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2187 – Configurações do e-commerce

Por meio da Configuração do e-commerce, é possível ajustar aspectos gerais, como banners, promoções e o conteúdo dos e-mails enviados pelo módulo.

Configurações


No menu Configurações é possível definir as políticas de envio e de disponibilidade de estoque.

Nome do E-commerce: esse campo define o nome que deseja inserir no seu E-commerce, ele exibirá tanto no título da pagina, como no rodapé.

Enviar estoque online para o e-commerce?: ao marcar “Sim” nessa opção, o estoque enviado para o e-commerce levará em consideração as saídas de estoque das vendas que estão sendo processadas pelo Venda Online.

Enviar quantidade de estoque em terceiros para o e-commerce?: ao marcar “Sim” nessa opção, a quantidade de estoque em terceiros será enviada para o e-commerce, levando em consideração o estoque em terceiros.

Sincronizar apenas a Quantidade Disponível dos produtos em estoque: habilitando esta opção, o sistema envia apenas a quantidade disponível em estoque dos produtos, abatendo a quantidade reservada.

Mínimo de Dias de Cobertura: esse valor determina quantos dias de cobertura o produto deve ter para ficar disponível no e-commerce. 0 = desabilitado.

Mínimo de Dias de Venda: se o produto estiver sem venda a mais dias que o parâmetro, ele não será enviado a não ser que tenha venda online.

Analisar pedido e-commerce B2C com valor superior a: parâmetro que determina o valor a partir do qual os pedidos serão submetidos à análise de crédito. Caso nenhum valor seja informado, os pedidos não serão encaminhados para a tela de análise de crédito.

Quitar duplicatas automaticamente: habilitando esta opção, as duplicatas são quitadas automaticamente, e não é permitida o agrupamento e a utilização em borderô.

Autorizadora de cartões para quitação automática: inserir uma autorizadora cadastrada para a quitação automática.

Carteira Digital para quitação automática: inserir uma carteira digital cadastrada para a quitação automática.

Ativar regra fiscal de saída nos novos clientes: quando o parâmetro for “Sim”, ao cadastrar novos clientes vindos do e-commerce, o campo Regra Fiscal de Saída da aba Dados Gerais será preenchido como Ativada.

Canal de Venda: se o E-commerce cadastrado for Oracle, o parâmetro “Canal de Venda” poderá ser utilizado. Ao selecionar um Canal de Venda, todas as ofertas, programas de fidelidade e promoções registrados nesse Canal de Venda serão aplicados aos itens do E-commerce. Para os demais Canais de Venda, os valores serão os mesmos do PDV.

Valor Mínimo de Compras: esse é o valor mínimo que o cliente de e-commerce deve comprar para finalizar um pedido.

No e-commerce, se um cliente adicionar ao carrinho produtos cujo valor (R$) seja inferior ao mínimo configurado no ERP, será exibida uma mensagem abaixo do total, indicando o valor restante em R$ necessário para atingir o montante mínimo e concluir o pedido.

Quantidade máxima de um item no pedido: quantidade máxima permitida para cada item do pedido.

Habilitar digitação no campo de quantidades?: marcando essa opção como “Não”, seu cliente de e-commerce não poderá digitar as quantidades dos produtos que deseja adquirir. A entrada de valores só será possível por meio dos botões de “+” e “-“.

Habilitar campo de observação do produto?: ao habilitar essa opção com “Sim”, seu cliente de e-commerce conseguirá adicionar uma observação no produto de peso variado (kg) antes de colocá-lo no carrinho de compras, como no exemplo abaixo:

Essa descrição será enviada junto com o pedido para o ERP. Dessa forma, durante o processo de separação do pedido, é possível visualizar a observação feita pelo cliente.

Habilitar programa fidelidade ?: ao ativar o programa de fidelidade, os clientes têm a oportunidade de se tornarem membros fiéis e adquirir os produtos a preços especiais.

Prazo de Expiração: os pedidos com status “Separado” serão automaticamente alterados para Expirado ao atingir o prazo especificado, com notificação dos clientes via e-mail e SMS. Pedidos criados anteriormente a essa mudança NÃO serão notificados e apenas expirados no sistema. 0 = desabilitado.

