Caminho da Funcionalidade no Sistema:

PCP > Requisição de Ordens de Produção

Permissões:

3601 – Requisição de Ordens de Produção – Consultar

3602 – Requisição de Ordens de Produção – Incluir

3603 – Requisição de Ordens de Produção – Alterar

3604 – Requisição de Ordens de Produção – Excluir

3605 – Requisição de Ordens de Produção – Alterar Status

Através da Requisição de Ordens de Produção será possível criar requisições dos produtos que serão produzidos, sendo possível programar a geração das Ordens de Produção para vários produtos e quantidades.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

Consultar Requisição

Na tela de Requisição de Ordens de Produção, temos as seguintes opções para busca:

  1. Loja de Produção: Seleção da loja responsável pela produção dos itens da requisição.
  2. Departamento: Seleção do departamento em que a requisição foi criada.
  3. Nº Requisição de Ordem de Produção: Buscar uma requisição específica pelo número.
  4. Descrição: Buscar as requisições com uma descrição específica.
  5. Produtos: Seleção de um produto que está em uma ou mais requisições.
  6. Período de Criação: Seleção do período de criação da requisição com no máximo 31 dias de intervalo.
  7. Período de Produção: Seleção de período de produção da requisição com no máximo 31 dias de intervalo.
  8. Status: Buscar uma requisição selecionando o status atual da mesma.

Após realizar a seleção dos filtros necessários, clique no botão “Buscar” para obter o resultado:

Resultado obtido:

  1. Nº: Coluna que exibe o código numérico de registro da requisição.
  2. Descrição: Coluna que exibe a descrição específica.
  3. Departamento: Coluna que exibe o departamento em que a requisição foi criada.
  4. Loja de Produção: Seleção da loja responsável pela produção dos itens da requisição.
  5. Loja Solicitante: Coluna que exibe as lojas que solicitaram a produção.
  6. Data de Criação: Coluna que exibe a data de criação da requisição com no máximo 31 dias de intervalo.
  7. Data de Produção: Coluna que exibe a data de produção da requisição com no máximo 31 dias de intervalo.
  8. Status: Coluna que exibe o status atual da requisição.

Editar em Lote

Para utilizar a edição em lote das requisições, basta seguir a seguinte orientação:

Após realizar a consulta utilizando os filtros disponíveis, selecione duas ou mais requisições que esteja com as seguintes condições:

  • Status: Todas as requisição selecionadas devem estar com o status “Aguardando Aprovação”;
  • Loja de Produção: Todas as requisições selecionadas devem estar associadas a mesma loja de produção;
  • Data de Produção: Todas as requisições selecionadas devem estar com a mesma data de produção.

Após selecionar as requisições no grid da consulta, clique no botão Editar Lote que está disponível no canto inferior direito da tela.

Importante ressaltar que, o sistema também apresentar as requisições que foram geradas na Sugestão de Produção por Venda! Para saber mais sobre a Sugestão de Produção por Venda, clique aqui.

Após clicar em Editar Lote, será exibida uma nova tela com os produtos de todas as requisições selecionadas agrupados por código do produto onde poderá editar em lote as seguintes informações:

  • Quantidade a Produzir: Altere as quantidades a serem produzidas.
  • Gerar produção para insumos que também possuem ficha técnica: Ao marcar essa opção lembre-se que será aplicado para todas as requisições selecionadas, caso não deseje que isso ocorra deixe desmarcado.
  • Incluir Produto ou Associar Ficha Técnica: Caso deseje poderá incluir novos produtos, mas precisará selecionar a mesma loja de produção que consta nas requisições em lote.

Concluindo a etapa acima é possível clicar em Salvar para apenas registrar as alterações ou clicar em Salvar e Aprovar as requisições editas em lote.

Incluir Requisição

Para cadastrar uma nova requisição, clique no botão “Incluir”:

Será aberto um modal onde deverão ser informados os seguintes campos:

  1. Loja: Seleção da loja responsável pela produção dos itens da requisição.
  2. Descrição: Descrição da requisição com no máximo 50 caracteres.
  3. Departamento: Seleção do departamento em que a requisição será criada.
  4. Data de Produção: Seleção da data de produção da requisição que deverá ser sempre maior que a data atual.
  5. Gerar produção para insumos que também têm ficha técnica: Com esta opção habilitada, caso seja requerida a ordem de produção para um produto que tem ficha técnica e um insumo desta ficha também for um produto com ficha técnica para a mesma loja, então, no momento do sistema criar a ordem de produção para este item, irá gerar também ordem de produção para o insumo usando a ficha técnica mais nova disponível.

Para a opção “Gerar produção para insumos que também têm ficha técnica”, caso um insumo tenha mais de uma ficha técnica para a mesma loja, será utilizada a ficha mais nova, isto é, a que tiver código maior.

