Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Geração de Ressuprimento de Picking

Permissões de Usuário: MB__info

2683 – WMS Ressuprimento de Picking: Consultar

2684 – WMS Ressuprimento de Picking: Incluir

 

Objetivo da tela de “Geração de Ressuprimento de Picking WMS” é gerar de forma manual ordem de serviço para reabastecer os endereços de picking, para agilizar a separação e assim garantir o uso do vencimento mais próximo dos produtos. É sugerido a quantidade de suprimento baseado na capacidade do picking, orientando o responsável pelo abastecimento a localização correta da mercadoria que deve ser utilizada no ressuprimento.

Não será gerado o ressuprimento caso tenha algum item no endereço do tipo picking, mesmo que o endereço seja diferente do cadastro de picking

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu WMS> Geração de Ressuprimento de Picking WMS

Utilize os filtros abaixo de acordo com sua necessidade para realizar a busca dos produtos

  • Centro de Distribuição
    – Neste campo o usuário irá selecionar um CD-Centro de Distribuição
  • Local de Estoque Origem Pulmão
    — Selecione o local de estoque disponível para ser considerado no cálculo da sugestão de ressuprimento.
    Também é possível selecionar todos os locais de estoque disponíveis para inclusão no cálculo da sugestão de ressuprimento.
  • Setor de Armazenagem
    – Selecione o setor de armazenagem no qual foi definido no cadastro de setor de armazenagem. Exemplo, o endereço logístico de 930.405.1.10.1.1.1 a 930.405.1.10.1.20.6 pode ser definido como setor de bebidas, para o endereço de 930.405.1.2.1.1.1 a 930.405.1.2.10.5.6 como setor de Mercearia.
  • Departamento
    – Neste campo o usuário pode informar o primeiro nível da estrutura da classificação mercadológica, comum a muitos produtos. (Ex.: Bazar, Mercearia…)
  • Seção
    – Neste campo o usuário pode informar o segundo nível da estrutura da classificação mercadológica. Por exemplo, para o departamento Bazar, poderíamos ter as seções Material Escolar e Eletrônicos;
  • Grupo
    – Neste campo o usuário pode informar o terceiro nível da estrutura da classificação mercadológica, ou seja, a sub divisão da seção. Exemplificando, para a seção Material Escolar poderíamos selecionar os grupos Caderno e Caneta.
  • Subgrupo
    – Neste campo o usuário pode informar o quarto e último nível da estrutura da mercadológica da classificação mercadológica. Como exemplos, poderíamos selecionar para os grupos já citados acima os seguintes subgrupos: para Caderno, Espiral e Brochura.
  • Curva ABC
    – Informe a classificação do produto A,B,C ou Sem Curva.
  • Ponto de Reposição %
    – Informe um percentual até 100%, ao informar o percentual de reposição é desconsiderado o percentual de reposição no qual foi cadastrado no produto.
  • Produto
    – Neste campo o usuário irá pesquisa o item o qual deseja consultar.
  • Considerar no Cálculo Reservas Temporárias
    – Ao habilitar essa flag, é somado na coluna Picking Ocupação Máxima, a quantidade que estiver na reserva sem lote/reserva temporária e também será gerado endereços que precisam ser ressupridos devido à ocupação máxima da posição.
  • Gerar ressuprimento de Picking para produto sem cadastro
    – Ao habilitar essa flag na geração de ressuprimento caso o item não possua cadastro de picking, será criado a ordem de ressuprimento baseado na reserva sem lote (esta flag só será habilitada se a flag ‘Considerar no Cálculo Reservas sem Lote’ estiver habilitada).
  • Considerar no Cálculo Item Reservado no Endereço 
    – Ao habilitar essa flag, é subtraído a quantidade reservada na coluna Picking Estoque.
  • Somente Picking Zerado
    – Ao marcar esta opção, será considerado somente as posições que houver picking zerado.
  • Somente Reserva Sem Lote
    – Ao habilitar essa flag, é somado na coluna Picking Ocupação Máxima, a quantidade que estiver na reserva sem lote, ou seja, caso uma posição necessite de um ressuprimento devido à ocupação máxima, mas em paralelo o item que está atribuído a posição não possua reserva sem lote, logo não haverá ressuprimento deste de item.
  • Exportar em Excel e PDF
    – É possível realizar a exportação tanto em Excel como em PDF.

2) Após selecionar as opções do filtro clique no botão “Calcular ressuprimento”..

