Estoques e NF-e > Inventários > Consultar
17 – Inventário Alterar
18 – Inventário Excluir
20 – Inventário Incluir
192 – Inventário Consultar
814 – Incluir Lote Inventário
815 – Excluir Lote Inventário
945 – Fechamento Inventário
991 – Relatório de Quebras de Inventário
1273 – Alterar Data Competência – Inventário
1328 – Ajustar Inventário
1393 – Estornar inventário
1548 – Detalhamento do Resultado do Inventário
1766 – Incluir Inventário de Troca
1863 – Congelamento de Inventário
1864 – Refazer Imagem de Inventário Congelado
2246 – Auditoria para Inventário de Estoque Logístico
2247 – Fechar ou Abrir lotes de Inventário de Estoque Logístico
2248 – Análise de divergência de Inventário
2314 – Visualizar apurações de inventário ainda não analisado
2315 – Alterar status de visualização da apuração do inventário
3232 – Alterar GTIN/PLU do item no lote de inventário
3265 – Fazer upload de lote de recontagem
3329 – Status de análise de divergências em inventário parcial
3533 – Estorno parcial de inventário
3534 – Refazer Imagem de Inventário
3583 – Refazer Congelamento de um item do Inventário Congelado
3986 – Incluir Inventário com Críticas de Processos em Andamento
3987 – Fechamento Inventário com Críticas de Processos em Andamento
4009 – Incluir lançamentos com inventário congelado em aberto
Ao congelar a imagem de estoque, se houver movimentação após a criação do inventário será ignorada na apuração do resultado para geração de perdas e ganhos.
Atualmente no Bluesoft ERP é possível utilizar a opção de Congelamento de Estoque nos seguintes tipos de inventário:
- Inventário de Estoque Próprio
- Inventário de Estoque de Terceiros
- Inventário de Trocas
Abaixo veremos exemplos do funcionamento desse tipo de inventário para cada um dos tipos de inventário possíveis.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
Acessar o menu Estoques e NF-e > Inventários > Consultar

Inventário de Estoque Próprio
TIPO GERAL
1) Após acessar o menu Estoques e NF-e > Inventários > Consultar, devemos clicar em Inventário de Estoque Próprio

2) Após informar os filtros desejados, devemos marcar o checkbox “Congelar imagem de estoque?”

3) Agora devemos clicar em PROSSEGUIR

Agora devemos clicar em SIM, com isso todos os itens da loja vão parte do inventário

4) O usuário será direcionado ao menu de consulta de inventários após a criação inventário, e será possível buscar o inventário gerado

5) Clicando sobre o número do inventário, será possível visualizar mais detalhes sobre o inventário

6) No cabeçalho do inventário será possível visualizar data e hora do “Último congelamento geral”

7) Ao clicar em Análise do Inventário será demonstrado um alerta ao usuário com a data e hora do último congelamento geral do inventário, e quanto tempo faz isso

8) Agora devemos clicar em BUSCAR para visualizar os produtos congelados do inventário

9) O resultado da busca demonstrar os produtos congelados até aquele momento, a quantidade congelada (quantidade sistema) e a data e hora do último congelamento geral do inventário, e quanto tempo faz isso

10) Caso o usuário possua a permissão 3583 – Refazer Congelamento de um item do Inventário Congelado será possível atualizar a quantidade sistema do item desejado

11) Ao clicar em SIM, o usuário atualizará a quantidade congelada do item para o estoque atual juntamente com a data de congelamento do item

12) Se o usuário possuir a permissão 1864 – Refazer Imagem de Inventário Congelado será possível refazer o congelamento de todos os itens do inventário

13) Ao concluir a operação a data do último congelamento geral e data de congelamento dos itens será atualizada

TIPO PARCIAL
1) Após acessar o menu Estoques e NF-e > Inventários > Consultar, devemos clicar em Inventário de Estoque Próprio

2) Após informar os filtros desejados, devemos marcar o checkbox “Congelar imagem de estoque?”

