Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Transferência entre Lojas > Entrada de Transferência entre Lojas

Permissões de Usuário:

276 – Transferência/Venda entre Lojas – Entrada Consultar
277 – Transferência/Venda entre Lojas – Entrada Incluir

O módulo de Entrada de Transferência entre Lojas tem como objetivo efetuar a entrada dos itens transferidos entre as lojas que são Matriz e Filial.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Depois de faturada a nota fiscal de saída, será necessário dar entrada nessa nota na loja de Destino, seguindo o caminho:

Operação-> Operações entre lojas -> Transferências entre lojas – > Entrada

Informar os campos com as informações da nota fiscal( número e série da nota, loja de origem e destino) e após isso prosseguir com a inclusão:

1

Na próxima etapa, é necessário informar as quantidades,  datas de validade dos itens e prosseguir:

2

Por último, temos a tela de romaneio de recebimento dos itens, onde são exibidos os dados das quantidades faturadas na nota fiscal e as quantidades que foram preenchidas pelo usuário:

3

Confirmando o lançamento, o sistema informa o usuário que a entrada foi efetuada com sucesso:

4

Locais de estoque:

Locais de Estoque são identificações de diferentes áreas em que as lojas armazenam seus produtos.
Normalmente, são utilizados nas operações como Endereçamento Logístico, Distribuição do Operador Logístico, Recebimento de Mercadorias e Operações entre lojas.
Nas Operações entre lojas, na nota de entrada o sistema possibilita ao usuário a escolha do Local de estoque, caso a loja possua mais de um local de estoque cadastrado.

Locais_de_estoque

 Entrada de Transferência entre Lojas interestadual:

Na operação de transferência entre lojas interestaduais, será possível somente para transferências do tipo Consumo. Onde emitiremos com o CFOP 2.557 – Transferência de material para uso ou consumo e ICMS 041 – Não tributada, para os itens da nota.

A realização de emissão de notas de transferências interestaduais de Mercadores e Bens, não será permitido, realizaremos a validação como na imagem abaixo:

Devolução Parcial:

Na Operação Transferência de Entrada, também é possível fazer Devoluções parciais de Mercadorias que vieram a menor do que a quantidade faturada.
Para efetuar o faturamento da nota de devolução, primeiramente será necessário incluir a coluna de quantidade recebida a menor do que a quantidade da nota fiscal.
No exemplo da imagem, temos uma diferença a menor de cinco unidades:

1

Clicando em prosseguir, o sistema exibirá os produtos à devolver, os que serão recebidos e suas quantidades.

2

Prosseguindo novamente, o sistema irá exibir os dados de faturamento da nota fiscal.

3

Clicando no botão “Faturar nota Fiscal” o sistema fatura a nota fiscal e exibe a notificação informando o usuário que o faturamento foi concluído com sucesso.

4

Escrita Fiscal:

Abaixo temos um exemplo de como ficam os detalhes da Escrituração da nota fiscal e suas retenções.

escrita

Contabilização:

Atualmente o processo de Transferências entre Lojas utiliza os seguintes mapas contábeis:

  • TRANSFERÊNCIA DE MERCADORIAS ENTRE LOJAS
  • MERCADORIAS

Não serão geradas duplicatas de pagamento ou recebimento para as notas emitidas entre matriz e filiais.


Abaixo temos um exemplo de transferência entre lojas:

Loja 01 Matriz – Loja 02 Filial

Na imagem abaixo temos uma Transferência de Saída emitida da loja 01 para a loja 02.

1

Na imagem abaixo temos a Transferência de Entrada na loja 02 emitida pela loja 01.

2

Na imagem abaixo temos uma Devolução de Transferência de Saída da loja 02 para a loja 01.

3

Na imagem abaixo temos a Entrada da Devolução de Transferência emitida pela loja 02 para a loja 01.

4

Observações:

Caso o usuário não tiver as permissões abaixo não será possível visualizar nos detalhes da nota a Contabilização e a Escrituração Fiscal.

1169 – Escrita Fiscal – Consultar Conferência
1471 – Consulta de Lançamentos Contábeis.

Recebimento de Mercadorias

-Nesse tipo de Operação também é possível receber e incluir a nota fiscal pelo módulo de recebimento de mercadorias consultando o processamento da NF-e, conforme é feito com notas de fornecedores comuns, caso o arquivo xml da nota seja enviado para o e-mail da loja de destino, é possível incluir e receber por carga se a inclusão for feita por arquivo xml.
A única diferença relacionada as notas de fornecedores comuns é que não será necessário vincular pedidos de compra no lançamento.


Geração de financeiro em operações de transferência entre lojas

Quando o parâmetro Gerar Financeiro para operações de Transferência entre Lojas estiver com SIM, ao gerar a nota fiscal será gerada uma duplicada de pagamento para a loja.

gerarduplicatatel

Contabilização de Entrada de Transferência

Para detalhes da contabilização das Saídas de transferência clique aqui.


Reforma Tributária

A partir da implementação da Reforma Tributária no sistema, a funcionalidade de “Entrada de Transferência entre Lojas” agora é capaz de calcular e exibir os novos impostos Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Para que o cálculo e a exibição de CBS e IBS sejam ativados, é um pré-requisito que o parâmetro ‘Regra Fiscal’ esteja ativado no cadastro da loja, caso esteja desativado, os valores de CBS e IBS serão zerados.

O sistema calculará o CBS e o IBS para cada item da nota de saída para realizar a entrada. Para fazer isso, ele segue uma hierarquia para encontrar as configurações fiscais (como Fórmulas Base e de Cálculo, Alíquotas, CST, cClassTrib, pDif) da Reforma Tributária: ele primeiro tenta localizar essas configurações na Regra Fiscal. Caso não as encontre, a busca continua no cadastro do NCM de cada produto.

Para saber mais sobre o cadastro do NCM, clique aqui.

Para saber mais sobre o cadastro da Regra Fiscal, clique aqui.

Os dados de CBS e IBS (Base de Cálculo, Alíquota, Valor, detalhes de redução/diferimento e totais) serão persistidos nos campos existentes na consulta da nota fiscal, visíveis nos novos campos de CBS e IBS na seção ‘Itens da nota fiscal’, e na escrita fiscal, especificamente na aba ‘Reforma Tributária’, onde os detalhes por item são exibidos

Para notas de devolução no ato, o XML conterá tags de CBS/IBS com valores proporcionais à quantidade devolvida.

Novidades sobre a Reforma Tributária na Bluesoft!

Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.

A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.

O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.

A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.

Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.