Caminho da Funcionalidade no Sistema: Compras > Cotação de Faltas
Permissões:

272 – Cotação faltas Consultar

273 – Cotação faltas Incluir

274 – Cotação faltas Alterar

275 – Cotação faltas Excluir

1354 – Reabrir Cotação de Faltas

2858 – Enviar E-mail da Cotação

2863 – Alterar manualmente o ganhador na apuração prévia da cotação

2862 – Gerar pedido a partir da cotação

2864 – Gerar prévia de apuração antes de gerar pedidos de compra

1354 – Reabrir Cotação de Faltas

2900 – Permitir desmarcar opção de limite ao pedido máximo do produto em sugestão para X dias

3373 – Alterar código de referência do item da cotação de falta

3808 – Alterar quantidades da solicitação de compra entre os fornecedores da cotação

3809 – Alterar preço dos produtos na prévia da apuração da cotação de faltas

3810 – Forçar produto entrar no pedido na prévia da apuração da cotação de faltas

A Cotação de Faltas é uma funcionalidade que permite o gerente ou o comprador obter os preços dos produtos (cotação) por meio da solicitação do preenchimento da lista de faltas pelos representantes.

A tela de Cotação de Faltas permite gerenciar as cotações por meio da listagem, da criação, da atualização e da remoção tanto das listas de faltas quanto das cotações, tal como gerar a lista de pedidos a partir a apuração das cotações fornecidas pelos representantes.

Durante a apuração, o critério utilizado para o ganhador é o menor preço e, em caso de empate é escolhido o representante que ofereceu o maior prazo de pagamento.

Para entrar tal como executar as ações desta tela, é necessário que o gerente ou comprador tenham permissões específicas, conforme apresentados no início do post.

Para utilizar esta funcionalidade, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Criar a lista de faltas
  2. Gerar a cotação
  3. Apurar ganhadores e gerar os pedidos

Criar a lista de faltas

Para criar uma nova lista de faltas com seus respectivos produtos, na tela de Cotação de Faltas, devemos clicar no botão Incluir conforme a imagem apresentada abaixo:

Ao realizar esta ação, a janela Lista de Cotação de Falta será aberta, permitindo que sejam adicionados os produtos, para isso, clique no botão Incluir Produtos conforme apresentado na imagem abaixo:

 

Ao clicar na inclusão dos produtos, será exibida a janela com opções para filtrar os produtos, que podem ser por: Fornecedor, Descrição, Código interno, GTIN/PLU, Grupo, Subgrupo, Lista padrão de produtos ou Lista de códigos internos.

Observação: Ao utilizar a flag “Somente produtos onde a compra por cotação é priorizada”, a busca trará no resultado apenas produtos que em seu cadastro, na aba “Detalhes”, tenha a opção “Compra por cotação é priorizada” marcada como “Sim”.

Após realizar a busca, serão listados os produtos de acordo com o critério selecionado e permitirá ao comprador a seleção do conjunto de produtos que deseja que sejam inclusos na cotação. A imagem abaixo exemplifica a apresentação dos resultados:

 

Informações Importantes: TODOS os tipos de pesquisa só listaram produtos unitários.

 

Após adicionar os produtos, a lista de faltas criada será exibida e ao clicar sobre o número da lista os itens dentro da mesma serão exibidos possibilitando excluí-los, imprimi-los ou exportá-los para Excel.


Gerar cotação

Em seguida será necessário escolher os fornecedores que farão parte da cotação, para isso será preciso selecionar as listas de faltas que farão parte da cotação e em seguida clicar sobre o botão Gerar cotação.
No exemplo abaixo é exibido as cotações já existentes no período filtrado e as listas de faltas que estão sendo criadas:

Após selecionar as listas e clicar sobre o botão Gerar cotação conforme imagem abaixo, será possível escolher os fornecedores que farão parte da cotação e o contrato que contém informações relevantes quanto a prazo de pagamento e prazo de entrega, necessários como critério de desempate durante a apuração realizada adiante.

