Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Centro de Distribuição (CD) > Distribuição Forçada por Destinatário

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1630 – Distribuição Forçada por Loja

 

Após recebimento das mercadorias no Centro de Distribuição (CD) através do módulo Recebimento de Mercadorias ou Operações entre Lojas,  o CD efetuará a distribuição das mercadorias para as lojas por ele atendidas (filiais ou outras unidades).

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de WMS > Centro de Distribuição (CD) > Distribuição Forçada por Destinatário

A Distribuição por loja (módulo distribuição forçada por loja) é definida uma loja e depois uma lista com todos os produtos que tenham estoque disponível para envio. Este módulo é usado para efetuar dois tipos de distribuições: forçada e por demanda.

Quando a quantidade a ser enviada para a loja é definida pelo comprador, a distribuição é forçada.

Na distribuição por demanda, o sistema sugere as quantidades a serem enviadas de cada produto para a loja destino de acordo com a necessidade da loja. Quando a quantidade a ser enviada pra a loja é de acordo com a trajetória de vendas do produto , a distribuição é por demanda.

Neste caso, no filtro “Incluir produtos sugeridos para distribuição?” deve estar marcado com a opção “sim”, para habilitar os demais filtros da tela que identificam a trajetória de vendas do produto.

Filtro:

  • Finalidade da Distribuição

– Selecione a finalidade Enviar para uma Loja, Movimentar Locais Estoque, Venda a Cliente

  • Remetente (CD)

– Selecione o Centro de Distribuição

  • Local de estoque de origem

– Selecione um local de estoque com estoque disponível

  • Incluir produtos sugeridos para distribuição?

– Selecione a opção sim para gerar uma sugestão por demanda baseada na venda, opção não deve incluir um produto manualmente para poder informar a quantidade a ser distribuída

  • Destinatário

– Selecione um destinatário para enviar a distribuição

  • Linha de compra do CD

– Selecione a opção “Somente produtos em linha”, é gerado a distribuição baseada nos produtos incluso na linha de compra CD, ou “Todos”, onde é gerado a distribuição de todos os produtos independente do produto está em linha.

  • Entradas de mercadorias do dia

– Informe uma data para listar os produtos baseada a partir de uma determinada entrada.

  • Desprezar itens já gerados hoje

– Selecione a opção Sim, se houver um lote já gerado o item os itens desse lote será desprezado na distribuição, caso informe não o item é considerado.

  • Desprezar vendas em oferta

– Selecione a opção sim, para desprezar as quantidades vendida em oferta, caso escolha a opção não é considerado a quantidade de venda com preço em oferta e norma.

  • Listar produtos sem venda/com venda

– Selecione as opção “Com Venda”, “Sem Venda”, “Ambos”. Filtrando pela por  “Desprezar produtos sem venda”, é possível  desconsiderar na sugestão da distribuição os produtos que não possui média de venda media no destinatário ou gerar uma sugestão apenas com produtos sem histórico de venda média.

  • Dias ideais de Cobertura

– Quantos dias o estoque demora para ficar abaixo do estoque de segurança.

  • Dias de reposição

– A sugestão de distribuição será baseada na regra Maior Venda Média ou por Media. Duvidas Clique aqui.

Ex: se um produto possui venda média diária de 5 caixas e você deseja abastecer a loja por 3 dias, serão sugeridas 15 caixas.

  • Curva ABC

– Selecione a classificação do Produto, A1 A2 A3, B1 B2 B3, C1 C2 C3

  • Distribuição por

– Se o parâmetro Estoque mínimo estiver ativo, essa opção não é exibida, caso opção for exposição mínima é possível selecionar Palete, Camada, Caixa e unidade

  • Departamento

– Selecione o primeiro nível da estrutura da classificação mercadológica, comum a muitos produtos. (Ex.: Bazar, Mercearia…)

  • Seção

– Selecione o segundo nível da estrutura da classificação mercadológica. Por exemplo, para o departamento Bazar, poderíamos ter as seções Material Escolar e Eletrônicos;

  • Grupo

– Selecione o terceiro nível da estrutura da classificação mercadológica, ou seja a sub divisão da seção. Exemplificando, para a seção Material Escolar poderíamos selecionar os grupos Caderno e Caneta.

  • Subgrupo

– Selecione o quarto e último nível da estrutura da mercadológica da classificação mercadológica. Como exemplos, poderíamos selecionar para os grupos já citados acima os seguintes subgrupos: para Caderno, Espiral e Brochura.

