quantidade máxima de parcelas”. Após as configurações será possível realizar faturamento de pedidos que contenham parcelamento, gerando duplicatas quitadas no valor de cada parcela.

A definição de regra para exibir o parcelamento seguirá da seguinte forma;

1º . Valor mínimo da parcela

2º . Quantidade máxima de parcelas

3º . Valor mínimo do pedido

Exemplo de Cadastro:

Valor Mínimo da parcela R$ 50,00

Quantidade Máxima de Parcelas = 6

Valor Mínimo do pedido = R$ 200.00

Pedido de compra = R$ 100,00

Valor minimo da parcela = OK

Quantidade Máxima de Parcelas = 2

Valor Mínimo do pedido = Não exibe o parcelamento

Pedido de compra = R$ 150,00

Valor minimo da parcela = OK

Quantidade Máxima de Parcelas = 3

Valor Mínimo do pedido = Não exibe o parcelamento

Pedido de compra = R$ 300,00

Valor minimo da parcela = OK

Quantidade Máxima de Parcelas = 6

Valor Mínimo do pedido = Exibe o parcelamento

No ERP todas as duplicatas serão geradas como quitadas.

Configuração Cartão

Financeiro > Cadastros > Carstões de Crédito/ Débito > Cartões

Será necessário que tenha um cadastro de cartão com o “Número Máximo de Parcelas” conforme a quantidade que será possível realizar a venda.

Para saber mais sobre as configurações do cadastro de cartões clique aqui.

Negociação de Cartões ( Taxas/Prazos )

A Negociação de Cartões define as condições (taxas e prazos) que a Autorizadora irá efetuar o pagamento para a loja. Será necessário criar uma negociação conforme a quantidade que será possível realizar a venda.

Para saber mais sobre as configurações da negociação clique aqui.

Cielo 3DS

O 3DS é o novo protocolo de autenticação do e-commerce, que traz para o usuário a melhor experiência de compra, além de aumentar a participação do cartão de débito no e-commerce, sendo válido para todas as transações, sejam de débito, crédito ou pré-pago e passa a responsabilidade do chargeback, por fraude, para o banco emissor.

Autenticação é o processo capaz de assegurar se o comprador é de fato o dono do cartão de crédito ou débito.
Autorização é o Processo capaz de verificar se o cartão pode ser utilizado pelo comprador para aquela compra.

Ao habilitar a integração a opção de pagamento será via validação de dados informados pelo cliente, o que será realizado ao efetuar o preenchimento dos dados e necessário a aprovação do banco para a finalização da compra. O processo será analisado e autorizado automaticamente pelo banco emissor.

Para autenticação, o sistema poderá solicitar ações por meio de tokens, SMS e ativações silenciosas para autorização.

Informações para preenchimento são fornecidas pelo serviço Cielo 3DS.

Antifraude

  • Ativar análise de antifraude: Opção para que os pedidos pagos online sejam analisados, para não houver fraude (Disponível apenas a integração com a CyberSource).
  • Provider Org ID: Fornecido pelo serviço de antifraude.
  • Provider Merchant ID: Fornecido pelo serviço de antifraude
  • Cancelar o pedido automaticamente se o risco for maior que o parâmetro (0 = Inativo): Após análise dos pedidos, caso essa opção esteja ativa, o e-commerce irá cancelar automaticamente os pedidos que possuem o alto risco de ser fraude. (Configuração de 0 à 100)

Obs: Caso a Modalidade de Pagamento seja habilitada apenas para Retirada, significa que não poderá ser feito pagamento no site, sendo assim não serão apresentadas formas de pagamento, pois reconhece automaticamente que a compra será paga na entrega da mercadoria.

 Rede

O sistema solicitará as seguintes informações:

  • Loja: Loja em que a opção de pagamento por cartão ficará habilitada.
  • Modalidade de Pagamento: Selecione a Modalidade de Pagamento mais aderente a necessidade. Existem três Modalidades de Pagamento disponíveis: “Retirada”, “Entrega” e “Todas”. A Modalidade de Pagamento pode ser segregada por loja, possibilitando uma customização mais assertiva.
  • PV ( Número de filiação) : ID fornecido pela Rede para realizar a comunicação
  • Token: Key fornecido pela Rede para realizar a autenticação
  • Ativar Desconto na Forma de Pagamento(utilizando o preço fidelidade): Ao habilitar o parâmetro, será ativado desconto na modalidade de pagamento. O desconto será aplicado utilizando o valor de venda dos produtos configurado com o preço fidelidade, substituindo o conceito da oferta fidelidade, ou seja, não será necessário que o cliente seja fidelidade para a compra e aplicação de desconto.
  • Ativo: Habilitar/Desabilitar a modalidade de pagamento.

Ao lado das configurações, o sistema irá informar quais lojas estão com o pagamento online habilitado.

As configurações de pagamento parcelado, segue conforme as informações citadas no gateway Cielo/Braspag.

