Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Bonificação entre Lojas

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188 – Transferência/Venda/Bonificação entre Lojas – Saída Incluir

 

Essa funcionalidade tem como objetivo efetuar o processo de bonificação de produtos entre as lojas que não são Matriz e Filial.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos: 1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Bonificação entre Lojas
2) Agora devemos escolher os seguinte filtros:
  • Loja de Origem
Loja origem dos produtos da bonificação.
  • Local de Estoque de Origem
Local de estoque da loja origem dos produtos da bonificação. (É listado caso a loja origem possua mais de um local de estoque)
  • Loja de Destino
Loja destino dos produtos da bonificação.
  • Tipo de produto
Tipo de produtos que queremos utilizar nas venda, sendo possível selecionar Mercadorias e Bens.
3) Após os filtros selecionados devemos clicar em .
4) Para buscar os produtos da venda podemos clicar no botão adicionar ou no botão para buscar produtos do tipo Kit/Cesta: Ou utilizar o botão baseadoNota serão listados os produtos baseados em notas fiscais de origem. Ao selecionar essa opção, será possível selecionar mais de uma nota fiscal de origem para o mesmo produto:

Filtros:

Período: Neste campo deve ser informado o período de entrada dos produtos. O período é limitado a 10 dias.
Nota Fiscal: Neste campo o usuário deve informar a nota fiscal para limitar a busca de produtos.
Utilizar dados da NF de Origem: Serão adicionados em tela produtos com base em uma Nf de origem entre as opções: Apenas produtos , Produtos e Quantidade e Produtos, Quantidade e Custo.
Embalagem: Neste campo deve ser informado a embalagem de busca dos produtos, sendo as opções: “Unitária” e “A mesma da nota de origem”.
Informações importantes:  Ao se utilizar a opção Produtos, Quantidade e Custo:
    • Apenas serão listadas notas de entrada para seleção.
    • Não será possível prosseguir para o faturamento caso a quantidade informada seja superior ao saldo da nota fiscal de origem selecionada.
    • Serão apresentados os dados referente a nota de origem selecionada nas informações adicionais da nota fiscal faturada.
Incluir Kit/Cesta: Somente é possível incluir produtos do tipo Kit/Cesta através do botão , onde será disponibilizado a Pesquisa de Produtos, conforme exemplo abaixo:
5) Após selecionar os produtos desejados devemos clicar em . Caso tenha sido selecionado um produto com mais de uma nota fiscal de origem, ele será repetido conforme a quantidade de notas selecionadas. É importante mencionar que, caso o produto esteja com o status de Operações entre Lojas Suspensa, não será possível prosseguir com o faturamento. Para saber mais sobre a Operações entre Lojas Suspensa, clique aqui.
6) Após o clique no botão , veremos um preview da nota fiscal:
7) Para completar a operação devemos clicar em . Para o faturamento utilizando mais de uma nota fiscal de origem, o mesmo produto aparecerá repetido conforme a quantidade de notas fiscais selecionadas.

Contabilização

Atualmente o processo de Saída de Bonificação entre Lojas utiliza os seguintes mapas contábeis:
  • DESPESAS COM DOAÇÃO DE MERCADORIAS ENTRE LOJAS
  • MERCADORIAS
  • ICMS NAS VENDAS DE MERCADORIAS
  • ICMS A PAGAR
Exemplo contabilização sem ICMS: Exemplo contabilização com ICMS:

Reforma Tributária

A partir da implementação da Reforma Tributária no sistema, a funcionalidade de “Saída de Bonificação entre Lojas” agora é capaz de calcular e exibir os novos impostos Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Para que o cálculo e a exibição de CBS e IBS sejam ativados, é um pré-requisito que o parâmetro ‘Regra Fiscal’ esteja ativado no cadastro da loja, caso esteja desativado, os valores de CBS e IBS serão zerados, e as tags correspondentes não serão geradas no XML da NF-e. O sistema calculará o CBS e o IBS para cada item da nota de “Bonificação entre lojas”. Para fazer isso, ele segue uma hierarquia para encontrar as configurações fiscais (como Fórmulas Base e de Cálculo, Alíquotas, CST, cClassTrib, pDif) da Reforma Tributária: ele primeiro tenta localizar essas configurações na Regra Fiscal. Caso não as encontre, a busca continua no cadastro do NCM de cada produto. Para saber mais sobre o cadastro do NCM, clique aqui. Para saber mais sobre o cadastro da Regra Fiscal, clique aqui. No “Preview dos Impostos” da tela “Bonificação entre Lojas”, serão exibidos os valores de CBS e IBS para cada item, bem como os totais Os dados de CBS e IBS (Base de Cálculo, Alíquota, Valor, detalhes de redução/diferimento e totais) serão persistidos nos campos existentes na consulta da nota fiscal, visíveis nos novos campos de CBS e IBS na seção ‘Itens da nota fiscal’, e na escrita fiscal, especificamente na aba ‘Reforma Tributária’, onde os detalhes por item são exibidos O XML da NF-e gerado incluirá as tags e e suas filhas, populadas com os dados da operação, conforme a Nota Técnica (NT) 2025.002 v1.01.
Novidades sobre a Reforma Tributária na Bluesoft!
  • Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
  • A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
  • O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.
  • A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.
  • Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.
Dúvidas, por favor contate nossa equipe de suporte.