Mobile > Logística > Recebimento de Cargas
O módulo de Recebimento de cargas consiste no confronto das mercadorias físicas enviadas a uma loja após um pedido de compra, contra as enviadas na nota fiscal eletrônica (NF-e) .
A verificação física da carga consiste em identificar dentre outras as seguintes informações:
- Tipo de embalagem
- Contagem dos volumes
- Aferição do peso
- Identificação de avarias
- Dentre outras
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar na versão mobile ou em um coletor de dados o menu Logística > Recebimento de Cargas
Geração Prévia de Carga a Partir do XML
O sistema nos possibilita criar uma ‘Pré-Carga’ para recebimento de mercadorias a partir do arquivo XML da nota fiscal, antes que essa nota fiscal passe pelo processo de ‘Romaneio’. Por meio da ‘Pré-Carga’ o recebimento físico e conferência de mercadorias pode ser iniciado imediatamente após a chegada do veículo na doca, desvinculando a coleta dos produtos da resolução de divergências fiscais e/ou administrativas.
Como Funciona?
01. Nova Permissão de Acesso: A funcionalidade será controlada por meio da permissão ‘4339 – Permitir Criação de Pré-carga de Recebimento via XML‘
02. Novo botão ‘Pré-Carga’: Usuários com a permissão ‘4339’ ativada verão um novo botão, ‘Pré-Carga’, na tela da funcionalidade ‘Recebimento de Cargas (@mobile)’.
03. Exibição de Notas Fiscais (elegíveis para ‘Pré-Carga’): Após clicar no botão ‘Pré-Carga’, o sistema apresentará em tela a seção ‘GERAÇÃO DE PRÉ-CARGA’, onde exibirá apenas as notas fiscais que atendem a todos os seguintes critérios:
- Correspondem a ‘Loja’ ou ‘Loja CD’ filtrada na tela da funcionalidade ‘Recebimento de Cargas (@mobile)’;
- Já tiveram o XML importado e processado com sucesso;
- Não estão vinculadas a nenhuma outra ‘Pré-Carga’ em andamento;
- Não contém nenhum produto com cadastro inexistente ou inativo no sistema;
- Não avançaram até a etapa de ‘Romaneio’.
- As configurações dos Parâmetros do Módulo de Compras ‘Quantidade de dias retroativos na data de emissão para criação de nova carga de recebimento‘ e ‘Quantidade de dias retroativos na data de recebimento para criação de nova carga de recebimento‘ interferem diretamente na exibição das notas fiscais elegíveis para criação de ‘Pré-Cargas’. A ‘Data de Emissão‘ e a ‘Data de Recebimento‘ das notas fiscais importadas via XML devem estar de acordo com as configurações desses parâmetros para que o sistema as exiba na seção ‘GERAÇÃO DE PRÉ-CARGA’.
04. Criação de ‘Pré-Cargas’: Após o usuário selecionar uma ou mais notas fiscais disponíveis na seção ‘GERAÇÃO DE PRÉ-CARGA’ e clicar no botão ‘Criar Pré-Carga’, o sistema realizará a criação de uma ‘Pré-Carga’ a partir dessas notas fiscais selecionadas e exibirá no coletor de dados mobile a tela ‘CONFERÊNCIA DO RECEBIMENTO’ para coleta dos itens contidos nessas notas fiscais.
- Para filiais do tipo ‘Loja CD’ a criação da ‘Pré-Carga’ poderá se dar por meio do fluxo alternativo ‘Cria Pré-Carga Logística / CD’.
05. Coleta Física e Validações: Durante a coleta, o sistema aplicará as validações obrigatórias definidas no cadastro de cada produto, como ‘Data de Validade’, ‘Lote’, ‘Temperatura’, ‘Data de Fabricação’ e ‘Shelf-life’. Também será possível coletar produtos não contidos no XML caso essa configuração esteja ativa por meio da habilitação do Parâmetros do Módulo de Compras ‘Permite coletar o item não pedido e sem nota na recebimento de carga‘ no sistema e o recebimento esteja sendo realizado para uma filial ‘Loja CD’.
