Caminho da Funcionalidade no Sistema:

WMS > Recebimento de Cargas

Permissões de Usuário: MB__info

1329 – Reabrir carga
1285 – Recebimento Carga – Consulta
1152 – Recebimento de Carga
1683 – Visualizar GTIN/PLU completo
2680 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Data de Validade – Alterar
2681 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga fechada – Consulta
3375 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Quantidade 
3684 – Receber notas fiscais sem chave de Acesso

 

O módulo de Recebimento de cargas consiste no confronto das mercadorias físicas enviadas a uma loja após um pedido de compra, contra as enviadas na nota fiscal eletrônica (NF-e) .

A verificação física da carga consiste em identificar dentre outras as seguintes informações:

  • Tipo de embalagem
  • Contagem dos volumes
  • Aferição do peso
  • Identificação de avarias
  • Dentre outras

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1) Acessar na versão mobile ou em um coletor de dados o menu Logística > Recebimento de Cargas


Recebimento de Carga Mobile

Quando houver uma carga já criada é possível realizar a busca por Loja, por Período, por N˚ Carga, Fornecedor e selecionar as opções abaixo:

    • Cargas Abertas: Lista todas as cargas que estão abertas e sem produtos conferidos.
    • Cargas Fechadas: Lista todas as cargas que estão fechadas, ou seja foram conferida e finalizadas.
    • Cargas em Conferência: Lista todas as cargas que há ao menos um produto conferido.
  •  

Observação: Quando utilizado o parâmetro “Número máximo de dias retroativos para recebimento de carga” ao digitar uma data inferior o sistema automaticamente irá altera a data inicial de acordo com o parâmetro, caso o parâmetro seja informado o valor “0”, é permitido realizar a consulta de um período de 31 dias. Dúvidas clique aqui

Quando utilizado o parâmetro “Obriga o cadastro do endereço de picking para abrir carga de recebimento” e o local de estoque seja de endereçamento, ao criar uma carga nova será validado se os produtos tem cadastro de endereço picking, caso não, será informado os produtos com divergência.

2) No nosso caso iremos criar uma nova carga, então, após selecionar a Loja e data escolhida clique no botão “Nova

Para lojas que trabalham com Endereçamento Logístico uma nova opção será exibida ao gerar novas cargas e na busca das mesmas.

O objetivo é que seja mais simples receber mercadorias a qual se deseja endereçar em um Galpão Logístico ou Centro de Distribuição.


3) Para utilizar o novo recebimento devemos escolher as notas fiscais, e clicar sobre Criar Carga Logística / CD:


Observação: Quando utilizado coletor de dados com sistema android, os dados informado no filtro “Loja, Carga, Fornecedor e período” serão mantidos, somente serão removido quando retornar para o menu principal e acesse o menu Recebimento de Carga novamente, sendo necessário informar os dados novamente.

Nesse modo de recebimento as informações são exibidas em abas para facilitar o entendimento do usuário.

  • Itens à receber:  Nesta aba serão listados os itens da carga que o usuário dever receber e seus respectivos códigos de barra.
  • Itens recebidos:  Nesta aba serão listados os itens já recebidos pelo usuário na carga, e suas respectivas quantidades,data de validade e lote.
  • Consultar paletes:  Nesta aba serão listados ao usuário os paletes criados para a carga.

Campos e Botões

GTIN:  Neste o campo o usuário deverá digitar ou escanear o código do produto que se está recebendo.

Novo Palete de Armazenagem:  Caso seja necessário criar um novo palete de armazenagem o usuário pode cria-lo clicando sobre esse botão.

Fechar Carga:  Após o recebimento de todos os itens da carga o usuário deve clicar neste botão para finalizar o recebimento.


Recebendo um produto

4) Iremos clicar em Itens à receber para listar os produtos da carga:

Observação: No exemplo abaixo é ilustrado pelo ícone os produtos que estão vinculado a um pedido do tipo Cross Docking 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-59-1024x554.png

5) O usuario pode clicar sobre o código GTIN/PLU UN, da GTIN/PLU CX , ou escaneando o código de barra, em seguida deve clicar no botão consultar.

