Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e >> Recebimento de Mercadorias >> Consulta de Notas Fiscais Recebidas

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

182 – Recebimento Consultar </

2971 – Desvincular nota fiscal da carga

2972 – Adicionar nota fiscal na carga

2973 – Gerar lotes do recebimento de carga

3393 – Imprimir Etiqueta de Produtos

Objetivo da tela é permitir que o usuário possa verificar em um só lugar, como estão as quantidades recebidas de todas as notas de carga.

Após o recebimento de todas as notas fiscais da carga, será possível ter uma visão geral de todas as notas fiscais, sem que seja necessário entrar em todas.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Com a nota vinculada a uma carga é exibido no campo Numero da Carga dois links, o primeiro é o numero da carga e o segundo um ícone de um caminhão.

No link da carga é exibido o relatório de recebimento de carga, conforme imagem abaixo, onde ilustra os dados do produto coletado:

No link do ícone do caminhão é exibido a janela de “Fechamento das notas fiscais do recebimento da carga”.

Observação: Enquanto a carga estiver aberta não é possivel realizar nenhuma ação.

A primeira aba é exibido os dados da nota fiscais em relação a quantidade em nota fiscal, quantidade pedida e recebida.

Como podemos ver acima, temos:

  • Na primeira coluna a descrição do Fornecedor juntamente com o número da nota fiscal;
  • Na segunda coluna é exibido o status da nota fiscal, “Aberta” ou “Fechado”;
  • Na terceira coluna será exibida a quantidade aprovada na nota fiscal.
  • Na quarta coluna é exibido a quantidade pedida;
  • Na quinta coluna é exibido a quantidade recebida no qual foi realizado a coleta na carga;
  • E na quinta coluna temos as Ações: Botão Fechar: ao utilizar é exibido a janela de Recebimento de mercadoria para realizar o processo de fechamento da nota fiscal, Botão Desvincular: é habilitado quando a carga estiver fechada é não houver nenhum produto coletado na carga, logo é possivel desvincular a nota fiscal da carga associada.Botão Excluir: é habilitado quando a carga estiver fechada e permite realizar a exclusão da nota fiscal da carga vinculada.

Caso exista diferença de quantidades, os produtos com divergência serão listados em vermelho conforme imagem acima.

A segunda aba é exibido os itens coletados: Descrição do produto, GTIN, Quantidade, Unidades  Embalagem, Data de Validade, Conferido pelo Usuário, Data da Coleta e número da sequência do palete e número da capa palete entre parênteses.

A Terceira aba é exibido as ocorrência: A grid detalhe todo o processo realizado desde a abertura da carga, coleta, exclusão dos itens e o fechamento da carga com data hora e o usuário que realizou o processo.

Abaixo da grid o Botão Adicionar Nota Fiscal, permite adicionar uma nota fiscal no qual não há carga vinculada. É possivel informar no campo “Recebido à”  um limite de 60 dias para listar as notas no qual estão pendente de recebimento e já com romaneio. Para realizar o vinculo selecione a linha da nota fiscal e clique sobre o botão vincular.

Nota vinculada a carga selecionada

Observando na imagem acima o botão desvincular da nota fiscal de numero 3234 – 3 está habilitado onde permite desvincular a nota fiscal da carga. Clique sobre o mesmo e confirme clicando sobre o botão Sim, continuar.

Quando for coletado uma quantidade maior que a pedida é exibido uma segunda Grid detalhando o motivo: Quantidade Coletada Maior do que Pedida Na Nota Fiscal, com a divergência exibida não é possivel realizar o fechamento de nenhuma nota fiscal vinculada a essa carga, mesmo que alguma nota fiscal não possua divergência, repare que a nota de numero 3213 – 2 a quantidade pedida é a mesma quantidade que a recebida.

AVISO IMPORTANTE

Antes de Habilitar o parâmetro – “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota“, verifique se não há notas pendentes ou cargas em aberto.