Quando o inventário for do tipo Parcial, é possível configurar mais opções de congelamento:
- Congelar imagem de estoque?
- Considerar venda online na quantidade de sistema quando item for congelado?
- Congelar itens no momento de sua primeira coleta de contagem?
É possível configurar os parâmetros acima separadamente, desde que o checkbox “Congelar imagem de estoque?” esteja marcado.
Abaixo explicarei melhor como funciona cada uma dessas opções.
Somente opção “Congelar imagem de estoque?”
Habilitando essa opção, o ERP não levará em conta os produtos parados no Venda Online (pendentes para baixa) na hora de congelar o estoque do item. Além disso, os produtos serão congelados no momento da sua inclusão no inventário.


Após criar o inventário e acessar Análise do Inventário, podemos verificar que o sistema congelou 17.898 unidades, que é o demonstrado na coluna Total da ficha estoque do produto e loja envolvidos.


Opções “Congelar imagem de estoque?” + “Considerar venda online na quantidade de sistema quando item for congelado?”
Habilitando esta opção, na análise do inventário, no congelamento do estoque, o sistema vai considerar como quantidade do sistema o estoque total do item subtraído da quantidade que está pendente de baixa na venda online no momento do congelamento. Esta opção será disponibilizada somente para inventários parciais de estoque próprio e que não seja um inventário com endereçamento logístico. Além disso, os produtos serão congelados no momento da sua inclusão no inventário.



Após criar o inventário e acessar Análise do Inventário, podemos verificar que o sistema congelou 17.864 unidades, que é o demonstrado na coluna Disp Online da ficha estoque do produto e loja envolvidos.


Só são consideradas pendentes, vendas não baixadas do dia atual, ou seja, vendas de dias retroativos não serão subtraídas do estoque total.
Opções “Congelar imagem de estoque?” + “Congelar itens no momento de sua primeira coleta de contagem?”
Habilitando esta opção, o inventário congelado não vai congelar os estoques dos itens incluídos na criação do mesmo. O congelamento será parcial conforme forem ocorrendo as coletas das quantidades contadas dos itens. Assim, somente os itens que tiverem contagem é que serão congelados. Desta forma, somente ocorrerá o congelamento item a item no momento da ocorrência da primeira coleta de contagem do produto. A primeira contagem é considerada aquela que for salva pelo inventário da versão mobile do sistema ou a importação de um arquivo de lote de contagem de terceiros, mesmo que a contagem do item seja zero, ela será considerada uma contagem. O congelamento do estoque do item ocorrerá na quantidade que estiver no sistema no momento da coleta, de forma que, se ocorrer novas coletas de quantidades para o mesmo item, o congelamento não se renovará automaticamente (exceto que seja renovado o congelamento por ação de um usuário permitido). Os itens que não tiverem coleta de quantidade, permanecerão com seus estoques não congelados.

Para facilitar o entendimento, vamos continuar analisando o comportamento utilizando o PRODUTO COM DESP. NÃO TRIBUTADA

Após criar o inventário e acessar Análise do Inventário, podemos verificar que o sistema ainda não congelou o estoque de nenhum produto incluso

Conforme descrito anteriormente, a primeira contagem é considerada aquela que for salva pelo inventário da versão mobile do sistema ou a importação de um arquivo de lote de contagem de terceiros. Após realizar uma das ações, o produto será demonstrado na Análise do Inventário.

Abaixo podemos verificar que o sistema congelou 17.898 unidades, que é o demonstrado na coluna Total da ficha estoque do produto e loja envolvidos. Além disso, a data de congelamento do item será a data da primeira contagem.


Se o inventário foi criado habilitando a opção Considerar venda online na quantidade de sistema quando item for congelado, o congelamento do estoque do item será com base no estoque total atual menos a quantidade na venda online pendente de baixa no momento da coleta ou do recongelamento. Os itens que não forem congelados devido não ter coleta, continuam demonstrando a quantidade do sistema sem a venda online. Esta opção será disponibilizada somente para inventários parciais de estoque próprio e que não seja um inventário com endereçamento logístico.

Para facilitar o entendimento, vamos continuar analisando o comportamento utilizando o PRODUTO COM DESP. NÃO TRIBUTADA

Após criar o inventário e acessar Análise do Inventário, podemos verificar que o sistema ainda não congelou o estoque de nenhum produto incluso

Conforme descrito anteriormente, a primeira contagem é considerada aquela que for salva pelo inventário da versão mobile do sistema ou a importação de um arquivo de lote de contagem de terceiros. Após realizar uma das ações, o produto será demonstrado na Análise do Inventário.

