Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Outras > Emissão de Notas de Saídas

Permissões de Usuário:

Número – Nome da Permissão

3436 – Emissão de nota venda futura (antecipação)

Através do módulo Emissão de Notas de Saídas é possível emitir as notas fiscais de venda futura (antecipação) muito comum em situações de venda sob encomenda de produtos para entrega futura.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Ao acessar o módulo Emissão de Notas de Saída, temos os seguintes campos a serem preenchidos:
  • Tipo NF: Selecione a opção “Venda futura (antecipação)“;
  • Loja: Selecione a loja emitente;
  • Pessoa: Selecione o destinatário (cliente) da nota fiscal.

2. Ao alterar “Tipo NF” para a opção Venda futura (antecipação), será disponibilizado um novo campo chamado “Tipo de Produto“, que atualmente existe apenas a opção “Venda“:

3. Ao preencher todos os campos, selecione o botão para em seguida informar o(s) produto(s) da nota fiscal a ser criada, clicando no link “+ Adicionar Venda” no canto superior a direita:

4. Ao clicar no link + Adicionar Venda“, será disponibilizada a pesquisa de produtos para inclusão dos itens na nota fiscal. Nesta tela também é possível selecionar múltiplos produtos para incluí-los em lote, ao término da inclusão, clique no botão :

5. Ao clicar em , os itens serão exibidos na tela anterior onde será possível incluir o preço de venda e quantidade para cada produto a ser faturado preenchendo as colunas “Preço de venda” e “Quantidade“. Quando todos os produtos estiverem com os dados preenchidos, clique no botão para ser direcionado ao preview da nota fiscal:

6. No preview da nota fiscal é possível fazer uma revisão de todas as informações antes de faturar a nota.

Lembrando que esta nota fiscal não possui possibilidade de voltar, se for necessário ajustar alguma informação será necessário iniciar a operação novamente.

7. Feita a revisão das informações, clique no botão e a nota fiscal será faturada com sucesso:

Observações:

– A emissão da nota fiscal de simples faturamento decorrente de venda de entrega futura, não gera movimentação de estoque pois essa movimentação será gerada no faturamento da nota fiscal de circulação dos produtos.

– Para este tipo de nota fiscal emitida no Estado de SP, sempre será incluída a seguinte mensagem nas observações: “Nota Fiscal de Simples faturamento em venda para entrega futura, emitida nos termos do artigo 123, caput do RICMS/2000-SP”.

Para saber mais sobre o faturamento de nota fiscal de circulação de produtos, clique aqui.

Leave a Reply