06. Correção de Divergências: A correção de divergências fiscais e/ou administrativas como vínculo com pedido de compra, correção de impostos, ajuste de valores da nota fiscal, poderá ser realizada em paralelo ao recebimento físico da ‘Pré-Carga’.
07. Fechamento da ‘Pré-Carga’: Após a coleta de todos os itens contidos na ‘Pré-Carga’ o usuário poderá realizar o fechamento da mesma. Nesse momento a validação de itens coletados com quantidades divergentes com relação a nota fiscal poderá ser aplicada ou não, a depender da ativação dessa configuração por meio da habilitação do Parâmetro WMS ‘Dupla verificação para produtos recebidos com quantidades diferentes em relação à nota fiscal’.
- O fechamento da ‘Pré-Carga’ não implicará no fechamento automático da nota fiscal e nem na conversão da ‘Pré-Carga’ em ‘Carga’ efetiva!
08. Conversão de ‘Pré-Carga’ em ‘Carga’ efetiva: A conversão da ‘Pré-Carga’ em uma ‘Carga’ efetiva, ocorrerá automaticamente no momento em que o operador de recebimento processar a nota fiscal na tela de ‘Romaneio’. Os dados coletados (quantidades, lotes, validades) serão mantidos e vinculados à ‘Carga’ efetiva.
- Diferenciação Visual: As ‘Pré-Cargas’ serão identificadas visualmente nas telas de consulta para diferenciá-las das ‘Cargas’ efetivas.
- Restrição de Endereçamento: O fluxo de ‘Pré-Carga’ não acionará a funcionalidade de ‘Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota’, mesmo que esta configuração esteja habilitada no sistema.
- Restrição Financeira: O fechamento da ‘Pré-Carga’ não gera as duplicatas a pagar. As duplicatas serão geradas apenas no fechamento fiscal da nota, após o ‘Romaneio’.
- Restrição de Importação: A funcionalidade ‘Importar Itens da Carga’ (para importação de arquivos ‘Compex’) não estará disponível para ‘Pré-Cargas’.
Recebimento de Carga Mobile
Quando houver uma carga já criada é possível realizar a busca por Loja, por Período, por N˚ Carga, Fornecedor e selecionar as opções abaixo:
-
- Cargas Abertas: Lista todas as cargas que estão abertas e sem produtos conferidos.
- Cargas Fechadas: Lista todas as cargas que estão fechadas, ou seja foram conferida e finalizadas.
- Cargas em Conferência: Lista todas as cargas que há ao menos um produto conferido.
Observação: Quando utilizado o parâmetro “Número máximo de dias retroativos para recebimento de carga” ao digitar uma data inferior o sistema automaticamente irá altera a data inicial de acordo com o parâmetro, caso o parâmetro seja informado o valor “0”, é permitido realizar a consulta de um período de 31 dias. Dúvidas clique aqui
Quando utilizado o parâmetro “Obriga o cadastro do endereço de picking para abrir carga de recebimento” e o local de estoque seja de endereçamento, ao criar uma carga nova será validado se os produtos tem cadastro de endereço picking, caso não, será informado os produtos com divergência.
2) No nosso caso iremos criar uma nova carga, então, após selecionar a Loja e data escolhida clique no botão “Nova“
Para lojas que trabalham com Endereçamento Logístico uma nova opção será exibida ao gerar novas cargas e na busca das mesmas.
O objetivo é que seja mais simples receber mercadorias a qual se deseja endereçar em um Galpão Logístico ou Centro de Distribuição.
3) Para utilizar o novo recebimento devemos escolher as notas fiscais, e clicar sobre Criar Carga Logística / CD:
Observação: Quando utilizado coletor de dados com sistema android, os dados informado no filtro “Loja, Carga, Fornecedor e período” serão mantidos, somente serão removido quando retornar para o menu principal e acesse o menu Recebimento de Carga novamente, sendo necessário informar os dados novamente.
Nesse modo de recebimento as informações são exibidas em abas para facilitar o entendimento do usuário.
