Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Fiscal > Informativos > SPED Fiscal (EFD)

Permissões de Usuário: MB__info

1498 – Gerar Arquivos do SPED Fiscal

A Escrituração Fiscal Digital – EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.
Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1)  Para realizar a geração do SPED Fiscal ou Contribuições acesse a tela de geração acessando o caminho acima:

2) Para gerar o arquivo do SPED ICMS/IPI, selecione o tipo do arquivo.

Em seguida preencha as demais informações, conforme descrição abaixo:

Finalidade do Arquivo: Esta opção define se o arquivo a ser gerado é o Original ou uma Retificação.

Loja: Loja a qual deverá ser gerado as informações.

Competência de Apuração: Serão exibidas as competências fiscais apuradas.

Inventário: Deverá ser selecionado a opção quando dentro do arquivo, for necessário enviar a posição de estoque. Poderá enviar a posição de estoque ou o Inventário Geral inserido.

Ao informar a competência, serão listados os agendamentos tributários de mudança de tributos que foram processados, pois serão informar os dados no bloco H.

Bloco K:

Poderá enviar o livro de controle de produção e estoque por inventário geral ou posição do estoque.

E o registro K280 que é relacionado a correção de apontamento.

Considerar estoques extemporâneos? Se esta opções estiver marcada será gerado o valor da posição de estoque considerando os movimentos extemporâneos ou seja, movimentações que foram baixadas posteriormente a data da operação que não entraram na gravação do saldo do estoque diário.

Obs: Para gerar informações referente a GARE de ICMS ST nos registros E111 ou E220 do SPED Fiscal. Clique Aqui.

  • Botão: Agendar

Caso deseje o usuário poderá configurar para que o sistema gere automaticamente o arquivo do SPED Fiscal ICMS/IPI e SPED Contribuições, de acordo com a data  e a loja desejada.

Feito esta configuração, os arquivos serão gerados de acordo com a data e loja configurados e ficarão disponíveis no Bluesoft Drive na loja 999

Após selecionar o arquivo será aberta a tela para preenchimento dos dados do agendamento, após preencher os campo clique em: Agendar

Observação: Nesta primeira versão o agendamento será feito apenas para geração única, ou seja, será feito a geração de todos os arquivos apenas uma vez seguindo a data programada, não precisando gerar o arquivo loja a loja. Ja estamos trabalhando para liberar o agendamento contínuo, com inventário e edição dos agendamentos programados.

Geração do arquivo para empresas pertencentes ao estado do Rio Grande do Sul:
Caso a empresa de geração do arquivo seja pertencente ao estado do Rio Grande do Sul o usuário deverá preencher também os campos:

Faturamento do Período,

Número de Funcionários no Último dia do Período,

Valor da Folha de Pagamento no Período,

Início de Atividade (caso seja o caso da empresa),

Fim de Atividade (caso seja o caso da empresa).

Estes campos serão utilizados para a geração dos registros E115: INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA APURAÇÃO – VALORES DECLARATÓRIOS e E116: OBRIGAÇÕES DO ICMS RECOLHIDO OU A RECOLHER – OPERAÇÕES PRÓPRIAS do SPED (Registros obrigatórios para as empresas do Rio Grande do Sul).

3) Após informados os filtros acima, clique em gerar Arquivo, e  aguarde.

Como essa obrigação gera muitos registros, dependerá de cada loja o tempo de geração, porém o Bluesoft ERP tem tecnologia eficiente para geração dos SPED o que torna a geração de milhares de registros não levar mais que 2 horas.

4) Após conclusão da geração, você receberá um email e poderá consultar o Bluesoft Drive para baixar o arquivo

Captura de Tela 2015-10-22 às 12.28.59

5) Na mesma tela será possível gerar o arquivo SPED Contribuições, devendo apenas no Tipo do Arquivo selecionar o SPED Contribuições:

Lembrando que o arquivo do SPED contribuições é consolidado, ou seja, deve ser gerado ela empresa matriz.

6) Informar motivo(s) para escrituração zerada, marcando esta opção o usuário estará informando que deseja que o ERP gere o registro 0120: Identificação de EFD-Contribuições Sem Dados a Escriturar do SPED contribuições e para isso terá que informar um motivo pelo qual o arquivo está sendo gerado sem dados:

No mês de dezembro de cada ano, serão habilitados todos os meses do ano e o usuário deverá informar, caso tenha gerado, os meses que foram exportados zerados e os motivos para cada um deles, desta forma, serão gerados para cada mês informado um registro 0120:

Observação: Se a opção de informar arquivo zerado for selecionada em um período com movimento o arquivo será gerado com a movimentação do período e com o registro 0120 e caso o usuário deseje poderá zerar os valores.

  • Botão: Agendar

Caso deseje o usuário poderá configurar para que o sistema gere automaticamente o arquivo do SPED Fiscal ICMS/IPI e SPED Contribuições, de acordo com a data  e a loja desejada.

Para isso deve clicar no botão: Agendar Geração do SPED, será aberta uma nova tela que o usuário poderá clicar para incluir agendamento e selecionar qual o arquivo deseja gerar:

Após selecionar o arquivo será aberta a tela para preenchimento dos dados do agendamento, após preencher os campo clique em: Agendar

6) Após isso poderá prosseguir com a validação no SPED ICMS ou contribuições

Captura de Tela 2015-10-22 às 12.30.27

Em caso de dúvidas por favor entrar em contato com nossa equipe de suporte.

Leave a Reply