Roteirização de Pedidos de Venda

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2219 – Gerenciar Roteiros de Entrega

A roteirização é um importante processo da logística, pelo fato que a mesma otimiza o uso da frota através da definição das rotas a serem percorridas pelos veículos para entrega e coleta de produtos.

No Bluesoft ERP o processo roteirização se faz necessário vincular pedidos faturados, para a criação de um roteiro. Se um ou mais entregas não foram concretizadas as mesmas poderão ser incluídas em um novo roteiro.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciar o processo na tela de consulta de roteirização, temos as opções de Criar Roteiro e Buscar.

  1. Nº do Roteiro: Campo para pesquisar pelo número do roteiro.
  2. Descrição: Campo para pesquisar pela descrição do roteiro.
  3. Nº do Pedido do Cliente: Campo para pesquisar pelo número do pedido do cliente do força de vendas.
  4. Veículo de Entrega: Lista de veículos cadastrados no sistema, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  5. Motorista: Campo para informar o motorista para pesquisar seus roteiros, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  6. Rota: Lista de rotas cadastradas no sistema, para saber como cadastrar uma rota clique aqui.
  7. Status do Roteiro: Lista de status da roteirização.
  8. Período: Período de data da criação do roteiro.

 

Ao clicar em , deve informar os campos abaixo:

 

  1. Descrição: Campo para informar o nome da roteirização.
  2. Filial: Informe neste campo qual filial será utilizada para a roteirização.
  3. Veículo de Entrega: Lista de veículos cadastrados no sistema.
  4. Motorista: Campo para informar o motorista.
  5. Previsão de Entrega do Roteiro: Data prevista de entrega.

Ao informar os campos clique em Salvar.

 

Após clicar em salvar, será exibido a opção para incluir os pedido, caso não tenha nenhum pedido vinculado ao roteiro.

 

Ao clicar em adicionar pedidos, será exibida a tela de consulta de pedidos, serão exibidos pedidos Em Separação, SeparadoFaturados por Nota Fiscal, a consulta poderá ser por nº do pedido de força de vendas, nº do pedido do cliente, cliente, rota e ou período. O resultado da consulta irá aparecer com as seguintes informações:

  1. Nº do pedido força venda: Número interno do pedido força de vendas com link direcionado para o respectivo pedido.
  2. Nº do pedido do cliente: Número do pedido força de vendas do cliente.
  3. Cliente: Nome fantasia do cliente com link direcionado para o cadastro.
  4. Endereço: Endereço de entrega do cliente.
  5. Rota*: Rota cadastrada na aba Preferências de Entrega do cliente. Para alterar a rota no cadastro do cliente, clique duas vezes na linha desejada e selecione uma nova rota.
  6. Peso total: Peso total calculado de acordo com os produtos do pedido força de vendas.
  7. Valor total: Valor total dos produtos do pedido força de vendas.
  8. Status: Status atual do pedido (Separado, Faturado por Nota Fiscal, Fechado).
  9. Faturado: Coluna que indica se o pedido está faturado (Sim/Não).
  10. Entrega solicitada para: Data solicitada para a entrega do pedidos.
  11. Ocorrências: Nesta coluna será possível visualizar o histórico de alterações realizada no pedido e visualizar/enviar mensagens para outros setores, como Venda Externa, Gerenciamento, Financeiro, Separação, Roteirização e Entrega.

 

Ao selecionar pedidos com rotas diferentes, será exibido um alerta avisando que na seleção possui rotas diferentes, o sistema não bloqueia a inclusão, somente faz o alerta. Só serão selecionados os pedidos dos clientes que tenham a Rota informada no Cadastro do Cliente > aba Preferências de entrega.

 

Ao selecionar os pedidos, os mesmos serão incluídos no roteiro, caso houver a necessidade é possível adicionar mais pedidos nesse roteiro.