- Itens à receber: Nesta aba serão listados os itens da carga que o usuário dever receber e seus respectivos códigos de barra.
- Itens recebidos: Nesta aba serão listados os itens já recebidos pelo usuário na carga, e suas respectivas quantidades,data de validade e lote.
- Consultar paletes: Nesta aba serão listados ao usuário os paletes criados para a carga.
Campos e Botões
GTIN: Neste o campo o usuário deverá digitar ou escanear o código do produto que se está recebendo.
Novo Palete de Armazenagem: Caso seja necessário criar um novo palete de armazenagem o usuário pode cria-lo clicando sobre esse botão.
Fechar Carga: Após o recebimento de todos os itens da carga o usuário deve clicar neste botão para finalizar o recebimento.
Recebendo um produto
4) Iremos clicar em Itens à receber para listar os produtos da carga:
Observação: No exemplo abaixo, o campo “Tipo. Armz.” ilustra os tipos de armazenagem de cada produto para pedidos com o tipo de distribuição crossdocking. As siglas utilizadas são:
- C: Crossdocking completo.
- CP: Crossdocking parcial (quando o item será distribuído e armazenado).
- A: Armazenagem (o produto será armazenado no próprio Centro de Distribuição ou no deposito da Loja).

5) O usuario pode clicar sobre o código GTIN/PLU UN, da GTIN/PLU CX , ou escaneando o código de barra, em seguida deve clicar no botão consultar.
É exibido a tela de conferência do item
- GTIN: Código de barra do produto.
- Descrição: Descrição do produto cadastrado.
- Quantidade: Informe a quantidade do produto conferido.
- Shelf Life: Validade em dias informado no cadastro do produto.
- % Shelf: Percentual mínimo informado no cadastro, para calcular a Data Shelf
- Data de Validade: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de validade, exemplo: Data informada 01/11/2018 – Data Esperada 05/11/2018 = 4 dias, logo a divergência ilustrada é a diferencia calculada da validade em dias menos os dias calculado da data esperada.
Divergente: 4 Dias Calculado da Data de Validade – 31 Dias Calculado da Data Esperada = 27 Dias, ou seja o produto está a vencer em 27 dias.
- Data Esperada: Data esperada informada no pedido, exemplo: Data atual 05/10/2018 – Data Esperada 05/11/2018 = 31 dias
- Data Shelf: Data de Recebimento 05/10/2018 – Data Calculada do Shelf Life 10/11/2018 = 36 dias, ou seja 120*30% igual a 36 dias de Shelf Life.
- Data de Fabricação: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de fabricação, ela deve ser informada nesse campo.
- Lote: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar o número do lote, ele deve ser informado nesse campo.
- Quantidade: Neste campo o usuário preencherá a quantidade do produto que está sendo recebido.
- Fixar data de validade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a data de validade é a mesma. Marcando essa opção a ultima data de validade será sempre exibida no campo.
- Fixar quantidade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a quantidade é a mesma. Marcando essa opção a ultima quantidade será sempre exibida no campo.
6) Após preencher os dados devemos clicar em SALVAR para finalizar o recebimento do produto:
Algumas novas informações serão exibidas para orienta-lo sobre o recebimento do item. Exemplo abaixo:
Observação: Para lojas que utilizam endereçamento logístico sempre será exibido o informativo, do contrario é possível habilitar o parâmetro “Exibir divergência da coleta no recebimento das lojas”, duvidas clique aqui.
O usuário é informado que o recebimento do produto ainda está incompleto.
Mensagem abaixo é ilustrada quando o recebimento estiver completo:
Quando receber um produto e conferir uma quantidade maior do que está na nota fiscal:
Neste exemplo abaixo é demonstrado que o item AGUA TONICA LATA 350ML DIET CX 12.0, 4 caixas devem ser separadas para envio direto a loja.
Quando a capacidade do palete atingir 100% o palete atual será fechado e o usuário será enviado para o módulo de impressão da Etiqueta de Palete:
A impressão pode ser feita clicando sobre o ícone
, ou caso o usuário queira continuar o recebimento e imprimir todas no final do recebimento, pode clicar em VOLTAR.
