[box type=”bio”] Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Contas a Pagar > Consultar

[/box]

[box type=”download”] Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

134 – Contrato de Fornecimento Incluir

142 – Pedido Incluir

183 – Recebimento Incluir

322 – Contas a pagar Consultar

404 – Contas a Receber Consultar

[/box]

Adiantamento de Pagamento à Fornecedores, pode ser utilizada para pagamentos adiantados do valor total do pedido, ou para adiantamentos parciais (sinal).

A quitação deste tipo de duplicata, será na forma de abatimento na duplicata de pagamento. Ao confirmar o recebimento da nota de compra vinculada com pedido que possui o tipo de pagamento adiantado, a duplicata de adiantamento criada ao fechar o pedido será automaticamente utilizada como um abatimento da duplicata a pagar referente a nota fiscal.

No contrato de fornecimento, foi incluída a opção para informar que o Tipo de Pagamento é “Pagamento Adiantado“, conforme imagem abaixo. (Para mais informações de como criar um Contrato de Fornecimento clique aqui)
As demais informações do contrato de fornecimento, deverão ser incluídas, pois o mesmo será utilizado como referência para criar a duplicata no Recebimento de Mercadorias, especialmente em casos em que o adiantamento é parcial.

Ao criar um Pedido de Compra, utilizando o contrato que seja do tipo de pagamento adiantamento, na finalização do pedido será exibida uma tela com os valores das duplicatas para cada loja, que serão geradas com base no valor do pedido, conforme imagem abaixo. Você deverá informar o valor do adiantamento e data de vencimento da duplicata de adiantamento.

Ao clicar em Fechar Pedido, será exibida um pop-up avisando sobre a criação das duplicatas a pagar, conforme imagem abaixo.

Se houver a necessidade de reabrir o pedido de compra, ao finalizar o mesmo, serão exibidas as duplicatas geradas anteriormente, conforme imagem abaixo. Você poderá cancelar as duplicatas, se necessário, e criar outras com outros valores, caso o valor do pedido mude (com o tanto que as duplicatas geradas na primeira vez que o pedido foi fechado não estejam pagas).

A duplicata de adiantamento poderá ser paga como qualquer outra duplicata a pagar, com qualquer forma de pagamento disponível.

No Contas a Pagar, constam as Duplicatas de Pagamento de Adiantamento geradas referente ao Pedido de Compra, conforme imagem abaixo.

Será preciso quitar a duplicata de pagamento de adiantamento, assim será criada uma duplicata a receber, para que a mesma seja incluída como Abatimento, podendo compensar o valor do pagamento.

No Contas a Receber , constará a duplicata de compensação, gerada através da quitação da duplicata de pagamento, conforme imagem abaixo.

No processo do Recebimento de Mercadorias não houve mudanças.

Após o recebimento da nota fiscal de compra, será criada a duplicata de pagamento normalmente, já vinculando o abatimento (referente ao adiantamento), conforme imagem abaixo.

Para a quitação da duplicata de pagamento, na tela de Editar duplicata de pagamento, poderá ser feita a quitação da mesma, somente para este tipo de duplicata terá a opção Compensar no botão de ações conforme imagem abaixo.

 

 

Após clicar na opção Compensar Duplicata, irá aparecer uma tela para a seleção da data a qual deseja compensar conforme abaixo:

 

Confirme as informações e a nota fiscal irá aparecer como quitada no contas a pagar:

E automaticamente o título que consta no contas a receber também irá compensar:

[box type=”warning”]

  • Se por algum motivo tiver uma devolução, a duplicata será quitada integralmente e na NF de devolução será gerada a outra duplicata. (AR).
  • Caso no recebimento exista uma diferença de preço, não pode ser enviado para a conta comercial do fornecedor.

[/box]

Leave a Reply