É possível realizar a inclusão de um fornecedor de forma individual, ou através de uma lista de fornecedores de cotação.

Para a inclusão individual, basta clicar no ícone da lupa para buscar o fornecedor e em seguida no ícone do contrato para adicionar o respectivo contrato. Segue demonstração abaixo:

Ao clicar no ícone da lupa do campo Fornecedor, a janela de pesquisa de fornecedor será aberta. Ao realizar a busca, será possível visualizar os fornecedores na tabela de resultados e selecioná-lo. Ao realizar a ação de selecionar, o mesmo será adicionando na tela de nova cotação, possibilitando assim a seleção do contrato:

 

Ao clicar no campo ou no ícone do Contrato, a janela abaixo será exibida, permitindo a seleção de um contrato.

 

 

Ao selecionar o fornecedor e o contrato, a lista dos produtos será exibida, e os representantes deverão informar os códigos de referência dos produtos (necessário para identificar o produto no recebimento da nota fiscal eletrônica) e preços para cotação e, em seguida, salvar a lista do fornecedor que ele está representando:

 

 

Também é possível, caso o representante queira, imprimir a lista de produtos para informar o preço através do botão Imprimir demonstrado na imagem acima.


Lista de fornecedores de cotação

Para a inclusão de uma maior quantidade de fornecedores, é possível se utilizar de uma lista de fornecedores para cotação. Para mais informações clique aqui.

Basta clicar no botão Incluir fornecedores por lista , onde em seguida será aberta uma nova janela, possibilitando a  seleção de listas cadastradas com o status ativo.

 

Após definir a lista de fornecedores, clique em Buscar e selecione os fornecedores desejados.

Informação importante: Caso o fornecedor presente na lista não possua, ou tenha mais que um contrato vigente e ativo, o contrato não virá pré selecionado. Sendo assim necessário que clique no botão Alterar contrato, e selecione um contrato.

Somente será possível confirmar os fornecedores selecionados, que possuam um contrato definido.

Após confirmar, os fornecedores selecionados serão adicionados à cotação:

Em seguida, será necessário que para cada fornecedor incluído, acesse o botão Lista e preencha a lista dos produtos com os códigos de referência e preços para cotação.

Após salvar a lista, a cotação será exibida com as informações de Número, Data de emissão e Operações.

 

 

Segue abaixo a descrição de cada ícone de Operações:

 

Ícone Descrição
Status da Cotação: Por padrão a cotação é aberta ao clicar sobre o ícone ela se torna pública.
Ícone da cotação pública.
Indica o status da cotação se a mesma esta aberta ou fechada
Possibilita a edição da cotação, por exemplo, adicionando mais fornecedores para a cotação.
Permite que seja realizado a consulta dos preços inseridos na cotação.
Exibe os produtos da cotação, possibilitando adiciona-los e exclui-los.
Lista os pedidos que foram criados para a cotação.
Permite que seja adicionadas lojas para a cotação.
Permite a impressão da cotação.
Permite enviar o convite para preenchimento da cotação para os representantes.
Exibe as observações que foram inseridas pelos representantes no portal do fornecedor.
Exclui a cotação criada.

Editar cotação, apurar ganhadores e gerar pedido de compra

Ao clicar sobre o ícone de editar cotação o comprador terá acesso à esta lista, onde poderá adicionar outro fornecedor, usar a sugestão de compra, apurar os ganhadores e gerar os pedidos:


1.É possível editar a data/hora limite que será transmitido para os fornecedores na mensagem de e-mail e também será usada para bloquear a edição da cotação quando expirada.

2.Busca de fornecedor e seus respectivos contratos para inclusão na cotação.

3.Apresenta os fornecedores nessa cotação, clicando no ícone de ocorrências o sistema apresenta as ocorrências da cotação.

4.Opções para geração de pedidos:

Tipo de produtos: Todos, somente unitário, somente caixas.
Este filtro indica como será a inclusão dos itens nos pedidos, se irá incluir somente unitários, somente caixas, ou todos.