Quando houver 200 itens no palete o mesmo será fechado automaticamente e será aberto um novo palete.
7) Conforme explicado anteriormente, a impressão das etiquetas de palete pode ser feita a qualquer momento do recebimento da carga. Ao selecionar uma impressora a mesma será armazenada no Cookies, ou seja ate que seja limpado o cookies a ultima impressora selecionada será sempre exibida. Cookies são arquivos criados pelos websites que você visita. Eles tornam sua experiência on-line mais fácil, economizando informações de navegação. Com os cookies, os sites podem manter você conectado, lembrar suas preferências do site e fornecer conteúdo relevante localmente.
Para isso devemos clicar em Consultar paletes:
8) Para completar o recebimento da carga devemos clicar em FECHAR CARGA:
Dupla verificação para produtos recebidos com quantidades diferentes em relação à nota fiscal
Agora no sistema é possível ativar uma validação que exige uma segunda contagem (recontagem) no ‘Recebimento de Cargas’, para produtos cuja quantidade recebida na primeira conferência seja diferente da quantidade informada na nota fiscal. Essa validação se dá por meio da ativação do parâmetro WMS ‘Dupla verificação para produtos recebidos com quantidades diferentes em relação à nota fiscal‘.
Como Irá Funcionar?
Com o parâmetro WMS de ‘Dupla Verificação’ ativado, o processo de verificação de divergências de quantidades ocorrerá no momento do fechamento da carga:
1. Conferência Inicial: O conferente realiza a coleta dos produtos normalmente, informando ‘GTIN’, ‘Quantidade’, ‘Data de Validade’, ‘Data de Fabricação’, ‘Lote’ e etc., conforme o fluxo atual.
2. Tentativa de Fechamento da Carga: Ao finalizar todas as coletas e tentar fechar a carga, o sistema verificará se há produtos com divergência entre a quantidade total coletada na carga e a quantidade informada na nota fiscal.
3. Bloqueio e Remoção: Caso existam divergências de quantidades, o sistema bloqueará o fechamento da carga e apresentará uma mensagem de alerta, informando a respeito das divergências. Além disso, removerá automaticamente todas as coletas dos itens que apresentaram divergência, forçando a recontagem. Logs detalhados serão registrados nas ocorrências da carga, informando a tentativa de fechamento bloqueada por divergência e as quantidades coletadas.
4. Identificação para Recontagem: O usuário deverá utilizar a flag ‘Itens a Receber’ para identificar quais produtos tiveram suas coletas removidas e precisam ser recontados.
5. Recontagem: O conferente deverá refazer a coleta dos produtos divergentes.
6. Validação da Recontagem: O sistema comparará a quantidade informada na recontagem com a quantidade registrada na primeira coleta (que foi armazenada internamente).
7. Fechamento Final: A carga só poderá ser fechada após todos os itens, que inicialmente apresentaram divergência, terem sido recontados e validados pelo sistema. Uma vez que um item for coletado com divergência de quantidade, ele só será validado se a quantidade informada na recontagem for igual a quantidade da coleta inicial, ou seja, um item coletado com quantidade divergente só será validado após duas coletas com quantidades iguais.
