Caminho da Funcionalidade no Sistema:

Varejo > Relatórios > Central de Relatórios de Produtos

Permissões de Usuário: 

1522 – Central de Relatórios do Produto

3688 – Consulta Central de Relatórios de Produtos

Através da Central de Relatórios de Produtos é possível visualizar de forma ágil os dados da central de vários produtos retornados de acordo com a pesquisa realizada neste módulo.

Para utilizar essa ferramenta, devemos seguir os seguintes passos:

1- Ao acessar a Central de Relatórios de Produtos, temos as seguintes opções:

  • Descrição: Através deste filtro é possível utilizar diversas opções para pesquisa, por exemplo:
    • Descrição do Produto: Campo “Descrição” do cadastro do produto na aba Detalhes.
    • Código do Produto: Código interno do cadastro do produto localizado na aba Detalhes.
    • GTIN/PLU: GTIN/PLU principal do cadastro do produto na aba Detalhes.
    • Referência do Fornecedor: Código no Fornecedor presente na aba Compras do cadastro do produto.
    • Classificação Fiscal: Código NCM (sem pontos) que pode ser encontrado na aba Figura Fiscal > Classificação Fiscal, no cadastro do produto.
    • Observação Fiscal: Campo de observação localizado no cadastro do produto, na aba Figura Fiscal.
    • Descrição Estendida: Descrição estendida do produto que pode ser informado na aba Detalhes do cadastro do produto.
  • Status: Filtro de múltipla escolha com as opções: Ativo, Inativo, Compra Suspensa e Venda Suspensa.
  • Tipo de Produto: Define através do filtro o tipo de produto entre Caixa, Unitário ou Todos.
  • Fornecedor Divisão: Através deste filtro é possível retornar todos os produtos de uma divisão do fornecedor específica. Lembrando que o resultado da busca é limitado a 1000 registros.
  • Curva ABC: Filtro de múltipla escolha com as curvas ABC dos produtos. Também tem a opção de filtrar todas.
  • Tipo de Curva: Neste filtro é possível selecionar as opções “Curva Loja” ou “Geral”, desta forma será possível pesquisar por produtos utilizando as curvas por loja ou geral.
  • Departamento: Filtro de Departamento do produto.
  • Seção: Filtro de Seção do produto.
  • Grupo: Filtro de Grupo do produto.
  • Subgrupo: Filtro de Subgrupo do produto.
  • Marca: Filtro para selecionar a Marca do produto unitário. Mesmo que o resultado esperado seja o produto em caixa, a marca aqui selecionada se refere ao produto unitário.
  • Loja: Filtro para selecionar uma loja para retornar os dados da central já com a loja escolhida.
  • Somente produtos unitários: Filtro para retornar na pesquisa apenas os produtos unitários sem considerar os produtos caixa.
  • Linha de Loja: Filtro com as opções: “Todos”, “Em linha na loja” e “Fora de linha na loja”. Esta informação se baseia no sortimento do produto na loja selecionada no filtro “Loja”.
  • Linha de Compra: Filtro com as opções: “Todos”, “Em linha na loja” e “Fora de linha na loja”. Esta informação se baseia na linha de compra, isto é, se o produto está ao menos em alguma linha de compra de algum fornecedor selecionado para a loja selecionada no filtro “Loja”.
  • Estoque Disponível: Este filtro retorna somente os itens com determinada característica de estoque disponível na loja selecionada no filtro “Loja”. As opções disponíveis atualmente são: Todos, Diferente de zero, Maior que zero, Menor que zero, Maior ou igual a zero, Menor ou igual a zero e Igual a zero.
  • Comprador: Filtro para indicar o Comprador vinculado ao produto.
  • Busca do Comprador: Este filtro fica disponível apenas quando o anterior (Comprador) é utilizado. Neste filtro é possível selecionar uma das duas opções: “Por Setor de Compra” onde o resultado buscará os produtos do setor de compra do subgrupo do produto vinculado ao comprador selecionado e “Por Linha de Compra” onde serão apresentados os produtos que estiverem em alguma linha de compra do comprador selecionado.
  • Período: Este filtro refere-se ao período de algumas opções do cadastro do produto, por exemplo, “Cadastro” indica o período de cadastro do produto onde serão retornados todos os produtos que foram incluídos no sistema dentro do período especificado; “Última Alteração” refere-se ao produtos que tiveram seu cadastro atualizado dentro do período estipulado neste filtro; “Cadastro ou Última Alteração” retorna todos os produtos dentro do prazo estipulado dentro da mesma pesquisa seguindo a mesma regra explicada anteriormente.
  • : Este ícone exibe a descrição das teclas de atalho disponíveis para utilizar para navegação entre os produtos no grid (lembrando que para utilizar as teclas de atalho, o usuário deve selecionar com um clique o quadro do retorno dos produtos). As teclas disponíveis são:
    • Tecla S: selecionar o item;
    • Tecla D: desselecionar o item;
    • Seta para cima e para baixo para navegar;
  • : Este botão é utilizado para enviar para o Relatório Geral de Estoque os produtos que foram selecionados na primeira coluna do resultado da pesquisa na Central de Relatórios do Produto. Também será considerada no envio a loja selecionada.
  • : Ao finalizar a seleção dos filtros, selecione este botão para retornar os produtos na pesquisa.

2- Selecione o botão para visualizar o resultado da pesquisa, conforme exemplo abaixo:

As colunas demonstradas no relatório são:

  • Código: Código interno do produto.
  • Descrição: Descrição conforme está no cadastro do produto.
  • Emb.: Embalagem definida para o Produto.
  • Curva: Classe do produto na curva ABC.
  • GTIN/PLU: Código GTIN/PLU principal do produto.
  • Fornecedor padrão: O fornecedor que estiver definido como padrão no cadastro do produto (aba Compras).
  • Ref. padrão: Será a referência do produto para o fornecedor padrão. Caso o produto seja unitário, e o mesmo não tiver uma referência para o fornecedor padrão, mas tiver uma embalagem padrão do fabricante definida, será demonstrada a referência da embalagem padrão do fabricante se tiver para o fornecedor padrão.
  • NCM: Classificação fiscal do produto.
  • Figura Fiscal: Figura fiscal onde o produto está inserido no módulo de regras fiscais.
  • Margem%: Margem padrão do produto.
  • Quebra%: Porcentagem de quebra padrão para o produto.
  • Status: status do cadastro do produto.

3- Selecionando o link da coluna da descrição do produto do resultado da pesquisa, será possível visualizar os dados da central de relatórios do produto:


Observações:

– Ao alternar a seleção entre os produtos, a loja escolhida será mantida para facilitar a comparação dos dados.

– Ao selecionar um produto caixa, o sistema automaticamente irá fornecer os dados da central de relatórios do produto de acordo com o produto caixa selecionado, desta forma o usuário não terá a necessidade de selecionar qual fator de embalagem deseja visualizar.

Leave a Reply