Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Incluir

Permissões de Usuário:

1188 – Abrir Pedido Venda

2834 – Alterar a descrição do produto no pedido de venda

1833 – Alterar desconto no pedido de venda

1821 – Alterar Valor do Frete da Nota Fiscal

2837 – Cancelar Pedido Venda

1189 – Desconto Pedido Venda

1632 – Faturar Pedido de Venda Sem Separação

1190 – Fechar Pedido Venda

1176 – Pedido Venda Consultar

1227 – Pedido Venda Entrega – Alterar/Incluir

1226 – Pedido Venda Entrega – Consultar

1228 – Pedido Venda Entrega – Excluir

1177 – Pedido Venda Incluir

1187 – Separação Pedido Venda

3830 – Definir Loja de Origem para Pré-Transf/Venda entre Lojas no Pedido de Venda

3832 – Fechar Pedido de Venda com geração de Pré-Transf/Venda entre Lojas

 

Pela tela de Incluir Pedido de Venda – Balcão é possível incluir um pedido de venda para faturamento.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Incluir

Deverá preencher os dados do Cliente, forma de pagamento, entrega, taxa de entrega, vendedor, tipo de pedido de venda, etc.

No pedido é possível informar uma transportadora para que seja incluída na emissão da nota fiscal.

Após informar o cliente, é possível preencher o campo Condição de Pagamento com as opções:

  • À vista

  • Parcelado ( mínimo 2 parcelas – máximo 99 parcelas )

  • Condições Cadastradas na aba “Cobrança” do Cliente


2) Ao confirmar, será necessário incluir os itens e também as quantidades do pedido de venda. Obs.: Para adicionar vários produtos em uma única vez, selecione o botão .

Com a permissão “2834 – Alterar a descrição do produto no pedido de venda” é possível alterar a descrição de qualquer produto no momento da venda, com isso para apenas aquele pedido será usada a descrição informada na alteração (Não irá refletir no cadastro e nem nos próximos pedidos, devendo sempre alterar a descrição quando necessário) :

No caso de produto do tipo kit/cesta, quando em sua composição for preenchido o “% Rateio Preço de Venda”, no pedido de venda balcão, serão listados os itens que compõe o kit/cesta logo abaixo do nome do produto principal, dessa maneira é possível fazer uma eventual substituição dos itens de composição do kit/cesta, selecionando o botão .

Para fazer a substituição ou exclusão do item que faz parte da composição, o usuário deverá ter a permissão: “3819 – Substituir/Excluir item da composição de kit/cesta na venda de pedido balcão” habilitada.

Ao selecionar o botão de substituir itens da composição do kit/cesta, podemos selecionar um novo produto para fazer a substituição através da pesquisa de produtos:

Produto do kit/cesta substituído:

O novo produto terá as mesmas informações (custo, quantidade) do produto original da composição.

Para retornar o produto original do kit/cesta basta remover o novo item (selecionando o botão ) que foi utilizado na troca, e assim o produto original passará a prevalecer novamente.

Lembrando que as alterações realizadas no pedido de venda do kit/cesta, não irá interferir no cadastro original da composição. Para saber mais sobre como utilizar a aba composição do cadastro do produto, clique aqui.

Outra opção disponível exclusivamente para itens de kit/cesta no pedido de venda balcão, é a opção de editar os preços dos itens do kit/cesta. Para realizar esta operação, o usuário deverá selecionar o botão :

Nesta tela de edição de preços é possível alterar a quantidade e preço de venda do kit/cesta ou alterar os preços dos itens que compõe a cesta.

Para Editar a forma de pagamento clique no botão .

Apenas para a forma de pagamento Boleto, habilita Condições de Pagamento:
Utilizar os dados de cobrança do cliente e Personalizado.

Para a condição de pagamento Personalizado, preencher os campos Referência Prazo, Condição de Recebimento e os Dias de recebimento.

Após concluir o preenchimento dos dados, basta clicar no botão.

Ao personalizar a condição de pagamento, o sistema não utilizará as condições dos dados de cobrança do cliente.

Caso exista a necessidade, é possível criar um novo pedido de venda e adicionar as quantidades dos itens por tipo de entrega. Com esse processo, após o pedido ser fechado, será criado um novo pedido com os itens que pertencem ao outro tipo de entrega, para que seja possível concluir o fluxo de separação e faturamento separadamente. Para que este processo esteja disponível, é necessário habilitar o parâmetro  Exibir as quantidades no pedido pelo tipo de entrega na tela  Parâmetros do Módulo Vendas.

No exemplo abaixo, o pedido foi aberto com o Tipo de Entrega Retira na Loja, neste caso, ao fechar o pedido, a quantidade adicionada ao campo Retira será levada em consideração. Um novo pedido será aberto automaticamente com o(s) itens e quantidade(s) adicionados ao campo Entrega. Para localiza-lo, basta efetuar uma busca na tela Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Consultar Pedidos de Venda – Balcão com o número do Pedido de Venda gerado. No resultado da busca serão exibidos os dois pedidos.


Após inserir os produtos do pedido é possível realizar o Fechamento do Pedido,

Será emitida uma mensagem onde será possível um atalho para a separação do pedido e/ou impressão da ficha de separação.

Também é possível enviar o pedido para a Frente de Caixa da Zanthus. Feito isso, poderá ser feito o faturamento do Pedido de Venda.

Para incluir ou alterar a taxa de entrega clique aqui.

É possível visualizar informações de um produto que possua o Preço Especial na listagem de produtos durante a inclusão.

O Preço especial vem da Precificação de Produtos da coluna chamada “Preço a partir de.”