Abaixo podemos verificar que o sistema congelou 17.864 unidades, que é o demonstrado na coluna Disp Online da ficha estoque do produto e loja envolvidos.


Itens não participantes do inventário parcial (que não foram incluídos em sua criação) serão congelados somente quando forem incluídos no inventário pela tela da análise de inventário.



Produtos com quantidade maior que zero e não contados
Pode existir o cenário onde o produto possua estoque no sistema, porém não exista nenhuma unidade fisicamente na loja (normalmente por erro operacional). Nesses casos é necessário zerar o estoque do sistema para ajustar a divergência.
Se o inventário foi criado habilitando a opção Congelar itens no momento de sua primeira coleta de contagem? é possível realizar essa operação através do agrupador de produtos na análise do inventário. Ele listará todo produto incluído no inventário que possui saldo estoque maior que zero, e não possui nenhuma contagem.

Para incluir os produtos no inventário para zerar os seus estoques, basta selecionar os produtos desejados, e clicar sobre ADICIONAR SELECIONADOS AO INVENTÁRIO COM QUANTIDADE CONTADA ZERO, seguido de SIM


Inventário de Estoque de Terceiros
1) Após acessar o menu Estoques e NF-e > Inventários > Consultar, devemos clicar em Inventário de Estoque de Terceiro

2) Após informar os filtros desejados, devemos marcar o checkbox “Congelar imagem de estoque?”

3) Agora devemos clicar em PROSSEGUIR

Se o inventário for do tipo Parcial devemos selecionar os produtos que farão parte do inventário, e finalizar clicando em GERAR INVENTÁRIO

Se o inventário for do tipo Geral devemos somente clicar em SIM, pois todos os itens da loja farão parte do inventário

4) O usuário será direcionado ao menu de consulta de inventários após a criação inventário, e será possível buscar o inventário gerado

5) Clicando sobre o número do inventário, será possível visualizar mais detalhes sobre o inventário

6) No HEADER do inventário será possível visualizar data e hora do “Último congelamento geral”

7) Ao clicar em Análise do Inventário será demonstrado um alerta ao usuário com a data e hora do último congelamento geral do inventário, e quanto tempo faz isso

8) Agora devemos clicar em BUSCAR para visualizar os produtos congelados do inventário

9) O resultado da busca demonstrar os produtos congelados até aquele momento, a quantidade congelada (quantidade sistema) e a data e hora do último congelamento geral do inventário, e quanto tempo faz isso

10) Caso o usuário possua a permissão 3583 – Refazer Congelamento de um item do Inventário Congelado será possível atualizar a quantidade sistema do item desejado

11) Ao clicar em SIM, o usuário atualizará a quantidade congelada do item para o estoque atual juntamente com a data de congelamento do item

12) Se o usuário possuir a permissão 1864 – Refazer Imagem de Inventário Congelado será possível refazer o congelamento de todos os itens do inventário

13) Ao concluir a operação a data do último congelamento geral e data de congelamento dos itens será atualizada

Inventário de Trocas
1) Após acessar o menu Estoques e NF-e > Inventários > Consultar, devemos clicar em Inventário de Troca

2) Após informar os filtros desejados, devemos marcar o checkbox “Congelar imagem de estoque?”

3) Agora devemos clicar em PROSSEGUIR

Se o inventário for do tipo Parcial devemos selecionar os produtos que farão parte do inventário, e finalizar clicando em GERAR INVENTÁRIO

Se o inventário for do tipo Geral devemos somente clicar em SIM, pois todos os itens da loja farão parte do inventário

4) O usuário será direcionado ao menu de consulta de inventários após a criação inventário, e será possível buscar o inventário gerado

5) Clicando sobre o número do inventário, será possível visualizar mais detalhes sobre o inventário

6) No HEADER do inventário será possível visualizar data e hora do “Último congelamento geral”

