Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Notas Fiscais > Vendas > Força de Vendas > Faturamento de Força de Vendas

Permissões de Usuário: MB__info

2243 – Consultar Tipos de Frete

2245 – Faturar Pedidos de Força de Vendas

4305 – Executar Triangulação do Força de Venda

O Faturamento de Força de Vendas é utilizado para emitir as notas dos pedidos de clientes do Força de Vendas.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciar o processo na tela de Faturar Pedidos de Força de Vendas, temos as opções de Agrupar, Enviar Pedidos para PDV, Faturar Pedidos Selecionados Buscar.

  1. Origem do Pedido: Filtro utilizado para separar no resultado da pesquisa os pedidos por tipo com as opções Todos, ERP, Mobile, Ecommerce B2B, Ecommerce B2C, EDI e API.
  2. Tipo de Pedido: Lista todos os tipos de pedido entre Todos, Venda, Doação ou Bonificação, Remessa para Exportação, Venda para não Contribuinte, Exportação Indireta, Venda Fora do Estabelecimento, Remessa de Troca, Venda de Exportação, Remessa para Venda Fora Estabelecimento e Consignação.
  3. Nº da Viagem: Campo para informar e filtrar apenas as notas por número do viagem.
  4. Nº do Pedido Força Venda: Campo para informar o número do pedido do força de vendas.
  5. Nº do Pedido do Cliente: Campo para informar o número do pedido do cliente.
  6. Grupo Econômico: Lista todos os grupos econômicos cadastrados no sistema.
  7. Filial: Lista todas as lojas ativas cadastradas no sistema.
  8. Emissão do Pedido: Período de emissão dos pedidos.
  9. Status do Faturamento: Lista de status do faturamento dos pedidos.
  10. Pedidos com Mensagens: Filtro utilizado para exibir os pedidos que possuem mensagens com destino ao Faturamento. As opções disponíveis para uso são: Todos, Sim ou Não.
  11. Tipo de Faturamento: Filtro utilizado para exibir os pedidos que são faturados por nota fiscal ou os que são faturados por cupom fiscal.
  12. Agrupar por Nº do Roteiro, Rota, Grupo Econômico, Cliente e Nº do Pedido Força Vendas: O agrupamento é a forma de como serão exibidos os dados na tela, conforme o agrupamento escolhido. Caso o filtro origem esteja selecionado E-Commerce B2C a opção será de agrupamento por Transportadora, Nº Viagem e Cliente.
  13. Enviar Pedidos para PDV: Envia os pedidos faturados por cupom fiscal selecionados no resultado da busca para o PDV.
  14. Faturar Pedidos Selecionados: Agrupa todos os pedidos selecionados para o faturamento.
  15. Triangular Faturamento: Envia os pedidos selecionados para triangulação, botão visível apenas para usuários com a permissão 4305 – Executar Triangulação do Força de Venda. Somente para pedidos separados pelo WMS, sem roteiro, do tipo ‘pedido a pedido’ e com status ‘Separados’ poderão ser triangulados.
  16. Buscar: Consulta os todos os pedidos separados, que foram faturados e não faturados conforme os filtros informados.

Caso o filtro Origem seja utilizado como Ecommerce B2C, os filtros Serão:

  1. Tipo de Pedido: Lista todos os tipos de pedido entre Todos, Venda, Doação ou Bonificação, Remessa para Exportação, Venda para não Contribuinte, Exportação Indireta, Venda Fora do Estabelecimento, Remessa de Troca, Venda de Exportação, Remessa para Venda Fora Estabelecimento e Consignação.
  2. Nº da Viagem: Campo para informar e filtrar apenas as notas por número do viagem.
  3. Nº do Pedido do Cliente: Campo para informar o número do pedido do cliente.
  4. Nº Pedido E-commerce: Campo para informar número do pedido do E-commerce
  5. Transportadora: Campo para informar de acordo com a transportadora desejada do pedido.
  6. Tipo de Entrega: Campo para informar Entrega no CEP ou Retirada.
  7. Status do Faturamento: Campo para informar Status do Faturamento.
  8. Pedidos com Mensagens: Campo para informar se o pedido possui ou não mensagem.
  9. Tipo de Faturamento: Filtro utilizado para exibir os pedidos que são faturados por nota fiscal ou os que são faturados por cupom fiscal.
  10. Emissão do Pedido: Período de emissão dos pedidos.
  11. Status Etiqueta de Packing Externa: Através desse campo é possível filtrar os status das etiquetas externas vinculadas aos pedidos. É possível selecionar as opções: Todos, Recebida mas não impressa, Recebida e impressa ou Não recebida

Após clicar em buscar serão listados apenas os pedidos com o status de separado, na coluna Ações temos as opções:

Adicionar Notas de Referências (Habilitado para as operações de Venda de Remessa para Exportação)

: Botão para faturar a nota fiscal da linha correspondente ao pedido.