Geração Pré-Transferência/Venda entre Lojas

Para usuários que possuírem a permissão 3830 – Definir Loja de Origem para Pré-Transf/Venda entre Lojas no Pedido de Venda, será possível selecionar uma loja para gerar uma pré-transferência/venda automaticamente no fechamento do pedido.

Quando selecionada, ao fechar o pedido o ERP irá gerar uma Pré-Transferência/Venda (Multiloja) com as seguintes regras:

  • Loja Origem: Loja Origem Pré-Transf/Venda (pedido de venda)
  • Loja Destino: Loja Atendimento (pedido de venda)

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar o menu de Vendas > Pedidos de Venda > Balcão > Incluir

A Loja Atendimento e Loja Origem Pré-Transf/Venda não podem ser iguais:


2) Ao CONFIRMAR, será necessário incluir os itens e também as quantidades do pedido de venda. Obs.: Para adicionar vários produtos em uma única vez, selecione o botão .

3) Se necessário, é possível alterar a Loja Origem Pré-Transf/Venda do pedido

A Loja Atendimento e Loja Origem Pré-Transf/Venda não podem ser iguais:


4) Ao clicar em FECHAR PEDIDO, se houver Loja Origem Pré-Transf/Venda preenchida, o ERP demonstrará uma mensagem notificando o usuário sobre a criação da pré-transferência/venda

Para fechar o pedido nesse cenário, o usuário precisa possuir a permissão 3832 – Fechar Pedido de Venda com geração de Pré-Transf/Venda entre Lojas


5) Ao consultar o pedido de venda após o fechamento, será demonstrado o número da pré-transferência/venda (multiloja) e pré-transferência/venda gerada


6) As quantidades preenchidas na Pré-Transferência/Venda (Multiloja) serão de acordo com a quantidade Pedida


7) Não será possível REABRIR o pedido de venda, caso o mesmo esteja vinculado a uma Pré-Transferência/Venda (Multiloja)


8) A Pré-Transferência/Venda (Multiloja) criada através do Pedido de Venda Balcão estará disponível para consulta e geração em Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Pré-transferência/Venda (Multiloja) (menu-1363)

Venda com produto que possui vínculo com seguro

Obs: Para que não haja nenhum problema na integração com a Seguradora é preciso:

  • Cadastro da Seguradora com as informações disponibilizas pela Seguradora para realizar a integração.
  • Vínculo do produto com seguro, dúvidas clique aqui.

Após incluir o pedido balcão, após adicionar o produto que tem vínculo com seguro, será habilitado a opção de adicionar seguro para o produto selecionado.

Ao clicar no ícone de adicionar, abrirá o modal para selecionar os seguros que foram vinculados ao produto.

Neste momento, só é possível selecionar as seguintes combinações de Seguros:

  • 1 Seguro Garantia Estendida
  • 1 Seguro Aparelho Eletrônico
  • 1 Seguro Garantia Estendida + 1 Seguro Aparelho Eletrônico

Após selecionar os Seguros conforme desejado pelo cliente, clique no botão ‘Salvar’.

Na coluna ‘Seguro’ estará com os valores de acordo com o seguro(s) selecionado(s)

Após fechar o pedido, é preciso realizar a separação do pedido e o faturamento do pedido.

Após faturar, será exibida a mensagem abaixo:

No Pop-up para Enviar à Sefaz, após enviar para Sefaz com sucesso, será exibida a mensagem abaixo:

Obs: Só será possível realizar a Impressão da DANFE após realizar a integração com o seguro. Caso tentar realizar a impressão, retornará a mensagem abaixo:

Ao abrir a Nota Fiscal e clicar na aba ‘Seguros’ serão exibidos as seguintes informações:

  • Produto – Descrição do Produto
  • IMEI – Número de IMEI de aparelhos Telefones Celulares
  • Seguro – O tipo de Seguro que foi escolhido na montagem do pedido
  • Vigência(meses) – 12 ou 24 meses de acordo com o Seguro escolhido
  • Bilhete – Número padrão que a Seguradora retorna ao ter sucesso ao registrar(integrar)
  • Usuário (Emissão NF) – Nome do usuário que fez o faturamento da nota fiscal
  • Status – Não enviado / Registrado na Seguradora / Cancelado / Erro de Integração
  • Ações – Registrar na Seguradora e Ocorrências

Obs: Caso não tiver sido transmitida para SEFAZ a nota fiscal, ao tentar realizar a a integração com a empresa de Seguro, retornará a mensagem abaixo:

Após registar todos os bilhetes na Seguradora, o status ficará assim:

Com o bilhete registrado na Seguradora, poderemos realizar mais 4 ações:

  • Cancelar na Seguradora
  • Imprimir Termo de Autorização
  • Imprimir Bilhete
  • Imprimir DANFE

Ao imprimir o Termo e o Bilhete, será necessário realizar a impressão para o Cliente assinar e irá gravar na aba ‘Ocorrências’ a hora e data que foi impresso.

Caso tenha produto de celular, será impresso o IMEI informado no pedido no campo ‘Dados Adicionais’ da DANFE.

Obs: Se houver alteração do cadastro do Cliente ou da Seguradora, não serão atualizados após ter finalizado a Nota Fiscal.

Caso seja cancelado o registro na seguradora, ficará com o ‘status’ de Cancelado e não terá mais a opção de imprimir o Termo e o Bilhete.

Ocorrências da Ações

One Response to “Incluir Pedido de Venda – Balcão”

  1. Consultar Pedido de Venda - Balcão - Central de Ajuda da BluesoftCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] possível visualizar mais informações de cada Pedidos de Venda emitido através do módulo de inclusão de pedidos. Também é […]

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