Quando o parâmetro “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota” estiver habilitado, dúvidas clique aqui. Será gerado o lote para endereçar quando fechar o palete no recebimento de cargas(mobile), e não será gerado mais o lote para à endereçar ao finalizar a nota fiscal de recebimento.

Ao realizar o fechamento da nota fiscal é exibido a mensagem abaixo, necessário realizar a manutenção na carga.

É possivel realizar a exclusão de uma nota fiscal da carga desde que a nota fiscal esteja com status em aberta.

Com uma ou mais nota já fechada na carga é possivel realizar o cancelamento mesmo que a carga possua outras notas fiscais em aberto, na imagem abaixo ilustra a nota fiscal com status fechada e o botão cancelar habilitado para realizar o cancelamento pressione o mesmo, é exibido a janela de recebimento de nota fiscal utilize a opção ações cancelar nota fiscal.

Quando o parâmetro “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota” estiver habilitado, dúvidas clique aqui. Não será possível excluir a nota fiscal, não poderá desvincular e nem poderá vincular outra nota.

Ao fechar uma nota fiscal quando o Centro de distribuição possuir endereçamento automático e por algum motivo não for gerados o palete para endereçamento, ao entrar na consulta da carga é exibido a mensagem de alerta de lotes logísticos pendentes e o Botão Gerar Lotes., somente é exibido se os lotes não forem gerados automaticamente, para gerar os paletes para realizar o endereçamento pressione o mesmo em seguida confirme a geração dos lotes clicando sobre o botão Sim, continuar.

Nesse caso deve ser gerado os lotes manualmente, para que os paletes sejam redirecionado para o endereçamento de peletes.

No exemplo abaixo havia duas notas vinculada a carga, uma nota foi atualizada e a outra foi excluída, logo é exibido a mensagem  “Quantidade Coletada na Carga Divergente da Recebida”

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é RecebimentoDivergencia-1-1024x576.png

Não será possível gerar os lotes para endereçamento até que a carga seja reaberta e a ajustada de acordo com a quantidade já recebida em nota fiscal atualizada.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é divergenciaCritica-1024x315.png

Quando o item não possui cadastro de picking ou estiver incompleto é exibido a mensagem abaixo, lembrando que somente é solicitado caso o Centro de Distribuição possuir Endereçamento automático.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é PICKING-1024x403.png

Quando a loja estiver parametrizada para utilizar endereçamento logístico e houver cargas de recebimento pendentes de finalização a mais de 7 dias da data de inicio do recebimento, ao prosseguir com um lançamento de uma nota fiscal é aberto uma nova janela alertando o usuário e ilustrando as cargas pendente de finalização.

Clique sobre o botão prosseguir ou no link do numero da carga

Observação: Caso queira mais informações sobre o status de carga pendente, consulte o manual Consulta de Notas Fiscais Recebidas.

É aberto uma nova janela listando as cargas pendentes

É possível clicar sobre o link da carga para ser redirecionado para carga pendente e realizar o devido tratamento.

Caso o usuário clique sobre o botão prosseguir o mesmo é alerto que cargas pendentes interferem no estoque logicístico e podem impedir a abertura de inventário. O usuário pode continuar com o lançamento ou cancelar retornando a tela anterior.

Com a permissão “Imprimir Etiqueta de Produtos (3393) ” é exibido um ícone de impressão tanto na linha quanto na parte inferior, quando clicado é aberto um modal para realizar a impressão da etiqueta de Produto.

Caso a carga não tenha sido coletada nenhum item, a impressão será realizada baseada na quantidade total da nota.
Caso a carga ja possua itens coletados, a impressão será realizada baseada na quantidade coletada da carga.

Modal de impressão:

Quando o produto na nota for unitário, será levado em consideração o valor informado no multiplo utilizado na compra unitária, na tela de alteração/ inclusão de fornecedor Produto.