  • Se selecionar unitários, todos os itens do pedido serão unitários;
  • Se selecionar somente caixas, então, para cada item da cotação, todas suas caixas serão incluídas no pedido, mas somente as caixas;
  • Se selecionar todos, serão incluídas tanto a unidade, quanto suas caixas;

Usar sugestão de compra: O sistema gera a sugestão das quantidades a serem compradas com base nos últimas 42 dias de vendas do produto. Ao selecionar está opção, a quantidade sugerida será adicionada automaticamente na quantidade do produto.

Desprezar dias em oferta na venda média: No cálculo da sugestão desconsidera os dias que o produto esteve em oferta na média de venda.

Calcular sugestão para X dias: Deve ser usado quando a intenção for calcular a sugestão para uma quantidade de dias determinada. Quando informado, o sistema ignora os dados de pedido mínimo (no cadastro do produto), prazo de entrega e Intervalo de visita (definidos no contrato) para usar a quantidade de dias informada como cobertura mínima no calculo da sugestão.

Limitar X dias ao pedido máximo do produto: Se esta opção estiver ativa, a quantidade X dias informada será limitada ao pedido máximo definido no cadastro do produto, ou seja, usará a menor quantidade de dias entre aquela que foi informada (X dias) e o pedido máximo do produto.

5.Necessário informar um e-mail que será notificado quando for finalizado a geração dos pedidos da cotação.

6.Opções de incluir fornecedores por lista, fechamento da cotação e consulta dos preços da cotação. 

Ao apurar os ganhadores, caso tenha representantes que não finalizaram a digitação dos preços, será apresentada uma notificação informando que existem lançamentos em andamento, neste caso, selecionar a opção “sim”, pois estes lançamentos serão fechados após a apuração:

 

 

Em seguida, você poderá decidir se o pedido de compra para os produtos ganhadores serão feitos para todas as lojas da rede ou apenas para as lojas inseridas na cotação de faltas:

 

Obs: Para utilização deste módulo, será preciso cadastrar o representante, fornecedor e os acessos dos representantes no sistema.

Prévia de Apuração

Através da Prévia de Apuração é possível alterar o critério de desempate para a cotação, visualizar em quais produtos os fornecedores ganharam e se desejado alterar o vencedor.

Ao clicar no botão de “Prévia de Apuração” na tela Nova cotação, é apresentada a tela Apuração da cotação através da qual é possível obter visões prévias dos ganhadores antes da geração dos Pedidos de compra.


No setor “Apuração dos resultados” há duas opções para ser utilizado como critérios de desempate:

  • Maior prazo do pagamento (valor padrão)
  • Menor prazo de entrega

Ao clicar em APURAR, o sistema vai definir os os fornecedores ganhadores na ordem de prioridade: 1º – Menor preço, 2º – Critério de desempate escolhido e 3º – Critério de desempate não escolhido.

O ganhador pode ser alterado pelo usuário que possuir a permissão dando um duplo clique sobre ícone de edição:

Serão então listados os fornecedores que efetuaram o preenchimento do preço para o item:

Se alterado o fornecedor, é necessário reagrupar os produtos para melhor visualização do resultado, para isso clique no botão Reagrupar Produtos:

Visão após reagrupar os produtos:

Caso após efetuar alterações dos fornecedores ganhadores, desejar voltar para o resultado inicial apresentado pelo sistema, basta clicar sobre o botão Gerar Nova Prévia.

 

Para visualizar as observações de cada fornecedor clique em Observações:

O sistema irá abrir as observações inseridas pelo fornecedor no preenchimento da cotação de faltas:

Para gerar os pedidos a partir da cotação de faltas, é possível usar as seguintes opções:

Tipo de produtos: Todos, somente unitário, somente caixas e conforme emb. faturamento.

Este filtro indica como será a inclusão dos itens nos pedidos, se irá incluir somente unitários, somente caixas, conforme embalagem de faturamento ou todos.