É exibido a tela de conferência do item

  • GTIN: Código de barra do produto.
  • Descrição: Descrição do produto cadastrado.
  • Quantidade: Informe a quantidade do produto conferido.
  • Shelf Life: Validade em dias informado no cadastro do produto.
  • % Shelf: Percentual mínimo informado no cadastro, para calcular a Data Shelf
  • Data de Validade: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de validade, exemplo: Data informada 01/11/2018 – Data Esperada 05/11/2018 =  4 dias, logo a divergência ilustrada é a diferencia calculada da validade em dias menos os dias calculado da data esperada.

          Divergente: 4 Dias Calculado da Data de Validade – 31 Dias Calculado da Data Esperada =  27 Dias, ou seja o produto está a vencer em 27 dias.

  • Data Esperada: Data esperada informada no pedido, exemplo: Data atual 05/10/2018 – Data Esperada 05/11/2018 = 31 dias
  • Data Shelf: Data de Recebimento 05/10/2018 – Data Calculada do Shelf Life 10/11/2018 = 36 dias, ou seja 120*30% igual a 36 dias de Shelf Life.
  • Data de Fabricação: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de fabricação, ela deve ser informada nesse campo.
  • Lote: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar o número do lote, ele deve ser informado nesse campo.
  • Quantidade: Neste campo o usuário preencherá a quantidade do produto que está sendo recebido.
  • Fixar data de validade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a data de validade é a mesma. Marcando essa opção a ultima data de validade será sempre exibida no campo.
  • Fixar quantidade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a quantidade é a mesma. Marcando essa opção a ultima quantidade será sempre exibida no campo.

6) Após preencher os dados devemos clicar em SALVAR para finalizar o recebimento do produto:

Algumas novas informações serão exibidas para orienta-lo sobre o recebimento do item. Exemplo abaixo:

Observação: Para lojas que utilizam endereçamento logístico sempre será  exibido o informativo, do contrario é possível habilitar o parâmetro “Exibir divergência da coleta no recebimento das lojas”, duvidas clique aqui.

O usuário é informado que o recebimento do produto ainda está incompleto.

Mensagem abaixo é ilustrada quando o recebimento estiver completo:

Quando receber um produto e conferir uma quantidade maior do que está na nota fiscal:

Neste exemplo abaixo é demonstrado que o item AGUA TONICA LATA 350ML DIET CX 12.0, 4 caixas devem ser separadas para envio direto a loja.

Quando a capacidade do palete atingir 100% o palete atual será fechado e o usuário será enviado para o módulo de impressão da Etiqueta de Palete:

A impressão pode ser feita clicando sobre o ícone imprimir, ou caso o usuário queira continuar o recebimento e imprimir todas no final do recebimento, pode clicar em VOLTAR.

É necessário instalar o BLUESOF LOJA para comunicação entre o Bluesoft ERP e a impressora.

Quando houver 200 itens no palete o mesmo será fechado automaticamente e será aberto um novo palete.


7) Conforme explicado anteriormente, a impressão das etiquetas de palete pode ser feita a qualquer momento do recebimento da carga. Ao selecionar uma impressora a mesma será armazenada no Cookies, ou seja ate que seja limpado o cookies a ultima impressora selecionada será sempre exibida. Cookies são arquivos criados pelos websites que você visita. Eles tornam sua experiência on-line mais fácil, economizando informações de navegação. Com os cookies, os sites podem manter você conectado, lembrar suas preferências do site e fornecer conteúdo relevante localmente.

Para isso devemos clicar em Consultar paletes:

7


8) Para completar o recebimento da carga devemos clicar em FECHAR CARGA:

Após clicar em fechar carga é exibido os dados da carga com a quantidade de nota recebida.

9) Ao buscar as cargas caso seja necessário consultar o recebimento de cargas, o usuário deve clicar em Carga Logística / CD ou sobre o numero da Carga.

10) É possível reabrir a carga com um clique sobre o botão Editar Status.


No módulo de recebimento para evitar o recebimento de produtos incorretos, se o produto comprado for uma caixa não será possível recebe-lo coletando o código unitário do mesmo.

Exceto quando o código da caixa for um PLU, logo será exibido o alerta.


