Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Estoques e NF-e > Recebimento de Cargas

Permissões de Usuário:

1329 – Reabrir carga

1285 – Recebimento Carga – Consulta

1152 – Recebimento de Carga

1683 – Visualizar GTIN/PLU completo

2680 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Data de Validade

2681 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga fechada

3197 – Recebimento de Carga – Importar carga

3375 – Recebimento de Carga: Opção de Fixar a Quantidade

 

O módulo de Recebimento de cargas consiste no confronto das mercadorias físicas enviadas a uma loja após um pedido de compra, contra as enviadas na nota fiscal eletrônica (NF-e) . A verificação física da carga consiste em identificar dentre outras as seguintes informações:

  • Tipo de embalagem
  • Contagem dos volumes
  • Aferição do peso
  • Identificação de avarias
  • Dentre outras

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos: 1) Acessar o menu de Estoques e NF-e > Recebimento de Cargas > Manutenção do Recebimento de Cargas Para a consulta de criação das cargas, podemos utilizar os seguintes filtros:

  • Loja
  • Data de recebimento (periodo data inicial e data final)

Observação: Quando utilizado o parâmetro “Número máximo de dias retroativos para recebimento de carga” ao digitar uma data inferior a parametrização o sistema automaticamente irá altera a data inicial de acordo com o parâmetro, caso o parâmetro seja informado o valor “0”, é permitido realizar a consulta de um periodo de 31 dias. Duvidas clique aqui

BUSCAR

Clicando no botão “Buscar” é possível consultar as cargas já criadas para loja e data escolhida:  


NOVO

Clicando no botão “Novo” é possível criar uma nova carga para loja e data escolhida, das notas disponíveis. Observação: Somente notas já liberadas para recebimento(já lançadas sem divergências comerciais ou fiscais) na data de hoje serão listadas  

Quando utilizado o parâmetro “Obriga o cadastro do endereço de picking para abrir carga de recebimento” e o local de estoque seja de endereçamento, ao criar uma carga nova será validado se os produtos tem cadastro de endereço picking e esteja como picking obrigatório no cadastro de produto WMS, caso não, será informado os produtos com divergência.

Abaixo temos uma tabela com as possíveis combinações:

Picking Cadastrado Flag Inativa Não Barrará a abertura da carga  
Picking Cadastrado Flag Ativa Não Barrará a abertura da carga  
Pickin Incompleto Flag Inativa Não Barrará a abertura da carga  
Pickin Incompleto Flag Ativa Barrá a abertura da carga  
Picking Vazio Flag Vazia Barrá a abertura da carga  

1) Para a nova carga devemos escolher as notas fiscais que farão parte da carga e clicar em GERAR:

2) Após a carga gerada o usuário será enviado para carga gerada:

  3) Para visualizar os itens a receber, devemos marcar o checkbox ITENS A RECEBER itensParaReceber

  • GTIN/PLU UN – Nesta coluna será exibido o GTIN/PLU unitário do item a receber.
  • GTIN/PLU CX – Nesta coluna caso o produto a ser recebido for uma caixa, será exibido seu GTIN/PLU unitário do item a receber.
  • Descrição – Nesta coluna será exibida a descrição do produto.

RECEBENDO NO PALETE:

4)  Para receber um produto o usuário deve preencher os seguintes campos:

  • Quantidade: Neste campo o usuário preencherá a quantidade do produto que está sendo recebido.
  • GTIN: Neste campo o usuário informará o GTIN do produto que está sendo recebido.
  • Data de Validade: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de validade, ela deve ser informada nesse campo.
  • Fixar Data de Validade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a data de validade é a mesma. Marcando essa opção a ultima data de validade será sempre exibida no campo.
  • Fixar Quantidade?: Esse opção é muito útil quando se está recebendo vários itens onde a data de validade é a mesma. Marcando essa opção a ultima data de validade será sempre exibida no campo.
  • Lote: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar o número do lote, ele deve ser informado nesse campo.
  • Data de Fabricação: Caso no cadastro do produto seja obrigatório informar a data de fabricação, ela deve ser informada nesse campo.

Obrigatoriedade do Cadastro do Produto 
Caso algum produto recebido na carga tenha em seu Cadastro (Aba Estoque) que é obrigatório informar a Temperatura, um novo campo será exibido no recebimento:

Importante: Atualmente a temperatura informada será considerada pelo sistema como a temperatura de toda a carga e não somente do item que está sendo coletado. 