Após inserir os dados nos campos, clique no botão “Salvar”:

Uma nova janela será aberta, onde será possível buscar e incluir os produtos na requisição clicando no botão “Adicionar Produto”. Clicando no botão, será aberto um modal para buscar pelo produto contendo os seguintes filtros:

  1. Loja: Virá selecionada a loja escolhida na criação da requisição.
  2. Fabricante: Busca dos produtos por fabricante específico.
  3. Fornecedor divisão: Busca dos produtos fornecidos por um fornecedor específico.
  4. Código do Produto: Busca de produto específico pelo código de cadastro no ERP.
  5. GTIN: Busca de produto específico pelo GTIN cadastrado no ERP.
  6. Descrição: Busca de produtos pela descrição.
  7. Pesquisar por: Busca de mais de um produto através de uma Lista de códigos internos Lista de Produtos ou Lista de GTINs.
  8. Departamento: Busca através do departamento em que o produto está cadastrado.
  9. Seção: Busca pela seção do produto após selecionar um departamento.
  10. Grupo: Busca pelo grupo do produto após selecionar uma seção.
  11. Subgrupo: Busca pelo subgrupo do produto após selecionar um grupo.
  12. Status do produto: Busca pelo status to produto (ativo ou inativo).
  13. Setor de compra: Busca pelo setor de compra do produto.
  14. Marca: Busca de um ou mais produtos de uma marca específica.

Após selecionar os filtros necessários, clique no botão “Buscar” para obter o resultado:

Selecione os itens desejados e clique no botão “Selecionar”:

Um alerta de confirmação será exibido e os itens serão adicionados na tela da requisição:

Observação: Os produtos adicionados pelo botão “Adicionar Produto”, terão a Ordem de Produção gerada com base na Composição do Cadastro do Produto. A coluna “Ficha Técnica” ficará marcada como “Não”, indicando assim que a receita dos insumos para produção não virão da Ficha Técnica.

Também é possível adicionar os produtos para que seja gerada a Ordem de Produção dos mesmos com base no cadastro da Ficha Técnica.

Com a Ficha Técnica cadastrada, utilize o campo “Ficha Técnica” e selecione o produto desejado:

As quantidades à produzir poderão ser alteradas na coluna “Qtd. à produzir”. Após inserir as quantidades basta clicar em “Salvar” para manter o status em “Aguardando Aprovação” ou “Salvar e Aprovar” para que a requisição seja salva com o status “Aprovado”:

Caso clique no botão “Salvar”, a requisição ficará com status “Aguardando Aprovação” até que um usuário com a permissão necessária clique em “Salvar e Aprovar”, aprovando a requisição para que o sistema possa gerar as ordens de separação para produção na data de produção cadastrada.

Somente produtos com composição do tipo “Produção” poderão ser adicionados.
É necessário utilizar ao menos um filtro para realizar a busca.

Editar Requisição

Será possível editar uma requisição de ordem de produção somente se o status da mesma esteja como “Aguardando Aprovação” ou “Reprovado”.

Para editar uma requisição clique no botão com “ícone de lápis” na coluna “Ações”:

Será aberta a tela da requisição, podendo editar os campos de “Descrição”, “Departamento”, “Data de Produção”, as quantidades que serão produzidas através da coluna “Qtd. à produzir”, excluir os produtos adicionados através da coluna “Ações” no botão de exclusão ou adicionar novos produtos clicando no botão “Adicionar Produto” ou pela seleção do produto no campo “Ficha Técnica”:

Caso a requisição esteja aprovada, será necessário acessá-la através do botão de edição e clicar no botão “Reprovar”, após reprovar a requisição ficará com os campos disponíveis para edição.:

Clique em “Salvar” para manter o status em “Aguardando Aprovação” ou “Salvar e Aprovar” para que a requisição seja salva com o status “Aprovado”.

Excluir Requisição

Para excluir uma requisição, basta clicar no botão de exclusão na tela de consulta das requisições cadastradas:

Um alerta de confirmação será exibido, para confirmar a exclusão, clique no botão “Sim, continuar”:

A requisição será excluída.

Imprimir Requisição

É possível imprimir as requisições através da tela de consulta. Basta selecionar as requisições desejadas e clicar no botão “Imprimir”:

Um arquivo PDF será gerado com as informações das requisições selecionadas:

Ocorrências da Requisição

Será possível visualizar as ocorrências da requisição clicando no botão de ocorrência na coluna “Ações” da tela de consulta:

Será aberta uma nova janela contendo as ocorrências da requisição:

Também é possível acessar as ocorrências ao editar uma requisição:

Geração das Ordens de Separação para Produção

Com a Requisição de Ordem de Produção aprovada, o sistema irá gerar as ordens de separação na data de produção selecionada no cadastro da requisição e o status da mesma ficará como “Gerado”:

Ao acessar a tela de Ordem de Separação, estarão disponíveis para separação os itens e quantidades que fazem parte da composição dos produtos adicionados nas requisições geradas:

Após realizar a separação dos itens, será possível iniciar a produção através da tela de Ordem de Produção:

Para mais informações, entre em contato com o Suporte Bluesoft.