  • Se selecionar unitários, todos os itens do pedido serão unitários;
  • Se selecionar somente caixas, então, para cada item da cotação, todas suas caixas serão incluídas no pedido, mas somente as caixas;
  • Se selecionar conforme embalagem faturamento, então cada item da cotação será incluído com a embalagem que foi selecionada pelo representante no preenchimento da cotação;
  • Se selecionar todos, serão incluídas tanto a unidade, quanto suas caixas;

Usar sugestão de compra: O sistema gera a sugestão das quantidades a serem compradas com base nos últimas 42 dias de vendas do produto.

Desprezar dias em oferta na venda média: No cálculo da sugestão desconsidera os dias que o produto esteve em oferta na média de venda.

Calcular sugestão para X dias: Deve ser usado quando a intenção for calcular a sugestão para uma quantidade de dias determinada. Quando informado, o sistema ignora os dados de pedido mínimo (no cadastro do produto), prazo de entrega e Intervalo de visita (definidos no contrato) para usar a quantidade de dias informada como cobertura mínima no calculo da sugestão.

Limitar X dias ao pedido máximo do produto: Se esta opção estiver ativa, a quantidade X dias informada será limitada ao pedido máximo definido no cadastro do produto, ou seja, usará a menor quantidade de dias entre aquela que foi informada (X dias) e o pedido máximo do produto.

Sugestão = [(Cobertura Mínima – Cobertura para Sugestão) * Venda Média UN / Fator Estoque]

Onde:

Cobertura Mínima = Prazo de Entrega do contrato + Intervalo de Visita do contrato + Pedido mínimo do produto

Cobertura para Sugestão = (Saldo Estoque Total UN + Pedidos Pendentes UN) / Venda Média UN . Se venda média = 0 então resultará 0.

Se o cálculo da sugestão resultar negativo, então sugestão = 0.

Venda Média UN = Venda médio no período dos últimos 42 dias

Quando a opção de calcular para X dias for usada:

Sugestão = [(X – Cobertura para Sugestão) * Venda Média UN / Fator Estoque]

Se a opção “Limitar ao pedido máximo do produto” estiver ativa, o valor usado no cálculo da sugestão de compra será o valor X definido desde que não seja maior que o pedido máximo cadastrado no produto. Caso seja maior, o pedido máximo é que será usado no cálculo.

Confirme a operação:

 

Informe se deseja criar o pedido para todas as lojas:

O sistema apresenta uma mensagem informando que os pedidos estão sendo gerados e quando for finalizado o processo será notificado no e-mail informado na cotação.

 

 

Informação importante: Após a apuração do ganhador e geração dos pedidos de compra, caso as lojas selecionadas sejam de UFs diferentes, o comportamento será o seguinte:

  • Caso o fornecedor ganhador da cotação, não se utilize de regra fiscal, os pedidos de compra serão gerados separadamente por UF.

  • Caso o fornecedor ganhador da cotação, se utilize de regra fiscal, será gerado um único pedido de compra multi-estado, para as lojas que possuem o mesmo regime tributário e ramo de atividade. Além disso, caso hajam lojas de regime tributário e ramo de atividade diferentes, serão gerados pedidos de compra separadamente.

Consultar preços da cotação

Através dos meios abaixo, é possível realizar o acesso ao relatório de consulta de preços da cotação :

Após isso, será aberta a tela possibilitando filtragens para prosseguir com a análise:

Exemplo de consulta:

Informação importante: Ao se utilizar do agrupamento: Produto , ou definir um produto específico da cotação, os produtos serão ordenados com base em sua descrição, e o preço do menor ao maior.

Caso desejado, será possível configurar a ordem, e quais colunas serão retornadas no relatório:

Colunas disponíveis, possibilita realizar a seleção de colunas que não são trazidas por padrão em tela.

Opções:

Condição de pagamento: condição referente ao pagamento.

Contrato N°: número do contrato de fornecimento.

Emb. do Fabricante: embalagem padrão do fornecedor, definida no cadastro do produto.

Qtde a Comprar: coluna para preenchimento manual nas exportações para PDF ou Excel.

