Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Convênios > Convênio de Venda a Cliente

Permissões de Usuário:

1751 – Baixar movimentos financeiros de convênio

1749 – Consultar convênio de funcionários com outras empresas

1748 – Consultar convênio de venda a cliente

1752 – Consultar estorno de baixas de convênio

1753 – Estornar baixas de convênio

1750 – Incluir movimento financeiro de convênio manual

Convênio de Venda a Cliente é quando uma empresa faz um convênio pré pago com uma loja varejista para que seus funcionários possam fazer compras na rede. É possível incluir saldo ao convênio pré pago adiantando um valor a ser utilizado pelos funcionários.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Para utilizar essa ferramenta, primeiramente devemos habilitar um parâmetro para gerenciar Contas Financeiras nas Vendas para Conveniados, disponível em: Financeiro > Configurações > Parâmetros do Módulo Financeiro

Contas Financeiras nas Vendas para Conveniados: Se ativado, o sistema permitirá o gerenciamento de convênios por meio de uma conta financeira. Quando desativada, para cada venda de convênio será criada uma duplicata de cobrança. Recomenda-se manter este parâmetro ativado.

Após a configuração dos Parâmetros, será necessário cadastrar a empresa Conveniada, para mais informações de como é o funcionamento do Cadastro, Clique aqui.

Para consultar as movimentações de um convênio, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: CRM > Convênio > Venda a Cliente;
  2. Loja: Selecione a Loja desejada ou Todas (Forneça um participante para consultar por todas as lojas);
  3. Selecione um Correntista: Selecione o(s) Correntista(s) ou Grupo de Correntistas;
  4. Selecione um Participante: Selecione um participante;
  5. Período de Lançamento: Selecione o período no qual deseja consultar (O período será limitado a 90 dias quando consultar por todas as lojas);
  6. Visão: Selecione entre Extrato, Consolidado por participante, Consolidado por correntista;
  7. Status Adiantamento: Selecione entre as opções Todos, Duplicata não Quitada, Valor já Utilizado ou Valor Disponível;
  8. Status Lançamento: Selecione entre as opções Todos, Aberto e Baixado;
  9. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em .
Observação: O filtro de “Loja” na opção Todas deve ser selecionado um participante para a consulta tendo no filtro “Visão” a opção “Extrato”, agora, quando desejar realizar uma exportação com o filtro de “Loja” na opção Todas não deve ser selecionado o participante.

Caso o correntista não tenha uma conta financeira cadastrada será apresentado para ser feito a inclusão da conta financeira. Para incluir a conta financeira, informe um valor de saldo inicial de conta e clique em 

Após incluir a conta financeira, será possível Incluir adiantamento do correntista.

Para Incluir adiantamento do correntista, siga os seguintes passos:

  1. Clique: Clique em ;
  2. Valor Total: Valor que será adiantado;
  3. Competência da duplicata: Mês de competência da duplicata de adiantamento;
  4. Data de Vencimento da Duplicata: Data de vencimento da duplicata de adiantamento;
  5. Forma de Pagamento: Selecione a forma de pagamento da duplicata de adiantamento: Boleto Bancário, Cartão, Cheque, Débito Automático, Deposito em C/C, Dinheiro, Abatimento ou PIX;
  6. Voltar: Caso desejar voltar para consulta sem gerar o adiantamento;
  7. Confirmar: Clique .

O valor do adiantamento, após a quitação da duplicata, será acrescido ao saldo total do convênio da empresa, caso o parâmetro financeiro esteja configurado para isso. E poderá ser realizada a manutenção no menu Manutenção de Convênio.

O saldo do convênio pré-pago pode ser atualizado já na inclusão da duplicata de adiantamento, através da opção ‘Inclusão’ no parâmetro ‘Atualização do Saldo do Convênio Pré-Pago na Inclusão ou Quitação da Duplicata de Adiantamento’, nos Parâmetros do Módulo Financeiro.

Importante lembrar também que o estorno do adiantamento só é permitido se o valor do saldo da empresa conveniada for o mesmo da duplicata. Se o saldo já foi distribuído para os participantes, o estorno não será possível.

Fechamento das vendas:

O processo de fechamento das vendas consiste em, gerar as duplicatas das vendas realizadas e realizar a quitação delas, utilizando como abatimento o saldo de adiantamento disponível no final do dia de corte configurado no Cadastro de Convênio Pré Pago, para saber como configurar clique aqui.

É importante lembrar que o processamento só ocorrerá quando o valor de adiantamento for maior ou igual ao valor das vendas realizadas até a data de corte definida, caso contrário, o processo não finalizará, o usuário será notificado e terá de processar de forma manual.

Para saber como configurar as notificações de Problemas na Baixa Automática de Movimentos Financeiros na Central de notificações, clique aqui.

Caso o processo automático de fechamento não ocorra, o usuário poderá realizar o processo clicando no botão “Disparar apuração e Baixa Manual”

Para realizar o fechamento manual, siga os seguintes passos:

  1. Acesse: CRM > Convênio > Venda a Cliente;
  2. Loja: Selecione a Loja desejada ou Todas (Forneça um participante para consultar por todas as lojas);
  3. Selecione um Correntista: Selecione o(s) Correntista(s) ou Grupo de Correntistas;
  4. Selecione um Participante: Selecione um participante;
  5. Período de Lançamento: Selecione o período no qual deseja consultar (O período será limitado a 90 dias quando consultar por todas as lojas);
  6. Visão: Selecione a opção Extrato;
  7. Status Adiantamento: Selecione entre as opções Todos, Duplicata não Quitada, Valor já Utilizado ou Valor Disponível;
  8. Status Lançamento: Selecione entre as opções Todos, Aberto e Baixado;
  9. Buscar: Após preencher os filtros desejados, clique em .

Quando o resultado da busca for apresentado:

  1. Selecione: Os movimentos desejados;
  2. Clique: Clique em “Disparar apuração e Baixa Manual”;
  3. Confirmar: Clique em “Sim”;
  4. Processo Iniciado: A mensagem “O processo de apuração e baixa manual foi disparado e será executado em segundo plano. Verifique o status posteriormente.” será apresentada;
  5. Processo Finalizado: No fim do processo serão geradas as duplicatas das vendas realizadas selecionadas e realizada a quitação delas, utilizando como abatimento o saldo de adiantamento disponível.