Prazo de Retirada: prazo que o cliente tem para retirar o pedido a partir do momento que ele estiver separado. Quando o pedido atingir o prazo final (podendo ser em dias ou horas) de retirada ele será automaticamente expirado no ERP:

Os pedidos com status Separado serão automaticamente alterados para Expirado ao atingir o prazo especificado, com notificação dos clientes via e-mail e SMS. Pedidos criados anteriormente a essa mudança NÃO serão notificados e apenas expirados no sistema.

Caso os pedidos possuam prazo de agendamento, o sistema irá realizar o cálculo para expirar de acordo com o prazo o último horário definido. Ex: – Se o administrador do e-commerce libera o uso para o seu cliente escolher um horário para retirada em uma terça, das 08h00 às 10h00: – Pedido foi separado às 21h00 de uma segunda-feira. – Os horários de funcionamento da loja de segunda à sexta é das 08h00 às 22h00 e o parâmetro para retirada está de 24 horas. – O pedido expirará somente na quarta-feira às 20h00, pois o prazo conta a partir do horário limite de retirada definido pelo cliente.

Além disso, o cliente receberá um e-mail informando que o pedido expirou:

Aplicar taxa percentual sobre todos os preços do e-commerce (Padrão, oferta, fidelidade, pack virtual, etc…): quando for informado um valor de taxa maior que zero, todos os preços serão enviados para o e-commerce com o acrescimento dessa taxa. Por exemplo: se o preço regular do produto é de R$11,99 e a taxa é de 2% o preço enviado ao e-commerce será de R$12,23. É possível utilizar o formatador para alterar ele para R$12,19 ou R$12,29.

Todos os preços serão alterados, preço normal, oferta, fidelidade, atacado e pack virtual.

Formatador de preço ao aplicar a taxa: quando uma taxa tiver sido informada, será possível definir qual o formatador de preço deverá ser utilizado. Esse formatador só tem efeito quando há uma taxa configurada.

Para saber mais sobre como esse formatador funciona, clique aqui.


Configurações de E-commerce VTEX

Quando o e-commerce for VTEX integrado com o Bluesoft ERP, aparecerão as seguintes configurações:

Na aba Global, constarão as opções mencionadas anteriormente, acrescidas das seguintes opções:

Qual módulo será utilizado para o gerenciamento de pedidos?: com esta configuração, será possível determinar se os pedidos do e-commerce da Vtex irão para o Pedido de Venda Balcão ou para o Pedido do Força de Vendas. Lembrando que esta opção só está disponível para usuários que pertecem ao grupo de acesso Master.

Estoque de Segurança Global: essa quantidade será abatida do estoque que será enviado para o e-commerce.

Por exemplo, se o valor configurado for 2 e o produto tiver um saldo de 5 unidades, o valor enviado para o e-commerce será 3. No caso de um resultado negativo, será enviado o valor 0.

Enviar o cadastro de clientes para a Vtex?: ao marcar “Sim”, o cadastro de clientes será enviado para a Vtex.

Sincronizar pedidos no status “Aguardando Pagamento”: habilitando esta opção, sincronizamos os pedidos que estão aguardando pagamento na VTEX, isso faz com que o estoque seja reservado (somente para pagamento com boleto).

Cancelar notas fiscais originadas de pedidos Vtex: habilitando esta opção, será permitido realizar o cancelamento de notas fiscais originadas de pedidos Vtex

Sincronizar fotos do cadastro de produtos com a Vtex: habilitando esta opção, o sistema realizará a sincronização das fotos dos cadastros de produtos com a base de dados da Vtex. Desabilitando, nenhuma foto será sincronizada.

Sincronizar Meta Tag Description com a Vtex: habilitando esta opção, o sistema enviará a descrição do produto no campo Meta Tag Description da Vtex. Desabilitando, o campo não será enviado.

Enviar código HTML da descrição do produto: habilitando esta opção, o sistema não removerá o código HTML da descrição do produto.

Obter especificações das categorias para sincronizar com a Vtex: habilitando esta opção, o sistema irá obter as especificações do produto do cadastro da VTEX e enviará novamente ao atualizar as informações para evitar a perda das especificações durante a sincronização.

A aba Filial será utilizada para lojas do tipo Centro de Distribuição e que utilizam endereçamento logístico , sendo possível enviar o estoque endereçado para o e-commerce VTEX.

Para saber mais, clique aqui.


Configurações de E-commerce Rappi e Cornershop

Para os modos de e-commerce Rappi e Cornershop, temos o campo “Usar as categorias de venda do e-commerce” que tem como finalidade, vincular as categorias de outro e-commerce que tem a loja em comum com eles para usá-las como referência.


