Cadastros Básicos de Pessoas

Caminho da Funcionalidade no Sistema:

CRM > Cadastros > Cadastros Básicos de Pessoas

Permissões de Usuário: MB__info
1639 – Alterar CPF/CNPJ
33 – Associados Consultar
1680 – Autorizadora de Cartão
908 – Pessoa Alterar
906 – Pessoa Consultar
909 – Pessoa Excluir
907 – Pessoa Incluir

 

Pela tela de Cadastros Básicos de Pessoas é possível cadastrar todos os tipos de pessoas que serão utilizados nos diversos módulos do ERP.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de CRM > Cadastros > Cadastros Básicos de Pessoas

Ao cadastrar uma pessoa no sistema, são necessárias algumas informações básicas antes de escolher o tipo de pessoa que ela será cadastrada (fornecedor, cliente, funcionário, representante, etc.). Nessa cadastro são registradas informações que são comuns para todos os tipos de pessoa.

Portanto, neste módulo, deverá se cadastrar o endereço de faturamento da pessoa.

Caso o endereço de faturamento seja o mesmo do endereço de cobrança, para facilitar, pode-se utilizar a opção Copiar esse endereço para Cobrança, evitando assim, o retrabalho em digitar os dados novamente:

Porém se o endereço de cobrança for diferente do endereço de faturamento, você pode digitá-lo na aba Endereço de Cobrança:

 

Após preencher as informações básicas e clicar no botão ‘Salvar e Prosseguir’, o sistema irá exibir novas Abas no cadastro de pessoa.

 

Na Aba ‘Tipo de Pessoa’, é possível definir qual o tipo da pessoa em questão (funcionário, fornecedor, cliente, etc).

 

Nas Abas ‘Endereços’ e ‘Contatos’, você pode visualizar, incluir ou excluir as informações:

endereco

 

Na aba contatos é possível incluir os seguintes tipo de Contato:

  • Celular Empresa.
  • Celular Particular.
  • Email Cobrança.
  • Email Comercial.
  • Email de envio EDI.
  • Email de envio NF-e.
  • Email de envio NFS-e.
  • Email Ecommerce.
  • Email Particular.
  • Fax.
  • Fax Cobrança.
  • Home Page.
  • Rádio Nextel.
  • Telefone Cobrança.
  • Telefone Comercial.
  • Telefone Ecommerce.
  • Telefone Referência.
  • Telefone Residencial.

Ao incluir um novo contato é possível informar o texto de referência de até 200 caracteres.

É possível consultar posicionando o cursor do mouse sobre ref, ou clicando no ícone lupa ou editando clicando no ícone lapis.

 

Para o contato Telefone Referência será exibido um novo campo Nome do contato de referência, nesse campo é possível informar o nome de um contato de referência de até 30 caracteres.

Esse campo será exibo na lista de contatos.

É possível também inserir observações gerais para o contato:

 

Na Aba ‘Situação Cadastral na SEFAZ é possível consultar a situação cadastral correspondente ao CPF ou CNPJ do representante que está sendo cadastrado:

Na Aba ‘Dados de Cobrança’, informar os dados para cobrança, lembrando que nos dias de recebimento, em percentual, a soma deverá ser igual a 100%, demonstrando que ele receberá 100% do valor acordado, proporcionalmente nos dias informados:

Na Aba ‘Contas Bancárias’, serão informados os dados bancários do representante, podendo definir uma conta padrão para pagamento e recebimento:

Na Aba ‘Ocorrências’ serão demonstradas todas as inclusões, alterações ou exclusões efetuadas nas outras abas, bem como o usuário que efetuou a ocorrência, data e horário:

Captura_de_tela_091814_045120_PM_091814_045358_PM

 

Após a efetivação do cadastro da pessoa, você poderá consultar (e editar, se necessário) essas informações através da Consulta de Pessoas:

Para conhecer mais sobre o cadastro por tipo de pessoa, clique nos links abaixo:

1) Administradora Cartão: A Administradora do Cartões é a instituição financeira, principalmente bancos, que emitem o cartão de crédito, definem limite de compras, decidem se as transações são aprovadas, emitem fatura para pagamento e cobram os titulares em caso de inadimplência. Clique aqui, para saber mais.

