Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Varejo > Devolução de Cupom > Devolução de Venda

Permissões de Usuário: MB__info

7 – Clientes Incluir

762 – Devolução Cupom Produtos

1762 – Devolução de Venda com Cupom

1763 – Devolução de Venda Diferença de Preço

1764 – Devolução de Venda sem Cupom

1406 – Faturar Nota Fiscal

908 – Pessoa Alterar

906 – Pessoa Consultar

907 – Pessoa Incluir

Ao realizar uma venda do tipo Boleto, ao desejar realizar a devolução do cupom, o usuário poderá escolher entre realizar a devolução total ou parcial, com ou sem troca de mercadoria. Essa funcionalidade afeta clientes que utilizam controle de limite de crédito global, controle de limites por finalizadora, ou que não controlam limite de venda boleto pela analise de crédito.
Para saber mais como funcionam os tipo de limites, clique na opção desejada:

Controle de Limite Global

Controle de Limites Separadamente

Parâmetro de Controle de Análise de Crédito

Para clientes que controlam a Analise de Crédito por Limite Global ou Separadamente, quando realizam a devolução, o saldo do cliente será atualizado, conforme o valor no qual foi realizada a devolução.

Para saber mais como funciona a Devolução de Cupom de Venda Boleto, devemos seguir os seguintes passos:

  1. Acesse: Varejo > Devolução de Cupom > Devolução de Venda
  2. Loja: Selecione a loja para realizar a devolução;
  3. Tipo de Devolução: Selecione o tipo de devolução com Cupom ou Diferença de Preço;
  4. Prosseguir: Após preencher as informações, clique em .

Para saber mais sobre os Tipos de Devolução, clique aqui.

  1. Número do Cupom: Preencher com o número disponível no cupom de venda;
  2. Número do ECF: Informar o número do ECF que foi efetuada a Venda Boleto;
  3. Data do Cupom: Selecionar a data em que a Venda Boleto foi realizada;
  4. Data da Devolução: Informar a data de devolução, que será utilizada para contabilização;
  5. Chave do cupom: Selecionar a chave do cupom;
  6. Gerar voucher de crédito posterior: Selecionar sim ou não para utilização de voucher posterior;
  7. Possui troca de mercadoria: Selecionar SIM ou NÃO. Caso selecione que SIM, haverá troca de mercadoria, será realizado um lançamento no ECF do operador, se selecionar NÃO, não haverá movimentação no ECF do operador e a opção de Lançar será removida de tela;
  8. Lançar: a devolução poderá ser lançada no mesmo ECF e Operador ou em ECF e Operador diferente. Caso selecione a opção para lançar no meso ECF e Operador, a Data de Devolução deverá ser a mesma da data do Cupom e o ECF deve estar aberto;
  9. Prosseguir: Após preencher os campos, clique em .
Observação: A opção de “Gerar voucher de crédito posterior” somente é apresentada quando o parâmetro de “Permite geração de voucher na devolução” estiver habilitado.

Para saber mais sobre o parâmetro de “Permite geração de voucher na devolução.”, clique aqui.

Após selecionar os itens e a quantidade que serão devolvido, clique em “Confirmar Devolução”

Após confirmar a devolução, será apresentada uma tela de Confirmação com as seguintes informações:

  • Número do cupom: Número do Cupom devolvido
  • Número do ECF: Número do ECF utilizado para devolução
  • Operador: Nome do operador do ECF
  • Duplicata(s) de Pagamento gerada(s) como Abatimento: Número da duplicata de Abatimento que será vinculado à duplicata de Venda Boleto. Ao realizar uma devolução de cupom de Venda Boleto, será gerada automaticamente uma duplicata do tipo Devolução de Venda Cupom que será vinculada à duplicata de Venda Boleto.
  • Selecione a Impressora: Selecione a impressora para impressão de comprovante ou nota fiscal de devolução
  • Remetente (Consumidor): Selecione se é cliente ou loja
  • CPF/CNPJ do cupom fiscal: Numero do CPF/CNPJ do cupom fiscal
  • Remetente da devolução: Cliente que efetuou a devolução.
  • Imprimir Comprovante: Para imprimir o comprovante, clique em .
  • Gerar Nota Fiscal: Para gerar Nota Fiscal de Devolução, clique em .
Observação: Para realizar a devolução, a duplicata do cupom de Venda Boleto, não poderá estar quitada, inclusa em um borderô, agrupada, anistiada, desmembrada ou ter abatimento vinculado

Duplicata de Venda Boleto com a duplicata de Devolução de Venda Boleto vinculada como Abatimento.

Após realizar a devolução, será possível consulta-la através do menu de Consulta de Devolução de Venda.

Para saber como realizar uma consulta dos cupons de Devolução de Venda, siga os seguintes passos:

  1. Acessar o menu: Varejo > Devolução Cupom > Consulta de Devolução de Venda;
  2. Período de Emissão: Informar o período em que deseja localizar as devoluções de venda;
  3. Tipo: Selecionar o tipo de Devolução, Todos, Diferença de preço, Devolução com posse do cupom fiscal, Devolução sem posso do cupom Fiscal, Devolução com voucher de geração de crédito, Devolução com posse de cupom fiscal sem troca de mercadoria;
  4. Status: Selecione o status da devolução, Todos, Estornados ou Não estornados;
  5. Buscar: Após preencher os filtros, clique em  .

No resultado da busca, serão listadas as seguintes informações:

  1. Nº do cupom: Número do cupom devolvido.
  2. ECF: Número do ECF da venda.
  3. Data do cupom: Data de emissão do cupom.
  4. ECF da devolução: Número do ECF que foi realizada a devolução.
  5. Data da devolução: Data de emissão da devolução do cupom.
  6. Operador: Nome do operador que realizou a devolução com um link direcionado ao cadastro do respectivo operador.
  7. Tipo: Tipo de devolução
  8. Valor: Valor total do cupom.
  9. Ações: Coluna com os botões de Editar para alterar o ECF e Operador, Visualizar Itens do Cupom, Imprimir Comprovante, Imprimir Comprovante em PDF, Visualizar Nota Fiscal, Visualizar as Partidas Dobradas e Estornar Cupom.
Observação: Para devolução do tipo de “Devolução com posse de cupom fiscal sem troca de mercadoria” o botão de Editar estará desabilitado.

No caso de uma devolução do tipo de “Devolução com posse de cupom fiscal sem troca de mercadoria” ao realizar o estorno da devolução, o a Duplicata de Abatimento do Tipo de “Devolução Venda Cupom” será desvinculada cancelada da duplicata de Venda Boleto e o saldo do cliente será consumido no valor do cupom de devolução, isso quando o cliente faz o controle da Analise de Crédito por Limite Global ou Separadamente.

Caso o cliente não possua saldo disponível no momento da devolução, será apresenta uma mensagem informando que o cliente não possui saldo. Para prosseguir com a operação será necessário realizar o aumento do limite do cliente.

Observação: Para realizar o estorno da devolução do cupom de Venda Boleto, As duplicata Venda Boleto e Devolução de Venda Cupom não poderão estar, quitadas, incluídas em borderô de pagamento ou recebimento, anistiadas, agrupadas ou desmembradas.

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