Configurações de E-commerce VipCommerce

Para a configuração do e-commerce VipCommerce, temos a opção de incluir uma ou mais bandeiras de cartão que são aceitas pelo estabelecimento que irá realizar as vendas através da integração com a VipCommerce.

Selecione o botão para incluir um novo Mapeamento de Forma de Pagamento. Na tela seguinte temos as seguintes informações disponíveis:

  • Código do Pagamento no E-commerce: Código de identificação do pagamento. Esta informação pode ser encontrada nas configurações de pagamento no painel administrativo da VipCommerce.
  • Formas de Pagamento: Forma de pagamento correspondente ao mapeamento incluído, por exemplo: Cartão de Crédito, Cartão de Débito, PIX, etc…
  • Tipo de Pagamento: Tipo de pagamento utilizado no mapeamento incluído, por exemplo, Pagamento na Entrega, Pagamento na Retirada, etc…
  • Tipo de Integração: Opção para informar se o pagamento será integrado ou não.
  • Bandeira Cartão: Caso a forma de pagamento seja algum tipo de cartão, neste campo poderá ser selecionada a bandeira correspondente à forma de pagamento, atualmente temos disponíveis as seguintes bandeiras: Alelo Alimentação, Alelo Refeição, Amex, Aura, BIQ, Banescard, Ben Alimentação, Ben Refeição, Cabal, Conlife, Diners, Discover, DmCard, ECX Card, Elo, Facil Card, Green Card, Hiper, Hipercard, JCB, Master, Plantão Card, Sodexo Alimentação, Sodexo Refeição, Ticket Alimentação, Ticket Refeição, VR Alimentação, VR Refeição, VegasCard, Verocard e Visa.
  • Autorizadora de Cartão: Campo para informar a autorizadora de cartão cadastrada através do módulo Cadastro de Pessoas e da Autorizadora de Cartão. Para saber mais sobre como cadastrar uma pessoa, clique aqui e para saber mais sobre como cadastrar uma autorizadora de cartão, clique aqui.

Ao finalizar o cadastro selecione o botão para salvar as alterações.


Configuração da Loja de E-commerce

Para que você possa configurar a loja de e-commerce:

  1. Acessar: Cadastro da Loja > Aba Loja > Sub aba e-commerce
  2. Preencher as informações de e-commerce:
    1. Nome no e-commerce: o nome que será exibido para o cliente, ao selecionar essa loja, por exemplo: “LJ-406”.
    2. Distância máxima de entrega(em KM): a distância máxima que sua loja atende, podendo ser 0, caso atenda todas as regiões ou podendo definir um número diferente de 0.
    3. Prazo para Separação: quantidade em dias do tempo, para que o pedido seja separado.
    4. Prazo agendamento de entrega: quantidade de dias em que pode-se fazer agendamento para a sua loja de e-commerce.
    5. Prazo de agendamento de retirada: a quantidade de dias que o pedido deve ser retirado, após a separação (Para e-commerces com Entrega/Retira ou Retira).
  1. Preencher as informações de Horário de Funcionamento:
    1. Dia: exibe os dias da semana.
    2. Horário de Abertura: informar o horário de abertura da sua loja, para cada dia da semana, com personificação de feriados.
    3. Horário de Fechamento: informar o horário de fechamento da sua loja, para cada dia da semana, com personificação de feriados.
  2. Preencher as informações de Tipos de Agendamentos:
    1. Entrega: informar se é realizado entrega na loja que você está configurando, podendo escolher entre sim e não.
    2. Retira: informar se a loja trabalha com retira, podendo selecionar sim ou não.
  3. Preencher as informações de Horários de Agendamentos:
    1. Clicar no botão [imagem do botão] para adicionar o horário de entrega ou retira.
      1. Dia da semana: escolher o dia da semana que aceita agendamento de entrega/retira.
      2. Hora inicial: horário inicial das entregas e retiradas. Digite o horário.
      3. Hora final: horário final das entregas e retiradas. Digite o horário.
      4. Quantidade de pedidos: a quantidade de pedidos para aquele dia que sua loja aceita. Digite a quantidade.
      5. Clicar no botão de CONFIRMAR INCLUSÃO e será exibido todos os dias e horários que você cadastrou.

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