Observação: Também ficarão obrigatórios os campos “Lote”, “Data de Validade” e “Data de Fabricação” caso os mesmos também estejam definidos como obrigatórios na aba “Estoque” do Cadastro do Produto.

Obrigatoriedade do Produto Rastreável

Caso o produto esteja definido como rastreável em seu cadastro:

Além desta definição no Cadastro do Produto, também deverá  estar habilitada a opção “Possui operações com produtos rastreáveis” no Cadastro da Loja em que estiver sendo realizado o recebimento:

Caso estejam definidas essas configurações, após inserir a quantidade, os campos de LoteData de Validade e Data de Fabricação ficarão como obrigatórios para o Recebimento da Carga:

5) Após preencher os campos acima mencionados, clique em OK para confirmar a operação:

    6) Para visualizar os itens a receber, devemos marcar o checkbox ITENS RECEBIDOS itensRecebidos

Algumas informações serão exibidas apos clicar em OK, para orienta-lo sobre o recebimento do item. Exemplo abaixo:

Observação: Para lojas que utilizam endereçamento logístico sempre será  exibido o informativo, do contrario é possível habilitar o parâmetro “Exibir divergência da coleta no recebimento das lojas”, duvidas clique aqui.

O usuário é informado que o recebimento do produto ainda está incompleto.

Mensagem abaixo é ilustrada quando o recebimento estiver completo:

Quando receber um produto e conferir uma quantidade maior do que está na nota fiscal:

O recebimento de mercadorias pode ser feito preenchendo as quantidades efetuando a multiplicação ou adição de itens.

Quando houver 200 itens no palete o mesmo será fechado automaticamente e será aberto um novo palete.

Multiplicação

Podemos preencher o campo quantidade por exemplo que estamos recebendo 40 caixas em 4 paletes com 10 caixas em cada:

Adição

Podemos também preencher o campo quantidade por exemplo que estamos recebendo 12 caixas em um palete e mais 2 caixas avulsas:


CONSULTA DE PALETES:

Aqui podem ser consultas os paletes já criados, e qual o percentual de preenchimento de acordo com o LASTROxCAMADA dos produtos recebidos. consultaPaletes Além disso o usuário pode imprimir as etiqueta de paletes dos itens recebidos. Para saber mais sobre a impressão de Etiquetas de Palete clique sobre o link.  

7) Após o recebimento completo dos produtos não existiram mais produtos na coluna “Itens a Receber“, e para completar a operação o usuário deve clicar em FECHAR.

As informações coletas na carga serão enviada a nota fiscal no momento em que o usuário “Fechar” a carga, e podem ser visualizadas no romaneio da nota fiscal:

romaneioDaNotaFiscal

Observação: Quando utilizado o parâmetro “Obriga o cadastro do endereço de picking para abrir carga de recebimento” e o local de estoque seja de endereçamento, no romaneio de recebimento, informará os produtos que não tenham o cadastro de endereço de picking e esteja com a flag de picking obrigatório no cadastro de produto WMS


8) É possível utilizar cargas sem notas vinculadas, marque a opção de cargas sem nota fiscal vinculada e clique em buscar.  

9) Clique sobre o botão Adicionar nota Fiscal;

10) Informe no campo recebido à, o numero de dias no periodo de 60 dias retroativo e clique em Lista, em seguida selecione as notas que deseja adicionar a carga e clique em adicionar. As notas fiscais serão adicionado a a carga selecionada.


IMPRESSÃO DE ETIQUETA ITEM A ITEM 

Caso o parâmetro “Habilitar a impressão de etiqueta por item coletado no Recebimento de Carga” ativo para a filial utilizada na coleta, será apresentado na tela uma seleção de impressora e modelo da etiqueta:

Ao clicar em Salvar Config. Impressão o ERP irá gravar a impressora e modelo de etiqueta selecionados na carga.

Ao coletar um item será apresentado o ícone para impressão de etiquetas:

Clicando nele é possível informar quantas etiquetas deseja imprimir:


Caso seja necessário em Itens Recebidos é possível imprimir as etiquetas novamente:


ITENS DIVERGENTES

Ao ter a permissão 3785 – Visualizar as quantidades em notas fiscais dos itens divergentes no recebimento de carga Aberta habilitada, será possível visualizar a diferença entre a quantidade do item recebida e quantidade do item solicitada pelo pedido de compra.

