Roteirização de Pedidos de Venda

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2219 – Gerenciar Roteiros de Entrega

A roteirização é um importante processo da logística, pelo fato que a mesma otimiza o uso da frota através da definição das rotas a serem percorridas pelos veículos para entrega e coleta de produtos.

No Bluesoft ERP o processo roteirização se faz necessário vincular pedidos faturados, para a criação de um roteiro. Se um ou mais entregas não foram concretizadas as mesmas poderão ser incluídas em um novo roteiro.

Para utilizar, devemos seguir os seguintes passos:

Para iniciar o processo na tela de consulta de roteirização, temos as opções de Criar Roteiro e Buscar.

  1. Nº do Roteiro: Campo para pesquisar pelo número do roteiro.
  2. Descrição: Campo para pesquisar pela descrição do roteiro.
  3. Nº do Pedido do Cliente: Campo para pesquisar pelo número do pedido do cliente do força de vendas.
  4. Veículo de Entrega: Lista de veículos cadastrados no sistema, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  5. Motorista: Campo para informar o motorista para pesquisar seus roteiros, para saber como funciona o cadastro clique aqui.
  6. Rota: Lista de rotas cadastradas no sistema, para saber como cadastrar uma rota clique aqui.
  7. Status do Roteiro: Lista de status da roteirização.
  8. Período: Período de data da criação do roteiro.

Ao clicar em , deve informar os campos abaixo:

  1. Descrição: Campo para informar o nome da roteirização.
  2. Filial: Informe neste campo qual filial será utilizada para a roteirização.
  3. Veículo de Entrega: Lista de veículos cadastrados no sistema.
  4. Motorista: Campo para informar o motorista.
  5. Previsão de Entrega do Roteiro: Data prevista de entrega.

Ao informar os campos clique em Salvar.

Após clicar em salvar, será exibido a opção para incluir os pedido, caso não tenha nenhum pedido vinculado ao roteiro.

Ao clicar em adicionar pedidos, será exibida a tela de consulta de pedidos, serão exibidos pedidos Em Separação, SeparadoFaturados por Nota Fiscal, a consulta poderá ser por nº do pedido de força de vendas, nº do pedido do cliente, cliente, rota e ou período.

Ao selecionar pedidos com rotas diferentes, será exibido um alerta avisando que na seleção possui rotas diferentes. O sistema não bloqueia a inclusão, somente faz o alerta.

Ao selecionar os pedidos, os mesmos serão incluídos no roteiro, caso houver a necessidade é possível adicionar mais pedidos nesse roteiro.

  1. No botão  imprime os pedidos selecionados da roteirização.
  2. No botão  imprime o roteiro com os pedidos incluídos.
  3. No botão  remove os pedidos selecionados da roteirização.
  4. No botão  adiciona mais pedidos na roteirização.
  5. No botão log-roteiro exibe as ocorrências do pedido.
  6. No botão mensagens tela para troca de mensagens entre os módulos.
  7. No botão remove-pedido remove o pedido da roteirização.
  8. No botão voltar volta para a tela de consulta de roteirização.
  9. No botão excluir-roteiro exclui o roteiro criado.
  10. No botão salvar salva os dados do roteiro criado.
  11. No botão  confirma a saída do roteiro. Só poderão confirmar com notas faturadas, os demais status serão removidos do roteiro.

Ao selecionar os pedidos para a confirmação de saída, os pedidos que não estão com o status de faturados serão removidos do roteiro e liberados para serem incluídos em um novo roteiro.

Ao confirmar a saída do roteiro o mesmo ficará com o status Em trânsito, até a finalização do roteiro de entrega.

Ao selecionar os pedidos para a confirmação da entrega, será exibido um pop-up com os pedidos selecionados e a data de entrega.

Ao clicar em confirmar a entrega, não será possível fazer alteração.

Após confirmar a entrega ou entregas o status é alterado para Entregue, e incluída a data de Confirmação de Entrega conforme o informado.

Após confirmar as entregas o próximo passo é finalizar a roteirização, no botão finalizar.

Ao clicar no botão finalizar será exibida a tela para incluir a Data e hora de saída e também um campo para informar um valor adicional para o roteiro, se houver a necessidade de algum gasto extra.

Se houver algum pedido que não obteve a confirmação de entrega, na finalização é obrigatório colocar o motivo. Também existe a opção de remunerar ou não o motorista para estes pedidos que não tiveram suas confirmações de entrega, caso a opção “Remunerar motorista” esteja desmarcada e um valor adicional informado, na remuneração do mesmo será contabilizada para o contas a pagar apenas o valor adicional. Lembrando que o pedido não confirmado ficará disponível para ser incluído em novos roteiros posteriormente.

O valor adicional será exibido na tela de remuneração do motorista, para saber mais como funciona a remuneração clique aqui.

Após finalizado o roteiro, não será mais possível fazer alterações.

Na consulta de roteiros a roteirização ficará com o status de Finalizado.

Após a finalização do roteiro de entrega, serão gerados os movimentos para a remuneração do motorista e também serão cobradas de forma automática para as duplicatas geradas dos pedidos.

Lembrando que além da cobrança da duplicata, o sistema também registra nas ocorrências a data e hora em que foi enviada a cobrança automática.

Na tela inicial da Roteirização de Pedidos de Venda também é possível imprimir as informações do roteiro, para que o motorista tenha a possibilidade de comparar as informações da NF-e com os pedidos em roteiro.

Ao clicar no botão  será possível visualizar e imprimir o roteiro para o motorista

Também é possível criar um pré-roteiro para os pedidos de venda que forem selecionados, clicando em .

 

Utilizando esta opção, será possível informar os filtros de forma que os pedidos desejados apareçam em tela, selecionado um ou mais pedidos, clique em .

 

Em seguida, confirme os pedidos que serão adicionados no roteiro:

 

E o pré-roteiro será criado.

 

Ao confirmar a saída do pré-roteiro, será necessário informar o restante das informações que compõe o roteiro, como Descrição, Veículo de Entrega, Motorista e Previsão de Entrega.

Ricardo Machado

Analista de negócios - Vendas

One Response to “Roteirização de Pedidos de Venda”

  1. Pedido de Força de Vendas no Sistema ERPCentral de Ajuda da Bluesoft

    […] o pedido original esteja em algum Roteiro de Entrega com o status aberto ou em trânsito, será possível incluir ou […]

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