 

No módulo distribuição forçada por loja  também é possível efetuar movimentações horizontais, ou seja, transferências entre Locais de Estoque. Para isso, é necessário marcar a opção “movimentar locais de estoque” no campo “Finalidade da Distribuição”.

Outra opção que o modulo possui é  venda a cliente. Para isso, é necessário marcar a opção “Venda a Cliente” no campo “Finalidade da Distribuição”.

2) Selecione a “Finalidade da Distribuição”  Enviar para uma loja

 

Selecione os demais campo s de acordo com sua necessidade e clique no botão .

Como selecionamos a opção para sugerir itens a quantidade a distribuir já estará preenchida.

3) Após confirmar as quantidades para separação clique no botão , onde os lotes serão gerados automaticamente. A próxima etapa é a Separação dos Lotes Logísticos.

Observação: O campo Venda Média e Dias de Reposição será exibido apenas quando for selecionado a Finalidade de Distribuição “Enviar Para uma Loja” e Incluir produtos sugeridos para distribuição. Quando o parâmetro gera lote automático na Distribuição Forçada por Destinatário estiver desabilitado e o usuário informar a Finalidade “Enviar Para uma Loja”  ou “Venda a Cliente”ao invés de gerar lotes automático é habilitado o botão , conforme imagem ilustrativa abaixo, duvidas sobre a parametrização Clique aqui.

Obs.: O campo estoque comprometido que corresponde o estoque reservado só será considerado para as lojas que possuir parâmetros da logística ativo.

4) Para prosseguir com a separação deve realizar a geração dos lotes manuais. Duvidas Clique aqui.

Campos da Grid:

  • Curva ABC
    – Curva ABC que o produto se encontra.
  • Código
    – Código interno do produto.
  • Descrição
    – Descrição do produto.
  • Em Trânsito
    – Estoque em trânsito.
  • Na Loja
    – Estoque da loja de destino.
  • no CD
    – Estoque total do CD.
  • Expo. no CD
    – Exposição minima no CD.
  • Comprometido
    – Estoque total reservado do CD.
  • Disponível
    – Estoque total disponível no CD.
  • Venda Média
    – Maior média de venda calculada do item.
  • Estoque de Segurança
    – É a quantidade informada no produto de estoque de segurança, que é utilizado de acordo com a parametrização da filial “Estoque minimo ou Exposição Mínima”. Duvidas clique aqui.
  • Em Paletes
    – Quantidade sugerida em paletes.
  • Em Caixas
    – Quantidade sugerida em caixa.
  • Comprometido para Destinatário
    – Quantidade que já se encontra reservado do produto para o destinatário.
  • Quantidade a Distribuir
    – Quantidade na qual foi sugerida de acordo com os parâmetros informado no filtro.

Importante: Para utilizar o parâmetro “Cálculo da Venda Média Diária (maior ou média de venda entre os períodos do “ 1 dia anterior, 7 dias, 28 dias, 42 dias, 90 dias, 365 dias”) deve realizar a parametrização conforme manual WMS Parâmetros, duvidas clique aqui.  Caso não parametrizado o sistema utiliza o cálculo da maior média de venda entre os períodos do “Dia anterior, 7 dias, 42 dias). 

Abaixo Exemplificamos os método de cálculo no qual

é utilizado para sugerir a quantidade a ser distribuída, baseada na regra de cálculo exposição mínima, duvidas clique aqui:

1 º Método:
Neste método o ERP Bluesoft irá utilizar a maior  “média” de venda que pode ser entre os períodos variáveis : (1 dia anterior, 7 dias ou 42 dias) ou (1 dia anterior, 7 dias, 28 dias, 90 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias) a depender de como foi realizado a parametrização citada ““.

Iniciaremos consultando a parametrização da filial destinatária:

É imprescindível verificar se o parâmetro da Estoque de Segurança e Ponto Extra está habilitado.

Observação: o campos Dias de reposição, Dias de cobertura e distribuir por , não são utilizados.

Caso habilitado o parâmetro Estoque de Segurança  e ponto extra é verificado se o produto possui em seu cadastro quantidade de Estoque de Segurança e Ponto Extra. 

Conforme consulta do produto na aba Sortimentos o produto em questão possui quantidade informada para exposição mínima e ponto extra. É possível consultar  também essa informação na tela “Parametrização de Forma de Distribuição WMS”, duvidas clique aqui.

 

 

Em seguida consultamos a venda do produto na aba de venda da central de relatório do produto é possível identificar qual a maior media de venda diária, no caso do produto abaixo é de 42 dias, onde totalizando o período (6+373+369+389+419+479=2035)/42(dias), chegamos no resultado de uma media de venda de 48,45.

