Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Incluir
1188 – Abrir Pedido Venda
2834 – Alterar a descrição do produto no pedido de venda
1833 – Alterar desconto no pedido de venda
1821 – Alterar Valor do Frete da Nota Fiscal
2837 – Cancelar Pedido Venda
1189 – Desconto Pedido Venda
1632 – Faturar Pedido de Venda Sem Separação
1190 – Fechar Pedido Venda
1176 – Pedido Venda Consultar
1227 – Pedido Venda Entrega – Alterar/Incluir
1226 – Pedido Venda Entrega – Consultar
1228 – Pedido Venda Entrega – Excluir
1177 – Pedido Venda Incluir
1187 – Separação Pedido Venda
3830 – Definir Loja de Origem para Pré-Transf/Venda entre Lojas no Pedido de Venda
3832 – Fechar Pedido de Venda com geração de Pré-Transf/Venda entre Lojas
Pela tela de Incluir Pedido de Venda – Balcão é possível incluir um pedido de venda para faturamento.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Incluir
Deverá preencher os dados do Cliente, forma de pagamento, entrega, taxa de entrega, vendedor, tipo de pedido de venda, etc.
No pedido é possível informar uma transportadora para que seja incluída na emissão da nota fiscal.
Após informar o cliente, é possível preencher o campo Condição de Pagamento com as opções:
- À vista
- Parcelado ( mínimo 2 parcelas – máximo 99 parcelas )
- Condições Cadastradas na aba “Cobrança” do Cliente
2) Ao confirmar, será necessário incluir os itens e também as quantidades do pedido de venda. Obs.: Para adicionar vários produtos em uma única vez, selecione o botão .
Com a permissão “2834 – Alterar a descrição do produto no pedido de venda” é possível alterar a descrição de qualquer produto no momento da venda, com isso para apenas aquele pedido será usada a descrição informada na alteração (Não irá refletir no cadastro e nem nos próximos pedidos, devendo sempre alterar a descrição quando necessário) :
No caso de produto do tipo kit/cesta, quando em sua composição for preenchido o “% Rateio Preço de Venda”, no pedido de venda balcão, serão listados os itens que compõe o kit/cesta logo abaixo do nome do produto principal, dessa maneira é possível fazer uma eventual substituição dos itens de composição do kit/cesta, selecionando o botão .
Para fazer a substituição ou exclusão do item que faz parte da composição, o usuário deverá ter a permissão: “3819 – Substituir/Excluir item da composição de kit/cesta na venda de pedido balcão” habilitada.
Ao selecionar o botão de substituir itens da composição do kit/cesta, podemos selecionar um novo produto para fazer a substituição através da pesquisa de produtos:
Produto do kit/cesta substituído:
O novo produto terá as mesmas informações (custo, quantidade) do produto original da composição.
Para retornar o produto original do kit/cesta basta remover o novo item (selecionando o botão ) que foi utilizado na troca, e assim o produto original passará a prevalecer novamente.
Lembrando que as alterações realizadas no pedido de venda do kit/cesta, não irá interferir no cadastro original da composição. Para saber mais sobre como utilizar a aba composição do cadastro do produto, clique aqui.
Outra opção disponível exclusivamente para itens de kit/cesta no pedido de venda balcão, é a opção de editar os preços dos itens do kit/cesta. Para realizar esta operação, o usuário deverá selecionar o botão :
Nesta tela de edição de preços é possível alterar a quantidade e preço de venda do kit/cesta ou alterar os preços dos itens que compõe a cesta.
Para Editar a forma de pagamento clique no botão .
Apenas para a forma de pagamento Boleto, habilita Condições de Pagamento:
Utilizar os dados de cobrança do cliente e Personalizado.
Para a condição de pagamento Personalizado, preencher os campos Referência Prazo, Condição de Recebimento e os Dias de recebimento.
Após concluir o preenchimento dos dados, basta clicar no botão.
Ao personalizar a condição de pagamento, o sistema não utilizará as condições dos dados de cobrança do cliente.
Caso exista a necessidade, é possível criar um novo pedido de venda e adicionar as quantidades dos itens por tipo de entrega. Com esse processo, após o pedido ser fechado, será criado um novo pedido com os itens que pertencem ao outro tipo de entrega, para que seja possível concluir o fluxo de separação e faturamento separadamente. Para que este processo esteja disponível, é necessário habilitar o parâmetro Exibir as quantidades no pedido pelo tipo de entrega na tela Parâmetros do Módulo Vendas.
