Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Centro de Distribuição (CD) > Distribuição Forçada por Destinatário

Permissões de Usuário: MB__info

1630 – Distribuição Forçada por Loja

 

Após recebimento das mercadorias no Centro de Distribuição (CD) através do módulo Recebimento de Mercadorias ou Operações entre Lojas,  o CD efetuará a distribuição das mercadorias para as lojas por ele atendidas (filiais ou outras unidades).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de WMS > Centro de Distribuição (CD) > Distribuição Forçada por Destinatário

A Distribuição por loja (módulo distribuição forçada por loja) é definida uma loja e depois uma lista com todos os produtos que tenham estoque disponível para envio. Este módulo é usado para efetuar dois tipos de distribuições: forçada e por demanda.

Quando a quantidade a ser enviada para a loja é definida pelo comprador, a distribuição é forçada.

Na distribuição por demanda, o sistema sugere as quantidades a serem enviadas de cada produto para a loja destino de acordo com a necessidade da loja. Quando a quantidade a ser enviada pra a loja é de acordo com a trajetória de vendas do produto , a distribuição é por demanda.

Neste caso, no filtro “Incluir produtos sugeridos para distribuição?” deve estar marcado com a opção “sim”, para habilitar os demais filtros da tela que identificam a trajetória de vendas do produto.

Filtro:

  • Finalidade da Distribuição

– Selecione a finalidade Enviar para uma Loja, Movimentar Locais Estoque, Venda a Cliente

  • Remetente (CD)

– Selecione o Centro de Distribuição

  • Local de estoque de origem

– Selecione um local de estoque com estoque disponível

  • Incluir produtos sugeridos para distribuição?

– Selecione a opção sim para gerar uma sugestão por demanda baseada na venda, opção não deve incluir um produto manualmente para poder informar a quantidade a ser distribuída

  • Destinatário

– Selecione um destinatário para enviar a distribuição

  • Linha de compra do CD

– Selecione a opção “Somente produtos em linha”, é gerado a distribuição baseada nos produtos incluso na linha de compra CD, ou “Todos”, onde é gerado a distribuição de todos os produtos independente do produto está em linha.

  • Entradas de mercadorias do dia

– Informe uma data para listar os produtos baseada a partir de uma determinada entrada.

  • Desprezar itens já gerados hoje

– Selecione a opção Sim, se houver um lote já gerado o item os itens desse lote será desprezado na distribuição, caso informe não o item é considerado.

  • Desprezar vendas em oferta

– Selecione a opção sim, para desprezar as quantidades vendida em oferta, caso escolha a opção não é considerado a quantidade de venda com preço em oferta e norma.

  • Listar produtos sem venda/com venda

– Selecione as opção “Com Venda”, “Sem Venda”, “Ambos”. Filtrando pela por  “Desprezar produtos sem venda”, é possível  desconsiderar na sugestão da distribuição os produtos que não possui média de venda media no destinatário ou gerar uma sugestão apenas com produtos sem histórico de venda média.

  • Dias ideais de Cobertura

– Quantos dias o estoque demora para ficar abaixo do estoque de segurança.

  • Dias de reposição

– A sugestão de distribuição será baseada na regra Maior Venda Média ou por Media. Duvidas Clique aqui.

Ex: se um produto possui venda média diária de 5 caixas e você deseja abastecer a loja por 3 dias, serão sugeridas 15 caixas.

  • Curva ABC

– Selecione a classificação do Produto, A1 A2 A3, B1 B2 B3, C1 C2 C3, SC (Sem curva)

  • Distribuição por

– Se o parâmetro Estoque mínimo da filial de destino estiver ativo, essa opção não é exibida, caso opção for exposição mínima é possível selecionar Palete, Camada, Caixa e unidade

  • Departamento

– Selecione o primeiro nível da estrutura da classificação mercadológica, comum a muitos produtos. (Ex.: Bazar, Mercearia…)

  • Seção

– Selecione o segundo nível da estrutura da classificação mercadológica. Por exemplo, para o departamento Bazar, poderíamos ter as seções Material Escolar e Eletrônicos;

  • Grupo

– Selecione o terceiro nível da estrutura da classificação mercadológica, ou seja a sub divisão da seção. Exemplificando, para a seção Material Escolar poderíamos selecionar os grupos Caderno e Caneta.