Exemplo de consulta:

Após a consulta, há a possibilidade de realizar a exportação para PDF ou Excel:

PDF:

Excel:


Envio de convite aos representantes

 

Para enviar o convite para preenchimento da cotação para os fornecedores via email , temos os seguintes passos:

 

  1. (Opcional) Definir a data e hora limite durante as ações Gerar cotação ou quando clicado no Editar cotação e adicionar os representantes que poderão receber a lista de produtos.
  2. Clicar no ícone de Envio de convite aos representantes.

 

Definir data e hora limite para preenchimento da cotação

 

A definição da data e hora limite da cotação, que é usada como campo informativo no e-mail e na impressão da cotação e também será usada para bloquear a edição da cotação quando expirada. É possível preencher ou alterar esses campos durante as operações Gerar cotação ou Editar cotação. A imagem abaixo destaca as ações que permitem editar a data e hora limite:

 

Gerar cotação ou editar cotação.

 

Ao gerar ou editar uma cotação, a janela abaixo será apresentada, permitindo assim a edição:

Definição da data e hora limite para preenchimento da cotação.

Enviar convite (e-mail) para preenchimento da cotação aos representantes

 

Para realizar o envio convite para preenchimento da cotação para os representantes devemos clicar no ícone, conforme destacado abaixo:

 

Ícone para Envio de convite aos representantes.

 

Ao clicar no ícone, a janela apresentada abaixo será aberta, permitindo a seleção dos representantes que receberão o convite para preenchimento da cotação.

 

 

Observações:

 

  • O email sugerido é o email comercial do representante, mas ele pode ser alterado para o envio do e-mail.
  • É possível enviar múltiplos endereços realizando duplo clique no campo emails na linha do representante e separando os endereços eletrônicos por ponto e vírgula.
  • Serão enviados os emails somente para os representantes selecionados.
  • O campo Mensagem é opcional e deve ser usado para enviar informações adicionais no email.
  • Os dados modificados não serão gravados.

Importação de cotações via planilha

Tanto a planilha exportada quanto a importada devem estar no padrão conforme apresentado na imagem abaixo:

Para importar a planilha, selecione o botão Importar planilha. Ao realizar esta ação, será aberto um modal onde será possível selecionar o arquivo. Para isso, puxe o arquivo ou clique em Escolher arquivo, em seguida clique em Confirmar.

Funcionalidade de importar planilha no ERP.
Funcionalidade de importar planilha no portal do representante.

Ao importar a planilha, os dados da cotação serão preenchidos para os produtos correspondentes e serão gravados, podendo modificar os dados pré-existentes.

Algumas validações serão realizadas pelo sistema no momento da importação:

  • O número da cotação na planilha deve ser a mesma da cotação que esta recebendo a importação da mesma.
  • Caso esteja parametrizado no módulo de compras que o código de referência do fornecedor é obrigatório, na importação da planilha não será aceito que o produto tenha preço de venda informado mas não tenha código de referência.
  • A planilha não deve ter códigos internos de produtos que não estejam na planilha.
  • O código de referência não poderá ter mais que 20 caracteres
  • O preço de venda pode ter, no máximo, até 4 casas decimais
  • A planilha não pode ter códigos internos do produto em duplicidade. Segue abaixo um exemplo:

Validação do sistema ao importar a planilha acima:

As validações acima valem tanto para o portal do fornecedor como para a digitação de preços da cotação do ERP. Quando cair em uma dessas validações a importação será impedida e o usuário precisará fazer os ajustes necessários e realizar uma nova importação.  


Cotação de Faltas: Portal do Fornecedor

No portal do fornecedor será possível buscar pelas cotações em aberto, basta clicar sobre a opção “Preencher Cotação”, filtrar pela data desejada e buscar:

 

Opção para preencher Custos com base em outra cotação.

No sistema, quando o representante for preencher uma cotação, é possível preencher os custos com base em outra cotação preenchida anteriormente, para isso basta clicar sobre o ícone de editar cotação no passo 3 demonstrado na imagem acima.
Em seguida a cotação será aberta com algumas opções, sendo elas, Cotação, Cotações anteriores e Observação.