Após clicar em fechar carga é exibido os dados da carga com a quantidade de nota recebida. Além disso, é possível fechar a nota fiscal e manifestar a confirmação da operação na Sefaz automaticamente no fechamento da carga, quando o parâmetro Confirmar o recebimento de notas fiscais de recebimento de mercadorias assim que a carga sem divergência for finalizada estiver habilitado. O mesmo para operações entre lojas, porém ocorre somente ao habilitar o parâmetro Confirmar o recebimento de notas de operações entre lojas assim que a carga sem divergência for finalizada. Ambos os parâmetros estão localizados nos Parâmetros do Módulo Estoques e NF-e. Já referente a manifestação da confirmação da operação na Sefaz, é necessário que os parâmetros Habilitar Manifestação do Destinatário na SEFAZ e Importação de NF-e por E-mail, ambos disponíveis nos Parâmetros do Módulo Fiscal . A operação ocorre logo após o fechamento da carga: Já a manifestação fica registrada nas ocorrências da nota fiscal: 9) Ao buscar as cargas caso seja necessário consultar o recebimento de cargas, o usuário deve clicar em Carga Logística / CD ou sobre o numero da Carga. 10) É possível reabrir a carga com um clique sobre o botão Editar Status. No módulo de recebimento para evitar o recebimento de produtos incorretos, se o produto comprado for uma caixa não será possível recebe-lo coletando o código unitário do mesmo. Exceto quando o código da caixa for um PLU, logo será exibido o alerta. A quantidade máxima permitida seria de 60 caixas(norma 12x 5). Se o usuário possuir a permissão 2681 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga fechada, o mesmo irá visualizar o campo Qtd. Nota Exemplo de um recebimento por carga, repare que a realizar o recebimento por numero da carga será solicitado o GTIN e depois a quantidade a ser recebida. Quando houver divergência entre o fator de estoque do cadastro do produto e o fator de estoque do produto no pedido será exibido apenas um alerta informando ao usuario que está divergente, não irá impedir de prosseguir com a coleta. Porem o usuario precisa informar a area de cadastro que há divergência pois se for atualizado com divergência a quantidade em estoque endereçada será gravada divergente da quantidade da nota fiscal. Ao ter a permissão 3785 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga Aberta habilitada, será possível visualizar a diferença entre a quantidade do item recebida e quantidade do item solicitada pelo pedido de compra. Ao clicar no , será exibido os itens que ainda há quantidade a ser recebida ou que tenha quantidade que ultrapasse do pedido. Há 3 colunas: Importante: Após o recebimento de uma determinada nota fiscal no Centro de Distribuição ou Loja, e em eventual necessidade se fez necessário realizar o cancelamento da nota fiscal, juntamente com a exclusão ou alteração de um ou todos os GTIN(s) vinculados. Considerando que após o cancelamento da nota fiscal, a carga previamente criada se manteve em status fechada. Após o cancelamento da nota fiscal abaixo: Foi possível realizar a exlusão do GTIN: Foi realizado a entrada da nota fiscal , possibilitando em seguida a vinculação da mesma à carga já existente. Alterando o status da carga de ‘Carga Fechada’ para ‘Carga aberta’: Em seguida, foi realizado o fechamento da carga: O produto cujo GTIN foi excluído/alterado, foi automaticamente removido da carga.: Ao prosseguir com o fechamento da nota fiscal, logo foi gerado a nota de devolução para o item em questão: Recebimento à Partir da Chave de Acesso Primeiramente precisa ativar o parâmetro “Realizar a criação da carga usando a chave de acesso da nota fiscal“. Dúvidas clique aqui! Obs: É possível receber a nota pela chave independente dos filtros selecionados, porém a carga e os itens serão recebidos de acordo com a loja da nota recebida. Após confirmar a inserção da chave de acesso. Caso houver um carga já associada à chave, será retornado a mensagem abaixo: Caso a nota ainda não tenha iniciado o processo de romaneio: Caso a nota esteja cancelada: É possível realizar um recebimento com mais de uma nota