  • Caso o parâmetro Permitir o uso de GTIN unitário no recebimento de carga logística/CD esteja habilitado, o usuário poderá coletar o código do GTIN unitário que referencie uma das caixas no pedido. Se em algum cenário o GTIN unitário referenciar duas ou mais caixas no pedido, o usuário deverá escolher qual item quer receber, já no caso em que o GTIN unitário só referencia uma caixa, a mesma será selecionada automaticamente e o recebimento prosseguirá normalmente.
  • Caso cadastrado normatização no produto, é validado a quantidade recebida de acordo com a norma. Exemplo abaixo:

A quantidade máxima permitida seria de 60 caixas(norma 12x 5).

  • Caso o usuário possuir a permissão 2680 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Data de Validade, o mesmo poderá utilizar a funcionalidade de Fixar a data de validade

  • Caso o usuário possuir a permissão 3375 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Quantidade, o mesmo poderá utilizar a funcionalidade de Fixar a quantidade

Se o usuário possuir a permissão 2681 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga fechada, o mesmo irá visualizar o campo Qtd. Nota

 
 
Quando houver algum produto no qual foi reprovado para recebimento será exibido um alerta informado que o item será devolvido.
 
 
Atenção: Os usuários que devem ter acesso ao recurso “Limpar todos os itens recebidos“,  como padrão, a permissão (3829 – Botão limpar todos os itens recebidos da carga) estará habilitada, ou seja, durante o processo de Recebimento de Cargas o botão “Limpar todos os itens recebidos” estará ativo.
E para os usuários que não possuem tal permissão o botão estará desativado.
Para saber mais sobre a tela Grupos de Usuários, por favor clique aqui.
 

Exemplo de um recebimento por carga, repare que a realizar o recebimento por numero da carga será solicitado o GTIN e depois a quantidade a ser recebida.

Quando houver divergência entre o fator de estoque do cadastro do produto e o fator de estoque do produto no pedido será exibido apenas um alerta informando ao usuario que está divergente, não irá impedir de prosseguir com a coleta. Porem o usuario precisa informar a area de cadastro que há divergência pois se for atualizado com divergência a quantidade em estoque endereçada será gravada divergente da quantidade da nota fiscal.

Itens Divergentes

Ao ter a permissão 3785 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga Aberta habilitada, será possível visualizar a diferença entre a quantidade do item recebida e quantidade do item solicitada pelo pedido de compra.

Ao clicar no , será exibido os itens que ainda há quantidade a ser recebida ou que tenha quantidade que ultrapasse do pedido.

Há 3 colunas: 

  • Qtd.Carga = Quantidade que foi recebida
  • Qtd.Nota = Quantidade da nota fiscal(solicitada no pedido de compra)
  • Divergência = Diferença entre quantidade recebida com a quantidade da nota.
    • exemplo quantidade faltante = 2400
    • exemplo quantidade recebida a mais = -96

Importante: Após o recebimento de uma determinada nota fiscal no Centro de Distribuição ou Loja, e em eventual necessidade se fez necessário realizar o cancelamento da nota fiscal, juntamente com a exclusão ou alteração de um ou todos os GTIN(s) vinculados.

Considerando que após o cancelamento da nota fiscal, a carga previamente criada se manteve em status fechada.
Ao realizar uma nova entrada da nota fiscal e vincular a carga “existente”, foi possível alterar o status da carga de ‘Carga Fechada’ para ‘Carga Aberta’, com isso ao seguir com o processo de fechamento da carga em questão, o(s) produto(s) que tiveram o(s) seus respectivos GTIN(s) alterados forão excluídos automaticamente da carga.
Sendo assim, ao realizar o fechamento da nota fiscal correspondente, foi gerado uma nota de devolução para esse(s) item(ns).


Cenário simplificado:

Após o cancelamento da nota fiscal abaixo:

Foi possível realizar a exlusão do GTIN:

Foi realizado a entrada da nota fiscal , possibilitando em seguida a vinculação da mesma à carga já existente.

Alterando o status da carga de ‘Carga Fechada’ para ‘Carga aberta’:

Em seguida, foi realizado o fechamento da carga:

O produto cujo GTIN foi excluído/alterado, foi automaticamente removido da carga.:

Ao prosseguir com o fechamento da nota fiscal, logo foi gerado a nota de devolução para o item em questão:

Recebimento à Partir da Chave de Acesso

Primeiramente precisa ativar o parâmetro “Realizar a criação da carga usando a chave de acesso da nota fiscal“. Dúvidas clique aqui!