 

Na aba Cotação exibirá os produtos dentro da cotação com algumas informações como, Código interno, Descrição Produto, Emb. Faturamento, GTIN, Código de referência e Preço unitário:

 

Emb. Faturamento: Apresenta as embalagem disponíveis para esse produto, embalagem selecionada pode ser usada na criação de pedidos usando a prévia da cotação de faltas.

GTIN: Apresenta o Gtin do produto conforme a embalagem de faturamento.

Código de referência: Apresenta o código de referência do produto conforme a embalagem de faturamento.

Ao clicar sobre “Cotações anteriores” uma lista com as 15 últimas cotações preenchidas será exibida, ao expandir a cotação a opção “APLICAR PREÇOS” ficará disponível possibilitando o representante aplicar os preços já definidos nessa cotação anterior para a cotação atual:

Feito isso os preços serão aplicados para os produtos existentes na cotação, para os produtos que não estavam na mesma cotação o custo permanecerá zero.

Resultado após aplicar os preços


Aba Observação

Caso necessário, o representante poderá inserir observações referentes a cotação através da aba “Observação”, podendo inserir até 1000 caracteres conforme demonstrado na imagem abaixo:


Cotação de Faltas: Cotações Públicas

 

Quando as cotações estão preenchidas, é possível transformar a mesma em cotação pública para mais uma rodada de negociações com os representantes.

 

 

Assim, quando o representante acessar novamente a cotação, ele poderá ver em quais produtos o seu preço está vencendo a cotação e também em quais produtos ele não está vencendo, com sugestão de preço menor:

 

 

Preenchimento do Código de Referência nos Produtos

Existe um parâmetro no módulo de Compras que obriga o preenchimento do código de referência do produto em todas as operações do módulo de Cotação de Faltas.

Além do parâmetro acima, o usuário deverá possuir a permissão 3373 – Alterar código de referência do item da cotação de falta para conseguir preencher o campo na cotação de faltas.


Apuração de Ganhadores Utilizando Impostos das Regras Fiscais

No parâmetros do módulo de compras é possível configurar a utilização de tributos recuperáveis de regras fiscais para apurar os ganhadores da cotação de faltas pelo valor líquido.

Habilitando este parâmetro, as cotações de faltas serão geradas uma por UF, ramo de atividade, regime tributário e indicador de atividade, de acordo com as lojas envolvidas.

Além disso, na apuração dos ganhadores da cotação de falta, serão considerados os valores líquidos dos fornecedores, isto é, o valor informado por eles subtraindo os tributos recuperáveis de ICMS, PIS, COFINS e FCP segregado da regra fiscal de entrada relacionada ao fornecedor.

Para utilizar a funcionalidade, devemos seguir os seguintes passos:

1) Habilitar o parâmetro “Usar os tributos recuperáveis de regras fiscais para apurar os ganhadores da cotação de faltas pelo valor líquido”. Para isso devemos acessar o menu Compras > Configurações > Parâmetros do módulo de Compras > Pedido de Compra

2) A partir do momento que o parâmetro for habilitado, as listas de faltas serão agrupadas por UF, Ramo de Atividade, Regime Tributário e Indicador de Atividade

3) As listas que já estavam criadas antes do parâmetro ser habilitado, ficaram com essas informações em branco

4) Conforme mencionado anteriormente, a partir do momento que o parâmetro for habilitado, as cotações também serão agrupadas por UF, Ramo de Atividade, Regime Tributário e Indicador de Atividade de acordo com as lojas envolvidas

5) As listas de faltas criadas antes do parâmetro ser habilitado se comportaram como anteriormente. Ou seja, será gerada somente uma cotação de faltas sem agrupamento, e essa cotação também não utilizará os impostos recuperáveis na apuração.

