Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Acordos > Para baixa de custo

Permissões:

1457 – Acordo de baixa de custo – Aprovar

2687 – Acordo de baixa de custo – Incluir para aprovação

3384 – Estornar acordo para baixar custo

Pela tela de Acordo para baixa de custo é possível fazer a geração de um acordo financeiro para redução dos custos comercias, onde os custos dos produtos envolvidos no acordo serão reduzidos em virtude do pagamento do estoque pelo fornecedor, onde, por exemplo, compra-se um produto no valor de R$ 1,00 e vendo a R$ 1,50, porém o produto não está vendendo ou gerando lucro, neste caso, faz-se um acordo com o fornecedor e baixa-se o preço e, para que o prejuízo com a baixa não seja apenas da loja, divide-se com o fornecedor, que paga a metade do valor dos produtos para baixar o custo.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Inclusão de acordo definindo valor antecipadamente

1) Devemos acessar o módulo Compras > Acordos > Para baixa de custo:


2) Após selecionar a Loja, o fornecedor e informar o valor do acordo, devemos clicar em PROSSEGUIR:

Informação importante: Não serão listadas divisões que estejam com o status Inativo. Para mais informações a respeito de status de divisão, clique aqui.

3) Em seguida, devemos informar para o produto desejado os valores para redução do custo. Podemos fazer isso de duas maneiras:

Informar o valor total do acordo para formação do novo custo:

Fazendo isso o sistema calculará o novo custo bruto e líquido baseado nos seguintes fatores:

  • Estoque atual
  • Custo bruto total
  • Custo líquido total
  • Valor total redução
Cálculo novo custo bruto:

( Custo bruto total – Valor total redução ) / Estoque atual

Cálculo novo custo líquido:

( Custo líquido total – Valor total redução ) / Estoque atual

Para o exemplo REFRI COCA ZERO temos os seguintes dados:

  • Estoque atual: 99.680 UNIDADES
  • Custo bruto total: R$ 406.001,52
  • Custo líquido total: R$ 367.816,21
  • Valor total redução: R$ 200,00
Cálculo novo custo bruto:

( 406.001,52 – 200,00 ) / 99.680 = R$ 4,071

Cálculo novo custo líquido:

( 367.816,21 – 200,00 ) / 99.680 = R$ 3,688


Informar o custo que desejamos para o produto especificado:

Fazendo isso o sistema calculará o valor total de redução para formar o novo custo bruto ou líquido baseado nos seguintes fatores:

  • Estoque atual
  • Custo bruto total
  • Custo líquido total
  • Custo bruto digitado
  • Custo líquido digitado
Cálculo novo custo bruto:

Custo bruto total – ( Custo bruto digitado * Estoque atual)

Cálculo novo custo líquido:

Custo líquido total – ( Custo líquido digitado * Estoque atual)

Para o exemplo PROD TESTE LIMPEZA CADASTRO temos os seguintes dados:

  • Estoque atual: 99,99
  • Custo bruto total: R$ 200,98
  • Custo líquido total:R$ 200,98
  • Custo bruto digitado: R$ 0,99
  • Custo líquido digitado: R$ 0,99
Cálculo novo custo bruto:

200,98 – ( 0,99 * 99,99 ) = R$ 101,99

Cálculo novo custo líquido:

200,98( 0,99 * 99,99 ) = R$ 101,99


Existe um parâmetro no contábil que poderá também reduzir o custo do contábil. Neste caso você deverá informar seu contador sobre esta operação.

4) Agora devemos preencher as informações financeiras para geração do acordo:

Forma de cobrança: para as formas abatimento, acordo comercial, boleto bancário, cartão, débito automático ou depósito em c/c, visualiza-se um campo para selecionar os dados bancários para pagamento; já nos pagamentos em dinheiro ou cheque esta informação não é solicitada.

Conta Bancária: informa a conta bancária que será preenchida na duplicata a ser gerada.

Data de vencimento: informar a data de vencimento do acordo.

Prioridade: normal ou baixa (informação utilizada pelo financeiro na priorização de pagamentos).

Modelo: selecionar o modelo de acordo promocional, com suas respectivas cláusulas definidas.

Valor total do Acordo: valor definido na tela anterior referente ao acordo entre o fornecedor e a loja para a baixa do custo do produto.

Observação: campo aberto para informações relevantes não informadas nos campos anteriores.


Inclusão de acordo definindo o valor de acordo na composição da baixa de custo nos itens

1) Devemos acessar o módulo Compras > Acordos > Para baixa de custo:

2) Se habilitado o checkbox Definir o valor de acordo na composição da baixa de custo nos itens não será necessário informar o valor total do acordo nesse momento. O valor do acordo será composto a medida que o valor for digitado nos itens:

3) Após selecionar a Loja e fornecedor devemos clicar em PROSSEGUIR:

4) Em seguida, devemos informar para o produto desejado os valores para redução do custo. Podemos fazer isso de duas maneiras:

Informar o valor total do acordo para formação do novo custo:

Fazendo isso o sistema calculará o novo custo bruto e líquido baseado nos seguintes fatores:

  • Estoque atual
  • Custo bruto total
  • Custo líquido total
  • Valor total redução
Cálculo novo custo bruto:

( Custo bruto total – Valor total redução ) / Estoque atual

Cálculo novo custo líquido:

( Custo líquido total – Valor total redução ) / Estoque atual

Para o exemplo REFRI COCA ZERO temos os seguintes dados:

  • Estoque atual: 99.680 UNIDADES
  • Custo bruto total: R$ 406.001,52
  • Custo líquido total: R$ 367.816,21
  • Valor total redução: R$ 200,00
Cálculo novo custo bruto:

( 406.001,52 – 200,00 ) / 99.680 = R$ 4,071

Cálculo novo custo líquido:

( 367.816,21 – 200,00 ) / 99.680 = R$ 3,688


Informar o custo que desejamos para o produto especificado:

Fazendo isso o sistema calculará o valor total de redução para formar o novo custo bruto ou líquido baseado nos seguintes fatores:

  • Estoque atual
  • Custo bruto total
  • Custo líquido total
  • Custo bruto digitado
  • Custo líquido digitado
Cálculo novo custo bruto:

Custo bruto total – ( Custo bruto digitado * Estoque atual)

Cálculo novo custo líquido:

Custo líquido total – ( Custo líquido digitado * Estoque atual)

Para o exemplo PROD TESTE LIMPEZA CADASTRO temos os seguintes dados:

  • Estoque atual: 99,99
  • Custo bruto total: R$ 200,98
  • Custo líquido total:R$ 200,98
  • Custo bruto digitado: R$ 0,99
  • Custo líquido digitado: R$ 0,99
Cálculo novo custo bruto:

200,98 – ( 0,99 * 99,99 ) = R$ 101,99

Cálculo novo custo líquido:

200,98( 0,99 * 99,99 ) = R$ 101,99


Existe um parâmetro no contábil que poderá também reduzir o custo do contábil. Neste caso você deverá informar seu contador sobre esta operação.

5) Agora devemos preencher as informações financeiras para geração do acordo:

Forma de cobrança: para as formas abatimento, acordo comercial, boleto bancário, cartão, débito automático ou depósito em c/c, visualiza-se um campo para selecionar os dados bancários para pagamento; já nos pagamentos em dinheiro ou cheque esta informação não é solicitada.

Conta Bancária: informa a conta bancária que será preenchida na duplicata a ser gerada.

Data de vencimento: informar a data de vencimento do acordo.

Prioridade: normal ou baixa (informação utilizada pelo financeiro na priorização de pagamentos).

Modelo: selecionar o modelo de acordo promocional, com suas respectivas cláusulas definidas.

Valor total do Acordo: valor definido na tela anterior referente ao acordo entre o fornecedor e a loja para a baixa do custo do produto.

Observação: campo aberto para informações relevantes não informadas nos campos anteriores.


Conclusão do Acordo de Baixa de Custo:

Incluir e aprovar acordo

Quando o usuário possuir as permissões 1457 e 2687 ao finalizar o acordo de baixa de custo será possível “Incluir e Aprovar Acordo” ou “incluir Acordo para Aprovação”.

Se o mesmo for incluído como aprovado não será mais possível alterá-lo.

Incluir acordo para aprovação

Se o usuário possuir apenas a permissão 1457 ao finalizar a inclusão do acordo de baixa de custo, o mesmo ficará com o status de pendente para aprovação.

A aprovação do acordo será feita através do módulo Consulta de acordos comerciais. Para saber mais sobre a aprovação do acordo de baixa de custo clique aqui.

Importante: Enquanto a aprovação ainda estiver pendente, os custos só serão baixados quando o acordo for aprovado e, caso os estoques sejam alterados antes da aprovação, os custos médios finais poderão ser diferentes do esperado.


É gerado o acordo, em PDF, com os dados financeiros, instruções, informações da nota fiscal, prestação de serviço, rescisão do acordo e campos para assinatura do fornecedor, loja e testemunhas. Segue modelo do acordo gerado:

bc3


A impressão de acordo quando o criador possuir assinatura no perfil é semelhante a imagem abaixo:


Após a geração do acordo em PDF, é confirmada a geração e lançado, automaticamente, uma duplicata a receber no valor total do acordo:

bc4

É possível consultar o acordo e a duplicata gerados na tela ‘Buscar Acordos’ seguindo o caminho:

Compras > Conta comercial do Fornecedor

bc5

Para realizar o estorno do acordo de baixa custo, será necessária a permissão 3384 – Estornar acordo para baixar custo.

Informação importante:

Ao estornar um acordo para baixa de custo, o valor total que foi baixado originalmente será retornado para o valor total de estoque dos produtos. No entanto, frisamos que este movimento pode gerar um aumento de custo não esperado caso o saldo de estoque esteja diferente do saldo que estava quando o custo foi baixado. Além disso, frisamos também que o custo não será alterado se o saldo de estoque estiver zerado ou negativo.

Caso o parâmetro contábil “Realizar a provisão da contabilização da apuração do acordo de baixa de custo para posterior reconhecimento do resultado nas vendas”, esteja configurado como “SIM”, o sistema contabilizará debitando o mapa ACORDOS PARA REDUÇÃO DE CUSTO e creditando o mapa PROVISÃO PARA POSTERIOR RECONHECIMENTO DO RESULTADO.

6) Ao clicar em estornar será possível estornar os acordo desejado.

Tela de justificativa do estorno em que suporta minimo de 15 caracteres e maximo 4000.

Ao filtrar os acordos estornados através do botão Listar ocorrências será possível visualizar a ocorrência informada no momento do cancelamento ou estorno.

Para saber mais sobre provisão de acordos, Clique aqui.

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