Antecipação de Títulos Bluesoft

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro

Financeiro > Relatórios > Relatórios de Antecipação

Permissões de Usuário: MB__info

2310 – Consultar relatório de antecipação

931 – Parâmetros Financeiro

2338 – Solicitar Antecipação de Títulos Portal do Fornecedor

345 – Pedidos Download Consultar

O processo de antecipação normalmente acontece através do banco ou através de uma empresa responsável, onde o cliente disponibiliza duplicatas de notas fiscais com vencimentos maiores que 7 dias e o fornecedor pode solicitar a antecipação desse pagamento mediante a uma taxa estabelecida pelo banco ou pela empresa responsável.

Em geral, a maior parte dessa taxa fica com o banco. Dessa forma o fornecedor recebe um valor menor do que ele receberia na data de vencimento e o cliente recebe como desconto apenas um valor pequeno ou em alguns casos, nenhum desconto.

Pensando em otimizar a operação e trazer maior vantagem competitiva aos nossos clientes, disponibilizamos o Portal de Antecipações do Bluesoft ERP.

Para usar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

 

O primeiro passo é habilitar o parâmetro para utilização da antecipação de títulos através do Bluesoft ERP. Para isso, acesse a tela de Parâmetros do Módulo Financeiro:

Altere o parâmetro “Antecipação de Títulos Bluesoft” para o status Ativado e defina uma taxa fixa para antecipação.

A taxa fixa de antecipação é o valor que será descontado da duplicata caso o fornecedor solicite a antecipação. A grande vantagem na utilização dessa funcionalidade é que todo o desconto definido fica com o cliente e é possível definir uma taxa menor que a cobrada pelo banco para o Fornecedor.

 

Após ativar o parâmetro, é necessário definir quais fornecedores poderão solicitar antecipações através do portal.
Para isso, acesse o cadastro do Fornecedor e habilite o parâmetro abaixo:

 

Uma vez que o parâmetro do fornecedor seja habilitado, é necessário dar acesso para o Fornecedor ao portal.
Para isso, é necessário cadastrar uma pessoa responsável do fornecedor no ERP como Representante e criar um usuário com a permissão 2338 – Solicitar Antecipação de Títulos Portal do Fornecedor

Observação: é necessário que o usuário do fornecedor seja uma pessoa física por questões de segurança, uma vez que se dermos acesso ao fornecedor de forma genérica, qualquer funcionário desse fornecedor poderia acessar ao portal. Portanto, usuários específicos aumentam a segurança tanto para o cliente Bluesoft quanto para o fornecedor.

Feito isso, sempre que for dada entrada em uma nota fiscal desse fornecedor, a mesma ficará disponível no portal de antecipações. O fornecedor receberá um aviso conforme o exemplo abaixo:

Quando o representante do fornecedor acessar o Bluesoft ERP, ele será automaticamente redirecionado ao portal de antecipação e terá a seguinte visão:

 

A tela acima exibe todas as notas fiscais do fornecedor em questão que estão disponíveis para antecipação, isso é, duplicatas com data de vencimento maior que a data atual e que não estejam em um borderô no ERP. Nessa tela, o representante do fornecedor poderá realizar filtros e selecionar notas fiscais que deseja antecipar.

Período de Vencimento: permite filtrar notas fiscais por data de vencimento;

Nota Fiscal: permite filtrar notas fiscais por número;

Status da antecipação: permite filtrar notas fiscais pelo status da antecipação, podendo ser: não solicitado, solicitado, aprovado, rejeitado ou todos.

Nº da Nota Fiscal: exibe o número da nota fiscal do fornecedor;

Nº da parcela: exibe o número da parcela referente à nota fiscal;

Data de vencimento: data de vencimento da parcela;

Valor nominal: valor nominal da parcela, desconsiderando juros, multas e descontos;

Juros: valor de juros da parcela, se houver;

Desconto: valor de desconto da parcela, se houver;

Multa: valor de multa da parcela, se houver;

Valor líquido: valor líquido da parcela, ou seja, o valor após aplicar juros, multa e descontos sobre o valor nominal;

Valor taxa antecipação: valor que será descontado caso o fornecedor antecipe a parcela, esse valor é calculado conforma a taxa fixa que foi informada na tela de parâmetros do módulo financeiro;

Valor Antecipado: valor líquido que o fornecedor receberá em caso de antecipação, isso é, o valor líquido da duplicata menos o valor da taxa de antecipação;

Status: status atual da parcela.

 

Para solicitar uma antecipação, o representante do fornecedor poderá selecionar uma ou mais notas fiscais e clicar no botão “Solicitar Antecipação”:

Feito isso, para o representante do fornecedor as notas fiscais ficarão com o status “Solicitado” enquanto aguarda o retorno do cliente.

O cliente Bluesoft poderá visualizar no ERP todas as notas fiscais que foram solicitadas para antecipação, acessando o menu Financeiro > Relatórios > Relatório de Antecipação:

 

Loja: permite filtrar solicitações de antecipações por loja;

Fornecedor: permite filtrar solicitações de antecipação de um fornecedor específico;

Nº da duplicata: permite filtrar uma duplicata específica;

Buscar data por: permite definir qual será o tipo de período que será utilizado para filtro de data, podendo ser pela data de vencimento da duplicata ou pela data da última atualização da antecipação;

Período: determina o período de data que será utilizado para consulta;

Status: permite filtrar solicitações de antecipação por status, podendo ser: Aguardando aprovação, aprovado, reprovado ou todos;

Data da última atualização: exibe a data em que foi feita a última atualização da antecipação, podendo ser a data em que a a solicitação foi feita ou a data de aprovação/reprovação da mesma;

Fornecedor: exibe o fornecedor ao qual pertence a nota fiscal que foi solicitada para antecipação;

Duplicata: exibe o número da duplicata referente à nota no ERP;

Nº da Nota Fiscal: exibe o número da nota fiscal do fornecedor;

Valor líquido da duplicata: exibe o valor líquido a pagar desconsiderando a antecipação;

Valor taxa antecipação: exibe o valor que será descontado caso a duplicata seja antecipada;

Valor líquido da Antecipação: exibe o valor total que será pago ao fornecedor caso a duplicata seja;

Status: exibe o status atual da solicitação;

Ações: permite aprovar ou reprovar a solicitação.

 

Através dos botões da coluna “ações” o usuário poderá aprovar ou reprovar solicitações específicas. Caso queira aprovar ou reprovar antecipações em lote, basta selecionar as solicitações desejadas e utilizar os botões que encontram-se na parte inferior da tela:

 

Quando uma solicitação de antecipação é aprovada, o valor da taxa de antecipação é inserido na duplicata com um Desconto de Antecipação:

 

Além disso, as duplicatas que tiveram a solicitação de antecipação aprovada também são automaticamente inseridas em um borderô de EDI para facilitar o processo de pagamento ao fornecedor. O borderô criado fica disponível para autorização através do menu Financeiro > Contas a Pagar > Agendamentos EDI > Autorização de Agendamentos.
Uma vez autorizado, o borderô é automaticamente enviado ao banco para pagamento.

 

Gleyci Souza

Analista de Negócios na Bluesoft. Atua como Product Owner na equipe de desenvolvimento do módulo Financeiro do ERP.

Responder