: Botão para acessar o Preview da Nota Fiscal.

: Botão para visualizar a nota fiscal faturada.

: Botão com as opções de Imprimir a etiqueta de packing, Gerar a ETQ SIGEP ou Imprimir a etiqueta de packing externa. Este botão só estará disponível para os pedidos de origem Ecommerce B2C.

: Botão para visualizar as ocorrências da nota fiscal.

: Botão para Visualizar/Incluir mensagens para outros setores do módulo Força de Vendas. O número que é demonstrado ao lado direito indica a quantidade de mensagens que este pedido possui considerando todos os setores do módulo do Força de Vendas (Gerenciamento, Financeiro, Separação, etc…).

: Botão utilizado para faturar todos os pedidos de acordo com a forma de agrupamento do resultado, no exemplo abaixo se utilizarmos este botão o Bluesoft ERP irá faturar todas as notas fiscais da viagem 4290.

Observações: A linha destacada na cor azul indica que existe uma ou mais mensagens incluídas no pedido com destino ao Faturamento:

Para as operações do tipo Venda de Remessa para Exportação (exclusiva com Regra Fiscal Ativa) será preciso antes do faturamento referenciar as NF de origem.

Importante: Quando houver integração de pedidos entre TMS e WMS não é possível faturar pedido a pedido somente é exibido o botão “Faturar Todos”

Para realizar o vinculo clique no botão de adição

Selecione a(s) Nota(s) Fiscal(is) para associação.

E caso não seja informado o Sistema não permitirá realizar o faturamento. 

Ao selecionar o botão > Imprimir etiqueta de packing será disponibilizada as seguintes opções:

Informe o modelo de etiqueta: Modelos de etiqueta Packing cadastrados em Modelos de Etiquetas de Preço de Gôndola.

Selecione uma impressora: Impressoras disponíveis em Rede, é necessário estar com o Bluesoft Print em execução.

De: Quantidade inicial de impressões e volumes com limite máximo de 1000.

Até: Quantidade final de impressões e volumes com limite máximo de 1000.

Total de volumes: Campo para indicar o total de volumes tem o pedido com limite máximo de 1000.

: Botão para realizar a impressão de etiqueta após informado todos os campos anteriores.

Ao clicar em faturar serão exibidas as opções para alterar a Data de Saída, Hora de Saída da nota fiscal, a Conta Bancária para a emissão dos boletos, a opção Abrir o Acompanhamento de Notas Fiscais após o faturamento da nota e a lista de impressoras disponíveis para a impressão do DANFE e Duplicatas em Impressora NF-e e Boletos.

Ao clicar em Faturar será aberta a tela de acompanhamento de notas fiscais com as notas faturadas e enviadas para a SEFAZ, para saber como funciona a tela acompanhamento clique aqui.

Caso o cliente vinculado ao pedido de força de venda não possua um e-mail para o envio da NF-e, o sistema irá abrir uma tela para informá-lo antes de faturar a nota:

Também existe a validação de acordo com os Parâmetros do Módulo de Vendas para não faturar pedidos com produtos que tenham estoque negativo e insuficiente. Esta validação utiliza o parâmetro: Permitir o faturamento de produtos sem estoque.

As operações Venda, Venda Não Contribuinte, Venda De Fabricação Própria e Bonificação/Doação/Brinde podem ser faturadas baseadas em regra fiscal se estiverem ativadas no parâmetro fiscal.

Quando a operação estiver configurada para se basear em regra fiscal do ERP, ao tentar faturar a NF-e o ERP buscará uma regra fiscal de operação de venda de grupo econômico ou nota fiscal de bonificação, brinde ou doação de mercadorias que sejam equivalentes com a operação:

Caso não encontre uma regra para ser aplicada o cliente Bluesoft poderá solicitar uma regra fiscal ao tentar faturar pelas opções: Faturar NF-e, Faturar Todos e Faturar Selecionados.

Caso haja regra do força de vendas disponível o cliente poderá usá-la para faturar a Nf-e também.

Ao tentar Faturar pelo Preview da NF-e a regra será solicitada de forma automaticamente e só será possível consultar a tela caso a regra tenha sido criada.