2) Associado: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção Associado.
3) Auditor Independente: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Auditor Independente.
4) Autorizadora de Cartão: Autorizadora de Cartões é a empresa responsável pela comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira. Para isso, aluga e mantém os equipamentos usados pelos estabelecimentos como, por exemplo, o POS. Redcard, Cielo, Hipercard e Getnet são exemplos de uma autorizadora. Clique aqui, para saber mais.
5) Autorizadora de Serviço: A Autorizadora de Serviços é utilizada para identificar o prestador de serviço responsável pela venda de Recargas de Celular. Clique aqui, para saber mais.

6) Banco: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Banco.

7) Cartório: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Cartório.
8) Cliente: pela tela de Cadastro de Clientes é possível incluir os clientes da rede varejista. O cliente é utilizado em diversos processos do sistema, como por exemplo: Força de Vendas, Devoluções, Trocas, Clientes Fidelidade, Pagamentos com Cheques, entre outros. Clique aqui, para saber mais.
9) Comprador: pela tela de Cadastro de Compradores, é possível cadastrar um comprador no sistema Bluesoft ERP, no módulo Compras. O comprador é responsável por efetuar negociações com os fornecedores, realizar cotações de preços e emitir pedidos de compras. Clique aqui, para saber mais.
10) Concorrente: pela tela de Cadastro de Concorrentes é possível incluir empresas com características semelhantes ao seu ramo de atividade, por exemplo, que comercializam os mesmos tipos de produtos ou serviços. Na aba concorrentes também é possível associar a loja ao concorrente.
11) Contador:  é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Ele é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Clique aqui, para saber mais.
12) Convênio: a tela de tipo de Pessoa de Cadastro de Convênio permite configurar convênios para compra e venda em uma rede Varejista. Clique aqui, para saber mais.
13) Corretora de Câmbio: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Corretora de Câmbio.
14) Empresa de Cobrança: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Empresa de Cobrança.
15) Exportador indireto: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Exportador Indireto.
16) Fabricante: pela tela de Cadastro de Fabricantes é possível inserir os fabricantes de produtos e suas marcas. Clique aqui, para saber mais.
17) Factoring:
18) Fornecedor: segundo o Código de Defesa do Consumidor: “Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços” Clique aqui, para saber mais.
19) Funcionário: O cadastro dos funcionários é necessário para efetuar operações do módulo DP (departamento pessoal), realizar vendas através de vale compra, dar acesso do sistema para o funcionário, entre outros. Clique aqui, para saber mais.
20) Governo Estadual: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Governo Estadual.
21) Governo Federal: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Governo Federal.
22) Instituição Financeira: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Instituição Financeira.
23) Locador: no Bluesoft ERP é possível realizar o cadastro de todos os Locadores que a empresa possui, esse cadastro será utilizado nas funcionalidades que exigem que a pessoa seja do tipo Locador. Clique aqui, para saber mais.
24) Locatário: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Locatório.
25) Loja: pela tela de Consulta e Pré-Cadastro de Lojas é possível incluir e consultar informações das lojas cadastradas no sistema, também pode ser feita a incorporação (quando uma ou várias sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações) e alterações das informações. Clique aqui, para saber mais.
26) Operador Logístico: pela tela de Cadastro de Operador Logístico são companhias externas contratadas para realizar funções de gestão e distribuição dos materiais. Clique aqui, para saber mais.
27) Prefeitura Municipal: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Prefeitura Municipal.
28) Prestador de Serviço: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Prestador de Serviço.
28) Profissional da Saúde: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Profissional de Saúde.
29) Representante: o Representante atua na intermediação da compra e venda de mercadorias. Clique aqui, para saber mais.
30) Responsável Técnico: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Responsável Técnico.
31) Sindicato Patronal: é o sindicato que representa a empresa e os profissionais autônomos. A inscrição deve ser feita no sindicato da categoria que se enquadra a empresa. As convenções coletivas de trabalho, são assinadas com sindicato patronal e sindicato dos empregados.Clique aqui, para saber mais.
32) Sindicato Trabalhista: o Sindicato Trabalhista é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento trabalhista e têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados. Clique aqui, para saber mais.
33) Transportadora: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Transportadora.
34) Transportadora Valores: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Transportadora de Valores.
35) Vendedor de Balcão: Não há dados específicos a serem preenchidos por isso basta selecionar em Tipo de Pessoa a opção de Vendedor Balcão.
36) Vendedor Externo: o Vendedor Externo é responsável por contatar, visitar e entrevistar clientes, pela negociação do preço do produto ou serviço, negociação do prazo, das condições de pagamento e dos descontos da pós-venda. Clique aqui, para saber mais.

Ricardo Raffoul