Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e >> Recebimento de Mercadorias >> Consulta de Notas Fiscais Recebidas

Permissões de Usuário: MB__info

Número – Nome da Permissão

182 – Recebimento Consultar </

2971 – Desvincular nota fiscal da carga

2972 – Adicionar nota fiscal na carga

2973 – Gerar lotes do recebimento de carga

 

Objetivo da tela é permitir que o usuário possa verificar em um só lugar, como estão as quantidades recebidas de todas as notas de carga.

Após o recebimento de todas as notas fiscais da carga, será possível ter uma visão geral de todas as notas fiscais, sem que seja necessário entrar em todas.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Com a nota vinculada a uma carga é exibido no campo Numero da Carga dois links, o primeiro é o numero da carga e o segundo um ícone de um caminhão.

 

No link da carga é exibido o relatório de recebimento de carga, conforme imagem abaixo, onde ilustra os dados do produto coletado:

 

 

No link do ícone do caminhão é exibido a janela de “Fechamento das notas fiscais do recebimento da carga”.

Observação: Enquanto a carga estiver aberta não é possivel realizar nenhuma ação.

 

A primeira aba é exibido os dados da nota fiscais em relação a quantidade em nota fiscal, quantidade pedida e recebida.

Como podemos ver acima, temos:

  • Na primeira coluna a descrição do Fornecedor juntamente com o número da nota fiscal;
  • Na segunda coluna é exibido o status da nota fiscal, “Aberta” ou “Fechado”;
  • Na terceira coluna será exibida a quantidade aprovada na nota fiscal.
  • Na quarta coluna é exibido a quantidade pedida;
  • Na quinta coluna é exibido a quantidade recebida no qual foi realizado a coleta na carga;
  • E na quinta coluna temos as Ações: Botão Fechar: ao utilizar é exibido a janela de Recebimento de mercadoria para realizar o processo de fechamento da nota fiscal, Botão Desvincular: é habilitado quando a carga estiver fechada é não houver nenhum produto coletado na carga, logo é possivel desvincular a nota fiscal da carga associada. No exemplo acima vamos supor que a Cerv Pilsen Garrafa 600ML CX 12 tenha sido coleta na nota fiscal de numero 12-1, o botão não será habilitado na nota fiscal de numero 3213-2, pois o item foi coletado em uma única carga, Botão Excluir: é habilitado quando a carga estiver fechada e permite realizar a exclusão da nota fiscal da carga vinculada.

Caso exista diferença de quantidades, os produtos com divergência serão listados em vermelho conforme imagem acima.

 

A segunda aba é exibido os itens coletados: Descrição do produto, GTIN, Quantidade, Unidades  Embalagem, Data de Validade, Conferido pelo Usuário, Data da Coleta e número da sequência do palete e número da capa palete entre parênteses.

 

A Terceira aba é exibido as ocorrência: A grid detalhe todo o processo realizado desde a abertura da carga, coleta, exclusão dos itens e o fechamento da carga com data hora e o usuário que realizou o processo.

 

 

Abaixo da grid o Botão Adicionar Nota Fiscal, permite adicionar uma nota fiscal no qual não há carga vinculada. É possivel informar no campo “Recebido à”  um limite de 60 dias para listar as notas no qual estão pendente de recebimento e já com romaneio. Para realizar o vinculo selecione a linha da nota fiscal e clique sobre o botão vincular.

 

 

Nota vinculada a carga selecionada

 

 

 

Observando na imagem acima o botão desvincular da nota fiscal de numero 3234 – 3 está habilitado onde permite desvincular a nota fiscal da carga. Clique sobre o mesmo e confirme clicando sobre o botão Sim, continuar.

 

 

 

 

Quando for coletado uma quantidade maior que a pedida é exibido uma segunda Grid detalhando o motivo: Quantidade Coletada Maior do que Pedida Na Nota Fiscal, com a divergência exibida não é possivel realizar o fechamento de nenhuma nota fiscal vinculada a essa carga, mesmo que alguma nota fiscal não possua divergência, repare que a nota de numero 3213 – 2 a quantidade pedida é a mesma quantidade que a recebida.

 

Ao realizar o fechamento da nota fiscal é exibido a mensagem abaixo, necessario realizar a manutenção na carga.

 

 

 

 

É possivel realizar a exclusão de uma nota fiscal da carga desde que a nota fiscal esteja com status em aberta.

 

Com uma ou mais nota já fechada na carga é possivel realizar o cancelamento mesmo que a carga possua outras notas fiscais em aberto, na imagem abaixo ilustra a nota fiscal com status fechada e o botão cancelar habilitado para realizar o cancelamento pressione o mesmo, é exibido a janela de recebimento de nota fiscal utilize a opção ações cancelar nota fiscal.

 

Ao fechar uma nota fiscal quando o Centro de distribuição possuir endereçamento automatico e por algum motivo não for gerados o palete para endereçamento, ao entrar na consulta da carga é exibido o Botão Gerar Lotes. O botão somente é exibido se os lotes não forem gerados automaticamente, para gerar os paletes para realizar o endereçamento pressione o mesmo em seguida confirme a geração dos lotes clicando sobre o botão Sim, continuar.

 

 

 

Importante: Para produtos de peso variável não é realizado  critica em relação a quantidade coletada X quantidade aprovada, onde é possivel o usuario realizar manutenção na nota fiscal ajustando sua quantidade conforme quantidade aprovada.

Quando houver quantidade aprovada a menor que a quantidade da nota fiscal e for realizado uma coleta maior que a quantidade aprovada na janela “Fechamento das notas fiscais do recebimento da carga”, não é exibido a grid com o item divergente, porem ao fechar a nota fiscal é validado que não é permitido receber uma quantidade maior que aprovada.

 

 

 

Em caso de dúvida entre em contato com nosso time de suporte.

2 Responses to “Estoques e NF-e – Críticas do Recebimento de Cargas”

  1. Avatar

    Cristiane Silva

    Bom Adriano, precisávamos de uma tela assim para otimizar as consultas do que estávamos recebendo em uma única carga, a facilidade de encontrar informações dentro de uma tela para vários lançamentos e as informações das notas são excelentes agora! Ferramentas assim, demonstram a preocupação com a praticidade que o usuário precisa enxergar quando precisar dessas informações! Que o brilhante trabalho de vocês continue nos ajudando sempre! E eu tô gostando dessas mudanças! Sucesso Dri, você e sua equipe! Abraço!

    Responder
    • Larissa Ramos

      Larissa Ramos

      Bom Dia!

      Cris,

      Nós da Bluesoft ficamos felizes pelo seu feedback. Continue acompanhando as novidades que postamos no Portal de Ajuda e Blog de Novidades. =D

      Muito obrigada!
      Att
      Larissa

      Responder

Leave a Reply