Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Cadastro > Parametrização da Forma de Distribuição WMS 

Permissões de Usuário: MB__info

2853- Parametrização de Forma de Distribuição WMS – Operação: Consulta
 
2854 – Parametrização de Forma de Distribuição WMS – Operação: Editar

 

A tela Parametrização da Forma de Distribuição WMS”, foi criada com objetivo de tornar mais eficaz a forma de distribuição de produtos entre o Centro de distribuição e a loja, onde é possível parametrizar a quantidade mínima de estoque de segurança para manter os níveis de estoque suficiente, evitando falta de estoque diante da variabilidade da demanda e a incerteza do ressuprimento (repor item faltante) do produto quando necessário.

Nesta parametrização é definida a forma de distribuição: por palete, camada, caixa e unidade a nível de produto, onde ao utilizar o modulo de Distribuição forçada por Destinatário utilizando a opção Sim do filtro “Incluir produtos sugeridos para distribuição?” a quantidade sugerida para distribuição é baseada na parametrização. Duvidas sobre o modulo Distribuição Forçada por Destinatário”, Clique aqui.

 

 

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de WMS > Cadastro > WMS – Parametrização da Forma de Distribuir Produtos

Utilize os filtros abaixo de acordo com sua necessidade para realizar a busca dos produtos a serem parametrizado.

  • Fornecedor
    – Selecione um fornecedor divisão
  • Departamento
    – Selecione o primeiro nível da estrutura da classificação mercadológica, comum a muitos produtos. (Ex.: Bazar, Mercearia…)
  • Seção
    – Selecione o segundo nível da estrutura da classificação mercadológica. Por exemplo, para o departamento Bazar, poderíamos ter as seções Material Escolar e Eletrônicos;
  • Grupo
    – Selecione o terceiro nível da estrutura da classificação mercadológica, ou seja a sub divisão da seção. Exemplificando, para a seção Material Escolar poderíamos selecionar os grupos Caderno e Caneta.
  • Subgrupo
    – Selecione o quarto e último nível da estrutura da mercadológica da classificação mercadológica. Como exemplos, poderíamos selecionar para os grupos já citados acima os seguintes subgrupos: para Caderno, Espiral e Brochura.
  • Produto
    – Neste campo o usuário irá pesquisa os  itens o qual deseja  parametrizar.

2) Após realizar a busca marque ou desmarque uma ou mais curva e as lojas a serem parametrizada.

 

Caso queira visualizar os produtos que serão parametrizado clique no botão “Editar Produtos” é exibido a Grid com os itens filtrados.

 

 

Importante:  Caso queira editar a forma de distribuir os produtos na própria grid produto a produto, deve ser selecionado apenas uma loja e vários produtos ou varias lojas e um único produto. Quando editado os dados na própria Grid os mesmo serão salvo automaticamente. É exibido o botão “Editar produtos”, clique sobre o mesmo para que seja possível realizar a edição dos dados na Grid.

  • Selecione se a distribuição é por: Palete, Camada, Caixa ou unidade;
  • Digite a quantidade de estoque de segurança em unidade.
  • Digite a quantidade da embalagem Múltipla, opção apenas para distribuição em unidade.
  • Digite a quantidade do ponto extra em unidade. 
  • E marque se o item é Exclusivo(CrossDocking)

 

3) Para definir em lote a forma de distribuir  os produtos deve ser informado na área Distribuir por:

  • Selecione se a distribuição é por: Palete, Camada, Caixa ou unidade;
  • Digite a quantidade de estoque de segurança em unidade.
  • Digite a quantidade da embalagem Múltipla, opção apenas para distribuição em unidade.
  • Digite a quantidade do Ponto Extra em unidade
  • E selecione sim/não se o produto é Exclusivo Cross Docking.

 

Observação: Quando selecionado a opção unidade é habilitado o campo múltiplo, onde pode ser utilizado para exemplo abaixo:

Vamos supor que uma caixa de sabonete contem 20 pacotes com 10 unidades cada, totalizando 200 unidades de sabonetes.

 

A Distribuição deste sabonete foi parametrizado em unidade e  informado múltiplo de 10.

Ao gerar uma sugestão de abastecimento baseada em itens a ser sugeridos, vamos supor que para ressuprir o estoque da loja a sugestão é de 32 unidades, logo o sistema irá utilizar o calculo abaixo baseado na embalagem do pacote do sabonete que é de 10 unidades para ressuprir o estoque.

Sugestão = 32 unidades

Quantidade =  Múltiplo 10 unidades

Sugestão = (sugestão / múltiplo)* múltiplo  

Sugestão = (32/10)*10

Sugestão = 40, ou seja a sugestão foi baseada na quantidade do pacote do sabonete, logo não é necessário fracionar os pacotes de sabonetes.

 

4) Com as informações de distribuição informada clique no botão aplicar em seguida Sim, continuar.

 

5) Forma de distribuição alterada

 

5) Com os produtos parametrizado ao gerar uma “Distribuição Forçada por Destinatário” utilizando a opção “Incluir produtos sugeridos para distribuição?” a sugestão é baseada de acordo com a forma de distribuição parametrizada. Duvidas sobre o modulo Distribuição Forçada por Destinatário”, clique aqui.

6 ) Ao realizar a buscar de produtos é possível adicionar vários produtos adicionando item a item ou por um filtro de busca.

No exemplo abaixo já havia sido adicionando o item VODKA, porem é possível realizar uma nova busca de produto e adicionar novos itens, realize uma nova busca e inclua novos itens.

 

Ao clicar em selecionar é adicionando o novo item selecionando.

 

Caso queira desprezar um item ja incluso para seleção deve utilizar o botão de remover do filtro de produto.

Observação: A consulta do produto pode ser feito por qualquer tipo de embalagem, porem é retornado sempre o produto em unidade para ser parametrizado.

Importante: quando realizado a consulta sem passar algum filtro como parâmetro é retornado todos os itens porem não é possivel realizar a edição na propria Grid e ao confirmar as alteração o usuario deve ter atenção pois alteração é replicada a todos os produtos.

Disponível a partir da versão r230.05

Leave a Reply