  1. No botão  imprime os pedidos selecionados da roteirização.
  2. No botão  imprime o roteiro com os pedidos incluídos.
  3. No botão  remove os pedidos selecionados da roteirização.
  4. No botão  adiciona mais pedidos na roteirização.
  5. No botão exibe as ocorrências do pedido.
  6. No botão mensagens tela para troca de mensagens entre os módulos.
  7. No botão remove-pedido remove o pedido da roteirização.
  8. No botão voltar volta para a tela de consulta de roteirização.
  9. No botão excluir-roteiro exclui o roteiro criado.
  10. No botão salvar salva os dados do roteiro criado.
  11. No botão  confirma a saída do roteiro. Só poderão confirmar com notas faturadas, os demais status serão removidos do roteiro.

 

Obs.: Ao incluir na roteirização, pedidos separados através da Ordem de Separação com a quantidade diferente do pedido, a coluna Peso Total será reajustada conforme a quantidade separada e também será possível visualizar a diferença através da coluna Vl. separado (R$).

 

Ao selecionar os pedidos para a confirmação de saída, os pedidos que não estão com o status de faturados serão removidos do roteiro e liberados para serem incluídos em um novo roteiro.

 

Ao confirmar a saída do roteiro o mesmo ficará com o status Em trânsito, até a finalização do roteiro de entrega.

 

Ao selecionar os pedidos para a confirmação da entrega, será exibido um pop-up com os pedidos selecionados e a data de entrega.

 

Ao clicar em confirmar a entrega, não será possível fazer alteração.

 

Após confirmar a entrega ou entregas o status é alterado para Entregue, e incluída a data de Confirmação de Entrega conforme o informado.

 

Após confirmar as entregas o próximo passo é finalizar a roteirização, no botão finalizar.

 

Ao clicar no botão finalizar será exibida a tela para incluir a Data e hora de saída e também um campo para informar um valor adicional para o roteiro, se houver a necessidade de algum gasto extra.

Se houver algum pedido que não obteve a confirmação de entrega, na finalização é obrigatório colocar o motivo. Também existe a opção de remunerar ou não o motorista para estes pedidos que não tiveram suas confirmações de entrega, caso a opção “Remunerar motorista” esteja desmarcada e um valor adicional informado, na remuneração do mesmo será contabilizada para o contas a pagar apenas o valor adicional. Lembrando que o pedido não confirmado ficará disponível para ser incluído em novos roteiros posteriormente.

 

O valor adicional será exibido na tela de remuneração do motorista, para saber mais como funciona a remuneração clique aqui.

 

Após finalizado o roteiro, não será mais possível fazer alterações.

 

Na consulta de roteiros a roteirização ficará com o status de Finalizado.

 

Após a finalização do roteiro de entrega, serão gerados os movimentos para a remuneração do motorista e também serão cobradas de forma automática para as duplicatas geradas dos pedidos.

 

Lembrando que além da cobrança da duplicata, o sistema também registra nas ocorrências a data e hora em que foi enviada a cobrança automática.

 

Na tela inicial da Roteirização de Pedidos de Venda também é possível imprimir as informações do roteiro, para que o motorista tenha a possibilidade de comparar as informações da NF-e com os pedidos em roteiro.

 

Ao clicar no botão  será possível visualizar e imprimir o roteiro para o motorista

 

Também é possível criar um pré-roteiro para os pedidos de venda que forem selecionados, clicando em .

 

Utilizando esta opção, será possível informar os filtros de forma que os pedidos desejados apareçam em tela, selecionado um ou mais pedidos, clique em .

 

Em seguida, confirme os pedidos que serão adicionados no roteiro:

 

E o pré-roteiro será criado.

 

Ao confirmar a saída do pré-roteiro, será necessário informar o restante das informações que compõe o roteiro, como Descrição, Veículo de Entrega, Motorista e Previsão de Entrega.

Através das cores de cada linha dos pedidos é possível identificar as seguintes situações:

  • A linha com marcação em amarelo corresponde ao Valor Separado maior que o Valor Pedido.
  • A linha com marcação em vermelho corresponde ao Valor Separado menor que o Valor Pedido.
  • A linha sem marcação significa que o Valor Separado é igual a Valor Pedido.

Ricardo Machado

Analista de negócios - Vendas

One Response to “Roteirização de Pedidos de Venda”

  1. Pedido de Força de Vendas no Sistema ERPCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] o pedido original esteja em algum Roteiro de Entrega com o status aberto ou em trânsito, será possível incluir ou […]

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