Obs: É possível receber a nota pela chave independente dos filtros selecionados, porém a carga e os itens serão recebidos de acordo com a loja da nota recebida.

Após confirmar a inserção da chave de acesso.

Caso houver um carga já associada à chave, será retornado a mensagem abaixo:

Caso a nota ainda não tenha iniciado o processo de romaneio:

Caso a nota esteja cancelada:

É possível realizar um recebimento com mais de uma nota vinculada à mesma carga.


Com a permissão 3684 – Receber notas fiscais sem chave de Acesso e o parâmetro de receber Realizar a criação da carga usando a chave de acesso da nota fiscal ativos, será habilitado o check box para receber notas que não possuem chave de acesso.

 

Cadastro de Etiqueta ZPL para Capa Palete

Para que seja possível, cadastrar etiquetas para capa palete, com as informações que julgar necessárias para a impressão. 

Passo a passo para cadastrar etiqueta ZPL para capa palete:

1. Acessar: WMS > Cadastros > Cadastro e Impressão de Etiqueta ZPL para Capa Palete

2. Clicar no botão 

3. Selecionar o modelo de etiqueta como Recebimento de Carga;

4. Preencher as informação de: Descrição (O nome dado a etiqueta que está cadastrando), Caracteres (Quantidade de caracteres por linha na etiqueta).

5. Selecione as variáveis que deseja que aparecem na etiqueta para a impressão. São elas:

6. Verifique se a configuração da etiqueta está correta e as variáveis na posição que realmente deseja:


Impressão de Etiqueta de Recebimento de Carga do tipo ZPL/A4

Após ter realizado as coletas dos itens da carga de recebimento, ao clicar no ‘itens recebidos’ será exibido os itens que já foram coletados.

Ao ativar a opção ‘Exibir informação de impressão’, serão exibidos as seguintes informações:

  • Vol.(Volume) – Número de vezes que o item foi coletado independente do palete.
  • Imp.(Impresso SIM/NÃO) – Informativo se o produto foi impresso ou não.

1. Cadastrar os modelos das etiquetas de Recebimento de Carga que deseja;

2. Clicar no botão em formato de impressora;

Obs: Caso o parâmetro “Impressão de etiqueta por item coletado no Recebimento de Carga” estiver ATIVO(WMS Parâmetro->Filial->Recebimento) será exibido a coluna para imprimir produto a produto.

3. Selecionar a impressora que imprima formato ZPL e esteja conectada no Bluesoft Loja;

4. Selecionar o modelo de etiqueta que deseja imprimir;

5. Clicar no botão de imprimir;

Após imprimir, o status da impressão ficará como SIM conforme for coletado os itens ou alterará todos ao clicar em ‘Imprimir todos os Paletes’:

5.1) Exemplo da etiqueta impressa A4:

Caso no mesmo palete haja o mesmo produto, porém com quantidades de origem Cross Docking ou não, será impresso como (C) – Cross Docking.

Apenas um produto no palete

Obs: Será exibido no rodapé direto da etiqueta, o simbolo (C) representando que é do tipo Cross Docking, caso o item seja originado do tipo de pedido de compra Cross Docking

Caso utilize o parâmetro “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota” será exibido o endereço sugerido no endereçamento automático:

Mais de um produto no palete

Obs: Será exibido na coluna Cross caso o item seja originado do tipo de pedido de compra Cross Docking. 

Caso utilize o parâmetro “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota” será exibido os endereços sugeridos no endereçamento automático:

5.2) Exemplo da etiqueta impressa Capa Palete ZPL:

 Recebimento à Partir do Unitizador(LOJA CD)

Ao ativar o parâmetro “Permitir que a loja receba mercadoria enviada do CD escaneando o Utilizador utilizado na separação“, dúvidas clique aqui.

Observação: Hoje não valida o palete já recebido, então é possível receber o mesmo mais de uma vez dentro da mesma nota.

Será possível realizar o recebimento de mercadorias através do unitizador que foi utilizado na separação.

Após coletar os itens à partir do unitizador utilizado na separação:

Caso seja coletado um item no unitizador vencido:

 Caso seja informado um unitizador que não tenha sido utilizado na separação:

Caso tente receber um unitizador já recebido em outra nota:

Recebimento com o parâmetro Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota ativo

AVISO IMPORTANTE

Antes de Habilitar o parâmetro – “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota“, verifique se não há notas pendentes ou cargas em aberto. Dúvidas sobre o parâmetro, clique aqui.