  • Subgrupo

– Selecione o quarto e último nível da estrutura da mercadológica da classificação mercadológica. Como exemplos, poderíamos selecionar para os grupos já citados acima os seguintes subgrupos: para Caderno, Espiral e Brochura.

No módulo distribuição forçada por loja  também é possível efetuar movimentações horizontais, ou seja, transferências entre Locais de Estoque. Para isso, é necessário marcar a opção “movimentar locais de estoque” no campo “Finalidade da Distribuição”.

Também é possível selecionar o local de estoque que será considerado o ponto extra e estoque de segurança na movimentação entre os locais de estoque de Loja ou Centro de Distribuição.
Com isso, o processo de distribuição apresentará sugestão de abastecimento considerando o local de estoque configurado.
Para configurar um tipo de estoque a ser considerado no cálculo, basta acessar o cadastro da loja e selecionar em “Local de Estoque para Considerar Ponto Extra e Estoque de Segurança” o tipo de estoque desejado.

Atenção: Se configurado a opção “Nenhum”, o cálculo não será considerado.
Observação 1 : O local de estoque considerado para o cálculo do ponto extra e estoque de movimentação, deve ser igual ao local de estoque destino.
Por exemplo:

(Imagem da tela – Cadastro da loja)

(Imagem da tela – Distribuição Forçada por Destinatário)

Importante:  Para que o cálculo seja considerado é essencial que o parâmetro deve estar habilitado de acordo com a curva do produto a ser analisado.

Observação 1.1 : O produto deverá conter as suas respectivas quantidades cadastradas, para que seja considerado o ponto extra e estoque de segurança.


Observação 1.2 : É utilizado o cálculo antigo da logística e sugerimos é muito importante ter atenção no fator de estoque solicitado com o fator de estoque armazenado, para evitar fracionamento da caixa.

Ex: Armazenado nós temos um caixa com fator 8, porém foi solicitado caixa com o fator de 6 nesse caso solicitaria pegar 0,75 cx fracionando o endereço.

Observação 1.3 : Não é possível realizar a movimentação de um local unificado para um local de endereçamento.

Após selecionar a loja e os locais de estoque, devemos selecionar os itens e suas quantidades.

Após selecionar os produtos, as quantidades e clicar em gerar lote, será gerada um lote e caso tenha interesse em fazer o processo pelo WMS basta criar a  carga no Gerenciamento de carga e selecionar a finalidade o tipo “Movimentações Entre Locais de Estoque”.

Outra opção que o modulo possui é  venda a cliente. Para isso, é necessário marcar a opção “Venda a Cliente” no campo “Finalidade da Distribuição”.

2) Selecione a “Finalidade da Distribuição”  Enviar para uma loja

Selecione os demais campo s de acordo com sua necessidade e clique no botão .

Como selecionamos a opção para sugerir itens a quantidade a distribuir já estará preenchida.

3) Após confirmar as quantidades para separação clique no botão , onde os lotes serão gerados automaticamente. A próxima etapa é a Separação dos Lotes Logísticos.

Observação: O campo Venda Média e Dias de Reposição será exibido apenas quando for selecionado a Finalidade de Distribuição “Enviar Para uma Loja” e Incluir produtos sugeridos para distribuição. Quando o parâmetro gera lote automático na Distribuição Forçada por Destinatário estiver desabilitado e o usuário informar a Finalidade “Enviar Para uma Loja”  ou “Venda a Cliente”ao invés de gerar lotes automático é habilitado o botão , conforme imagem ilustrativa abaixo, duvidas sobre a parametrização Clique aqui.

Obs.: O campo estoque comprometido que corresponde o estoque reservado só será considerado para as lojas que possuir parâmetros da logística ativo.

4) Para prosseguir com a separação deve realizar a geração dos lotes manuais. Duvidas Clique aqui.

Campos da Grid:

  • Curva ABC
    – Curva ABC que o produto se encontra.
  • Código
    – Código interno do produto.
  • Descrição
    – Descrição do produto.
  • Em Trânsito
    – Estoque em trânsito.
  • Na Loja
    – Estoque da loja de destino.
  • no CD
    – Estoque total do CD.
  • Expo. no CD
    – Exposição minima no CD.
  • Comprometido
    – Estoque total reservado do CD.
  • Disponível
    – Estoque total disponível no CD.
  • Venda Média
    – Maior média de venda calculada do item.
  • Estoque de Segurança
    – É a quantidade informada no produto de estoque de segurança, que é utilizado de acordo com a parametrização da filial “Estoque minimo ou Exposição Mínima”. Duvidas clique aqui.
  • Em Paletes
    – Quantidade sugerida em paletes.
  • Em Caixas
    – Quantidade sugerida em caixa.
  • Comprometido para Destinatário
    – Quantidade que já se encontra reservado do produto para o destinatário.
  • Quantidade a Distribuir
    – Quantidade na qual foi sugerida de acordo com os parâmetros informado no filtro.