Ao clicar no , será exibido os itens que ainda há quantidade a ser recebida ou que tenha quantidade que ultrapasse do pedido.

Há 3 colunas: 

  • Qtd.Carga = Quantidade que foi recebida
  • Qtd.Nota = Quantidade da nota fiscal(solicitada no pedido de compra)
  • Divergência = Diferença entre quantidade recebida com a quantidade da nota.
    • exemplo quantidade faltante = 2400
    • exemplo quantidade recebida a mais = -96


DIVERGÊNCIAS

Se houver algum item que houver divergência em sua conferencia é exibido é após fechar a carga.  


CARGAS DISPONÍVEIS

Clicando no botão “Cargas Disponíveis” será possível fazer o vínculo de cargas já iniciadas, a notas fiscais excluídas ou reprocessadas por algum motivo. Vamos imaginar o seguinte cenário, onde o usuário efetuou o lançamento de uma nota fiscal com 40 itens e liberou para o recebimento de mercadorias. Porém ao entrar na nota fiscal novamente verificou que um código de referência estava errado, e por esse motivo um item seria recebido errado, e reprocessou a nota. Mas nesse meio tempo o pessoal do recebimento já havia recebido metade da carga.   1)  Ao clicar em btncargasDisponíveis será exibida a seguinte tela :   O usuário pode clicar em Ver itens recebidos, para visualizar os itens recebidos daquela carga 2) Para utilizar a carga, basta marcar o checkbox e clicar em Vincular.


SERVIÇO DE DESCARGA

Para incluir o serviço de descarga no recebimento de cargas, selecione a carga desejada e clique no botão :

Na tela seguinte será possível incluir o(s) serviço(s) de descarga e suas respectivas quantidades, confirmar e imprimir o comprovante.   Após a confirmação dos serviços de descarga, o usuário poderá vincular o cupom de pagamento com o serviço. Também poderá ser confirmado o pagamento sem informar o número do cupom, desde que o usuário tenha a permissão 2813 – Confirmar Pagamento de Serviço sem Cupom Fiscal.

Finalizado estes processo, o usuário poderá imprimir o Recibo Provisório de Serviços – RPS e também o comprovante de serviço de descarga.   Para cargas abertas que constam vínculo com serviço de descarga, só será possível a exclusão da mesma quando cancelar o serviço.


Importar Itens da Carga

Através da funcionalidade Importar Itens da Carga será possível preencher o recebimento de cargas utilizando um arquivo no modelo Compex.

O arquivo importado deve possuir o seguinte layout:

De 1 a 6 deve ser informado o numero 0  (6 posições)

00000007896032501010000001030112020

De 7 a 20 será informado o GTIN/PLU do produto (14 posições )

00000007896032501010000001030112020

De 21 a 27 será informada a Quantidade contada. Não é aceito quantidade fracionada, somente valor inteiro (7 posições)

00000007896032501010000001030112020

De 28 a 36 será informada a validade (8 posições). A data de validade não pode ser menor que a data atual. Além disso, deve ser uma data válida, isto é, não pode ser informado, por exemplo, “00000000”.

00000007896032501010000001030112020

Totalizando um arquivo com 35 caracteres ( Obrigatório)

Analisando nosso exemplo acima temos os seguintes dados :

  • 7896032501010 é GTIN do produto contado;
  • 10 é a quantidade contada do item.
  • 30/11/2020 é a data de validade do produto

Mais Exemplos

 PRODUTO COM PLU DE 4 Dígitos – KG

PLU : 2113
Quantidade : 10
Validade: 30/11/2020

Conteúdo do arquivo:

00000000000000002113000001030112020


 PRODUTO COM GTIN DE 13 Dígitos – UNIDADE

GTIN : 7894321207121
Quantidade : 10
Validade: 30/11/2020

Conteúdo do arquivo:

00000007894321207121000001030112020


PRODUTO COM GTIN DE 14  Dígitos – CAIXA

GTIN : 17894321207121
Quantidade : 20
Validade: 30/11/2020

Conteúdo do arquivo:

00000017894321207121000002030112020


Após criar o recebimento de cargas, será possível importar o arquivo através do seguinte botão:

Agora devemos selecionar o arquivo, e clicar em IMPORTAR

Após a importação do arquivo, o usuário poderá fechar o recebimento de cargas automaticamente se desejar:

Caso existam divergências na importação, as mesmas serão apresentadas e a importação não será concluída:

No Recebimento de Mercadorias será possível imprimir os itens com divergência para recontagem:

Quando houver carga já fechada não é possível excluir uma carga que esteja vinculada a mesma


Recebimento de produtos com Embalagem padrão de armazenagem

Atualmente, quando uma carga é criada, permitimos somente que um código da embalagem da nota ou a embalagem unitária seja coletada.