1) Ao realizar o fechamento do palete ou fechar a carga total, será gerado lotes à endereçar dos produtos conferidos no recebimento. EX:

Lotes à endereçar

Ao cancelar a contagem ou a carga, será cancelado o lote à endereçar.

2) Após ter endereçado os itens antes de fechar a nota fiscal, não será possível excluir a contagem(palete) e nem a carga.

Ao tentar excluir a carga com item já endereçado:

Ao tentar excluir a contagem(palete) com item já endereçado:

3) Será exibido o número do palete que gerou o lote à endereçar:

4) Com o parâmetro “Usa endereçamento automático” ativo, ao fechar o palete ou a carga, será gerada a ordem conforme a necessidade da loja, por exemplo:

Endereçamento de Pulmão

Endereçamento de Picking

Produtos à endereçar, caso não se enquadre em nenhuma opção acima.

Após geradas as ordens de movimentação, só será possível cancelar caso seja excluída a contagem da carga de recebimento. Não será possível cancelar a ordem de movimentação, mesmo que ela esteja com o status Não iniciada.

Para excluir a ordem, basta excluir a contagem da carga de recebimento, porém caso ela tenha sido iniciada, não será possível excluir a contagem.

Após realizar os endereçamentos, o produto ficará com o status Bloqueado por Nota no endereço até que seja finalizado o recebimento da nota fiscal. Assim bloqueando as movimentações deste produto, como por exempĺo: Ressuprimento de picking, movimentação de estoque e Distribuição Multiloja.

Após concluir o recebimento da nota de recebimento, o produto ficará com o status de Disponível.

5) Ao utilizar o parâmetro: “Gerar lote de endereçamento antes de concluir o recebimento da nota ativo“. Antes de fechar a nota de recebimento, é possível estornar as movimentações finalizadas ou não, ao clicar no botão “Estornar movimento de endereçamento”

Observação: Caso haja mais produtos no mesmo palete de recebimento e esse palete for estornado, será estornado os demais produtos deste palete.

Caso esteja iniciada a ordem de movimentação ou tenha sido finalizada, será aberto um modal para selecionar de qual endereço será estornado.

Após finalizar o estorno, os itens que não foram endereçados serão excluídos da carga de recebimento.

Caso tenha mais itens no mesmo palete, ao clicar no estornar será feito o estorno do palete completo, mesmo selecionando apenas 1 item.

Só é possível realizar o estorno quando a carga estiver fechada.

Não será possível estornar os movimentos de endereçamento caso a nota esteja finalizada.

6) Ao utilizar o parâmetro “Permite enviar mercadoria para trocas“(Estoques e NF-e->Parâmetros do Módulo Estoques e NF-e, aba Recebimento de mercadorias), será habilitado uma flag para informar a quantidade que está como Produto Avariado(PA).

Após coletar as quantidades assinalando a flag Produto Avariado, ficará como PA em frente ao produto que foi coletado como avaria.

Caso o contrato de Fornecimento seja:

Armazenar Trocas

Será gravado na aba itens coletados como Armazenar em Loja

Descartar Trocas

Será gravado na aba itens coletados como Descartar

Descartar Trocas(Lançar na Conta do Fornecedor)

Será gravado na aba itens coletados como Transferir para Conta do Fornecedor

Observação: Ficará como N/A quando não for setado como Produto Avaria no Recebimento.

Gravará na Ocorrências as quantidades que foram coletadas como avaria.

No Romaneio do Recebimento os produtos que tiveram alguma quantidade coletada como Produto Avaria, ficará com o (PA) na frente da descrição do produto.

Na confirmação da nota fiscal, poderemos ter comportamentos:

Para o caso de Armazenar as Trocas, mostrará na confirmação, os itens que serão armazenados na trocas.

Será gerado os lotes de trocas, conforme abaixo:

Para o caso de Descarte(Nota de Perda) mostrará na confirmação, os itens que serão descartados.

Após prosseguir, será gerada a nota de descarte dos itens que foram marcados como Produto Avariado.

Importante

Quando houver carga com recebimento crossdocking onde há item com mais de um fator de estoque é preciso realizar a coleta nos fatores de estoque do item correspondente da nota fiscal.

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