Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Transferência Interna > Requisição

Permissões de Usuário: MB__info

2841 – Requisição de Transferência Interna
229 – Transferência Interna Incluir

O objetivo desta ferramenta é gerar requisições de transferências internas para a separação da mercadoria antes do lançamento no estoque.

Após entrar na tela de Requisição de transferência interna, podemos buscar as que já existem ou criar uma nova requisição.

Filtros da busca de Requisição de Transferência Interna

Número da Requisição: Toda requisição criada gera um número de requisição e o filtro permite que essa busca seja realizada através desse número

Loja: Loja que realizou a requisição, a sua seleção é obrigatória para a busca.
Somente serão exibidas as lojas em que o usuário tem acesso, caso o mesmo não tenha acesso a nenhuma loja não será possível selecionar e, consequentemente, realizar a busca.

Período: Período de criação das requisições, seu preenchimento é obrigatório para consulta e por padrão ao acessar o menu o campo exibirá o período de 1 mês.

Tipo de Transferência: Busca as requisições que foram criadas para o tipo de transferência consumo ou insumo.

Descrição: O filtro de descrição possibilita que a busca seja realizada através do nome definido como descrição da requisição no momento da sua criação.

Status: Status da requisição se a mesma esta aberta, em separação, fechado ou concluído.

Para incluir uma nova Requisição de Transferência Interna basta clicar sobre o botão “INCLUIR”.

A tela seguinte exibida possui alguns campos para preenchimento na criação da requisição, sendo eles:

Descrição: Possibilita inserir uma descrição para a requisição que será criada, o texto é limitado em 50 caracteres e seu preenchimento é obrigatório.

Loja: É necessário selecionar a loja para qual a requisição será criada, assim como na busca só serão exibidas as lojas em que o usuário tem acesso, caso o mesmo não tenha acesso a nenhuma loja não será possível selecionar e consequentemente realizar a inclusão da requisição. Sua seleção é obrigatória.

Setor de transferência: Define para qual setor de transferência a requisição será criada, sua definição é obrigatória.

Tipo de transferência: Define se o tipo da transferência será para consumo ou insumo, caso o parâmetro “Controlar os produtos de consumo e insumo na transferência interna” estiver habilitado o sistema só buscará produtos que tiverem o tipo de produto selecionado conforme o tipo de transferência (consumo ou insumo). Sua definição é obrigatória.

Este parâmetro esta disponível no seguinte caminho:

Estoques e NF-e > Configurações > Parâmetros do módulo de Estoques e NF-e (Aba Transferências Internas ). Para saber mais, clique aqui.

Observação: Caso necessário é possível adicionar uma observação para a requisição que esta sendo criada, essa observação será exibida posteriormente na impressão da requisição clicando sobre o botão “imprimir” e esta limitada a 400 caracteres.

Status: Exibe o status atual da requisição, se a mesma esta aberta, em separação, fechado ou concluído.

Ao preencher as informações necessárias para inclusão da requisição, basta clicar sobre o botão “SALVAR” e prosseguir com a inclusão dos produtos clicando sobre o botão “ADICIONAR PRODUTOS

Abaixo um exemplo da inclusão de alguns produtos na requisição

Após adicionar os produtos para requisição as colunas exibidas respectivamente são:

Cód. Produto: Código dos produtos cadastrados no sistema.

Produto: Descrição do produto.

Und. Medida: Unidade de medida do produto, por exemplo, unidade.

Estoque disponível: Estoque disponível do produto, na inclusão de transferência interna (desktop e mobile) o estoque a ser considerado será o saldo do estoque disponível, isto é, estoque total subtraindo o estoque reservado, em 3º e futuro.

Quantidade solicitada: Quantidade a ser solicitada para requisição da transferência interna, a quantidade solicitada considera os parâmetros “Quantidade máxima por produto permitida para transferência interna” e “Permitir lançamento de transferência interna com estoque negativo ou zerado” (específico para o módulo desktop).

O produto que tem como principal finalidade uso e consumo, e não tem controle de estoque, não será listado para inclusão no lançamento de uma transferência interna, seja o objetivo da transferência o insumo ou o consumo.

Para adicionar as quantidades solicitadas basta clicar sobre o campo duas vezes e edita-lo as quantidades são salvas automaticamente ao sair do campo.

Estes parâmetros citados acima referente a Quantidade solicitada estão disponíveis no seguinte caminho

Estoques e NF-e > Configurações > Parâmetros do módulo de Estoques e NF-e (Aba Transferências Internas). Para saber mais, clique aqui.

Quantidade separada: Quantidade efetivamente separada, a quantidade separada não pode ultrapassar a quantidade solicitada do produto, só será possível inserir as quantidades separadas após clicar sobre o botão “SEPARAÇÃO“, assim como o campo de quantidade solicitada para preencher as quantidades separadas basta clicar sobre o campo duas vezes e preencher, as quantidades serão salvas automaticamente após sair do campo.

Após clicar sobre o botão “SEPARAÇÃO” o status da requisição é alterado para “Em separação” e o botão “REABRIR” e “FECHAR” são exibidos possibilitando a reabertura e fechamento da requisição conforme imagem acima.
Após clicar sobre o botão “FECHAR” o status da requisição é alterado para “Fechado“.

Permissões disponíveis conforme status da requisição:

Aberta: Sujeito a alterações de todos os campos e inclusão de itens.
Em Separação: Apenas as quantidades separadas podem ser alteradas.
Fechada: Nada mais poderá ser alterado. Se tiver ao menos um item com quantidade separada maior que zero, poderá ser selecionada para lançamento da transferência interna.
Concluído: Status após o lançamento da transferência interna. Nenhum campo da requisição poderá ser alterado com esse status.

Ações: Botão de excluir, possibilitando a exclusão dos produtos conforme necessidade.
Após clicar sobre o botão “SEPARAÇÃO” a opção de excluir produtos não ficará mais disponível, caso necessário basta clicar sobre o botão “REABRIR“.

Opção de imprimir:

É possível realizar a impressão da requisição clicando sobre o botão “IMPRIMIR“.
Segue abaixo o exemplo do relatório disponível para impressão:

Feito todo o processo do cadastro da requisição, incluindo os itens, definindo as quantidades solicitadas, separadas e fechando a requisição o próximo passo será prosseguir com a geração da transferência, frisando que, somente será possível prosseguir com as requisições fechadas e com ao menos um produto separado, podendo selecionar e prosseguir com mais de uma requisição de uma só vez.

Para isso basta clicar sobre a(s) requisição desejada e clicar em prosseguir:

Observação: O nosso cliente poderá selecionar mais de uma requisição para realizar lançamento das transferências internas.

Em seguida uma tela de preview é exibida com todos os itens dentro da transferência:

Ao confirmar clicando sobre o botão “CONFIRMAR“, as transferências internas serão lançadas. Poderá ter emissão de nota fiscal de perda caso tenha transferências para consumo e a UF da loja obrigue sua emissão.

Informações adicionais da nota fiscal

Observação: Poderão ser geradas mais de uma nota fiscal de perda se houver mais de um setor de transferência interna envolvido nas requisições selecionadas para lançamento. Será gerada uma nota por setor de transferência interna.

Abaixo exemplo de uma transferência com um produto do tipo insumo

Resultado da transferência

Observação: Assim como é feito no módulo de Inclusão de Transferência Interna, na Requisição de Transferência Interna não é possível selecionar o Estoque de Origem (Estoque de Venda/Estoque de Troca).

Leave a Reply