vinculada à mesma carga. Com a permissão 3684 – Receber notas fiscais sem chave de Acesso e o parâmetro de receber Realizar a criação da carga usando a chave de acesso da nota fiscal ativos, será habilitado o check box para receber notas que não possuem chave de acesso. Para que seja possível, cadastrar etiquetas para capa palete, com as informações que julgar necessárias para a impressão. Passo a passo para cadastrar etiqueta ZPL para capa palete: 1. Acessar: WMS > Cadastros > Cadastro e Impressão de Etiqueta ZPL para Capa Palete 3. Selecionar o modelo de etiqueta como Recebimento de Carga; 4. Preencher as informação de: Descrição (O nome dado a etiqueta que está cadastrando), Caracteres (Quantidade de caracteres por linha na etiqueta). 5. Selecione as variáveis que deseja que aparecem na etiqueta para a impressão. São elas: 6. Verifique se a configuração da etiqueta está correta e as variáveis na posição que realmente deseja: Após ter realizado as coletas dos itens da carga de recebimento, ao clicar no ‘itens recebidos’ será exibido os itens que já foram coletados. Ao ativar a opção ‘Exibir informação de impressão’, serão exibidos as seguintes informações: 1. Cadastrar os modelos das etiquetas de Recebimento de Carga que deseja; 2. Clicar no botão em formato de impressora; Obs: Caso o parâmetro “Impressão de etiqueta por item coletado no Recebimento de Carga” estiver ATIVO(WMS Parâmetro->Filial->Recebimento) será exibido a coluna para imprimir produto a produto. 3. Selecionar a impressora que imprima formato ZPL e esteja conectada no Bluesoft Loja; 4. Selecionar o modelo de etiqueta que deseja imprimir; 5. Clicar no botão de imprimir; Após imprimir, o status da impressão ficará como SIM conforme for coletado os itens ou alterará todos ao clicar em ‘Imprimir todos os Paletes’: 5.1) Exemplo da etiqueta impressa A4: Caso no mesmo palete haja o mesmo produto, porém com quantidades de origem Cross Docking ou não, será impresso como (C) – Cross Docking. Apenas um produto no palete Obs: Será exibido no rodapé direto da etiqueta, o simbolo (C) representando que é do tipo Cross Docking, caso o item seja originado do tipo de pedido de compra Cross Docking Caso utilize o parâmetro “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota” será exibido o endereço sugerido no endereçamento automático: Mais de um produto no palete Obs: Será exibido na coluna Cross caso o item seja originado do tipo de pedido de compra Cross Docking. Caso utilize o parâmetro “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota” será exibido os endereços sugeridos no endereçamento automático: 5.2) Exemplo da etiqueta impressa Capa Palete ZPL: Prezado Cliente/Parceiro. Com o objetivo de aprimorar a segurança, a rastreabilidade e a documentação das nossas integrações, informamos sobre uma … Continuar lendo Agora no Bluesoft ERP, é possível ativar uma validação que exige uma segunda contagem (recontagem) no ‘Recebimento de Cargas’, para … Continuar lendo Agora no Bluesoft ERP, é possível visualizar os roteiros de expedição planejados no ‘TMS’ diretamente da tela de ‘Controle de … Continuar lendo Agora no Bluesoft ERP, é possível ressuprir o endereço de picking com uma quantidade do produto superior à sugerida na ordem … Continuar lendo Agora no Bluesoft ERP, será possível vincular os produtos aos códigos de benefícios conforme a Nota Técnica 2019.001 – Versão … Continuar lendo Agora no Bluesoft ERP tem um novo relatório de conferência de escrita fiscal com o intuito de facilitar a análise … Continuar lendo Nesta vídeo-aula você irá aprender uma Introdução ao Novo Fluxo de Caixa e como é a sua utilização no sistema … Continuar lendo Com a nova funcionalidade de pagamento PIX sera possível realizar e receber pagamentos utilizando a chave PIX. Essa nossa funcionalidade … Continuar lendo Agora no Bluesoft ERP, é possível visualizar as divergências de PIS e COFINS em relação ao XML da nota fiscal … Continuar lendo Agora no Bluesoft ERP, é possível informar a quantidade de dias após a vigência, origem do vencimento da duplicata e referência para … Continuar lendo Agora no