Com a implementação da Embalagem padrão de armazenagem agora teremos 3 possibilidades pois, além dessas duas embalagens, será possível receber também na embalagem de armazenagem informada (exceto ser for a unitária é claro pois esta já é possível receber hoje).

Caso esteja cadastrado uma embalagem de armazenagem no produto, o GTIN/PLU da mesma será demonstrada nos Itens a Receber:

Recebimento de Cargas (Desktop)

Recebimento de Cargas (Mobile)

Recebimento de Cargas (Mobile – Carga Logística / CD)

O funcionamento e uso da embalagem de armazenagem será a seguinte:

  • Se essa embalagem de armazenagem para o Centro de Distribuição for a unitária, o sistema salvará a coleta em unidades. Ou seja, se for coletado o GTIN/PLU do produto unitário, o sistema manterá a coleta, mas se for coletado o GTIN/PLU da embalagem caixa, o sistema converterá automaticamente quantidade coletada em unidades.

A conversão automática de caixas para unidade não acontecerá no Recebimento de Cargas (Mobile – Carga Logística / CD) caso o parâmetro Permitir o uso de GTIN unitário no recebimento da carga logística/CD esteja desabilitado


  • Se essa embalagem de armazenagem para o Centro de Distribuição for outra caixa, somente essa embalagem ou o GTIN/PLU do produto unitário serão aceitos durante a coleta

ITENS SEM PEDIDO SEM NOTA

Caso o parâmetro do módulo de compras “Permite coletar o item não pedido e sem nota na recebimento de carga” esteja habilitado, será permitido realizar a coleta de itens que não estão na nota fiscal, porém no momento de fechar a nota não será possível receber esse tipo de mercadoria.


Esse itens coletados, serão demonstrados ao selecionar o checkbox “ITENS SEM PEDIDO SEM NOTA


É possível configurar um grupo de usuários para receber notificações via sistema e ou e-mail, quando houverem coletas desse tipo:


As notificações serão semelhantes a imagem abaixo:

Importante:

No momento de vínculo com o pedido (tanto automático no processamento do XML como manual):

  • Não deve ser possível incluir um pedido que tenha o item composto tipo rendimento com ficha parametrizada para receber nos itens sendo que, neste mesmo pedido, tenha ao menos um item que está na composição do composto.
  • Não deve ser possível incluir um pedido que tenha mais de um item composto tipo rendimento com ficha parametrizada para receber nos itens e estes compostos terem ao menos um item em comum em sua composição.
  • Não deve ser possível incluir um outro pedido de compra (quer seja simultaneamente com outro pedido ou em um momento posterior) se:
    • Algum dos itens presentes nos item compostos tipo rendimento com ficha parametrizada para receber nos itens estão no outro pedido (que está incluído simultaneamente ou que já estava incluído).
    • Outro item composto tipo rendimento com ficha parametrizada para receber nos itens com ao menos um dos seus itens em comum com o outro item composto tipo rendimento com ficha parametrizada para receber nos itens no outro pedido (que está incluído simultaneamente ou que já estava incluído).
  • Agora, se não tiver itens nos pedidos que fazem parte de um produto composto também presente nos pedidos com ficha parametrizada para receber nos itens no outro pedido, e nem há itens compostos tipo rendimento com ficha parametrizada para receber nos itens com itens em comum entre eles nos pedidos, então a inclusão poderá ocorrer normalmente.

Visualizando Conferentes da Carga

Quando a carga for conferida por mais de um usuário, será possível visualizar os conferentes da carga através do title informativo na coluna “Conferido por” do resultado da consulta da tela de Manutenção do Recebimento de Cargas:

Também é possível identificar os conferentes através das ocorrências da carga clicando no ícone “Abrir ocorrências da carga”:


Para mais informações contate o Bluesoft ERP.