No exemplo abaixo, o pedido foi aberto com o Tipo de Entrega Retira na Loja, neste caso, ao fechar o pedido, a quantidade adicionada ao campo Retira será levada em consideração. Um novo pedido será aberto automaticamente com o(s) itens e quantidade(s) adicionados ao campo Entrega. Para localiza-lo, basta efetuar uma busca na tela Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Consultar Pedidos de Venda – Balcão com o número do Pedido de Venda gerado. No resultado da busca serão exibidos os dois pedidos.
Após inserir os produtos do pedido é possível realizar o Fechamento do Pedido,
Será emitida uma mensagem onde será possível um atalho para a separação do pedido e/ou impressão da ficha de separação.
Também é possível enviar o pedido para a Frente de Caixa da Zanthus. Feito isso, poderá ser feito o faturamento do Pedido de Venda.
Para incluir ou alterar a taxa de entrega clique aqui.
É possível visualizar informações de um produto que possua o Preço Especial na listagem de produtos durante a inclusão.
O Preço especial vem da Precificação de Produtos da coluna chamada “Preço a partir de.”
Desconto no Pedido
Quando o produto possui Desconto Máximo definido em seu cadastro, este desconto é exibido no pedido de venda.
Contudo, o desconto máximo somente será retornado nos detalhes do pedido caso seja superior ao desconto máximo que o vendedor pode aplicar. Neste exemplo, o vendedor do pedido, pode fornecer apenas 0% de desconto, por isso, não é retornado o desconto máximo defino no cadastro do produto.
Para que seja retornado o desconto máximo de 10%, conforme exemplo, é preciso que o vendedor do pedido tenha possibilidade de conceder um desconto maior que zero. Lembrando que, caso o desconto do vendedor seja menor que o desconto máximo atrelado ao produto, o desconto do vendedor será levado em consideração no pedido de venda.
Geração Pré-Transferência/Venda entre Lojas
Para usuários que possuírem a permissão 3830 – Definir Loja de Origem para Pré-Transf/Venda entre Lojas no Pedido de Venda, será possível selecionar uma loja para gerar uma pré-transferência/venda automaticamente no fechamento do pedido.
Quando selecionada, ao fechar o pedido o ERP irá gerar uma Pré-Transferência/Venda (Multiloja) com as seguintes regras:
- Loja Origem: Loja Origem Pré-Transf/Venda (pedido de venda)
- Loja Destino: Loja Atendimento (pedido de venda)
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Incluir
A Loja Atendimento e Loja Origem Pré-Transf/Venda não podem ser iguais:
2) Ao CONFIRMAR, será necessário incluir os itens e também as quantidades do pedido de venda. Obs.: Para adicionar vários produtos em uma única vez, selecione o botão .
3) Se necessário, é possível alterar a Loja Origem Pré-Transf/Venda do pedido
A Loja Atendimento e Loja Origem Pré-Transf/Venda não podem ser iguais:
4) Ao clicar em FECHAR PEDIDO, se houver Loja Origem Pré-Transf/Venda preenchida, o ERP demonstrará uma mensagem notificando o usuário sobre a criação da pré-transferência/venda
Para fechar o pedido nesse cenário, o usuário precisa possuir a permissão 3832 – Fechar Pedido de Venda com geração de Pré-Transf/Venda entre Lojas
5) Ao consultar o pedido de venda após o fechamento, será demonstrado o número da pré-transferência/venda (multiloja) e pré-transferência/venda gerada
6) As quantidades preenchidas na Pré-Transferência/Venda (Multiloja) serão de acordo com a quantidade Pedida
7) Não será possível REABRIR o pedido de venda, caso o mesmo esteja vinculado a uma Pré-Transferência/Venda (Multiloja)
8) A Pré-Transferência/Venda (Multiloja) criada através do Pedido de Venda Balcão estará disponível para consulta e geração em Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Pré-transferência/Venda (Multiloja) (menu-1363)
Venda com produto que possui vínculo com seguro
Obs: Para que não haja nenhum problema na integração com a Seguradora é preciso:
- Cadastro da Seguradora com as informações disponibilizas pela Seguradora para realizar a integração.

