Caminho da Funcionalidade no Sistema:
Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Bonificação entre Lojas
Essa funcionalidade tem como objetivo efetuar o processo de bonificação de produtos entre as lojas que não são Matriz e Filial.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos: 1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Bonificação entre Lojas

2) Agora devemos escolher os seguinte filtros:
- Loja de Origem
- Local de Estoque de Origem
- Loja de Destino
- Tipo de produto
3) Após os filtros selecionados devemos clicar em

4) Para buscar os produtos da venda podemos clicar no botão





Filtros:
Período: Neste campo deve ser informado o período de entrada dos produtos. O período é limitado a 10 dias.Nota Fiscal: Neste campo o usuário deve informar a nota fiscal para limitar a busca de produtos.
Utilizar dados da NF de Origem: Serão adicionados em tela produtos com base em uma Nf de origem entre as opções: Apenas produtos , Produtos e Quantidade e Produtos, Quantidade e Custo.
Embalagem: Neste campo deve ser informado a embalagem de busca dos produtos, sendo as opções: “Unitária” e “A mesma da nota de origem”.
Informações importantes:
Ao se utilizar a opção Produtos, Quantidade e Custo:
-
- Apenas serão listadas notas de entrada para seleção.
-
- Não será possível prosseguir para o faturamento caso a quantidade informada seja superior ao saldo da nota fiscal de origem selecionada.
- Serão apresentados os dados referente a nota de origem selecionada nas informações adicionais da nota fiscal faturada.


5) Após selecionar os produtos desejados devemos clicar em



6) Após o clique no botão


7) Para completar a operação devemos clicar em


Contabilização
Atualmente o processo de Saída de Bonificação entre Lojas utiliza os seguintes mapas contábeis:- DESPESAS COM DOAÇÃO DE MERCADORIAS ENTRE LOJAS
- MERCADORIAS
- ICMS NAS VENDAS DE MERCADORIAS
- ICMS A PAGAR


Reforma Tributária
A partir da implementação da Reforma Tributária no sistema, a funcionalidade de “Saída de Bonificação entre Lojas” agora é capaz de calcular e exibir os novos impostos Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Para que o cálculo e a exibição de CBS e IBS sejam ativados, é um pré-requisito que o parâmetro ‘Regra Fiscal’ esteja ativado no cadastro da loja, caso esteja desativado, os valores de CBS e IBS serão zerados, e as tags correspondentes não serão geradas no XML da NF-e. O sistema calculará o CBS e o IBS para cada item da nota de “Bonificação entre lojas”. Para fazer isso, ele segue uma hierarquia para encontrar as configurações fiscais (como Fórmulas Base e de Cálculo, Alíquotas, CST, cClassTrib, pDif) da Reforma Tributária: ele primeiro tenta localizar essas configurações na Regra Fiscal. Caso não as encontre, a busca continua no cadastro do NCM de cada produto. Para saber mais sobre o cadastro do NCM, clique aqui. Para saber mais sobre o cadastro da Regra Fiscal, clique aqui. No “Preview dos Impostos” da tela “Bonificação entre Lojas”, serão exibidos os valores de CBS e IBS para cada item, bem como os totais


Novidades sobre a Reforma Tributária na Bluesoft!
- Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
- A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
- O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.
- A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.
- Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.