Cotação de Faltas

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Compras > Cotação de Faltas


Permissões: MB__info

272 – Cotação faltas Consultar

273 -Cotação faltas Incluir

274 – Cotação faltas Alterar

275 – Cotação faltas Excluir

1354 – Reabrir Cotação de Faltas

Pela tela de Cotação de Faltas é possível consultar uma lista em um determinado período ou criar uma nova lista, que é utilizada quando um comprador, gerente (ou outra pessoa com permissão) necessita de informação sobre preços referentes a determinado produto o qual tem-se a intenção de comprar em um ou mais fornecedores diferentes. Neste caso, é solicitado aos representantes que informem até determinado dia e horário, os preços dos produtos listados. Com estas informações o solicitante gerará a cotação de faltas e escolherá de qual fornecedor irá comprar o produto, considerando aquele que ofereceu melhor preço e, em caso de empate, o que ofereceu o melhor prazo.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Criar uma nova cotação, uma lista e incluir seus respectivos produtos, selecionando os ícones botao nova cotacao para criar a cotação e icone para inserir os produtos na lista, conforme imagem abaixo:

COTACAO1

 

Ao selecionar a inclusão dos produtos na lista, será exibida a opção de escolhê-los por fornecedor, descrição, código interno, GTIN/PLU, grupo, subgrupo ou através das listas de produtos.

Após a pesquisa, serão listados os produtos e o comprador deverá selecionar quais produtos farão parte da cotação:

COTACAO2

 

Após adicionar os produtos, será criado um número para a lista gerada. Nessa tela será possível imprimir os itens, excluí-los ou fechar a tela.

 

COTACAO3

 

Para escolher os fornecedores que farão parte da cotação, será preciso marcar a opção “agrupar” na tela seguinte:

COTACAO4

 

Ao selecionar a opção “gerar cotação”, aparecerá a opção de escolher o fornecedor (que poderá um ou mais, basta se repetir o processo abaixo para incluir fornecedor e contrato, seu respectivo contrato e preço dos produtos).

Selecionando o fornecedor:

COTACAO5COTACAO5

Selecionando o contrato:

cotacao6

Ao selecionar o fornecedor e o contrato, a lista dos produtos será exibida, e representantes deverão informar os códigos de referência dos produtos (necessário para identificar o produto no recebimento da nota fiscal eletrônica) e preços para cotação e, em seguida, salvar a lista do fornecedor que ele está representando:

COTACAO7

Após a lista ser salva pelo representante, o comprador terá acesso à esta lista, onde poderá adicionar outro fornecedor, usar a sugestão de compra, apurar os ganhadores e gerar os pedidos:

COTACAO8

Ao apurar os ganhadores, surgirá uma notificação informando que existem lançamentos em andamento, neste caso, selecionar a opção “sim”, pois estes lançamentos serão fechados após a apuração:

COTACAO9

 

Em seguida, você poderá decidir se o pedido de compra para os produtos ganhadores serão feitos para todas as lojas ou apenas algumas lojas (na segunda opção, surgirá a opção de selecionar para quais lojas deseja efetuar o pedido):

COTACAO10

 

Após efetivação da apuração de ganhadores, serão gerados os pedidos de compra e o link para ver os detalhes do pedido será exibido na tela:

COTACAO11

Ao clicar no link do pedido, visualizar-se-a o pedido de compra onde será possível informar alterar quantidades a serem pedidas e outros dados, se necessário e em seguida fechar o pedido:

cotacao12

Obs: Para utilização deste módulo, será preciso cadastrar o representante, fornecedor e os acessos dos representantes no sistema.

 

Cotação de Faltas: Opção de preencher Custos com base em outra cotação    

 

Agora no sistema, quando o representante for preencher uma cotação, será possível preencher os custos com base em outra cotação preenchida anteriormente.

Preencher Cotação

COTACAO13

Ao entrar na lista para preencher os custos, será exibido as 15 últimas cotações preenchidas e quando o usuário clicar em uma cotação preenchida anteriormente, será exibido os produtos e os custos.

COTACAO14

Ao clicar no botão “Aplicar custo“, o sistema irá aplicar os mesmos custos na cotação atual, para os produtos que não estavam na cotação que que foi utilizada como base, permanecerá com o custo zero.

cotacao15

Na aba cotação é possível filtrar os produtos utilizando os seguintes filtros:

  • Código Interno
  • Produto
  • GTIN
  • Código de Referência
  • Preço Unitário

filtrosCotacao

Utilizando esses filtros o preenchimento da cotação se torna um processo muito mais ágil pois é possível buscar exatamente o produto o qual deseja efetuar alterações.

Cotação de Faltas: Consulta de Preços após Apuração

 

Comercial >> Compras >> Cotação de Faltas

Na tela de Cotação de Faltas foi incluído o ícone Captura de Tela 2014-04-30 às 10.16.10, ao clicar no ícone será exibido a Consulta de Preços da Cotação.

COTACAO16

 

Consulta de Preços da Cotação

Através dessa consulta, será possível visualizar as seguintes informações da cotação: Fornecedor, Posição, Código do Produto, Descrição do Produto, Preço, Prazo, Condição de Pagamento, GTIN Principal e Contrato Nº.

COTACAO17

Essas informações podem ser filtradas por: Setor de Compra, Departamento, Seção, Grupo, Subgrupo, Mostrar até Posição, Produto e Fornecedor.

COTACAO18

As informações podem ser agrupadas através de todas as colunas, basta clicar com o botão direito do mouse sobre alguma coluna, será aberto uma pequena janela com todas as colunas conforme a imagem abaixo.

COTACAO19

Basta escolher a coluna e clicar no ícone Captura de Tela 2014-05-20 às 19.24.09.

COTACAO20

Exemplo de agrupamento por Fornecedor.

COTACAO21

Também podem ser exibido a soma do preço dos produtos por Fornecedor, basta clicar com o botão direito do mouse sobre alguma coluna e clicar no ícone Captura de Tela 2014-05-20 às 19.45.01, conforme exemplo abaixo.

 

cotacao22

A quantidade de resultados podem ser exibidas por posição, no exemplo abaixo esta sendo exibido somente a posição 1.

cotacao_23

A Consulta de Preço da Cotação pode ser exportada para PDF e Excel, conforme exemplo.

cotacao24

 

 

 

Larissa Ramos

Larissa Ramos é Consultora de Sistemas ERP e auxilia na criação de conteúdo e gestão de Conhecimento na Bluesoft São Paulo. Formada em Sistemas de Informação e Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes e também é Leader Coach pelo Instituo Evolutivo. Tem mais de 10 anos de experiência na área de Suporte, Consultoria e Implantação de Sistemas.