Métodos de cálculos utilizados para gerar uma Sugestão de Abastecimento. 

Importante: Para utilizar o parâmetro “Cálculo da Venda Média Diária (maior ou média de venda entre os períodos do “Dia anterior, 7 dias, 28 dias, 42 dias, 90 dias, 365 dias”) deve realizar a parametrização conforme manual WMS Parâmetros, duvidas clique aqui

Abaixo Exemplificamos os método de cálculo no qual

é utilizado para sugerir a quantidade a ser distribuída, baseada na parametrização “Estoque Mínimo”, duvidas clique aqui

1 º Método:
Neste método o ERP Bluesoft irá utilizar a regra da média de venda por Média ou Maior. Duvidas clique aqui.

Iniciaremos consultando a parametrização da filial destinatária é imprescindível verificar como o produto foi parametrizado na tela “Parametrização de Forma de Distribuição WMS”, duvidas clique aqui.

Com as parametrizações definida iremos gerar uma Distribuição com a  finalidade Enviar para Loja

  1. Acessar o menu WMS > Centro de Distribuição (CD) > Distribuição Forçada por Destinatário
  2. Selecione na opção Sim no filtro “Incluir produtos sugeridos para distribuição?”
  3. E selecione as demais opções de acordo com sua necessidade.

Observação: O filtro possui a opção despreza vendas em oferta, logo será desconsiderado da media de venda do produto as quantidade no qual foi vendida como oferta e promoção.

Em seguida clicar em prosseguir, a distribuição é gerada baseada na regra de calculo abaixo:

SASEM = (DR * MVD) – (EA + ET + ER) + PE

SACEMA = CEMA – (EA + ET + ER) + PE

Importante: Uma vez informado a quantidade de Estoque de Segurança é utilizado a “Melhor sugestão de Abastecimento” entre SASEM e SACEMA , caso contrario é considerado a sugestão baseada na formula SASEM.  A quantidade exibida de estoque comprometido no CD e Comprometido para o Destinatário é por local de estoque, ou seja o calculo da distribuição é por local de estoque selecionado.

Legenda

SASEM  = Sugestão de abastecimento Sem Estoque Mínimo

SACEMA = Sugestão de Abastecimento Com Estoque Mínimo Ativo

CEMA    = Com Estoque Mínimo Ativo(Estoque de Segurança)

DR          = Dias de Reposição dias;

MVD      = média de venda baseada na  ;;

EA          = Estoque Atual do Destinatário ;                               

ET          = Estoque em Trânsito para o Destinatário;        

ER          = Estoque reservado para o Destinatário;  

PE          = Ponto extra.

Abaixo Exemplificamos o método de cálculo

Primeiro iremos obter a “Sugestão de abastecimento Sem Estoque Mínimo”:

SASEM = (DR * MVD) – (EA + ET + ER) + PE

SASEM = (3 * 2,8257) – (3 – 0 – 0) + 10

SASEM = 15,4771

Em seguida iremos obter a “Sugestão de Abastecimento Com Estoque Mínimo Ativo”:

Consultamos o estoque de segurança informado no cadastro de produto que no caso é de 20 Caixas, então teremos:

CEMA = 20

SACEMA = CEMA – (EA + ET + ER) + PE

SACEMA = 20 -(3+0+0)+10 

SACEMA = 27

Como informa anteriormente é utilizado a Melhor sugestão de Abastecimento entre SASEM e SACEMA, neste exemplo a Melhor Sugestão de Abastecimento é de 27 caixas.

Observação: Caso o cálculo do resultado da regra SASEM ou SACEMA for negativo é considerado como zero. Se a quantidade da sugestão for fracionada a quantidade é arredonda sempre para maior. Quando a loja houver estoque negativo a quantidade de estoque do destinatário é considerada como estoque zero. 