- Vínculo do produto com seguro, dúvidas clique aqui.
Após incluir o pedido balcão, após adicionar o produto que tem vínculo com seguro, será habilitado a opção de adicionar seguro para o produto selecionado.

Ao clicar no ícone de adicionar, abrirá o modal para selecionar os seguros que foram vinculados ao produto.

Neste momento, só é possível selecionar as seguintes combinações de Seguros:
- 1 Seguro Garantia Estendida
- 1 Seguro Aparelho Eletrônico
- 1 Seguro Garantia Estendida + 1 Seguro Aparelho Eletrônico
Após selecionar os Seguros conforme desejado pelo cliente, clique no botão ‘Salvar’.

Na coluna ‘Seguro’ estará com os valores de acordo com o seguro(s) selecionado(s)

Após fechar o pedido, é preciso realizar a separação do pedido e o faturamento do pedido.
Após faturar, será exibida a mensagem abaixo:

No Pop-up para Enviar à Sefaz, após enviar para Sefaz com sucesso, será exibida a mensagem abaixo:

Obs: Só será possível realizar a Impressão da DANFE após realizar a integração com o seguro. Caso tentar realizar a impressão, retornará a mensagem abaixo:

Ao abrir a Nota Fiscal e clicar na aba ‘Seguros’ serão exibidos as seguintes informações:
- Produto – Descrição do Produto
- IMEI – Número de IMEI de aparelhos Telefones Celulares
- Seguro – O tipo de Seguro que foi escolhido na montagem do pedido
- Vigência(meses) – 12 ou 24 meses de acordo com o Seguro escolhido
- Bilhete – Número padrão que a Seguradora retorna ao ter sucesso ao registrar(integrar)
- Usuário (Emissão NF) – Nome do usuário que fez o faturamento da nota fiscal
- Status – Não enviado / Registrado na Seguradora / Cancelado / Erro de Integração
- Ações – Registrar na Seguradora e Ocorrências

Obs: Caso não tiver sido transmitida para SEFAZ a nota fiscal, ao tentar realizar a a integração com a empresa de Seguro, retornará a mensagem abaixo:

Após registar todos os bilhetes na Seguradora, o status ficará assim:

Com o bilhete registrado na Seguradora, poderemos realizar mais 4 ações:
- Cancelar na Seguradora
- Imprimir Termo de Autorização
- Imprimir Bilhete
- Imprimir DANFE
Ao imprimir o Termo e o Bilhete, será necessário realizar a impressão para o Cliente assinar e irá gravar na aba ‘Ocorrências’ a hora e data que foi impresso.
Caso tenha produto de celular, será impresso o IMEI informado no pedido no campo ‘Dados Adicionais’ da DANFE.

Obs: Se houver alteração do cadastro do Cliente ou da Seguradora, não serão atualizados após ter finalizado a Nota Fiscal.

Caso seja cancelado o registro na seguradora, ficará com o ‘status’ de Cancelado e não terá mais a opção de imprimir o Termo e o Bilhete.

Ocorrências da Ações

Ao realizar o cancelamento de um pedido que contem a forma de pagamento convênio, o sistema irá validar o parâmetro “Contas Financeiras nas Vendas para Conveniados”, e caso esteja ativado, além do estorno da nota fiscal de venda (processo contábil 5 – venda a cliente), irá registrar um estorno pelo processo contábil 170 – Lançamento convênio Manual”.
Detalhes do Parâmetro:
- Caminho PRM: Home / Financeiro / Configurações / Parâmetros do Módulo Financeiro
- Se ativado: O sistema permitirá o gerenciamento de convênios através de uma conta financeira.
- Se desativado: Para cada venda de convênio será criada uma duplicata de cobrança.
- Ajuda: https://ajuda.bluesoft.com.br/modulo-financeiro/convenio-venda-cliente-inclusao-de-adiantamentos/6314
Venda por Conta e Ordem
Para saber mais, clique aqui.