Bluesoft ERP, é possível visualizar o totalizador da coluna ‘Qtde do ajuste’ na tela de Consulta de Ajustes … Continuar lendo Recebimento à Partir do Unitizador(LOJA CD) Ao ativar o parâmetro “Permitir que a loja receba mercadoria enviada do CD escaneando o Utilizador utilizado na separação“, dúvidas clique aqui. Observação: Hoje não valida o palete já recebido, então é possível receber o mesmo mais de uma vez dentro da mesma nota. Será possível realizar o recebimento de mercadorias através do unitizador que foi utilizado na separação. Após coletar os itens à partir do unitizador utilizado na separação: Caso seja coletado um item no unitizador vencido: Caso seja informado um unitizador que não tenha sido utilizado na separação: Caso tente receber um unitizador já recebido em outra nota: Existe um limite de até 200 produtos por unitizador para que este parâmetro seja utilizado. Recebimento com o parâmetro Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota ativo Antes de Habilitar o parâmetro – “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota“, verifique se não há notas pendentes ou cargas em aberto. Dúvidas sobre o parâmetro, clique aqui. 1) Ao realizar o fechamento do palete ou fechar a carga total, será gerado lotes à endereçar dos produtos conferidos no recebimento. EX: Ao cancelar a contagem ou a carga, será cancelado o lote à endereçar. 2) Após ter endereçado os itens antes de fechar a nota fiscal, não será possível excluir a contagem(palete) e nem a carga. Ao tentar excluir a carga com item já endereçado: Ao tentar excluir a contagem(palete) com item já endereçado: 3) Será exibido o número do palete que gerou o lote à endereçar: 4) Com o parâmetro “Usa endereçamento automático” ativo, ao fechar o palete ou a carga, será gerada a ordem conforme a necessidade da loja, por exemplo: Endereçamento de Pulmão Endereçamento de Picking Produtos à endereçar, caso não se enquadre em nenhuma opção acima. Após geradas as ordens de movimentação, só será possível cancelar caso seja excluída a contagem da carga de recebimento. Não será possível cancelar a ordem de movimentação, mesmo que ela esteja com o status Não iniciada. Para excluir a ordem, basta excluir a contagem da carga de recebimento, porém caso ela tenha sido iniciada, não será possível excluir a contagem. Após realizar os endereçamentos, o produto ficará com o status Bloqueado por Nota no endereço até que seja finalizado o recebimento da nota fiscal. Assim bloqueando as movimentações deste produto, como por exempĺo: Ressuprimento de picking, movimentação de estoque e Distribuição Multiloja. Após concluir o recebimento da nota de recebimento, o produto ficará com o status de Disponível. Caso o Usuário não possuir a permissão “4016 – Fechar nota fiscal sem validar itens pendentes de endereçamento” e o Parâmetro “Confirmar o recebimento de notas fiscais de recebimento de mercadorias assim que a carga sem divergência for finalizada” estiver habilitado. Após finalizar a carga de recebimento, não será confirmada a Nota Fiscal automaticamente retornando a mensagem abaixo: “Não foi possível confirmar a nota fiscal XXX – XX – Problema: Não é possível fechar pois o(s) produto(s) de código interno: [XXX,XXXX] estão pendente de entrada, saída ou de endereçamento.“ 5) Ao utilizar o parâmetro: “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota ativo“. Antes de fechar a nota de recebimento, é possível estornar as movimentações finalizadas ou não, ao clicar no botão “Estornar movimento de endereçamento” Observação: Caso haja mais produtos no mesmo palete de recebimento e esse palete for estornado, será estornado os demais produtos deste palete. Caso esteja iniciada a ordem de movimentação ou tenha sido finalizada, será aberto um modal para selecionar de qual endereço será estornado. Após finalizar o estorno, os itens que não foram endereçados serão excluídos da carga de recebimento. Caso tenha mais itens no mesmo palete, ao clicar no estornar será feito o estorno do palete completo, mesmo selecionando apenas 1 item. Só é possível realizar o estorno quando a carga estiver fechada. Não será possível estornar os movimentos de endereçamento caso a nota esteja finalizada. 