2 º Método:
Este método só é utilizado pelo ERP Bluesoft, quando o (s) produto (s) não houver média de venda entre (1 dia anterior, 7 dias ou 42 dias) ou ou (1 dia anterior, 7 dias, 28 dias, 90 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias). Esse conceito só é utilizado quando não utilizar endereçamento, caso a filial possuir endereçamento a média é considerada conforme  quando não houve venda do produto é considerado a quantidade a ser distribuída conforme Parametrização de Forma de Distribuição WMS .

Exemplo: Vamos supor que foi parametrizado para utilizar o período de media de venda até 42 dias, porem nesse período não houve venda para o produto Acucar Bluesoft FD10 unidades, logo é consulta a maior venda do produto em sua historia que no caso é 4323 unidade que deve ser dividido por 30, onde obteremos a media de 144,1, como está em unidade e o produto sugerido seja em fardo deve ser dividir pelo fator de estoque, 144,1/10 = 14,41.

Com a média calculada iremos calcular a sugestão de abastecimento:

SASEM = (DR * MVD) – (EA + ET + ER) + PE

SASEM = (3*14,41) – (3-0-0) + 10

SASEM = 50,23

Caso informado quantidade de estoque de segurança é realizado o cálculo abaixo:

SACEMA = CEMA – (EA + ET + ER) + PE

SACEMA = 20 – (3 + 0 + 0) + 10

SACEMA = 27

Com dos valores calculados iremos utilizar a Melhor sugestão de Abastecimento entre SASEM e SACEMA, neste exemplo a Melhor Sugestão de Abastecimento é de 50,23 caixas.

3 º Método:
Este método só é utilizado pelo ERP Bluesoft em última hipótese, onde quando ocorrer de um produto (s) não tiver uma venda média histórica. A sugestão baseia-se em uma quantidade mínima, com base no estoque total disponível do remetente (CD – Abastecedor), multiplicado pelo fator mínimo do percentual de reposição que estiver configurado, aplicando uma divisão /100.

Exemplo: O Estoque disponível no CD- Abastecedor é igual 3200 Caixas, onde possui o percentual mínimo de reposição configurado de 7% conforme ilustrado na imagem abaixo.

S = ((ED * PM)/ 100))-EA-ET

S = ((3200*7%)/100)-1,2-0 = 1,04, logo a sugestão de abastecimento a ser gerada é de 1 caixa.

Parâmetros Dias de Cobertura da Exposição Mínima, Quantidade da exposição mínima a ser considerada no cálculo de Dias Exposição Mínima

Observação: Se na cobertura de estoque do destinatário o estoque de segurança em dias for maior que dias de idéias de cobertura de estoque, não será sugerido nenhuma quantidade, pois ainda há quantidade em estoque no disponível no destinatário.

Abaixo Exemplificamos o cálculo da média de venda baseada na Parametrização do Cálculo da Venda Média Diária

Parametrização 

O parâmetro abaixo mostra todas as informações necessárias para fazer o cálculo baseado através da regra maior , regra média , desprezar dias sem venda ou o peso . Duvidas Clique aqui.

Opção “Despreza Dias Sem Venda”:

Utiliza como fator de divisão apenas os dias que houver venda. Se em um período de 7 dias houver venda em apenas 4 dias ele utiliza o fator 4 para o cálculo da média.

Exemplo: Vamos supor que dentre da semana abaixo houve as seguintes vendas:

Segunda-feira houve uma venda de 5 unidades.

Terça-feira houve uma venda de 4 unidades.

Quarta-feira houve uma venda de 2 unidades

Quinta-feira houve venda de 1 unidade.

Sexta-feira , Sábado e Domingo Não houve venda.

Cálculo: 5 + 4 + 2 + 1= 12 / 4 = 3

Na venda regra por média. A média é baseada na soma das médias de vendas dos períodos: do dia anterior, 7 dias, 28 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias.

Exemplo:  No dia anterior houve uma média de venda de 3 com peso 1 , no período de 7 dias tive uma média de venda de 3 com peso 1 e no período de 28 dias houve uma média de venda 2,107  com o peso 1 nos outros períodos não houve venda, conforme ilustrado na imagem abaixo a regra de cálculo.

Regra por Média  = ((3+3+2,107)/3) = 2,702.

Regra por média  = ((soma da média dos períodos selecionados)/quantidade de peso parametrizada)= média de 2,702.