Campos da Grid:

  • Produto
    – Código interno do produto;
  • Descrição
    – Descrição do produto;
  • Curva
    – Neste campo será exibido o tipo de curva que está vinculado ao produto, podendo ser A,B,C ou Sem Curva.
  • Setor de Armazenagem
    – Neste campo o usuário irá selecionar o Setor de Armazenagem. Exemplo: Perfumaria, Higiene, Bebida
  • Picking Ocupação Máxima
    – Quantidade de estoque máximo no picking.
  • Picking Estoque
    – Saldo atual de estoque no picking;
  • Qtd. para Ressuprir
    – Quantidade a ser reabastecida, baseada na capacidade do picking;
  • Endereço de Destino
    – Endereço o qual deve ser reabastecido;
  • Pulmão disponível
    – Quantidade disponível no pulmão;
  • Pulmão utilizado
    – Quantidade a ser utilizada do pulmão para reabastecer a posição do picking;
  • Endereço de Origem
    – Endereço de pulmão no qual é sugerido a quantidade a ser movimentada para abastecer o picking; 
  • Nº do Palete
    – Exibi o número do palete existente no endereço de origem.
  • Data de validade
    – Exibe a data de validade do produto existente na posição do endereço de origem;

3) Após analisar os produtos selecione um ou mais e clique sobre o botão gerar o ressuprimento.

Importante: Ao clicar no botão ‘Gerar Ressuprimento’ e receber a mensagem ‘Nenhuma Ordem de Serviço gerada’, mesmo com a apresentação de sugestões de produtos, indica que o endereço de picking cadastrado não possui a configuração relativa à ‘Qtd. de Paletes’.

Dessa forma, simplesmente acesse a funcionalidade Manutenção de Endereço Logístico para realizar a configuração referente ao dado ‘Qtd. de Paletes’.”

Assim, será possível efetuar a geração da ordem de ressuprimento.

Outro comportamento, semelhante ao ponto destacado anteriormente, ocorre quando a ‘Quantidade de Paletes’ configurada já foi atendida por outro item.
Isso significa que, mesmo que o endereço de picking esteja cadastrado para o processo de ressuprimento, não impede que o endereço receba outro produto por meio de um processo diferente. Recomenda-se utilizar a funcionalidade mobile > CONSULTA DE PRODUTO POR ENDEREÇO LOGÍSTICO para verificar se há produtos no endereço.

Por exemplo:

Ao consultar o endereço de picking na funcionalidade Manutenção de Endereço Logístico ,foi possível identificar que a ‘Quantidade de Paletes’ não estava configurada com o valor ‘1’.

Dessa forma, ao realizar a consulta do endereço de picking na funcionalidade mobile > CONSULTA DE PRODUTO POR ENDEREÇO LOGÍSTICO, foi observado que havia outro produto armazenado na mesma posição.
Assim, a ‘Quantidade de Paletes’ cadastrada foi alcançada, e devido a esse fato, não é possível proceder com o processo de geração da ordem de ressuprimento.

Para possibilitar a geração da ordem de ressuprimento, é necessário ajustar a ‘Quantidade de Paletes’ cadastrada, neste cenário para o valor ‘2’ ou realizar a movimentação do item já armazenado para outro endereço.
Nesse contexto, procedemos com o ajuste da ‘Quantidade de Paletes’ para o valor ‘2’.

E foi possível efetuar a geração da ordem de ressuprimento.

Após concluir o processo de ressuprimento e realizar uma nova consulta do endereço de picking por meio da funcionalidade mobile > CONSULTA DE PRODUTO POR ENDEREÇO LOGÍSTICO, observou-se que agora o local possuía dois itens na mesma posição.

Observação: Há um cenário específico, que é possível gerar a ordem de serviço para a atividade de ‘Ressuprimento de picking’, mesmo que a ‘Quantidade de Paletes’ configurada para o endereço de picking já tenha sido alcançada.
Isso se dá quando o produto armazenado no endereço de picking é o mesmo que será ressuprido na mesma posição.

Por exemplo:

Ao consultarmos a ‘Quantidade de Paletes’ configurada para o endereço de destino abaixo:

Foi identificado que a ‘Quantidade de Paletes’ configurada para o endereço em questão estava definida como ‘1’.

Assim, ao consultar o endereço de picking na funcionalidade mobile > CONSULTA DE PRODUTO POR ENDEREÇO LOGÍSTICO, constatou-se que o produto armazenado no referido endereço de picking era o mesmo que estava pendente para o processo de ressuprimento.

 

 

 

 

Neste cenário então, foi possível gerar a ordem de serviço para a atividade de Ressuprimento de picking e concluir o processo de ressuprimento, resultando em dois paletes do mesmo produto no endereço em questão.

Ordem de ressuprimento gerada:

Após finalização do processo de ressuprimento:

 

4) Com o ressuprimento gerado e as ordens de serviço criada, podem ser consultada através da tela “Gerenciamento de Ordem de Movimentação WMS”, dúvidas clique aqui.

Observação: O endereço de picking apenas é abastecido a partir de um endereço de pulmão, faz necessário o item está parametrizado com o percentual do ponto de reposição de picking, dúvidas clique aqui.