Para ativar autenticação 3DS, será necessário ativar o checkbox da integração.

Após salvar, a autenticação e verificação de pagamentos serão realizados ao finalizar pedidos, solicitando que usuários realizem a autenticação para prosseguir o pedido.

Mundipagg

O sistema solicitará as seguintes informações:

  • Loja: Loja em que a opção de pagamento por cartão ficará habilitada.
  • Modalidade de Pagamento: Selecione a Modalidade de Pagamento mais aderente a necessidade. Existem três Modalidades de Pagamento disponíveis: “Retirada”, “Entrega” e “Todas”. A Modalidade de Pagamento pode ser segregada por loja, possibilitando uma customização mais assertiva.
  • Chave Pública: Chave fornecida pela Mundipagg para realizar a comunicação
  • Chave Secreta: Key fornecido pela Mundipagg para realizar a autenticação
  • Marcar a opção como Ativo.

Ao lado das configurações, o sistema irá informar quais lojas estão com o pagamento online habilitado.

Televendas

O sistema apresentará a seguintes informação:

Caso queira desativar a opção de pagamento através de televendas basta desmarca-lá.

Nas configurações de páginas, será possível realizar a configuração das instruções do pagamento por televendas.

Pagamento na entrega

O sistema apresentará a seguintes informação:

Caso queira desativar a opção de pagamento através de televendas basta desmarca-lá.

Caso habilitada, informe lojas para restringir esse método de pagamento a lojas específicas. Deixe em branco para contemplar todas as lojas.

Para configurar a modalidade de pagamento via PIX. Clique aqui

Se as opções estiverem ativas, o e-commerce exibirá a opção de escolha dos métodos de pagamentos ao Shopper.

O e-commerce não permite que ambos os pagamentos estejam desabilitados ao mesmo tempo

Cadastro de Cartões de Crédito e Débito

Para realizar o faturamento dos pedidos pagos pelo site será necessário informar a bandeira do cartão. Para realizar a alteração dos cartões, será necessário realizar os seguintes passos:

  1. Acessar o módulo Financeiro > Cadastros > Cartões de Crédito / Débito > Cartões
  2. Clicar no ícone de edição do cartão desejado
  3. Selecionar a bandeira desejada
  4. Clicar no botão

Para saber mais sobre o cadastro de cartões, clique aqui.

Ordem de Separação e Separação de Ordens de Serviço

Os pedidos pagos pelo site irão ignorar a permissão ( 2324 – Separar quantidade maior que a Solicitada ) e não poderão ser separados com uma quantidade superior a solicitada. Isso acontece porque a autorizadora de pagamento não permite que seja cobrado um valor maior do que o valor reservado no momento da compra no e-commerce.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

Conferência de Lotes

Os pedidos pagos pelo site irão ignorar a permissão ( 2324 – Separar quantidade maior que a Solicitada ) e não poderão ser conferidos com uma quantidade superior a solicitada. Isso acontece porque a autorizadora de pagamento não permite que seja cobrado um valor maior do que o valor reservado no momento da compra no e-commerce.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

E-mails

Os pedidos que foram pagos pelo site receberam a notificação para retirar a mercadoria somente quando houver o faturamento do mesmo.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.Os pedidos pagos pelo site irão ignorar o parâmetro “Prazo de Retirada”

Negociação de Cartões (Taxas / Prazos)

Para a identificação de taxas e outros valores para cartões utilizados para pagamento no site, o sistema utilizará as negociações vigentes já cadastradas.Para negociações de taxas diferentes entre loja física e e-commerce, o sistema não tratará nesse primeiro momento.

Duplicatas

Para os pedidos pagos pelo site, serão criadas duplicatas já quitadas. As que forem geradas via E-commerce possuem a informação: Venda a cliente via NF e-commerce, localizado no tipo de duplicata.

Cancelamento e Recusa de Notas

As notas geradas para pedidos pagos no site, serão canceladas de forma automática ao clicar em cancelar o pedido, realizando os seguintes processos: estorno do borderô, remoção da duplicata do borderô, cancelamento da nota fiscal com a justificativa “Pedido cancelado pelo cliente”e o cancelamento do pedido. Caso a nota fiscal não possa ser cancelada o sistema irá gerar uma nota de Recusa realizando o mesmo processo do cancelamento.

Inserir Informativo nas Formas de Pagamento

É possível inserir um informativo nas formas de pagamento a qual desejar. A informação será exibida ao consumidor no momento em que ele escolher a forma de pagamento antes de finalizar seu pedido no site.

Para isso, acesse o menu Formas de Pagamento Bluesoft e-commerce, escolha a forma de pagamento, insira a informação no campo “Informações na forma de pagamento”, e ative o checkbox “Ativar informações na forma de pagamento”.

Na sequência, acesse alguma loja e salve a informação.

Também é possível inserir imagens nos informativos.

Após inserir as informações e salvar, no site será demonstrado ao cliente da seguinte forma:

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