Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Centro de Distribuição (CD) > Distribuição Forçada por Destinatário

Permissões de Usuário: MB__info
1630 – Distribuição Forçada por Loja

 

Após recebimento das mercadorias no Centro de Distribuição (CD) através do módulo Recebimento de Mercadorias ou Operações entre Lojas,  o CD efetuará a distribuição das mercadorias para as lojas por ele atendidas (filiais ou outras unidades).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de WMS > Centro de Distribuição (CD) > Distribuição Forçada por Loja

A Distribuição por loja (módulo distribuição forçada por loja) é definida uma loja e depois uma lista com todos os produtos que tenham estoque disponível para envio. Este módulo é usado para para efetuar dois tipos de distribuições: forçada e por demanda.

Quando a quantidade a ser enviada para a loja é definida pelo comprador, a distribuição é forçada.

Na distribuição por demanda, o sistema sugere as quantidades a serem enviadas de cada produto para a loja destino de acordo com a necessidade da loja. Quando a quantidade a ser enviada pra a loja é de acordo com a trajetória de vendas do produto , a distribuição é por demanda. Neste caso, o campo “Desprezar itens já gerados hoje” deve estar marcado com a opção “sim” para habilitar os campos “dias ideais de cobertura”, “dias de reposição” e “curva ABC” por exemplo, que identificam a trajetória de vendas do produto.

No módulo distribuição forçada por loja  também é possível efetuar movimentações horizontais, ou seja, transferências entre Locais de Estoque. Para isso, é necessário marcar a opção “movimentar locais de estoque” no campo “Finalidade da Distribuição”.

Outra opção que o modulo possui é  venda a cliente. Para isso, é necessário marcar a opção “Venda a Cliente” no campo “Finalidade da Distribuição”.

 

No exemplo abaixo utilizaremos como “Finalidade da Distribuição” a opção enviar para uma loja,  a distribuição pode ser por Unidade, Caixa, Camada ou  Pallet, no nosso caso selecionamos por Caixa. Em seguida clique no botão 

 

 

O passo seguinte é a inclusão dos produtos e definição da quantidade que será enviada. Neste caso como há opção no filtro está selecionada para incluir produtos sugeridos para distribuição, serão incluídos os itens automaticamente

Após confirmar as quantidades para separação clique no botão  , onde os lotes serão gerados automaticamente. A próxima etapa é a Separação dos Lotes Logísticos.

Observação: O campo Venda Média e Dias de Reposição será exibido apenas quando for selecionado a Finalidade de Distribuição “Enviar Para uma Loja” e Incluir produtos sugeridos para distribuição. Quando o parâmetro Gera lote automático na Distribuição Forçada por Destinatário estiver desabilitado e o usuário informar a Finalidade “Enviar Para uma Loja”  ou “Venda a Cliente”ao invés de gerar lotes automatico é habilitado o botão , conforme imagem ilustrativa abaixo, duvidas sobre a parametrização clique aqui.

Para prosseguir com a separação deve realizar a geração dos lotes manuais. Duvidas Clique aqui.

 

Métodos de cálculos utilizados para gerar uma Sugestão de Abastecimento:

 

1 º Método:
Neste método o ERP Bluesoft irá utilizar a melhor venda “média” que pode ser entre os períodos variáveis : (1 dia anterior, 7 dias ou 42 dias).

Exemplo:

Iniciaremos consultando a parametrização da filial destinatária, se possui Dias de Reposição, verificando se mesma possui Dias de Reposição e Cobertura.

Também é imprescindível verificar se a Exposição Min’ma e Ponto Extra está habilitado a ser considerado na distribuição.

 

Parametrização

Cliente não utiliza exposição mínima. Duvidas Clique aqui.

 

Em seguida deve ser consultado no cadastro do produto na aba Sortimentos se temos quantidade informada para exposição mínima e ponto extra.

 

Agora na aba de venda do produto é possível identificar qual a melhor media de venda diária, no caso do produto abaixo é de 42 dias, onde totalizando o periodo (6+373+369+389+419+479=2035)/42(dias), chegamos no resultado de uma media de venda de 48,45.

 

Para este exemplo de distribuição estamos informando 3 dias de reposição a serem considerado no calculo

 

 

Agora com a sugestão gerada na imagem abaixo, podemos verificar que a quantidade sugerida de 34 fardos, onde foi baseia-se na formula abaixo:

S =  ((ES +(DR x MVD)/EMB))-EA-ET

S = ((200+(3*48,4523))/10)-1,2-0 = 33,5699, logo a sugestão de abastecimento é arredonda sempre para maior, então neste caso foi para 34 Fardos.

 

 

2 º Método:
Este método só é utilizado pelo ERP Bluesoft, quando o (s) produto (s) não tiver movimento de venda “medio” dentre (1 dia anterior, 7 dias ou 42 dias). Logo, o seu comportamento será pesquisar o melhor movimento médio de venda em sua história na loja destino, e quando encontrado o valor aplica-se uma divisão por 30 “dias”, subtraindo o estoque atual, que resulta na melhor média de venda

Exemplo: A media de venda da historia do produto é de 144,1,  logo a sugestão de abastecimento será de 62 fardos.

S =((200+(3*144,1)/10))-1,2-0 = 62,03

 

3 º Método:
Este método só é utilizado pelo ERP Bluesoft em última hipótese, onde quando ocorrer de um produto (s) não tiver uma venda média histórica. A sugestão baseia-se em uma quantidade mínima, com base no estoque total disponível do remetente (CD – Abastecedor), multiplicado pelo fator mínimo do percentual de reposição que estiver configurado, aplicando uma divisão /100.

Exemplo: O Estoque disponível no CD- Abastecedor é igual 3200 Caixas, onde possui o percentual mínimo de reposição configurado de 7% conforme ilustrado na imagem abaixo.

S = ((ED * PM)/ 100))-EA-ET

S = ((3200*7%)/100)-1,2-0 = 1,04, logo a sugestão de abastecimento a ser gerada é de 1 caixa.

 

 

Legenda das siglas:

ET = Estoque em trânsito

ES = Estoque de segurança do destinatário
EM = Quantidade de exposição mínima
PE = Ponto extra

DR = Dias de reposição acima do estoque de segurança
MVD =  Melhor Média de Venda do produto,  que ocorrer dentre as variáveis; (Dia Anterior, 7 dias ou 42 dias). Caso não houver movimentação dentre estes períodos, logo é verificado a melhor média de venda da história do produto.
EMB = Embalagem do produto

ED = Estoque disponivel

EA = Estoque Atual Destinatário

S = Sugestão de abastecimento

 

Observação: Se na cobertura de estoque do destinatário o estoque de segurança em dias for maior que dias de Ideias de cobertura de estoque, não será sugerido nenhuma quantidade, pois ainda a quantidade em estoque no disponível no destinatário.

 

Importante:

Para que seja filtrado apenas as filias vinculada ao CD é necessario que seja incluso as filiais que pertence ao abastecimento do CD na funcionalidade de linha de compra CD.

A inclusão de linha é por produto, então vinculado um produto a uma filial a mesma será exibida no filtro Destinatário.

Caso vinculado a loja a linha de compra CD com apenas um produto é possível gerar uma distribuição de qualquer outro produto deste que possua estoque no CD.

 

Filtro destinatário conforme cadastro Linha de compra CD

 

Comments are closed.