6) A inclusão de novas lojas na cotação de faltas respeitará o agrupamento no qual a mesma foi gerada. Ou seja, só será possível incluir lojas da mesma UF, Ramo de Atividade, Regime Tributário e Indicador de Atividade

7) Em cotações de falta criadas com o agrupamento anteriormente mencionado o botão “APURAR GANHADORES E GERAR PEDIDOS” não ficará disponível. Nesses tipos de cotação a apuração será feita através do botão “PRÉVIA DE APURAÇÃO

8) Ao clicar em “PRÉVIA DE APURAÇÃO” e posteriormente “GERAR APURAÇÃO” o Bluesoft ERP buscará para cada item, de cada fornecedor a regra fiscal de entrada aplicável para obter os dados de ICMS, PIS, COFINS e FCP Segregado.

Para cada item, o Bluesoft ERP vai calcular um preço líquido subtraindo os percentuais de tributos recuperáveis encontrados do preço informado pelo fornecedor e, desta forma, somente depois de calcular este preço líquido para todos os itens, em todos os fornecedores, usar esse valor líquido para apurar os ganhadores.

Desta forma, não será mais usado diretamente o valor informado pelo fornecedor, mas sim o valor líquido a partir deste valor informado para, com este valor líquido, fazer a apuração.

Exemplo Prático!

Abaixo temos duas listas de faltas para o produto “PRODUTO 000 – 12% INTEGRAL” envolvendo os fornecedores “FORNECEDOR REGRA FISCAL LINHA INDEFINIDA” e “FORNECEDOR LINHA IND”.

Com base na imagem acima, o “FORNECEDOR LINHA IND” seria o ganhador da apuração pois informou o Preço Unitário de R$ 1,60 e seu concorrente informou um preço maior.

No entanto, após subtrair os impostos recuperáveis, o Preço Líquido do “FORNECEDOR REGRA FISCAL LINHA INDEFINIDA” é menor que R$ 1,60 e por conta disso ele é o ganhador da apuração.


Geração de Pedidos com o Tipo de Distribuição CD – Cross Docking

No Preview da cotação de faltas é possível selecionar o tipo de distribuição DSD – Direto nas Lojas (opção padrão) ou CD – Cross Docking

A seleção do Tipo de Distribuição está disponível para cotações de falta que possuam qualquer origem.

Ao selecionar o tipo de distribuição CD – Cross Docking, posteriormente será possível selecionar as opções:

  • Distribuição Programada (não por padrão )
  • Local de Entrega (demonstrará apenas centros de distribuição )

Caso a cotação de faltas tenha sido gerada a partir de uma Solicitação de Compras, as quantidades informadas serão utilizadas para preencher os pedidos de compras gerado ( assim como é hoje ), porém agora respeitando os parâmetros do tipo de distribuição:

Tipo de Distribuição: CD – Cross Docking

Distribuição Programada: Não

Local de Entrega: LOJA 400 – CD

A soma das quantidades da solicitação de compra, será preenchida na loja informada como Local de Entrega do pedido


Tipo de Distribuição: CD – Cross Docking

Distribuição Programada: Sim

Local de Entrega: LOJA 400 – CD

A soma das quantidades da solicitação de compra, será preenchida na loja informada como Local de Entrega na coluna Pedido e as quantidades de cada loja será preenchida na coluna Dist.


Edição do Preço de Venda no Preview da Cotação

Quando a cotação de faltas tiver como origem uma Solicitação de Compras, será possível alterar os preços de venda informado pelos Representantes.

Além da origem Solicitação de Compras, o usuário precisa possuir a permissão 3809 – Alterar preço dos produtos na prévia da apuração da cotação de faltas para realizar essa operação.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Após todos os fornecedores terem finalizado o preenchimento dos dados na cotação de faltas, clique em PRÉVIA DE APURAÇÃO

2) Clique em APURAR para que o sistema gere a primeira prévia dos ganhadores

3) Com a prévia gerada, mude a opção Visualizar Fornecedores para TODOS

4) Com essa opção selecionada, será possível visualizar os Preços de todos os fornecedores vinculados a cotação de faltas

5) Com um clique duplo sobre o campo Preço, o mesmo abrirá a opção de edição

6) O campo será salvo automaticamente ao sair dele ou clicando em ENTER


Seleção de Múltiplos Ganhadores para o Produto

Quando a cotação de faltas tiver como origem uma Solicitação de Compras, será possível selecionar múltiplos ganhadores para um produto.

