Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Venda entre Lojas > Saída de Venda entre Lojas
Essa funcionalidade tem como objetivo efetuar o processo de venda de produtos entre as lojas que não são Matriz e Filial.
Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:
1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Operações entre Lojas > Venda entre Lojas > Saída de Venda entre Lojas
2) Agora devemos escolher os seguinte filtros:
- Loja de Origem
Loja origem dos produtos da venda.
- Local de Estoque de Origem (por padrão é selecionado o local de estoque configurado no cadastro de loja para)
Local de estoque da loja origem dos produtos da venda.
- Loja de Destino
Loja destino dos produtos da venda.
- Tipo de produto
Tipo de produtos que queremos utilizar nas venda, sendo possível selecionar Mercadorias e Bens.
3) Após os filtros selecionados devemos clicar em .
4) Para buscar produtos do tipo Kit ou Cesta, selecione o botão , ou para buscar os produtos da venda podemos clicar no botão
Também é possível incluir os produtos utilizando um leitor de código de barras, utilizando o campo por “Buscar produto por”. Além da opção de busca por GTIN/PLU, também é possível pesquisar os produtos através do Código Interno.
Ou utilizar o botão serão listados os produtos baseados em notas fiscais de origem. Agora é possível selecionar mais de uma nota fiscal de origem para o mesmo produto:
Filtros:
Período: Neste campo deve ser informado o período de entrada dos produtos. O período é limitado a 10 dias.
Nota Fiscal: Neste campo o usuário deve informar a nota fiscal para limitar a busca de produtos.
Utilizar dados da NF de Origem: Serão adicionados em tela produtos com base em uma Nf de origem entre as opções: Apenas produtos , Produtos e Quantidade e Produtos, Quantidade e Custo.
Embalagem: Neste campo deve ser informado a embalagem de busca dos produtos, sendo as opções: “Unitária” e “A mesma da nota de origem”.
Informações importantes: Ao se utilizar a opção Produtos, Quantidade e Custo:
- Apenas serão listadas notas de entrada para seleção.
- Não será possível prosseguir para o faturamento caso a quantidade informada seja superior ao saldo da nota fiscal de origem selecionada.
- Serão apresentados os dados referente a nota de origem selecionada nas informações adicionais da nota fiscal faturada.
Incluir Kit/Cesta: Somente é possível incluir produtos do tipo Kit/Cesta através do botão , onde será disponibilizado a Pesquisa de Produtos, conforme exemplo abaixo:

5) Após selecionar os produtos desejados devemos clicar em .
Caso tenha sido selecionado um produto com mais de uma nota fiscal de origem, ele será repetido conforme a quantidade de notas selecionadas.
É importante mencionar que, caso o produto esteja com o status de Operações entre Lojas Suspensa, não será possível prosseguir com o faturamento. Para saber mais sobre a Operações entre Lojas Suspensa, clique aqui.
6) Após o clique no botão , veremos um preview da nota fiscal:
7) Para completar a operação, devemos clicar em e a nota fiscal faturada ficará disponível para consulta.
Selecionando mais de uma nota fiscal de origem, no faturamento também será exibido mais de uma linha do produto de acordo com a quantidade de nota fiscal selecionada.
8) É gerado a Escrita fiscal dessa da nota fiscal utilizando o CST de ICMS como x90 e escriturado na coluna Outras.
Quando o local da loja for configurado como local endereçado não é possível realizar a venda, somente é possível para locais unificado ou indefinido. Duvidas sobre configuração de locais de estoque clique aqui.
Rastreabilidade de Saída de Venda entre Lojas
Quando na aba “Operações” do Cadastro da Loja estiver habilitada a opção “Possui operações com produtos rastreáveis” e na aba “Detalhes” do Cadastro do Produto estiver definido como produto rastreável, será obrigatório informar um ou mais lotes para o faturamento.
Por padrão será trazido o lote mais recente, mas é possível alterá-lo:

Caso a soma das quantidades nos lotes esteja diferente da quantidade a faturar, será exibida uma mensagem de validação:

Após definir corretamente as quantidades, clique em prosseguir:

A nota será faturada e será possível visualizar os lotes e validades na aba “Validades” da nota:

No arquivo xml gerado também será possível visualizar as tags de rastro com os lotes, data de validade e data de fabricação em que foram faturados:

Reforma Tributária
A partir da implementação da Reforma Tributária no sistema, a funcionalidade de “Saída de Venda entre Lojas” agora é capaz de calcular e exibir os novos impostos Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Para que o cálculo e a exibição de CBS e IBS sejam ativados, é um pré-requisito que o parâmetro ‘Regra Fiscal’ esteja ativado no cadastro da loja, caso esteja desativado, os valores de CBS e IBS serão zerados, e as tags correspondentes não serão geradas no XML da NF-e.
O sistema calculará o CBS e o IBS para cada item da nota de “Venda entre lojas”. Para fazer isso, ele segue uma hierarquia para encontrar as configurações fiscais (como Fórmulas Base e de Cálculo, Alíquotas, CST, cClassTrib, pDif) da Reforma Tributária: ele primeiro tenta localizar essas configurações na Regra Fiscal. Caso não as encontre, a busca continua no cadastro do NCM de cada produto.
Para saber mais sobre o cadastro do NCM, clique aqui.
Para saber mais sobre o cadastro da Regra Fiscal, clique aqui.
No “Preview dos Impostos” da tela “Venda entre Lojas”, serão exibidos os valores de CBS e IBS para cada item, bem como os totais

Os dados de CBS e IBS (Base de Cálculo, Alíquota, Valor, detalhes de redução/diferimento e totais) serão persistidos nos campos existentes na consulta da nota fiscal, visíveis nos novos campos de CBS e IBS na seção ‘Itens da nota fiscal’, e na escrita fiscal, especificamente na aba ‘Reforma Tributária’, onde os detalhes por item são exibidos


O XML da NF-e gerado incluirá as tags e e suas filhas, populadas com os dados da operação, conforme a Nota Técnica (NT) 2025.002 v1.01. A nota de recusa irá espelhar a tributação da nota fiscal de venda original, para anular os registros gerado anteriormente.
Estamos implementando as funcionalidades da Reforma Tributária de forma progressiva. Embora alguns cadastros e operações já estejam disponíveis nas versões mais recentes, a ativação para testes só será liberada quando o ciclo completo estiver pronto.
A partir de 6 de outubro de 2025, o preenchimento dos novos campos da reforma (IBS/CBS) se tornará facultativo no ambiente de produção. É somente nesta data que nosso sistema poderá validar o XML da nota fiscal com as novas informações, pois o ciclo de testes oficial já terá sido concluído.
O cálculo do CBS e do IBS só será realizado se a aba “Reforma Tributária” for configurada no NCM ou na Regra Fiscal. Sem essa configuração, o cálculo não será realizado e as tags correspondentes não serão incluídas no XML.
A partir de 2026, o preenchimento dos campos de IBS/CSB será obrigatório (conforme NT 2025.002-RTC), e o sistema não permitirá operações que não tenham as configurações necessárias.
Se você deseja fazer parte dos primeiros clientes a testar os novos recursos, entre em contato com nosso time de suporte. Iremos analisar o seu caso e, se aplicável, incluí-lo na nossa fila de ativação. Assim que a funcionalidade estiver pronta para você, nossa equipe o avisará para que possa realizar os testes.
Para mais informações, contate o Suporte Bluesoft.