Objetivo da Tela de Ordem de Serviço de Carregamento Puxada WMS é permite executar a atividade de carregamento de veículo. Essa atividade solicita ao operador bipar uma etiqueta onde possui os dados do veículo no qual foi selecionando na tela de “Gerenciamento de Ordem de Carregamento WMS” e em seguida confirmar quais são os unitizadores devem se embarcados no veículo a diferença entre a tela Execução da Ordem de Serviço de Carregamento WMS é que é possível criar uma Ordem de carregamento pelo próprio modulo onde o operador pode bipar qualquer unitizador para embarca no veiculo.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o Mobile> Ordem de Serviço de Carregamento Puxada WMS

2) Por meio do parâmetro “Priorizar a separação de itens sem estoque no destino“, habilitado. Ao realizar o processo de distribuição através das telas Onda de Distribuição e Distribuição Forçada Multiloja, será possível tomar decisões cruciais em relação ao envio da mercadoria.
Ou seja, quando houver saldo disponível no estoque da loja, isso indica que o envio da mercadoria não necessita de priorização. Nesse cenário, o item do lote é devidamente classificado com a origem de distribuição “N/A”.
Por outro lado, na ausência de estoque disponível, o item do lote é categorizado como “Ruptura”.
É fundamental destacar que nos processos de Picking e Unificação de Unitizadores, é possível alocar itens que possuem os status “Ruptura” e “N/A” no mesmo unitizador. Quando isso acontece, o unitizador será considerado como “Ruptura” e a “Origem de Distribuição” será representada como “N/A / Ruptura”.
Importante: Caso o parâmetro esteja desabilitado, a “Origem de Distribuição” será associada automaticamente ao status “N/A”.
3) Após isso, insira a placa do veículo ou utilize a etiqueta do veículo para fazer a leitura. Em seguida, selecione o Centro de Distribuição, escolha os Destinatários e forneça o número do unitizador ou faça a leitura da etiqueta do unitizador.

4) Forneça o número do lacre e, em seguida, clique em “Finalizar”.

5) Ordem de serviço de carregamento puxada WMS finalizada

6) Quando habilitado o parâmetro “Utiliza a cubagem no carregamento”, é exibido a capacidade de ocupação de peso e cubagem suportado pelo veículo. Duvidas sobre a parametrização clique aqui.
Parâmetro habilitado


7) O percentual da barra gráfica é atualizada de acordo com cada peso e cubagem de cada unitizador adicionado, exemplo:

Na imagem abaixo ilustra o veiculo de código 1 informado possui uma capacidade de peso total do veículo de 14000 Kg, e o unitizador de numero 2686139 possui um peso total de 2400 Kg, logo o percentual de ocupação utilizado foi de 17%, pois ilustramos a casas decimais do percentual da barra exibida.


Em relação a cubagem foi utilizado como exemplo uma cubagem total do veiculo de 1,92 m3, repare que o unitizador de numero 2686139 também possui a mesma cubagem logo foi utilizado 100% da cubagem do veiculo.


Caso queira saber como calcular a cubagem de cada unitizador consulte o ajuda Distribuição Forçada Por Cubagem.
8) É possível ultrapassar o peso e a cubagem total do veiculo, o sistema somente irá alerta o usuario não o impedindo do mesmo de carregar mais unitizador ultrapassando a cubagem total.

9) Com as ordem de carregamento finalizada as mesmas podem ser faturadas. Acesse a funcionalidade “Faturamento de lotes por carga”, duvidas Clique aqui;
Observação: O limite de itens por destinatário é de 500 itens devido a limitação de itens a serem enviado em uma nota para Sefaz.
10) Com o parâmetro ‘Faturar a carga automaticamente ao fechar a ordem de carregamento‘ habilitado, localizado na funcionalidade ‘WMS Parâmetros/ Carregamento’ o sistema permite que o processo de Faturamento de Cargas seja realizado automaticamente após a finalização do carregamento do(s) unitizador(es), por meio da funcionalidade mobile ‘Execução da Ordem de Serviço de Carregamento Puxada WMS‘.
Por exemplo:
Nesse cenário, há uma ordem de serviço com cinco unitizadores que serão distribuídos para uma loja.

Ao concluir o último unitizador da ordem de serviço e clicar no botão ‘Finalizar Ordem de Serviço’, o usuário receberá a notificação correspondente: “Deseja finalizar a ordem e iniciar o faturamento automático?” Após confirmar ao clicar no botão ‘OK’, o processo de faturamento será iniciado.

Após concluir o processo de faturamento, por meio da funcionalidade ‘Gerenciamento de Ordem de Cargas WMS’, na aba ‘Geradas/Produtos’, você poderá visualizar o número da nota fiscal ou acessá-la diretamente na coluna ‘N° NF-Serie’.

Importante: Para facilitar a comunicação durante o processo de faturamento, o grupo de acesso vinculado aos usuários pode ser configurado para receber notificações específicas, como ‘Erro de envio da nota para Sefaz’ e ‘Erro de Faturamento WMS’, disponíveis na funcionalidade Central de Notificações.
Dessa forma, os usuários serão imediatamente informados por meio de e-mail ou alerta no sistema sobre notificações como ‘Processamento da Nota ‘X’ finalizado com sucesso’ e ‘Erro de Faturamento WMS – Não foi possível faturar a nota fiscal da carga ‘X’, ordem ‘X’, devido ao motivo: Produto [X | saldo de estoque = X] sem preço para Transferência’.
Notificação via e-mail

Alerta no sistema:

Além do ponto mencionado acima, os usuários também podem utilizar a funcionalidade ‘WMS / Rastreabilidade de Ordem de Serviço WMS’ como recurso de gerenciamento para validar os logs apresentados durante e finalização do processo de faturamento da carga.

É importante lembrar que, caso ocorra algum erro durante o processo de faturamento automático da carga, a ordem de serviço e os respectivos unitizadores retornarão ao status ‘CR – Carregado‘.
Isso se aplica tanto a cargas parcialmente faturadas quanto a cargas nas quais nenhum produto foi faturado.
Com isso, após corrigir o erro apontado no log, a carga poderá ser faturada utilizando a funcionalidade ‘Faturamento de lotes por carga’.
Alternativamente, também é possível finalizar a ordem utilizando a funcionalidade mobile ‘Execução da Ordem de Serviço de Carregamento Puxada WMS‘ e consequentemente realizar o faturamento automático.