Em seguida verificar a cobertura de estoque do produto.

O calculo da cobertura do destinatário é realizado utilizando a maior venda “média” que pode ser entre os períodos variáveis : (1 dia anterior, 7 dias ou 42 dias) dividido pelo saldo de estoque atual, caso não houver venda nesses períodos é utilizado a maior  venda da sua história do produto e quando encontrado o valor aplica-se uma divisão por 30 “dias”.

Exemplo :

O produto abaixo possui um estoque atual de 60 unidades onde divido pela a maior “média” de venda, que no caso do produto “Água Sanitária Bluesoft 2000ML” foi utilizado a maior venda da historia do produto divido por 30.

Formula de cálculo da maior média de venda:(EA/30) 833/30 =27,77

Então utilizando o saldo de estoque atual de 60 unidades divido por 27,77(média de venda) = 2,16, ou seja o estoque do produto atual possui uma cobertura de 2 dias.

Observação: Caso houver venda online do produto a ser analisado deve debitar a quantidade do estoque disponível.

Para este exemplo de distribuição estamos informando 3 dias de reposição a serem considerado no calculo.

 

O filtro possui a opção despreza vendas em oferta, logo será desconsiderado da maior media de venda do produto as quantidade no qual foi vendida como oferta e promoção. Outra opção no filtro é poder adicionar quais curvas ABC serão utilizada para gerar a sugestão da distribuição dos produtos, caso não selecionando nenhuma será utilizada todas as curva.

Agora com a sugestão gerada na imagem abaixo, podemos verificar que a quantidade sugerida de 34 fardos, onde foi baseada na formula abaixo:

S =  (ES + PE + (DR x MVD))-EA-ET-ER

S =(0 + 20 + (3*4,84523)) 1,2 0 – 0 

S = 33,5699

A sugestão de abastecimento é arredonda sempre para maior, então neste caso foi para 34 Fardos.

2 º Método:
Este método só é utilizado pelo ERP Bluesoft, quando o (s) produto (s) não tiver movimento de venda “medio” dentre (1 dia anterior, 7 dias ou 42 dias). Logo, o seu comportamento será pesquisar o maior movimento médio de venda em sua história na loja destino, e quando encontrado o valor aplica-se uma divisão por 30 “dias”, subtraindo o estoque atual, que resulta na maior média de venda

Exemplo: A media de venda da historia do produto em caixa é de 14,41,  logo a sugestão de abastecimento será de 62 fardos.

Maior movimenta em sua historia foi de 4323/30 = 144,1, onde divido pelo fador de estoque igual 144,1/10 = 14,41.

S = (ES +PE + (DR * MVD))-EA-ET-ER

S = (0 + 20 + (3*14,41)) – 1,2 – 0 – 0 

S = 62,03

3 º Método:
Este método só é utilizado pelo ERP Bluesoft em última hipótese, onde quando ocorrer de um produto (s) não tiver uma venda média histórica. A sugestão baseia-se em uma quantidade mínima, com base no estoque total disponível do remetente (CD – Abastecedor), multiplicado pelo fator mínimo do percentual de reposição que estiver configurado, aplicando uma divisão /100.

Exemplo: O Estoque disponível no CD- Abastecedor é igual 3200 Caixas, onde possui o percentual mínimo de reposição configurado de 7% conforme ilustrado na imagem abaixo.

S = ((ED * PM)/ 100))-EA-ET

S = ((3200*7%)/100)-1,2-0 = 1,04, logo a sugestão de abastecimento a ser gerada é de 1 caixa.

 

Observação: Se na cobertura de estoque do destinatário o estoque de segurança em dias for maior que dias de idéias de cobertura de estoque, não será sugerido nenhuma quantidade, pois ainda há quantidade em estoque no disponível no destinatário.

 

Abaixo Exemplificamos o cálculo da média de venda baseada na Parametrização do Cálculo da Venda Média Diária

Parametrização 

O parâmetro abaixo mostra todas as informações necessárias para fazer o cálculo baseado através da regra maior , regra média , desprezar dias sem venda ou o peso . Duvidas Clique aqui.

Opção “Despreza Dias Sem Venda”:

Utiliza como fator de divisão apenas os dias que houver venda. Se em um período de 7 dias houver venda em apenas 4 dias ele utiliza o fator 4 para o cálculo da média.