2 º Método:
Neste método o ERP Bluesoft irá utilizar a maior venda “média” entre os períodos variáveis : ( dia anterior, 7 dias, 28 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias) levando em consideração o peso informado.

Regra por Maior: É considerado a maior media de venda entre os períodos ( dia anterior, 7 dias, 28 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias).

Venda diaria.

Exemplo: Para calcular a nova média: É considerado a venda total do período * o peso, o resultado divide pelo período para saber a média.

EX:  21 venda total *2 peso  = 42/7 divide pelo período = 6 média.(Período 7 dias).

EX: 76 * 1 peso =76/42= 1,809 média. ( Período 42 dias ).

No exemplo acima é considerado a maior média de venda, que no caso é 6.

Importante: Independente da regra de média utilizada Maior ou Media o cálculo da sugestão é o mesmo já citado a cima:

“Sugestão de abastecimento Sem Estoque Mínimo”:

SASEM = (DR * MVD) – (EA + ET + ER) + PE

“Sugestão de Abastecimento Com Estoque Mínimo”:

SACEMA =  CEMA – (EA + ET + ER) + PE

Lembrando que uma vez informado a quantidade de estoque mínimo, será utilizado a Melhor sugestão de Abastecimento entre SASEM e SACEMA, neste exemplo a Melhor Sugestão de Abastecimento.

Observação: Vamos supor que foi parametrizado para utilizar as venda média do periodo 1, 7 e 28 dias, porem dentre esse periodo não houve venda.

Legenda das siglas:

ET = Estoque em trânsito

ER = Estoque reservado(Comprometido para Destinatário)

ES = Estoque de segurança do destinatário
EM = Quantidade de exposição mínima
PE = Ponto extra

PM = Percentual mínimo de estoque da loja em relação ao operador logístico.

DR = Dias de reposição acima do estoque de segurança
MVD = Média de Venda do produto,  que ocorrer dentre as variáveis (1 dia anterior, 7 dias ou 42 dias) ou (1 dia anterior, 7 dias, 28 dias, 90 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias) a depender de como foi realizado a parametrização citada ““. 

ED = Estoque disponível

EA = Estoque Atual destinatário

CEM = Cobertura da Exposição Minima

SASEM  = Sugestão de abastecimento Sem Estoque Mínimo

SACEMA = Sugestão de Abastecimento Com Estoque Mínimo Ativo

CEMA    = Com Estoque Mínimo Ativo

Importante:

No conceito estoque minimo não é utilizado 5% do estoque do CD, pois é utilizado a Melhor sugestão de Abastecimento entre SASEM e SACEMA.

Quando houver distribuição do tipo programada a mesma  foi gerada a partir de um pedido programado, esse tipo não é possível realizar a exclusão da reserva manualmente ou de forma automática uma vez que sua origem foi o pedido, caso necessario é recomendado gerar os lotes e realizar o cancelamento,  caso houver esse tipo com data expirada como a mesma não será excluída não será exibida como comprometida logo ao gerar a reserva o sistema irá validar a quantidade comprometida e não permitirá gerar o lote ou a reserva de estoque.


Para que seja filtrado apenas as filias vinculada ao CD é necessario que seja incluso as filiais que pertence ao abastecimento do CD na funcionalidade de linha de compra CD.

A inclusão de linha é por produto, então vinculado um produto a uma filial a mesma será exibida no filtro Destinatário.

Caso vinculado a loja a linha de compra CD com apenas um produto é possível gerar uma distribuição de qualquer outro produto deste que possua estoque no CD.

Filtro destinatário conforme cadastro Linha de compra CD

Quando selecionado a opção não no filtro “Incluir produtos sugeridos para distribuição?”  será exibido as lojas atendidas e não atendidas pelo Centro de Distribuição.

Lojas atendidasLojas Não atendidas

Observação: Para finalidade de venda a cliente é possível parametrizar se a base do custo de venda será sobre Preço de Venda / Custo da Ultima entrada ou Preço Médio.Duvidas, Clique Aqui. 

 

No exemplo abaixo o item selecionado acucar confeiteiro foi utilizado na sugestão baseada na quantidade sugerida o fator caixa com 18 unidade, pois quando selecionado a opção do filtro “Distribuição por” diferente de unidade o sistema utiliza o ultimo fator da embalagem cadastrada do produto para ser sugerido na distribuição. 

 

Disponível a partir da versão r230.05

Leave a Reply