7) Ao clicar em Análise do Inventário será demonstrado um alerta ao usuário com a data e hora do último congelamento geral do inventário, e quanto tempo faz isso

8) Agora devemos clicar em BUSCAR para visualizar os produtos congelados do inventário

9) O resultado da busca demonstrar os produtos congelados até aquele momento, a quantidade congelada (quantidade sistema) e a data e hora do ultimo congelamento geral do inventário, e quanto tempo faz isso

10) Caso o usuário possua a permissão 3583 – Refazer Congelamento de um item do Inventário Congelado será possível atualizar a quantidade sistema do item desejado

11) Ao clicar em SIM, o usuário atualizará a quantidade congelada do item para o estoque atual juntamente com a data de congelamento do item

12) Se o usuário possuir a permissão 1864 – Refazer Imagem de Inventário Congelado será possível refazer o congelamento de todos os itens do inventário

13) Ao concluir a operação a data do último congelamento geral e data de congelamento dos itens será atualizada

Registrar os movimentos de fechamento do inventário congelado com a data de movimento igual à data do último congelamento
Ao habilitar este parâmetro, quando um inventário for congelado, e o mesmo for encerrado, vamos salvar os movimentos de estoque referente este encerramento com data de movimento igual ao último registro de congelamento geral do inventário (data de último congelamento informada no topo da tela de análise do inventário) ou a data do último congelamento do item (conforme parâmetro). Um inventário é congelado de forma geral na sua abertura e em momento posterior à abertura quando requisitado o re-congelamento do mesmo. Frisando que a inclusão de novos itens no inventário, depois da abertura do mesmo, não refaz a data de congelamento do inventário.
Ao habilitar esse parâmetro, devemos configurar a base que o ERP deve utilizar:
- Último congelamento geral do inventário
- Último congelamento do item

Exemplo inventário fechado com parâmetro “Último congelamento geral do inventário“


Exemplo inventário fechado com parâmetro “Último congelamento do item“


Validação Contábil no Encerramento do Inventário
Caso a competência contábil em relação à data do último de congelamento não se encontre aberta, não será possível prosseguir com o fechamento do inventário.
Atendendo aos seguintes critérios:
Status: Aberta
Fechamento realizado normalmente.
Status: Bloqueada
Fechamento permitido caso o usuário possua a permissão 1868 – Efetuar lançamentos ou ajustes manuais e automáticos com competência contábil bloqueada.
Status: Bloqueada Parcialmente
Caso a data do congelamento, dentro do mês em questão, for posterior à do bloqueio no mês com este status, então o fechamento pode ocorrer normalmente. Mas, se for igual ou anterior à data de bloqueio do mês com este status, só pode ocorrer para o usuário que possua a permissão 1868 – Efetuar lançamentos ou ajustes manuais e automáticos com competência contábil bloqueada.
Status: Bloqueada por Acesso
Fechamento permitido caso o usuário possua a permissão 2871 – Efetuar lançamentos ou ajustes manuais e automáticos com competência contábil bloqueada por acesso.
Status: Encerrada
Não será permitido o fechamento, independente das permissões vinculadas ao usuário.
Críticas de Processos em Andamento
Quando um inventário for criado, será possível identificar críticas referente a processos em andamento que podem impactar no estoque dos produtos participantes do inventário.
Para que seja possível identificar as críticas, o inventário de estoque próprio deve ser criado congelado, do tipo “Parcial” e deve ser habilitada a flag “Considerar como críticas processos em andamento?”:

Quando houverem processos em andamento para a loja e produtos participantes do inventario, o sistema irá gerar uma crítica. O usuário com a permissão “3986 – Incluir Inventário com Críticas de Processos em Andamento” receberá a mensagem de notificação “Há processos pendentes relacionados ao(s) produto(s). Para obter mais informações, consulte as críticas do inventário.”:

Ao acessar o inventário, clicando em “Críticas” será possível visualizar as informações desses produtos e os processos que estão em andamento:

Na existência de processos de venda com baixa de venda pendente, o usuário sem a permissão “3986 – Incluir Inventário com Críticas de Processos em Andamento” receberá a mensagem de notificação “A criação do inventário DESCRIÇÃO DO INVENTÁRIO da loja X não foi concluída devido a processos em andamento. Detalhes enviados via e-mail.“:

A mensagem também será recebida via E-mail Comercial do cadastro da pessoa/usuário que recebeu a notificação:

Os detalhes das críticas será enviado em anexo via e-mail:

Críticas de Venda Online
Na inclusão de Inventário de estoque próprio parcial, caso seja habilitada a opção “Congelar imagem de estoque?” e a opção “Considerar como críticas processos em andamento”, será exibida a opção “Considerar as vendas pendentes na data atual como crítica?”. Sempre que essa flag for marcada, quando houver venda pendente na data atual será exibido nas críticas. Se desabilitada, retornará como crítica apenas as vendas pendentes em datas anteriores.
Quando houverem processos de vendas pendentes de baixa, o sistema irá gerar uma crítica referente aos produtos com vendas pendentes. Essa crítica terá as seguintes informações:
Título: Produtos com vendas pendentes
Colunas
Código: Código Interno do Produto
Descrição: Descrição do Produto
GTIN/PLU: GTIN ou PLU principal do produto
Data da Venda: Exibe a Data da Venda pendente de baixa
Ao acessar o inventário, clicando em “Críticas” será possível visualizar as informações desses produtos e a data da venda que esta pendente de baixa:

Críticas de Transferência Interna em Andamento
Quando houverem processos de Requisição de Transferência Interna em andamento (Status da requisição como Aberto, Em Separação ou Fechado), o sistema irá gerar uma crítica referente aos produtos que estão na requisição. Essa crítica terá as seguintes informações:
Título: Produtos com transferência interna em andamento
Colunas
Código: Código Interno do Produto
Descrição: Descrição do Produto
GTIN/PLU: GTIN ou PLU principal do produto
Nº requisição: Exibe o número da requisição de transferência
Ao acessar o inventário, clicando em “Críticas” será possível visualizar as informações desses produtos com processo de transferência interna em andamento:

Críticas de Agendamento de Recebimento de Mercadoria
Quando houverem processos de Agendamento de Recebimento em andamento (Agendamento do Recebimento de Mercadorias previsto por nota fiscal ou pedido e para a loja na data de abertura do inventário), o sistema irá gerar uma crítica referente aos produtos neste processo. Essa crítica terá as seguintes informações:
Título: Produtos com agendamento de recebimento de mercadoria
Colunas
Código: Código Interno do Produto
Descrição: Descrição do Produto
GTIN/PLU: GTIN ou PLU principal do produto
Número da NF: Exibe o número da nota fiscal
Número do Pedido: Exibe o número do pedido de compra
Fornecedor: Exibe a descrição do Fornecedor/Divisão
Ao acessar o inventário, clicando em “Críticas” será possível visualizar as informações desses produtos com agendamento de recebimento em andamento:

Críticas de Operações entre Lojas em Andamento
Quando houverem processos de Pré-transferência/Venda (Multiloja) (#menu-1363) ou Pré-Transferência/Venda entre Lojas (#menu-224) em aberto, ou seja, sem faturamento da nota fiscal e a Produto e a Loja do inventário participa da operação como emitente (origem). Essa crítica terá as seguintes informações:
Título: Produtos com operações entre lojas em andamento
Colunas
Código: Código Interno do Produto.
Descrição: Descrição do Produto.
GTIN/PLU: GTIN ou PLU principal do produto.
Pré: Exibe o número da pré transferência. Quando se trata de uma Pré-transferência/Venda (Multiloja) é retornado o número da Pré Multiloja e entre parênteses exibimos o número da Pré-transf.
Ao acessar o inventário, clicando em “Críticas” será possível visualizar as informações desses produtos e o número da Pré-Transferência/Venda entre Lojas:

Críticas de Inventários Congelados em Aberto
Quando houverem processos de Inventários Congelados em aberto, o sistema irá gerar uma crítica referente aos produtos neste processo. Essa crítica terá as seguintes informações:
Título: Produtos em inventários congelados em aberto
Colunas
Código: Código Interno do Produto.
Descrição: Descrição do Produto.
GTIN/PLU: GTIN ou PLU principal do produto.
Número do inventário: Exibe o(s) número(s) do(s) inventário(s).
Ao acessar o inventário, clicando em “Críticas” será possível visualizar as informações desses produtos com inventário congelado em andamento:

Críticas de Venda Balcão em Andamento
Quando houverem processos de Pedidos de Venda Balcão em andamento (Pedidos de venda balcão com status diferente de Faturado por Nota Fiscal, Faturado por Cupom, Entregue, Faturando, Cancelado, Expirado, Devolvido para a loja e produtos do inventário ), o sistema irá gerar uma crítica referente aos produtos neste processo. Essa crítica terá as seguintes informações:
Título: Produtos com pedidos de venda em andamento
Colunas
Código: Código Interno do Produto.
Descrição: Descrição do Produto.
GTIN/PLU: GTIN ou PLU principal do produto.
Número do Pedido: Exibe o número do pedido de venda.
Ao acessar o inventário, clicando em “Críticas” será possível visualizar as informações desses produtos com venda em andamento. Por padrão são exibidos no máximo 20 pedidos, ordenando do mais antigo para o mais novo:

Críticas de Transferências e Vendas Entre Lojas Sem Entrada na Loja Destino
Quando houverem processos de transferências e vendas entre lojas sem entrada na loja destino, o sistema irá gerar uma crítica referente aos produtos neste processo. Essa crítica terá as seguintes informações:
Título: Transferências e Vendas Entre Lojas Sem Entrada na Loja Destino
Colunas
Código: Código Interno do Produto.
Descrição: Descrição do Produto.
GTIN/PLU: GTIN ou PLU principal do produto.
Número da NF: Exibe o(s) número(s) da(s) nota(s) pendentes de entrada na loja destino.
Ao acessar o inventário, clicando em “Críticas” será possível visualizar as informações desses produtos com entrada pendente de operações entre lojas na loja destino :

Atualizar Críticas de Processos em Andamento
Caso exista algum processo em andamento criado ou excluído após a inclusão do inventário e seja necessário atualizar as críticas, ou seja, caso exista a necessidade de visualizar novos processos em andamento ou sanar processos e atualizar as críticas do inventário, será necessário recongelar todo o inventário ou apenas o item que se deseja atualizar as críticas.
O usuário com a permissão “3987 – Fechamento Inventário com Críticas de Processos em Andamento” receberá um alerta no momento do fechamento do inventário:

Já o usuário sem a permissão “3987 – Fechamento Inventário com Críticas de Processos em Andamento” não conseguirá fechar o inventário:

Bloqueio de Movimentações
Na inclusão de Inventário de estoque próprio parcial, caso seja habilitada a opção “Congelar imagem de estoque?” e a opção “Considerar como críticas processos em andamento”, será exibida a opção “Bloquear movimentações de estoque enquanto o inventário estiver aberto”.
Para impedir movimentações de estoque indesejadas quando um inventário congelado estiver aberto para uma loja e produto específico, será necessário criar o inventário com a flag “Bloquear movimentações de estoque enquanto o inventário estiver aberto” habilitada:

Habilitando essa opção, o sistema irá impedir lançamentos que movimentem o saldo de estoque dos produto(s) e loja(s) participantes do inventário, como faturamento de nota fiscal, lançamentos de trocas ou transferência interna de insumo/consumo:

Operações validadas no bloqueio a partir do inventário:
Confirmação de Nota Fiscal (Recebimento de Mercadorias)
- Exemplos:
Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Consultar Processamento da NF-e (#menu-623)
Estoques e NF-e > Recebimento de Mercadorias > Incluir Nota Fiscal (#menu-569)
Faturamento de Nota Fiscal
- Exemplos:
Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Transferência entre Lojas > Saída (#menu-185)
Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Vendas > Venda a Cliente > Comum (#menu-223)
Controle de Trocas (Desktop e Mobile)
- Estoques e NF-e > Trocas > Controle (#menu-190)
Descarte Forçado
- Estoques e NF-e > Trocas > Descarte Forçado (#menu-973)
Transferência Interna (Desktop e Mobile)
- Estoques e NF-e > Transferência Interna > Incluir (#menu-552)
Para mais informações, contate o Suporte Bluesoft ERP.