CRM > Convênios > Convênio de Venda a Cliente
1751 – Baixar movimentos financeiros de convênio
1749 – Consultar convênio de funcionários com outras empresas
1748 – Consultar convênio de venda a cliente
1752 – Consultar estorno de baixas de convênio
1753 – Estornar baixas de convênio
1750 – Incluir movimento financeiro de convênio manual
Convênio de Venda a Cliente é quando uma empresa faz um convênio pré pago com uma loja varejista para que seus funcionários possam fazer compras na rede. É possível incluir saldo ao convênio pré pago adiantando um valor a ser utilizado pelos funcionários.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
Para utilizar essa ferramenta, primeiramente devemos habilitar um parâmetro para gerenciar Contas Financeiras nas Vendas para Conveniados, disponível em: Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro
Contas Financeiras nas Vendas para Conveniados: Se ativado, o sistema permitirá o gerenciamento de convênios por meio de uma conta financeira. Quando desativada, para cada venda de convênio será criada uma duplicata de cobrança. Recomenda-se manter este parâmetro ativado.

Após a configuração dos Parâmetros, será necessário cadastrar a empresa Conveniada, para mais informações de como é o funcionamento do Cadastro, Clique aqui.
Para consultar as movimentações de um convênio, siga os seguintes passos:
- Acesse: CRM > Convênio > Venda a Cliente;
- Loja: Selecione a Loja desejada ou Todas (Forneça um participante para consultar por todas as lojas);
- Selecione um Correntista: Selecione o(s) Correntista(s) ou Grupo de Correntistas;
- Selecione um Participante: Selecione um participante;
- Período de Lançamento: Selecione o período no qual deseja consultar (O período será limitado a 90 dias quando consultar por todas as lojas);
- Visão: Selecione entre Extrato, Consolidado por participante, Consolidado por correntista;
- Status Adiantamento: Selecione entre as opções Todos, Duplicata não Quitada, Valor já Utilizado ou Valor Disponível;
- Status Lançamento: Selecione entre as opções Todos, Aberto e Baixado;
- Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em
.

Caso o correntista não tenha uma conta financeira cadastrada será apresentado para ser feito a inclusão da conta financeira. Para incluir a conta financeira, informe um valor de saldo inicial de conta e clique em

Após incluir a conta financeira, será possível Incluir adiantamento do correntista.

Para Incluir adiantamento do correntista, siga os seguintes passos:
- Clique: Clique em
;
- Valor Total: Valor que será adiantado;
- Competência da duplicata: Mês de competência da duplicata de adiantamento;
- Data de Vencimento da Duplicata: Data de vencimento da duplicata de adiantamento;
- Forma de Pagamento: Selecione a forma de pagamento da duplicata de adiantamento: Boleto Bancário, Cartão, Cheque, Débito Automático, Deposito em C/C, Dinheiro, Abatimento ou PIX;
- Voltar: Caso desejar voltar para consulta sem gerar o adiantamento;
- Confirmar: Clique
.

O valor do adiantamento, após a quitação da duplicata, será acrescido ao saldo total do convênio da empresa, caso o parâmetro financeiro esteja configurado para isso. E poderá ser realizada a manutenção no menu Manutenção de Convênio.
Importante lembrar também que o estorno do adiantamento só é permitido se o valor do saldo da empresa conveniada for o mesmo da duplicata. Se o saldo já foi distribuído para os participantes, o estorno não será possível.
Fechamento das vendas:
O processo de fechamento das vendas consiste em, gerar as duplicatas das vendas realizadas e realizar a quitação delas, utilizando como abatimento o saldo de adiantamento disponível no final do dia de corte configurado no Cadastro de Convênio Pré Pago, para saber como configurar clique aqui.
É importante lembrar que o processamento só ocorrerá quando o valor de adiantamento for maior ou igual ao valor das vendas realizadas até a data de corte definida, caso contrário, o processo não finalizará, o usuário será notificado e terá de processar de forma manual.
Para saber como configurar as notificações de Problemas na Baixa Automática de Movimentos Financeiros na Central de notificações, clique aqui.
Caso o processo automático de fechamento não ocorra, o usuário poderá realizar o processo clicando no botão “Disparar apuração e Baixa Manual”
Para realizar o fechamento manual, siga os seguintes passos:
- Acesse: CRM > Convênio > Venda a Cliente;
- Loja: Selecione a Loja desejada ou Todas (Forneça um participante para consultar por todas as lojas);
- Selecione um Correntista: Selecione o(s) Correntista(s) ou Grupo de Correntistas;
- Selecione um Participante: Selecione um participante;
- Período de Lançamento: Selecione o período no qual deseja consultar (O período será limitado a 90 dias quando consultar por todas as lojas);
- Visão: Selecione a opção Extrato;
- Status Adiantamento: Selecione entre as opções Todos, Duplicata não Quitada, Valor já Utilizado ou Valor Disponível;
- Status Lançamento: Selecione entre as opções Todos, Aberto e Baixado;
- Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em
.

Quando o resultado da busca for apresentado:
- Selecione: Os movimentos desejados;
- Clique: Clique em “Disparar apuração e Baixa Manual”;
- Confirmar: Clique em “Sim”;
- Processo Iniciado: A mensagem “O processo de apuração e baixa manual foi disparado e será executado em segundo plano. Verifique o status posteriormente.” será apresentada;
- Processo Finalizado: No fim do processo serão geradas as duplicatas das vendas realizadas selecionadas e realizada a quitação delas, utilizando como abatimento o saldo de adiantamento disponível.
