Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Recebimento de Cargas

Permissões de Usuário: MB__info
1329 – Reabrir carga
1285 – Recebimento Carga – Consulta
1152 – Recebimento de Carga
1683 – Visualizar GTIN/PLU completo
2680 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Data de Validade – Alterar
2681 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga fechada – Consulta

 

 

O módulo de Recebimento de cargas consiste no confronto das mercadorias físicas enviadas a uma loja após um pedido de compra, contra as enviadas na nota fiscal eletrônica (NF-e) .

A verificação física da carga consiste em identificar dentre outras as seguintes informações:

  • Tipo de embalagem
  • Contagem dos volumes
  • Aferição do peso
  • Identificação de avarias
  • Dentre outras

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar na versão mobile ou em um coletor de dados o menu Logística > Recebimento de Cargas


Recebimento de Carga Mobile

 

Quando houver uma carga já criada é possível realizar a busca por Loja, por Período, por N˚ Carga, Fornecedor e selecionar as opções abaixo:

  • Cargas Abertas: Lista todas as cargas que estão abertas e sem produtos conferidos.
  • Cargas Fechadas: Lista todas as cargas que estão fechadas, ou seja foram conferida e finalizadas.
  • Cargas em Conferência: Lista todas as cargas que há ao menos um produto conferido.

Observação: Quando utilizado o parâmetro “Número máximo de dias retroativos para recebimento de carga” ao digitar uma data inferior o sistema automaticamente irá altera a data inicial de acordo com o parâmetro, caso o parâmetro seja informado o valor “0”, é permitido realizar a consulta de um período de 31 dias. Dúvidas clique aqui

2) No nosso caso iremos criar uma nova carga, então, após selecionar a Loja e data escolhida clique no botão “Nova

Para lojas que trabalham com Endereçamento Logístico uma nova opção será exibida ao gerar novas cargas e na busca das mesmas.

O objetivo é que seja mais simples receber mercadorias a qual se deseja endereçar em um Galpão Logístico ou Centro de Distribuição.

 


3) Para utilizar o novo recebimento devemos escolher as notas fiscais, e clicar sobre Criar Carga Logística / CD:


 

Nesse modo de recebimento as informações são exibidas em abas para facilitar o entendimento do usuário.

 

  • Itens à receber:  Nesta aba serão listados os itens da carga que o usuário dever receber e seus respectivos códigos de barra.
  • Itens recebidos:  Nesta aba serão listados os itens já recebidos pelo usuário na carga, e suas respectivas quantidades,data de validade e lote.
  • Consultar paletes:  Nesta aba serão listados ao usuário os paletes criados para a carga.

 

Campos e Botões

GTIN:  Neste o campo o usuário deverá digitar ou escanear o código do produto que se está recebendo.

Novo Palete de Armazenagem:  Caso seja necessário criar um novo palete de armazenagem o usuário pode cria-lo clicando sobre esse botão.

Fechar Carga:  Após o recebimento de todos os itens da carga o usuário deve clicar neste botão para finalizar o recebimento.

 


Recebendo um produto

 

4) Iremos clicar em Itens à receber para listar os produtos da carga:

 

5) O usuario pode clicar sobre o código GTIN/PLU UN, da GTIN/PLU CX , ou escaneando o código de barra, em seguida deve clicar no botão consultar.

 

É exibido a tela de conferência do item

  • GTIN: Código de barra do produto.
  • Descrição: Descrição do produto cadastrado.
  • Quantidade: Informe a quantidade do produto conferido.
  • Shelf Life: Validade em dias informado no cadastro do produto.
  • % Shelf: Percentual mínimo informado no cadastro, para calcular a Data Shelf
  • Data de Validade: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de validade, exemplo: Data informada 01/11/2018 – Data Esperada 05/11/2018 =  4 dias, logo a divergência ilustrada é a diferencia calculada da validade em dias menos os dias calculado da data esperada.

          Divergente: 4 Dias Calculado da Data de Validade – 31 Dias Calculado da Data Esperada =  27 Dias, ou seja o produto está a vencer em 27 dias.

  • Data Esperada: Data esperada informada no pedido, exemplo: Data atual 05/10/2018 – Data Esperada 05/11/2018 = 31 dias
  • Data Shelf: Data de Recebimento 05/10/2018 – Data Calculada do Shelf Life 10/11/2018 = 36 dias, ou seja 120*30% igual a 36 dias de Shelf Life.
  • Data de Fabricação: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de fabricação, ela deve ser informada nesse campo.
  • Lote: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar o número do lote, ele deve ser informado nesse campo.
  • Quantidade: Neste campo o usuário preencherá a quantidade do produto que está sendo recebido.
  • Fixar data de validade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a data de validade é a mesma. Marcando essa opção a ultima data de validade será sempre exibida no campo.

6) Após preencher os dados devemos clicar em SALVAR para finalizar o recebimento do produto:

 

Algumas novas informações serão exibidas para orienta-lo sobre o recebimento do item. Exemplo abaixo:

 

O usuário é informado que o recebimento do produto ainda está incompleto.

 

Mensagem abaixo é ilustrada quando o recebimento estiver completo:

 

Quando receber um produto e conferir uma quantidade maior do que está na nota fiscal:

 

Neste exemplo abaixo é demonstrado que o item AGUA TONICA LATA 350ML DIET CX 12.0, 4 caixas devem ser separadas para envio direto a loja.

Quando a capacidade do palete atingir 100% o palete atual será fechado e o usuário será enviado para o módulo de impressão da Etiqueta de Palete:

A impressão pode ser feita clicando sobre o ícone imprimir, ou caso o usuário queira continuar o recebimento e imprimir todas no final do recebimento, pode clicar em VOLTAR.

É necessário instalar o BLUESOF LOJA para comunição entre o Bluesoft ERP e a impressora.

7) Conforme explicado anteriormente, a impressão das etiquetas de palete pode ser feita a qualquer momento do recebimento da carga.

Para isso devemos clicar em Consultar paletes:

7


8) Para completar o recebimento da carga devemos clicar em FECHAR CARGA:

Após clicar em fechar carga é exibido os dados da carga com a quantidade de nota recebida.

 

9) Ao buscar as cargas caso seja necessário consultar o recebimento de cargas, o usuário deve clicar em Carga Logística / CD ou sobre o numero da Carga.

 

 

10) É possível reabrir a carga com um clique sobre o botão Editar Status.


No módulo de recebimento para evitar o recebimento de produtos incorretos, se o produto comprado for uma caixa não será possível recebe-lo coletando o código unitário do mesmo.

Exceto quando o código da caixa for um PLU, logo será exibido o alerta.

 

 


  • Caso o parâmetro Permitir o uso de GTIN unitário no recebimento de carga logística/CD esteja habilitado, o usuário poderá coletar o código do GTIN unitário que referencie uma das caixas no pedido. Se em algum cenário o GTIN unitário referenciar duas ou mais caixas no pedido, o usuário deverá escolher qual item quer receber, já no caso em que o GTIN unitário só referencia uma caixa, a mesma será selecionada automaticamente e o recebimento prosseguirá normalmente.

 

Caso o usuario possuir a permissão 2680 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Data de Validade, o mesmo poderá utilizar a funcionalidade de Fixar a data de validade

Se o usuario possuir a permissão 2681 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga fechada, o mesmo irá visualizar o campo Qtd. Nota

Quando houver algum produto no qual foi reprovado para recebimento será exibido um alerta informado que o item será devolvido.

Exemplo de um recebimento por carga, repare que a realizar o recebimento por numero da carga será solicitado o GTIN e depois a quantidade a ser recebida.

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