Exemplo: Vamos supor que dentre da semana abaixo houve as seguintes vendas:

Segunda-feira houve uma venda de 5 unidades.

Terça-feira houve uma venda de 4 unidades.

Quarta-feira houve uma venda de 2 unidades

Quinta-feira houve venda de 1 unidade.

Sexta-feira , Sábado e Domingo Não houve venda.

Cálculo: 5 + 4 + 2 + 1= 12 / 4 = 3

Na venda regra por média. A média é baseada na soma das médias de vendas dos períodos: do dia anterior, 7 dias, 28 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias.

Exemplo:  No dia anterior houve uma média de venda de 3 com peso 1 , no período de 7 dias tive uma média de venda de 3 com peso 1 e no período de 28 dias houve uma média de venda 2,107  com o peso 1 nos outros períodos não houve venda, conforme ilustrado na imagem abaixo a regra de cálculo.

Regra por Média  = ((3+3+2,107)/3) = 2,702.

Regra por média  = ((soma da média dos períodos selecionados)/quantidade de peso parametrizada)= média de 2,702.

2 º Método:
Neste método o ERP Bluesoft irá utilizar a maior venda “média” entre os períodos variáveis : ( dia anterior, 7 dias, 28 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias) levando em consideração o peso informado.

Regra por Maior: É considerado a maior media de venda entre os períodos ( dia anterior, 7 dias, 28 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias).

Venda diaria.

Exemplo: Para calcular a nova média: É considerado a venda total do período * o peso, o resultado divide pelo período para saber a média.

EX:  21 venda total *2 peso  = 42/7 divide pelo período = 6 média.(Período 7 dias).

EX: 76 * 1 peso =76/42= 1,809 média. ( Período 42 dias ).

No exemplo acima é considerado a maior média de venda, que no caso é 6.

Importante: Independente da regra de média utilizada Maior ou Media o calulo da sugestão é o mesmo já citado a cima (S =  (ES + PE +(DR x MVD))-EA-ET-ER).

 

Abaixo Exemplificamos a utilização do parâmetro:

“Dias de Cobertura do Estoque de Segurança”

A loja abaixo foi parametrizada com 2 dias de cobertura do Estoque de Segurança.

Conforme ilustração abaixo da central de relatório do produto o mesmo possui 6004 unidades em estoque

Na consulta do cadastro do produto na aba sortimento, possui de ponto extra uma quantidade de 300 unidades

Ao gerar uma distribuição forçada por destinatário e selecionando a opção que deseja incluir produtos sugeridos para distribuição, é realizado o calculo abaixo para conferir se o estoque atual atende o(s) dia(s) de cobertura do estoque de segurança.

CES = (EA – PE)/MVD

CES = (6004 – 300) / 1480,57 =3,852570294, resultado em dias

No resultado do calculo acima é realizado em unidade, onde o produto em questão não será gerado quantidade para ressuprimento, pois o estoque atual atende 3,85 dias, pois foi parametrizado para sugerir quantidade só quando o estoque do produto não poder atender 2 dias de venda.

Exemplo de utilização do parâmetro “Quantidade do estoque de segurança mínimo a ser considerada no calculo de Dias do estoque de segurança”:

A loja abaixo foi parametrizada com 2 dias de cobertura de estoque de segurança mínimo foi informado a quantidade de 5700 unidade de estoque de segurança.

Ao gerar uma distribuição forçada por destinatário e selecionando a opção que deseja incluir produtos sugeridos para distribuição, se a quantidade de estoque de segurança. do produto for menor que a informada no parâmetro será desconsiderado o cálculo “Dias de Cobertura de Exposição Mínima”.

Neste caso o produto possui um estoque de segurança de 5704 maior que a informada no parâmetro, logo não é desconsiderado o calculo “Dias de Cobertura do Estoque de Segurança”, porem não será sugerido quantidade para ressuprimento, pois o estoque atual atende 3,85 dias, e no parâmetro foi informado para gerar sugestão quando o estoque de segurança não atende 2 dias.

Alterando o parâmetro “Quantidade do estoque de segurança” para 5800, ao gerar uma nova distribuição forçada, é sugerido quantidade para ressuprimento, pois  o estoque de segurança é de 5704 menor que a informada no parâmetro.

Item sugerido

O calculo da sugestão não é alterado independente do parâmetro utilizado:

S =  ((ES + PE + (DR x MVD))-EA-ET-ER

S = ((475,33+25+(3×123,38))−500,33 – 0 – 0

S = 370,14

Abaixo outro exemplo utilizando como parâmetro para sugestão “Dias de Cobertura do estoque de segurança”:

Quantidade informada do estoque de segurança é 5600 unidade e informado que dias de cobertura deve possui em estoque uma quantidade mínima para atender 5 dias.