6) Ao utilizar o parâmetro “Permite enviar mercadoria para trocas“(Estoques e NF-e->Parâmetros do Módulo Estoques e NF-e, aba Recebimento de mercadorias), será habilitado uma flag para informar a quantidade que está como Produto Avariado(PA). Após coletar as quantidades assinalando a flag Produto Avariado, ficará como PA em frente ao produto que foi coletado como avaria. Caso o contrato de Fornecimento seja: Armazenar Trocas Será gravado na aba itens coletados como Armazenar em Loja Descartar Trocas Será gravado na aba itens coletados como Descartar Descartar Trocas(Lançar na Conta do Fornecedor) Será gravado na aba itens coletados como Transferir para Conta do Fornecedor Observação: Ficará como N/A quando não for setado como Produto Avaria no Recebimento. Gravará na Ocorrências as quantidades que foram coletadas como avaria. No Romaneio do Recebimento os produtos que tiveram alguma quantidade coletada como Produto Avaria, ficará com o (PA) na frente da descrição do produto. Na confirmação da nota fiscal, poderemos ter comportamentos: Para o caso de Armazenar as Trocas, mostrará na confirmação, os itens que serão armazenados na trocas. Será gerado os lotes de trocas, conforme abaixo: Para o caso de Descarte(Nota de Perda) mostrará na confirmação, os itens que serão descartados. Após prosseguir, será gerada a nota de descarte dos itens que foram marcados como Produto Avariado. Importante Quando houver carga com recebimento crossdocking onde há item com mais de um fator de estoque é preciso realizar a coleta nos fatores de estoque do item correspondente da nota fiscal. Caso o parâmetro do módulo de compras “Permite coletar o item não pedido e sem nota na recebimento de carga” esteja habilitado, será permitido realizar a coleta de itens que não estão na nota fiscal, porém no momento de fechar a nota não será possível receber esse tipo de mercadoria. Esse itens coletados, serão demonstrados ao selecionar o checkbox “ITENS SEM PEDIDO SEM NOTA“ É possível configurar um grupo de usuários para receber notificações via sistema e ou e-mail, quando houverem coletas desse tipo: As notificações serão semelhantes a imagem abaixo:

E para os usuários que não possuem tal permissão o botão estará desativado.
Para saber mais sobre a tela Grupos de Usuários, por favor clique aqui.Itens Divergentes
Ao realizar uma nova entrada da nota fiscal e vincular a carga “existente”, foi possível alterar o status da carga de ‘Carga Fechada’ para ‘Carga Aberta’, com isso ao seguir com o processo de fechamento da carga em questão, o(s) produto(s) que tiveram o(s) seus respectivos GTIN(s) alterados forão excluídos automaticamente da carga.
Sendo assim, ao realizar o fechamento da nota fiscal correspondente, foi gerado uma nota de devolução para esse(s) item(ns).
Cenário simplificado:
Cadastro de Etiqueta ZPL para Capa Palete
Impressão de Etiqueta de Recebimento de Carga do tipo ZPL/A4

Atualização de Permissões de Acessos nas APIs do ERP.
[Melhoria] Estoques e NF-e: Recebimento de Cargas – Segunda Contagem para Produtos Recebidos com Divergência
[Melhoria] YMS: Controle de Portaria, Pátio e Doca – Dados de roteiros do TMS disponíveis no YMS
[Melhoria] WMS: Execução da Ordem de Serviço Movimentação WMS – Ressuprimento de Picking em 2 ou 3 Etapas com Quantidade Superior à Sugerida na Ordem de Serviço
[Melhoria] Fiscal: Benefícios por UF da NFe – Tabela de Códigos para as UF’s GO, DF e SC
[Novidade] Fiscal: Relatório de Conferencia de Escrita Fiscal
[Bluesoft University] Introdução ao Novo Fluxo de Caixa
Cadastrar chave PIX
[Melhoria] Estoques e NF-e: Ignorar Divergências de PIS/COFINS do Pedido com o Recebimento Nota Fiscal
[Melhoria] Compras: Data de Geração e Pagamento do Acordo na Apuração Automática de Acordos de Produto
[Melhoria] Estoques e NF-e: Inclusão de Totalizador de Quantidade de Ajuste no Relatório Consulta de Ajustes de Estoque e Troca
































ITENS SEM PEDIDO SEM NOTA

















































