O sistema fará o calculo baseado na quantidade informada: ex.

Nota fiscal = 100 unidades. valor informado no multiplo = 5. etiquetas do Produto a serem impressas = 20 etiquetas.

Modelo da Etiqueta:

Quando o produto na nota for unitário e não ter nenhum valor informado no multiplo será impresso a quantidade total das unidades. Ex:

Nota fiscal = 100 unidades. valor informado no multiplo = 0. etiquetas do Produto a serem impressas = 100 etiquetas.

Modelo da Etiqueta:

Quando o produto na nota for caixa será impresso a quantidade total de caixas na nota.

Nota fiscal = 100 caixas. valor informado no multiplo = 0. etiquetas do Produto a serem impressas = 100 etiquetas.

Modelo da Etiqueta:

Segue modelo do tipo de Etiqueta de Produto:

Pré-label ^XA^MMT^MNY^EF^FS^XZ ^XA^MUM ^DFFORM1^FS^LH00,00^FS ^FO2.1,3.5^A0N,10^FN1^FS ^FO1.1,15^A0N,4^FN3^FS ^FO1.1,20^A0N,4^FN5^FS ^FO2.1,25^A0N,4^FN8^FS ^FO010,35^BCN,12,S,N,Y^FN7^FS ^FO62,40^A0N,25,22^FB300,4,0,C,0^FN9^FS ^MUD ^XZ Label

^XA
^XFFORM1^FS
^FN1^FD ${etiqueta.produtoKey}^FS
^FN3^FD ${etiqueta.descricaoProduto}^FS
^FN5^FD ${etiqueta.nomeFornecedor}^FS
^FN8^FDCx ${etiqueta.quantidade}^FS
^FN7^FD${etiqueta.gtin}^FS
^XB
^XZ
Importante: Quando loja, para produtos de peso variável não é realizado  critica em relação a quantidade coletada X quantidade aprovada, onde é possível o usuário realizar manutenção na nota fiscal ajustando sua quantidade conforme quantidade aprovada. Existe o parâmetro “Permitir receber quantidade maior que a quantidade aprovada (para produtos de embalagem peso variável)”  Neste parâmetro é possível configurar até 6 faixas com quantidade aprovada e percentual para que o ERP aprove automaticamente a quantidade extra, em caso de duvidas clique aqui. Quando houver quantidade aprovada a menor que a quantidade da nota fiscal e for realizado uma coleta maior que a quantidade aprovada na janela “Fechamento das notas fiscais do recebimento da carga”, não é exibido a grid com o item divergente, porem ao fechar a nota fiscal é validado que não é permitido receber uma quantidade maior que aprovada. Quando o Centro de Distribuição Logístico usa endereço para armazenagem, para que não ocorra divergência entre o estoque e o estoque endereçado para produtos de peso variável é necessário ajustar a quantidade na carga para que os estoque não fique divergente, ou seja é exibido divergência.

Em caso de dúvida entre em contato com nosso time de suporte.

2 Responses to “Estoques e NF-e – Críticas do Recebimento de Cargas”

  1. Cristiane Silva

    Bom Adriano, precisávamos de uma tela assim para otimizar as consultas do que estávamos recebendo em uma única carga, a facilidade de encontrar informações dentro de uma tela para vários lançamentos e as informações das notas são excelentes agora! Ferramentas assim, demonstram a preocupação com a praticidade que o usuário precisa enxergar quando precisar dessas informações! Que o brilhante trabalho de vocês continue nos ajudando sempre! E eu tô gostando dessas mudanças! Sucesso Dri, você e sua equipe! Abraço!

    Responder
    • Larissa Ramos

      Bom Dia!

      Cris,

      Nós da Bluesoft ficamos felizes pelo seu feedback. Continue acompanhando as novidades que postamos no Portal de Ajuda e Blog de Novidades. =D

      Muito obrigada!
      Att
      Larissa

      Responder

Leave a Reply