Neste caso o produto acima possui um estoque de segurança de 5704 maior que a informada no parâmetro, logo não é desconsiderado o calculo “Dias de Cobertura do estoque de segurança”.

CES = (EA – PE)/MVD

CES = (6004 – 300) / 1480,57 =3,852570294, resultado em dias

Será sugerido quantidade para ressuprimento, pois estoque atual não atende os 5 dias de cobertura de estoque de segurança parametrizado.

 

Abaixo Exemplificamos a utilização do filtro “Despreza vendas em Oferta:

Consultando a venda do produto abaixo temos ao lado do preço de venda o carácter “$”, que indica que o item foi vendido em promoção

Abaixo totalizamos somente os produtos vendidos sem oferta e promoção, para calcular a media de venda.

venda de ontem (449un/12emb) = 37,4166

venda de 7 dias (449un+323un+657un)/7dias = 214,28, logo 214,28/12emb =  17,0119 

venda de 42 dias=(449+323+657+459+159+268+510+983+1242+670+465)/42dias = 147,26, logo 147,26/12 emb =  12,2716

Ao gerar a distribuição forçada por produto iremos desconsiderar os produtos vendido em oferta e promoção na venda média

Foi sugerido o item para ressuprimento informado a venda media de 37,42, onde conforme calculo citado acima irá utilizar a maior venda “média” que pode ser entre os períodos variáveis : (1 dia anterior, 7 dias ou 42 dias).

Alterando o filtro “Despreza vendas em Oferta” para não,  foi considerado o período de 7 dias de venda como maior media de venda, totalizando1480,57(449+323+657+2018+1628+2772+2517 = 1480,57),  que divido pela embalagem de 12 unidade , logo a venda media do produto é de 1480,57/12 = 123,38

Legenda das siglas:

ET = Estoque em trânsito

ER = Estoque reservado(Comprometido para Destinatário)

ES = Estoque de segurança do destinatário
EM = Quantidade de exposição mínima
PE = Ponto extra

PM = Percentual mínimo de estoque da loja em relação ao operador logístico.

DR = Dias de reposição acima do estoque de segurança
MVD =  Média de Venda do produto,  que ocorrer dentre as variáveis (1 dia anterior, 7 dias ou 42 dias) ou (1 dia anterior, 7 dias, 28 dias, 90 dias, 42 dias, 90 dias e 365 dias) a depender de como foi realizado a parametrização citada ““. Caso não houver movimentação dentre estes períodos, logo é verificado a maior média de venda da história do produto.
EMB = Embalagem do produto

ED = Estoque disponível

EA = Estoque Atual destinatário

S = Sugestão de abastecimento

CES = Cobertura do estoque de segurança

Importante:

Quando houver distribuição do tipo programada a mesma  foi gerada a partir de um pedido programado, esse tipo não é possível realizar a exclusão da reserva manualmente ou de forma automática uma vez que sua origem foi o pedido, caso necessario é recomendado gerar os lotes e realizar o cancelamento,  caso houver esse tipo com data expirada como a mesma não será excluída não será exibida como comprometida logo ao gerar a reserva o sistema irá validar a quantidade comprometida e não permitirá gerar o lote ou a reserva de estoque.


Quando houver produtos que estão em inventário não é possivel gerar o lote ou a reserva sendo necessario finalizar o inventário do produto ou excluir o produto inventariado da sugestão.

 

Para que seja filtrado apenas as filias vinculada ao CD é necessario que seja incluso as filiais que pertence ao abastecimento do CD na funcionalidade de linha de compra CD.

A inclusão de linha é por produto, então vinculado um produto a uma filial a mesma será exibida no filtro Destinatário.

Caso vinculado a loja a linha de compra CD com apenas um produto é possível gerar uma distribuição de qualquer outro produto deste que possua estoque no CD.

Filtro destinatário conforme cadastro Linha de compra CD

Quando selecionado a opção não no filtro “Incluir produtos sugeridos para distribuição?”  será exibido as lojas atendidas e não atendidas pelo Centro de Distribuição.

Lojas atendidasLojas Não atendidas

Observação: Para finalidade de venda a cliente é possível parametrizar se a base do custo de venda será sobre Preço de Venda / Custo da Ultima entrada ou Preço Médio.Duvidas, Clique Aqui. 

 

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