Ao gerar um ressuprimento é identificado que há necessidade de abastecer o picking, a primeira regra utilizada é verificar se há algum endereço de pulmão do item a ser ressuprido sem data de validade, no exemplo abaixo os endereços de pulmão possuí data de validade logo é considerado o mesmo.

A tabela abaixo ilustra as formas de abastecimento em relação ao Cadastro do produto no “Endereço de Picking X Endereço de Pulmão”

5) Ao habilitar a flag Considerar no Cálculo Reservas Temporárias será considerado a ocupação do Endereço + os itens que estão como Reservados Temporariamente.

Com a flag desabilitada a sugestão foi de 285 CX, pois a ocupação máxima é de 285 CX.

Com a flag habilitada será sugerido a quantidade de 285 CX + 10 CX que está Reservado Temporariamente gerando um ressuprimento de 295 CX.

Picking Ocupação Aumentou para 295 CX e o Ressuprimento sugeriu 295 CX.

6) Habilitando a flag Gerar ressuprimento de Picking para produto sem cadastro, ao clicar em Calcular Ressuprimento será incluído na lista, os produtos que não possuem cadastro de endereço de picking desde que haja reserva sem lote para os produtos.

Só é possível habilitar a flag Gerar ressuprimento de Picking para produto sem cadastro, caso a flag Considerar no Cálculo Reservas Temporárias

Com a flag desabilitada, o produto não aparece na sugestão do ressuprimento de picking.

Com a flag habilitada, o produto aparece na sugestão do ressuprimento de picking.

7) Ao habilitar a flag Considerar no Cálculo Item Reservado no Endereço, é subtraído a quantidade reservada na coluna Picking Estoque.

Com a flag desabilitada a sugestão foi de 19 Unidades, pois a ocupação máxima é de 20 unidades, porém no picking já tem 1 unidade.

Com a flag habilitada será sugerido a quantidade de 19 unidades + 1 quantidade que está reservada no endereço, gerando um ressuprimento de 20 unidades

Caso habilite as duas flags serão somadas as quantidades e não vai levar a ocupação máxima do endereço em consideração, gerando um ressuprimento a mais do limite da posição
Caso a ocupação máxima do endereço esteja configurada com zero, será considerado apenas as flags que estiverem habilitadas para gerar o ressuprimento. (Considerar no Cálculo Reservas sem Lote ou Considerar no Cálculo Item Reservado no Endereço)

8) Geração de Ressuprimento de Picking WMS Automático

Após configurar as horas para ser gerado o ressuprimento de picking WMS nos parâmetros do Força de Venda. Ao chegar nas horas configuradas, será gerado o ressuprimento caso houver necessidade para ressuprimento.

Após o ressuprimento automático ser gerado, pode ser consultado através da tela “Gerenciamento de Ordem de Movimentação WMS”.

Também será gravado o log informando a geração automática, para diferenciar entre a manual e automática na tela “Rastreabilidade de Ordem de Serviço WMS”, dúvidas clique aqui.

9) Geração de Ressuprimento com o parâmetro Agrupar a ordem de ressuprimento de picking gerado do mesmo endereço.

Com o parâmetro habilitado, caso seja gerado uma ordem de ressuprimento, e posterior a geração tenha sido gerada outro ressuprimento que seja o mesmo endereço origem, se a ordem não tiver sido iniciada será agrupada, para permitir retirar do endereço origem em uma única vez. Dúvidas WMS Parâmetros clique aqui.

10) Ao ativar o parâmetro ‘Ressuprir em 2 ou 3′ localizado em WMS Parâmetros , é essencial cadastrar por meio da funcionalidade Manutenção de Endereço Logístico uma posição do tipo picking associada ao status de ocupação ‘Pendente saída’ em cada rua onde há produtos armazenados em posições do tipo pulmão.
Destacamos que sem essa configuração, a geração de ordens de ressuprimento em 2 ou 3 etapas não será possível.

Por exemplo:

Ao observar a posição do tipo “pulmão” na imagem abaixo, designada para ressuprimento da posição “picking”, percebe-se que o saldo disponível nesse endereço está na rua 14.

Ao acessar a funcionalidade de Manutenção de Endereços Logísticos e realizar uma pesquisa com os filtros configurados para o Tipo de Endereço como ‘Picking’ e o Status da Ocupação como ‘Pendente saída’, observa-se a falta de uma posição cadastrada para a rua 14 e sua respectiva área, que é a localização do produto armazenado neste contexto específico.

Ao acionar o botão ‘Gerar ressuprimento’, o sistema alerta o usuário com a mensagem correspondente: ‘Não há endereço de picking pendente de saída cadastrado para a rua 14’.

Portanto, a geração da ordem de ressuprimento ocorrerá somente após a inclusão dessa posição por meio da funcionalidade Manutenção de Endereço Logístico.

Disponível a partir da versão WMS

Leave a Reply