Após faturadas e enviadas ou não para a SEFAZ é possível visualizar a nota fiscal eletrônica.

Para as notas fiscais de pedidos e-commerce que contenha a integração com os correios, após faturadas é possível realizar a impressão da etiqueta SIGEP. Para imprimir a etiqueta SIGEP, será necessário realizar o seguinte passo:

  1. Clicar no ícone ()
  2. Selecionar a opção gerar etiqueta SIGEP.

Se o parâmetro “Habilitar fator de conversão de quantidade de produto de caixa para unitário” estiver habilitado e o usuário faturar um pedido com produtos caixa, o ERP irá demonstrar na NF-e a descrição do produto unitário, porém com a quantidade de caixa, como demonstrado no exemplo abaixo:

Pedido com produto em caixa:

Preview da NF-e do pedido acima:

Após exibir o resultado da busca com os filtros desejados você poderá Ocultar ou exibir colunas de acordo com sua necessidade para organizar apenas com os dados desejados.


Informação Importante:

Ao ser estornada a nota de faturamento, os produtos que foram separados em unitizadores diferentes permanecerão em paletes para serem endereçados, seguindo a mesma organização em que foram separados inicialmente. Ou seja, quando a nota de faturamento é cancelada, os produtos que já foram agrupados em unitizadores (como caixas, fardos ou outros recipientes) não serão desmontados. Em vez disso, eles serão mantidos em seus unitizadores originais e organizados em paletes, para facilitar o processo de endereçamento.


Triangulação do Força de Vendas x WMS

Pré-requisitos:

1. O pedido deve ser separado através do módulo WMS;

2. Deverá estar com status ‘Separado’;

3. Se aplica somente a pedidos separados por ‘pedido a pedido’;

4. Não poderá estar incluído em roteiro;

5. A loja intermediária precisa ser filial da loja origem;

6. O parâmetro “Emite nota fiscal com operação de Triangulação de Estoques entre Lojas ?” no cadastro da loja, deve ser igual a ‘Sim’;

7. O usuário deverá ter a permissão para triangular faturamento no força de vendas.

O usuário deverá selecionar o(s) pedido(s) e clicar no botão ‘Triangular Faturamento’.

Após isso será aberto um modal para seleção da loja intermediária:

Após selecionar a loja intermediária, será possível visualizar uma prévia da nota fiscal no botão ‘Preview’.

Após clicar em ‘Faturar Todos’, os pedidos serão enviados para triangulação e o processo continuará na tela ‘Consulta de Triangulação de Estoque‘.


Reforma Tributária no Faturamento de Pedidos do Força de Vendas:

A partir da implementação da Reforma Tributária no sistema, a funcionalidade de “Faturamento do Força de Vendas” agora é capaz de calcular e exibir os novos impostos Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Para que o cálculo e a exibição de CBS e IBS sejam ativados, é um pré-requisito que o parâmetro ‘Regra Fiscal’ esteja ativado no cadastro do cliente selecionado. Caso o parâmetro ‘Regra Fiscal’ do cliente esteja desativado, os valores de CBS e IBS serão zerados ou em branco, e as tags correspondentes não serão geradas no XML da NF-e.

Para fazer isso, ele segue uma hierarquia para encontrar as configurações fiscais (como Fórmulas Base e de Cálculo, Alíquotas, CST, cClassTrib, pDif) da Reforma Tributária: ele primeiro tenta localizar essas configurações na Regra Fiscal. Caso não as encontre, a busca continua no cadastro do NCM de cada produto.

Para saber mais sobre o cadastro do NCM, clique aqui.

Para saber mais sobre o cadastro da Regra Fiscal, clique aqui.

Os dados de CBS e IBS (Base de Cálculo, Alíquota, Valor, detalhes de redução/diferimento e totais) serão persistidos nos campos existentes na consulta da nota fiscal, visíveis nos novos campos de CBS e IBS na seção ‘Itens da nota fiscal’, e na escrita fiscal, especificamente na aba ‘Reforma Tributária’, onde os detalhes por item são exibidos

O XML da NF-e gerado incluirá as tags e e suas filhas, populadas com os dados da operação, conforme a Nota Técnica (NT) 2025.002 v1.01. Para notas de devolução, o XML conterá tags de CBS/IBS com valores proporcionais à quantidade devolvida.

Novidades sobre a Reforma Tributária na Bluesoft!

Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.

A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.

O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.

A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.

Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.