Além da origem Solicitação de Compras, o usuário precisa possuir a permissão 3808 – Alterar quantidades da solicitação de compra entre os fornecedores da cotação para realizar essa operação.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Após todos os fornecedores terem finalizado o preenchimento dos dados na cotação de faltas, clique em PRÉVIA DE APURAÇÃO

2) Clique em APURAR para que o sistema gere a primeira prévia dos ganhadores

3) Com a prévia gerada, mude a opção Visualizar Fornecedores para TODOS

4) Com essa opção selecionada, será possível visualizar os Preços de todos os fornecedores vinculados a cotação de faltas

5) Para definir múltiplos ganhadores na cotação, devemos clicar sobre o ícone de teclado de um dos fornecedores que não ganhou a apuração

6) Devemos marcar o checkbox “Forçar produto entrar no pedido” e posteriormente clicar em SALVAR

Para realizar essa operação, o usuário precisa possuir a permissão 3810 – Forçar produto entrar no pedido na prévia da apuração da cotação de faltas

7) Após isso, será possível editar o campo Quantidade Pedida

8) O campo será salvo automaticamente ao sair dele ou clicando em ENTER

Distribuição Automática de Quantidades

Após salvar uma nova Quantidade Pedida, o ERP irá distribuir automaticamente a quantidade solicitada, entre o fornecedor ou fornecedores selecionados para “Forçar produto entrar no pedido” e o fornecedor ganhador da apuração.

A medida que forem sendo salvas as Quantidades Pedidas, o ERP irá atualizar a quantidade do fornecedor ganhador da cotação subtraindo a quantidade digitada nos demais fornecedores.

O fornecedor ganhador da apuração, por padrão, terá seu pedido gerado considerando a diferença entre a quantidade pedida subtraindo a digitada nos demais fornecedores. Desta forma, a opção “Forçar produto entrar no pedido” somente deve ser habilitada para o fornecedor ganhador, caso seja preciso pedir uma quantidade maior que a diferença calculada.

Exemplo Pratico!

Inicialmente temos apenas o FORNECEDOR LINHA IND como ganhador da cotação, e nenhum produto com a opção Forçar produto entrar no pedido

Agora vamos definir que das 18.000 unidades solicitadas para a LOJA 1 do PRODUTO 000 – 18% INTEGRAL, 200 serão compradas pelo fornecedor RINO AUSTRALIANO

Dessa forma, 17.800 será preenchido automaticamente no fornecedor ganhador da apuração:

Agora vamos definir que das 18.000 unidades solicitadas para a LOJA 1 do PRODUTO 000 – 18% INTEGRAL, 1000 serão compradas pelo fornecedor FORNECEDOR REGRA FISCAL LINHA INDEFINIDA

Dessa forma, a quantidade pedida fornecedor ganhador da apuração será atualizada para 16.800

Se a opção “Forçar produto entrar no pedido” for habilitada para o fornecedor ganhador, é possível editar a quantidade pedida. Com isso, o ERP soma a quantidade pedida a diferença calculada. Neste exemplo, a diferença é de 16800 (quantidade pedida do fornecedor ganhador), caso altere a quantidade pedida do fornecedor ganhador para 1000, a quantidade pedida final será 17800, ou seja, a soma da diferença (16800) mais a nova quantidade informada (1000).

Caso necessário, é possível selecionar a opção Forçar produto entrar no pedido para todos os itens de um fornecedor


9) Após preencher as quantidades em todos os fornecedores desejados, ao clicar em GERAR PEDIDOS o ERP irá gerar múltiplos pedidos de compra para os fornecedores selecionados e seus produtos

FORNECEDOR LINHA IND

RINO AUSTRALIANO

FORNECEDOR REGRA FISCAL LINHA INDEFINIDA

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