Distribuição Forçada por Destinatário

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Logística > Centro de Distribuição (CD) > Distribuição Forçada por Destinatário

Permissões de Usuário: MB__info
1630 – Distribuição Forçada por Loja

 

Após recebimento das mercadorias no Centro de Distribuição (CD) através do módulo Recebimento de Mercadorias ou Operações entre Lojas,  o CD efetuará a distribuição das mercadorias para as lojas por ele atendidas (filiais ou outras unidades).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Logística > Centro de Distribuição (CD) > Distribuição Forçada por Loja

A Distribuição por loja (módulo distribuição forçada por loja) é definida uma loja e depois uma lista com todos os produtos que tenham estoque disponível para envio. Este módulo é usado para para efetuar dois tipos de distribuições: forçada e por demanda.

Quando a quantidade a ser enviada para a loja é definida pelo comprador, a distribuição é forçada.

Na distribuição por demanda, o sistema sugere as quantidades a serem enviadas de cada produto para a loja destino de acordo com a necessidade da loja. Quando a quantidade a ser enviada pra a loja é de acordo com a trajetória de vendas do produto , a distribuição é por demanda. Neste caso, o campo “Desprezar itens já gerados hoje” deve estar marcado com a opção “sim” para habilitar os campos “dias ideais de cobertura”, “dias de reposição” e “curva ABC” por exemplo, que identificam a trajetória de vendas do produto.

1

No módulo distribuição forçada por loja  também é possível efetuar movimentações horizontais, ou seja, transferências entre Locais de Estoque. Para isso, é necessário marcar a opção “movimentar locais de estoque” no campo “Finalidade da Distribuição”.

Outra opção que o modulo possui é  venda a cliente. Para isso, é necessário marcar a opção “Venda a Cliente” no campo “Finalidade da Distribuição”.

 

No exemplo abaixo utilizaremos como “Finalidade da Distribuição” a opção enviar para uma loja. Em seguida clique no botão 

 

 

O passo seguinte é a inclusão dos produtos e definição da quantidade que será enviada. Neste caso como há opção no filtro está selecionada para incluir produtos sugeridos para distribuição, serão incluídos os itens automaticamente

Após confirmar as quantidades para separação clique no botão  , onde os lotes serão gerados automaticamente. A próxima etapa é a Separação dos Lotes Logísticos.

 

Hugo Ferreira

Analista de Teste